|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#161 | |
|
Registered User
|
Quote:
Sobre suas observações: - Sou leigo, então não sei dizer se o traçado é apropriado ou não. Provavelmente isso foi considerado no estudo da Labtrans/UFSC (e no preliminar, da UFRJ em 2000), que chegou à conclusão que o trem é viável; - Os únicos serviços expressos ligando Londrina e Maringá são os intermunicipais da Viação Garcia, de cerca de 1:20/1:30 entre as duas rodoviárias. Os metropolitanos (freqüência de 20 min) passam obrigatoriamente por Apucarana (Londrina-Rolândia; Rolândia-Apucarana; Apucarana-Mandaguari; Mandaguari-Maringá). Acho que o trajeto entre Londrina e Maringá, contando com as três baldeações, leva cerca de 4 horas; - Sobre a extensão do VLT, 152 km seriam todo o trajeto, Ibiporã-Paiçandu. Entre Londrina e Maringá (via APucarana) não passaria muito de 120 km. E seja como for, devemos considerar sempre que a linha não é apenas Londrina-Maringá (como seria uma eventual Uberaba-Uberlândia), mas ligando 13 núcles urbanos, todos exceto um, com tamanho bastante considerável. Entre Londrina e Maringá, vivem quase 600 mil pessoas (população maior do que a da própria Londrina). Seriam exatamente esses 600 mil os maiores usuários do sistema; - Um metrô de Curitiba me parece ser muito mais caro do que o eventual Londrina-Maringá, e como tal, seria pesadamente subsidiado. Se for para subsidiar, prefiro muito mais contribuir para o trem norte-paranaense, do que para o dreno sem fim da capital; - Concordo. A Leste-Oeste não comportaria essa linha. Acho que o melhor seria mesmo considerar a estação perto de futuro Catuaí Norte; - Novamente, não me importo de ter um trem subsidiado. O Norte do PR já subsidiou demais outras regiões do país e do próprio estado. É bom usar uma muleta de vez em quando. E, nunca é demais reforçar, o trem é Ibiporã-Londrina-Cambé-Rolândia-Arapongas-Apucarana-Cambira-Jandaia do Sul-Mandaguari-Marialva-Sarandi-Maringá-Paiçandu e não Londrina-Maringá. |
|
|
|
|
|
|
#162 | |
|
Registered User
Likes (Received): 18
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#163 |
|
Registered User
Likes (Received): 57
|
Saiu uma noticia na folha:
Governo estuda criar 16 linhas regionais de trens de passageiro http://www1.folha.uol.com.br/mercado...ssageiro.shtml
|
|
|
|
|
|
#164 |
|
Pé Vermelho
Likes (Received): 311
|
Eu não sei se alguem já viu esse vídeo que irei postar. Eu já tinha visto há algum tempo mas não divulguei aqui. Trata-se de uma PRECIOSIDADE do início da década de 90. Ao que parece é uma matéria realizada pela RTV de uma possível reativação do transporte ferroviário de passageiros naquela época. O vídeo mostra o passeio de trem entre Mandaguari e Maringá e está dividido em três partes, sendo que a segunda é a mais interessante ao meu ver:
No começo do vídeo mostra o trem no perímetro urbano de Mandaguari ou Marialva. Também é possível ver o trajeto cortando o perímetro de Sarandi e a antiga estação deste município. Mas o mais impressionante vem a partir de 3'25'', quando é possível ver o trem cruzando o perímetro urbano de Maringá sem toda a atual estrutura de rebaixamento dos trilhos! 3'44'' - Antiga TEND TUDO. Atualmente está sendo construído no local dois edifícios e um mini shopping (construtora J Gomes). A avenida que o trem cruzou é a Pedro Taques! 3'54'' - Cade o Avenida Center?? Trem passa sobre a avenida São Paulo através do viaduto férreo!4'44'' - Cruzando a Avenida Herval 5'29'' - Ponto final nas imediações do Terminal! Fantástico Vídeo!
