daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old March 13th, 2011, 10:08 PM   #161
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Quote:
Originally Posted by Suburbanist View Post
Reportagem mal feita, mambebe. Sem voltar extensivamente a assuntos já discutidos, reforço apenas o seguinte em relação aos pontos levantados na reportagem:

- ter faixa de domínio de nada adianta! O problema do traçado atual é o próprio traçado, não a capacidade física da linha férrea. E 20 metros de faixa de domínio nada resolvem.

- em linha singela seguindo o traçado atual e carroças da Bom Sinal, o serviço tende a ser pior que um ônibus, até mesmo porque não permitiria serviços expressos Maringá-Londrina que usem o atalho da PR-324 (não estou certo do número) que evita a "volta" via Apucarana

- VLT de 152km simplesmente nào faz sentido para a aplicação pensada. A professora, com todo o respeito, parece não entender bulhufas de engenharia de tráfego e transportes, problema comum em muitos urbanistas brasileiros que tem modelos de desenvolvimento demais, e cálculo matemáticos de menos, em suas análises.

- a tarifa do Ferrorama do Cariri só custa R$ 1 porque o serviço é ridiculamente ruim, politiqueiro e dá prejuízos à Metrofor com certeza

- é inviável, até onde sei, colocar um trem para rodar na Av. Leste-Oeste, a menos que seja elevado ou subterrâneo. Faz tempo que eu nào vou a Londrina (desde 2004), mas se nada mudou drasticamente, o traçado da ferrovia ainda corta a área leste da cidade, nem tão distante do famigerado Terminal Rodoviário. Simplesmente olhando um mapa, é muito mais fácil pensar em um ramal até o próprio terminal do que uma reativação em túnel ou elevado bilionária ao longo do eixo Leste-Oeste, que na área central comporta no máximo um tram

- um último (na verdade, o primeiro) erro grosseiro diz respeito à metodologia da pesquisa realizada de substituição de modal. É coisa fajuta, desde a década de 1970 se sabe que a substituiçõa de modais de transporte não se dá pro mera preferência declara pelo seu "valor de face". Propensão a experimentar um modal nada, nada mesmo, diz sobre em que condições uma eventual substituição se daria. Claro que se o governo federal agir de forma populista e resolver bancar passagens subsidiadas a R$ 10 entre Londrina e Maringá, haverá lotação nos trens, mas aí trata-se de questõa meramente fiscal (coloque um ônibus urbano no trecho com o mesmo preço e também vai lotar, ou serviço de táxi no memso preço etc.)

Eu acho que as pessoas que falam o projeto sequer sabem a distinção entre os tipos de serviço ferroviário, é como se estivessem discutindo a construção de uma rodovia entre os pontos A e B, e um viesse falar de uma vicinal passando pelas cidades e outro de uma auto-estrada classe Zero.
É óbvio que a reportagem é mal-feita. Aliás, é difícil encontrar reportagens bem feitas nos dias de hoje na imprensa brasileira. Enfim, postei mais para mostrar que o projeto continua rendendo matérias quase todo mês.

Sobre suas observações:

- Sou leigo, então não sei dizer se o traçado é apropriado ou não. Provavelmente isso foi considerado no estudo da Labtrans/UFSC (e no preliminar, da UFRJ em 2000), que chegou à conclusão que o trem é viável;

- Os únicos serviços expressos ligando Londrina e Maringá são os intermunicipais da Viação Garcia, de cerca de 1:20/1:30 entre as duas rodoviárias. Os metropolitanos (freqüência de 20 min) passam obrigatoriamente por Apucarana (Londrina-Rolândia; Rolândia-Apucarana; Apucarana-Mandaguari; Mandaguari-Maringá). Acho que o trajeto entre Londrina e Maringá, contando com as três baldeações, leva cerca de 4 horas;

- Sobre a extensão do VLT, 152 km seriam todo o trajeto, Ibiporã-Paiçandu. Entre Londrina e Maringá (via APucarana) não passaria muito de 120 km. E seja como for, devemos considerar sempre que a linha não é apenas Londrina-Maringá (como seria uma eventual Uberaba-Uberlândia), mas ligando 13 núcles urbanos, todos exceto um, com tamanho bastante considerável. Entre Londrina e Maringá, vivem quase 600 mil pessoas (população maior do que a da própria Londrina). Seriam exatamente esses 600 mil os maiores usuários do sistema;

- Um metrô de Curitiba me parece ser muito mais caro do que o eventual Londrina-Maringá, e como tal, seria pesadamente subsidiado. Se for para subsidiar, prefiro muito mais contribuir para o trem norte-paranaense, do que para o dreno sem fim da capital;

- Concordo. A Leste-Oeste não comportaria essa linha. Acho que o melhor seria mesmo considerar a estação perto de futuro Catuaí Norte;

- Novamente, não me importo de ter um trem subsidiado. O Norte do PR já subsidiou demais outras regiões do país e do próprio estado. É bom usar uma muleta de vez em quando. E, nunca é demais reforçar, o trem é Ibiporã-Londrina-Cambé-Rolândia-Arapongas-Apucarana-Cambira-Jandaia do Sul-Mandaguari-Marialva-Sarandi-Maringá-Paiçandu e não Londrina-Maringá.
Yuri S Andrade está en línea ahora   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 16th, 2011, 05:42 PM   #162
anzo
Registered User

Likes (Received): 18

Quote:
Originally Posted by Yuri S Andrade View Post
- Um metrô de Curitiba me parece ser muito mais caro do que o eventual Londrina-Maringá, e como tal, seria pesadamente subsidiado. Se for para subsidiar, prefiro muito mais contribuir para o trem norte-paranaense, do que para o dreno sem fim da capital;
IMPRESSIONANTE!

anzo no está en línea   Reply With Quote
Old March 26th, 2011, 05:18 PM   #163
marcovsk
Registered User

marcovsk's Avatar

Likes (Received): 57

Saiu uma noticia na folha:

Governo estuda criar 16 linhas regionais de trens de passageiro
http://www1.folha.uol.com.br/mercado...ssageiro.shtml

marcovsk está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 26th, 2011, 05:42 PM   #164
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 311

Eu não sei se alguem já viu esse vídeo que irei postar. Eu já tinha visto há algum tempo mas não divulguei aqui. Trata-se de uma PRECIOSIDADE do início da década de 90. Ao que parece é uma matéria realizada pela RTV de uma possível reativação do transporte ferroviário de passageiros naquela época. O vídeo mostra o passeio de trem entre Mandaguari e Maringá e está dividido em três partes, sendo que a segunda é a mais interessante ao meu ver:

No começo do vídeo mostra o trem no perímetro urbano de Mandaguari ou Marialva. Também é possível ver o trajeto cortando o perímetro de Sarandi e a antiga estação deste município. Mas o mais impressionante vem a partir de 3'25'', quando é possível ver o trem cruzando o perímetro urbano de Maringá sem toda a atual estrutura de rebaixamento dos trilhos!

3'44'' - Antiga TEND TUDO. Atualmente está sendo construído no local dois edifícios e um mini shopping (construtora J Gomes). A avenida que o trem cruzou é a Pedro Taques!

3'54'' - Cade o Avenida Center?? Trem passa sobre a avenida São Paulo através do viaduto férreo!

4'44'' - Cruzando a Avenida Herval

5'29'' - Ponto final nas imediações do Terminal!

Fantástico Vídeo!

PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DA AVENIDA COLOMBO COM A IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO MODAL DE TRANSPORTE PÚBLICO:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1331181
Pé Vermelho no está en línea   Reply With Quote
Old March 28th, 2011, 06:19 AM   #165
marcovsk
Registered User

marcovsk's Avatar

Likes (Received): 57

eu lembro quando tinha esses passeios, eu fui umas 3x, passava até aqui na frente de casa. muaha

Era nesses vagões azuis mesmo aejoiae.
marcovsk está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 1st, 2011, 05:48 AM   #166
rodolfosevero007
Morpheus

rodolfosevero007's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by marcovsk View Post
Saiu uma noticia na folha:

Governo estuda criar 16 linhas regionais de trens de passageiro
http://www1.folha.uol.com.br/mercado...ssageiro.shtml

Interessante esse mapa ai, mais infelismente tenho que dizer eu vim da região de santos pra morar aqui em maringá e há muito tempo ja se fala desse trem ai na região da baixada santista, inclusive o local para instalar seria o mesmo do antigo trem o que seria uma moleza sem fim.. mais até o dia que sai de la nada.