|
|
|
#165 |
|
Registered User
Likes (Received): 57
|
eu lembro quando tinha esses passeios, eu fui umas 3x, passava até aqui na frente de casa. muahaEra nesses vagões azuis mesmo aejoiae. |
|
|
|
|
|
#166 | |
|
Morpheus
Likes (Received): 0
|
Quote:
Agora aqui em maringá eu estive estudando um pouco a cidade e sinceramente acho que a região aqui precisa de estudos melhores, vendo o transito atual da avenida colombo posso dizer que aquele projeto do pé vermelho do vlt seria um pouco inviavel, principalmente reduzir para 3 faixas, imagina com 4 está dando tanto acidente reduzir mais seria complicado, fora que nao acho que um vlt pode passar a menos de 1m de um carro.. mais enfim agora eu digo que a coisa é diferente e que é preciso estudar mais esse projeto de trem aqui na região, sinceramente o ideal aqui geograficamente seria metro mesmo.. igual sp mais nem curitiba conseguiu ainda... |
|
|
|
|
|
|
#167 |
|
Registered User
|
Bom, é mais para dar uma reviver o thread. O IBGE lançou na sexta-feira os dados dos setores censitários, utilizando o Google Maps como plataforma.
Mapa da densidade do eixo (ficou sem a legenda): ![]() ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- E um corte mais distante, com Paranavaí, Cianorte, Campo Mourão e Cornélio Procópio: ![]() ![]() ![]() Estão selecionados cerca de 100 municípios com uma população de quase 3 milhões de habitantes. Nesse contexto, fica bem clara à maior centralidade de Maringá sobre Londrina, que se dá sobre uma região consideravelmente mais rica (Noroeste x Norte Pioneiro). Londrina, em compensação, possui uma região metropolitana bem mais sólida tanto demograficamente, como economicamente. Olhando esse mapa, seria interessante se o Pé Vermelho se esticasse até Cornélio Procópio à leste e Paranavaí (ou Cianorte) ao oeste. |
|
|
|
|
|
#168 |
|
Morpheus
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
#169 |
|
Registered User
Likes (Received): 2
|
E o governo estuda, estuda, estuda...daqui a 20 anos quem sabe...
|
|
|
|
|
|
#170 |
|
Registered User
Likes (Received): 145
|
Se o ramal de cargas existente entre Cianorte e Maringá está desativado por inviabilidade econômica, imaginem um ramal de passageiros.
|
|
|
|
|
|
#171 |
|
Registered User
Likes (Received): 114
|
Alguma novidade?
|
|
|
|
|
|
#172 | |
|
Registered User
|
Postado lá no PR Notícias:
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#173 | |
|
Morpheus
|
Quote:
"Esse é o show do bilhão! MaMaMaMA agora vamos a pergunta que vale 1 BILHÃO DE REAIS!" Só assim pro governo arrumar dinheiro pra investir em coisas que modestia parte realmente são importantes para a população.. Pelo menos algum pedaço da parte do estadio é investido decentemente como o metro de curitiba por exemplo apesar que curitiba ja devia ter metro desde a decada de 80 não é porque curitiba tem um transporte modelo que não precisa mais fazer metro na cidade.. não sei o que passava na cabeça daquele povo naquela epoca.. Se fossem feitas as estações aqui em maringá aonde elas seriam na opinião de voces? Porque a linha de trem hoje passa por baixo do novo centro em maringá mais nao sei aonde e como seria feito, não seria melhor desviar e passar pela colombo por exemplo ou fazer uns zig zag dentro das maiores cidades para abrangir ainda mais pessoas e permitir que elas usem por exemplo o mesmo trem para viagens curtas como da zona sul até a uem, ou o trem só vai ligar os centros dai por exemplo centro de sarandi até o centro de maringa, como sera que vão fazer isso? |
|
|
|
|
|
|
#174 | |
|
Morpheus
|
Quote:
Adaptação provavelmente tem e muitas não apenas o que voce mencionou mais cavação de tuneis, talvez algumas pontes, estações que em alguns casos seriam identicas as de metro principalmente as que passam por dentro das cidades como por exemplo no centro de maringá ou no centro de londrina lugares que provavelmente é inviavel passar os trens por cima por motivos obvios. Mais como diz o silvio santos eu só acredito VENDO. |
|
|
|
|
|
|
#175 | |
|
Registered User
|
Quote:
Na notícia ele já diz que vai ter que construir "outra linha paralela", em outras palavras isso quer dizer que querem duplicar a linha entre Maringá e Londrina, o que não é nada de outro mundo se se provar financeiramente viável, porque não? O grande problema não mora em conseguir os investimentos de 300 milhões de reais, e sim em saberem gastar de forma eficiente esse dinheiro, de não superfaturarem tudo, e no final essa obra demorar o triplo do prazo pelo triplo do preço inicial e ser um metrô de Salvador... O que me irrita profundamente é como o povo no geral está desacreditado do governo, em qualquer projeto que ele proponha (mesmo o Brasil estando num momento ótimo economicamente) e por incrível que pareça não faz nada para mudar isso, para ir pras ruas e protestar de verdade (Arab style). E convenhamos, o Trem Pé-vermelho é bem menos (mas MUITO menos) demagogo do que o projeto de trem urbano Curitiba-São José dos Pinhais que surgiu essa semana por aqui. |
|
|
|
|
|
|
#176 |
|
Registered User
|
A implantação dessa linha intermunicipal vai ser de muito ganho para os habitantes dessa região pois significa viagens mais confortáveis, mais seguras, mais rápidas, além de ser benefica para outros meios como o rodoviário pois com o trem as estradas ficarão mais vazias e o custos de manutenção também vão reduzir pelo fato de que as estradas vão de desgastar menos e ficarão mais seguras. Além desse projeto até entao so trazer beneficios, ele ainda servirá de exemplo para outras cidades brasileiras o que espero que aconteça. O único detalhe é recorrer a vlt's para fazer um longo trajeto o que é absurdo pois trens vlt são de qualidade inferior a trens como por exemplo dos sistemas metropolitanos, que não são lá muito confortáveis.
|
|
|
|
|
|
#177 |
|
Servir sempre!
|
De onde veio essa ideia de que VLTs são de qualidade inferior?
|
|
|
|
|
|
#178 |
|
Registered User
|
VLT não é trem para viagens com trajetos de mais de 100km como é o caso desse, o VLT é um tipo de trem urbano com velocidade na maioria das vezes, inferior à de trens de metrô, não só por isso como também pelo espaço que é ligeiramente bem maior em um trem regular de passageiro.
|
|
|
|
|
|
#179 |
|
Registered User
|
Um trem intermunicipal deve ter como objetivo ser uma opção melhor do que o transporte rodoviário, o que com VLT não é possivel. Deveríamos nos basear no sistema de trens intermunicipais TerraSur no Chile (o único da América Latina) Que liga as cidades de Santiago, Talca e Chillán, como via expressa, e também serve outras cidades intermediárias com outras frequencias. Os trens chegam à uma velocidade de 160 km/h e é uma opção melhor ao transporte rodoviário, inclusive pelo preço que varia entre R$60,00 e R$100,00 dependendo da classe que você optou (salón ou preferente)
image hosted on flickr image hosted on flickr ![]() image hosted on flickr ![]() classe salón (mais barata) classe preferente (mais cara)
Last edited by doda; January 16th, 2012 at 10:05 PM. |
|
|
|
|
|
#180 |
|
Servir sempre!
|
Sim, é possível. Dê uma olhada em sistemas tram-train. A questão é que realmente, se for falar de velocidades bem acima de 100 km/h, VLTs não são os mais adequados. Mas em qualidade eles podem ser muito bem equivalentes.
|
|
|
|
![]() |
| Tags |
| londrina, maringá, trem pé vermelho |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|