Agora aqui em maringá eu estive estudando um pouco a cidade e sinceramente acho que a região aqui precisa de estudos melhores, vendo o transito atual da avenida colombo posso dizer que aquele projeto do pé vermelho do vlt seria um pouco inviavel, principalmente reduzir para 3 faixas, imagina com 4 está dando tanto acidente reduzir mais seria complicado, fora que nao acho que um vlt pode passar a menos de 1m de um carro.. mais enfim agora eu digo que a coisa é diferente e que é preciso estudar mais esse projeto de trem aqui na região, sinceramente o ideal aqui geograficamente seria metro mesmo.. igual sp mais nem curitiba conseguiu ainda...
rodolfosevero007 no está en línea   Reply With Quote
Old July 5th, 2011, 05:00 AM   #167
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Bom, é mais para dar uma reviver o thread. O IBGE lançou na sexta-feira os dados dos setores censitários, utilizando o Google Maps como plataforma.

Mapa da densidade do eixo (ficou sem a legenda):

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E um corte mais distante, com Paranavaí, Cianorte, Campo Mourão e Cornélio Procópio:

Estão selecionados cerca de 100 municípios com uma população de quase 3 milhões de habitantes. Nesse contexto, fica bem clara à maior centralidade de Maringá sobre Londrina, que se dá sobre uma região consideravelmente mais rica (Noroeste x Norte Pioneiro). Londrina, em compensação, possui uma região metropolitana bem mais sólida tanto demograficamente, como economicamente.

Olhando esse mapa, seria interessante se o Pé Vermelho se esticasse até Cornélio Procópio à leste e Paranavaí (ou Cianorte) ao oeste.
Old July 5th, 2011, 03:56 PM   #168
rodolfosevero007
Morpheus

Quote:
Bom, é mais para dar uma reviver o thread. O IBGE lançou na sexta-feira os dados dos setores censitários, utilizando o Google Maps como plataforma.

Mapa da densidade do eixo (ficou sem a legenda):

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E um corte mais distante, com Paranavaí, Cianorte, Campo Mourão e Cornélio Procópio:

Estão selecionados cerca de 100 municípios com uma população de quase 3 milhões de habitantes. Nesse contexto, fica bem clara à maior centralidade de Maringá sobre Londrina, que se dá sobre uma região consideravelmente mais rica (Noroeste x Norte Pioneiro). Londrina, em compensação, possui uma região metropolitana bem mais sólida tanto demograficamente, como economicamente.

Olhando esse mapa, seria interessante se o Pé Vermelho se esticasse até Cornélio Procópio à leste e Paranavaí (ou Cianorte) ao oeste.
Num mundo perfeito com certeza, mais e o custo disso?
Old July 5th, 2011, 04:21 PM   #169
luiz2007
Registered User

Likes (Received): 2

E o governo estuda, estuda, estuda...daqui a 20 anos quem sabe...
luiz2007 no está en línea   Reply With Quote
Old July 5th, 2011, 11:55 PM   #170
josinei
Registered User

Likes (Received): 145

Se o ramal de cargas existente entre Cianorte e Maringá está desativado por inviabilidade econômica, imaginem um ramal de passageiros.
josinei no está en línea   Reply With Quote
Old October 1st, 2011, 04:35 AM   #171
Rdx MG
Registered User

Rdx MG's Avatar

Likes (Received): 114

Alguma novidade?
Rdx MG está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 15th, 2012, 10:41 PM   #172
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Postado lá no PR Notícias:

Quote:
Originally Posted by Guilherme Olenik CWB View Post
Região busca investidores para trem de passageiros

Será elaborado neste ano o projeto de execução do trem de passageiros batizado de “Pé Vermelho”, ligando Ibiporã a Paiçandu, nas regiões de Londrina e Maringá, ideia que já tem dez anos, tem estudo de viabilidade aprovado pelo Ministério dos Transportes e deve demandar investimentos entre US$ 200 milhões e US$ 300 milhões. Para sair do papel, no entanto, o projeto – que prevê capacidade de transporte de cerca de 2 milhões de pessoas – ainda precisa de recursos. Quem conta é Alexandre Farina, diretor executivo da agência de desenvolvimento Terra Roxa, organização não governamental criada para atrair investimentos para região.

A ideia exige a construção de uma nova linha férrea, paralela à operada hoje pela América Latina Logística (ALL). “A vantagem é a mesma faixa de domínio, o que reduz custos com novas desapropriações”, afirma Farina.

A expectativa inicial é começar a construir o trem entre 2014 e 2015. Considerado mais rápido e barato do que o transporte rodoviário, o trem ligaria ao todo 13 cidades – começando por Paiçandu, passando por Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina até terminar em Ibiporã.

Uma das possibilidades é que o trem seja do modelo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), composição de transporte que roda a uma velocidade entre 80 e 100 quilômetros por hora e viajaria em uma linha única. O grande desafio está na atração de investidores, com a formação de consórcios entre governo e iniciativa privada. Segundo Farina, em fevereiro o projeto deve ser apresentado a investidores em uma feira promovida pelo governo brasileiro no Oriente Médio.

Criada há seis anos e com um raio de ação que abrange 211 municípios no norte do Paraná, a Terra Roxa se inspira em um modelo de captação de recursos muito comum na Europa, mas que ainda é pouco usado no Brasil. “A ideia é pensar no desenvolvimento regional, que contemple um conjunto de municípios. A região de Londrina e Maringá tem condições de formar uma metrópole linear e se encaixa nesse modelo”, diz.

Segundo Farina, para promover o desenvolvimento da região, a agência trabalha em quatro frentes: a atração de empresas “âncora” – capazes de atrair também cadeia de fornecedores e com grande potencial de geração de empregos –, apoio a vocações regionais, exploração de oportunidades e desenvolvimento de polos produtivos. Uma das principais ideias nesse sentido é a atração da taiwanesa Foxxcon, que deve investir entre US$ 4 bilhões a US$ 6 bilhões no Brasil e gerar 15 mil empregos.

O projeto, já apresentado aos chineses e ao governo brasileiro, oferece uma área em Arapongas como opção de construção de uma nova fábrica. Estão no páreo ainda Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas a decisão final ainda depende de parcerias financeiras e tecnológicas com bancos e empresas de tecnologia.

Fonte
E temos estádios sendo reformados por quase 1 bilhão de reais...
Old January 15th, 2012, 11:11 PM   #173
rodolfosevero007
Morpheus

Quote:
Postado lá no PR Notícias:

E temos estádios sendo reformados por quase 1 bilhão de reais...
Momento Rir para não chorar:

"Esse é o show do bilhão!

MaMaMaMA agora vamos a pergunta que vale 1 BILHÃO DE REAIS!"

Só assim pro governo arrumar dinheiro pra investir em coisas que modestia parte realmente são importantes para a população.. Pelo menos algum pedaço da parte do estadio é investido decentemente como o metro de curitiba por exemplo apesar que curitiba ja devia ter metro desde a decada de 80 não é porque curitiba tem um transporte modelo que não precisa mais fazer metro na cidade.. não sei o que passava na cabeça daquele povo naquela epoca..

Se fossem feitas as estações aqui em maringá aonde elas seriam na opinião de voces? Porque a linha de trem hoje passa por baixo do novo centro em maringá mais nao sei aonde e como seria feito, não seria melhor desviar e passar pela colombo por exemplo ou fazer uns zig zag dentro das maiores cidades para abrangir ainda mais pessoas e permitir que elas usem por exemplo o mesmo trem para viagens curtas como da zona sul até a uem, ou o trem só vai ligar os centros dai por exemplo centro de sarandi até o centro de maringa, como sera que vão fazer isso?
Old January 16th, 2012, 01:09 AM   #174
rodolfosevero007
Morpheus

Quote:
Originally Posted by Manita View Post
Este projeto nao vai sair nunca do papel, a bitola dos trens atuais e diferente teriam que tirar todos os dormentes, trilhos etc isso ai e demagogia politica de politicos que querem se aparecer e podem esperar que vai ter mil promessas este ano que irao fazer este trem.

o dia que o Haroldo Leon Peres voltar a ser governador do Parana eu vou acreditar nisso.
Manita eu acho que pode vir sim, principalmente se vier uma foxxcon pra região de maringá e londrina vai ser quase obrigatorio ter uma conexão decente ferroviaria entre as cidades para interligar melhor as regiões como uma só sem duvida que com isso as regiões seriam mais irmãs e interligadas e poderiam atrair investimentos muito maiores até mesmo que a propria foxxcon na minha opinião é só uma questão de fazer acontecer pois nossa região é forte.

Adaptação provavelmente tem e muitas não apenas o que voce mencionou mais cavação de tuneis, talvez algumas pontes, estações que em alguns casos seriam identicas as de metro principalmente as que passam por dentro das cidades como por exemplo no centro de maringá ou no centro de londrina lugares que provavelmente é inviavel passar os trens por cima por motivos obvios.

Mais como diz o silvio santos eu só acredito VENDO.
Old January 16th, 2012, 03:02 AM   #175
Barba
Registered User

Barba's Avatar

Quote:
Originally Posted by Manita View Post
Este projeto nao vai sair nunca do papel, a bitola dos trens atuais e diferente teriam que tirar todos os dormentes, trilhos etc isso ai e demagogia politica de politicos que querem se aparecer e podem esperar que vai ter mil promessas este ano que irao fazer este trem.

o dia que o Haroldo Leon Peres voltar a ser governador do Parana eu vou acreditar nisso.
Qual o problema com as bitolas? Vão ser duas linhas exclusivas, uma para carga outra para passageiro (segundo o projeto)

Na notícia ele já diz que vai ter que construir "outra linha paralela", em outras palavras isso quer dizer que querem duplicar a linha entre Maringá e Londrina, o que não é nada de outro mundo se se provar financeiramente viável, porque não?

O grande problema não mora em conseguir os investimentos de 300 milhões de reais, e sim em saberem gastar de forma eficiente esse dinheiro, de não superfaturarem tudo, e no final essa obra demorar o triplo do prazo pelo triplo do preço inicial e ser um metrô de Salvador...

O que me irrita profundamente é como o povo no geral está desacreditado do governo, em qualquer projeto que ele proponha (mesmo o Brasil estando num momento ótimo economicamente) e por incrível que pareça não faz nada para mudar isso, para ir pras ruas e protestar de verdade (Arab style).

E convenhamos, o Trem Pé-vermelho é bem menos (mas MUITO menos) demagogo do que o projeto de trem urbano Curitiba-São José dos Pinhais que surgiu essa semana por aqui.
Barba no está en línea   Reply With Quote
Old January 16th, 2012, 03:23 AM   #176
doda
Registered User

doda's Avatar

A implantação dessa linha intermunicipal vai ser de muito ganho para os habitantes dessa região pois significa viagens mais confortáveis, mais seguras, mais rápidas, além de ser benefica para outros meios como o rodoviário pois com o trem as estradas ficarão mais vazias e o custos de manutenção também vão reduzir pelo fato de que as estradas vão de desgastar menos e ficarão mais seguras. Além desse projeto até entao so trazer beneficios, ele ainda servirá de exemplo para outras cidades brasileiras o que espero que aconteça. O único detalhe é recorrer a vlt's para fazer um longo trajeto o que é absurdo pois trens vlt são de qualidade inferior a trens como por exemplo dos sistemas metropolitanos, que não são lá muito confortáveis.
doda no está en línea   Reply With Quote
Old January 16th, 2012, 05:11 AM   #177
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

De onde veio essa ideia de que VLTs são de qualidade inferior?
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old January 16th, 2012, 03:22 PM   #178
doda
Registered User

doda's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tiago Costa View Post
De onde veio essa ideia de que VLTs são de qualidade inferior?
VLT não é trem para viagens com trajetos de mais de 100km como é o caso desse, o VLT é um tipo de trem urbano com velocidade na maioria das vezes, inferior à de trens de metrô, não só por isso como também pelo espaço que é ligeiramente bem maior em um trem regular de passageiro.
Old January 16th, 2012, 04:58 PM   #179
doda
Registered User

doda's Avatar

Um trem intermunicipal deve ter como objetivo ser uma opção melhor do que o transporte rodoviário, o que com VLT não é possivel. Deveríamos nos basear no sistema de trens intermunicipais TerraSur no Chile (o único da América Latina) Que liga as cidades de Santiago, Talca e Chillán, como via expressa, e também serve outras cidades intermediárias com outras frequencias. Os trens chegam à uma velocidade de 160 km/h e é uma opção melhor ao transporte rodoviário, inclusive pelo preço que varia entre R$60,00 e R$100,00 dependendo da classe que você optou (salón ou preferente)

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

classe salón (mais barata)

classe preferente (mais cara)

Last edited by doda; January 16th, 2012 at 10:05 PM.
Old January 16th, 2012, 05:06 PM   #180
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Quote:
Originally Posted by doda View Post
Um trem intermunicipal deve ter como objetivo ser uma opção melhor do que o transporte rodoviário, o que com VLT não é possivel.
Sim, é possível. Dê uma olhada em sistemas tram-train. A questão é que realmente, se for falar de velocidades bem acima de 100 km/h, VLTs não são os mais adequados. Mas em qualidade eles podem ser muito bem equivalentes.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
londrina, maringá, trem pé vermelho

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules