|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Norte Minho, Douro e Trás-os-Montes |
| Global Announcement |
|
SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info! |
![]() |
|
|
Thread Tools | Rate Thread | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Home, sweet home
Likes (Received): 44
|
Vila Flor
![]() Vila Flor é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito de Bragança, Região Norte e subregião do Alto Trás-os-Montes, com cerca de 2 500 habitantes. É sede de um município com 265,52 km² de área e 7 737 habitantes (2004), subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Macedo de Cavaleiros, a leste por Alfândega da Fé, a sueste por Torre de Moncorvo, a sudoeste por Carrazeda de Ansiães e a noroeste por Mirandela. Conta a lenda que D. Dinis, no caminho para a raia de Miranda, ao encontro de sua noiva - Isabel de Aragão, achou o lugar tão belo e florido que, a jeito de trovador, lhe chamou ”FLOR”. Desconhece-se qualquer documento anterior ao século XIII que fale da existência deste povoado, mas há quem avente que a sua fundação remonta ao século XI, após o declínio das invasões mouriscas e ao início da política real de repovoamento do território. ![]() Ortofoto de Vila Flor ![]() Centro Histórico ![]() Fotografias de Vila Flor Aqui vos deixo algumas fotografias que tirei durante a minha breve passagem por Vila Flor, no passado dia 17 de Agosto. Vindos de Mirandela, chegámos a Vila Flor. A entrada na vila é feita através de uma longa e larga avenida, denominada por Avenida Vasco da Gama. 01. ![]() 02. ![]() Estacionámos o carro na Praça da República e partir daí fizemos o percurso a pé. 03. ![]() 04. ![]() 05. ![]() 06. ![]() Subimos a Rua Belmiro Matos... 07. ![]() 08. ![]() ... Na direcção do Largo Manuel António de Azevedo. 09. ![]() 10. ![]() 11. ![]() 12. ![]() No Largo do Rossio destaca-se este belo edifício com brasão e a Igreja da Misericórdia. 13. ![]() 14. ![]() 15. ![]() Dirigímo-nos para Sul, através da Rua da Misericórdia. 16. ![]() 17. ![]() 18. ![]() A Porta da Vila ou Arco de D. Dinis é um dos poucos vestígios que resta do Castelo e Muralha Medieval que protegeu a vila, classificado pelo IPPAR como Imóvel de Interesse Público. 19. ![]() Nas proximidades, localiza-se a Fonte Romana de Vila Flor, também classificada Imóvel de Interesse Público. 20. ![]() 21. ![]() 22. ![]() Passámos pelo Arco de D. Dinis, e subimos a rua com o mesmo nome, chegando ao Largo Paço dos Condes de Sampaio. 23. ![]() 24. ![]() 25. ![]() 26. ![]() 27. ![]() 28. ![]() A Igreja Matriz, dedicada a S. Bartolomeu, foi edificada em substituição de uma anterior que em 1708 foi demolida. É essencialmente barroca, sendo os altares colaterais em talha dourada século XVII, trazidos da Falperra, em Braga. Possui um painel de Manuel de Moura, pintor vilaflorense do século XIX. No seu interior sobressai a Capela da Senhora da Piedade, onde estão sepultados os Condes de Sampaio. 29. ![]() 30. ![]() 31. ![]() O pelourinho, também classificado Imóvel de Interesse Público, foi edificado entre os séculos XVII e XVIII. Ergue-se num dos largos principais de Vila Flor, tendo sido construído numa das matérias-primas mais abundantes da região, o granito, ainda que resultante de uma reconstrução parcial realizada em finais dos anos trinta do século XX. É no soco de três degraus quadrados que assenta o prisma quadrangular que suporta a base da coluna, de igual formato, da qual arranca o fuste octogonal (com cerca 5 metros de altura) com capitel profusamente lavrado com motivos vegetalistas, brasão com flor de lis e coroa, sobrepujado por pináculo decorado com elementos florais. 32. ![]() 33. ![]() Subimos pela Rua Miguel Corte Real, até a um dos pontos mais altos da vila. 34. ![]() 35. ![]() No Largo Doutor Antero Falcão, ficamos deslumbrados com a beleza da fonte e da Casa dos Lemos, casa solarenga construida em meados do século XVIII. 36. ![]() 37. ![]() 38. ![]() O edifício da Câmara Municipal, construído por volta de 1940, situa-se na Av. Marechal Carmona, avenida principal da vila. 39. ![]() 40. ![]() De regresso ao carro, saímos da vila em direcção a Torre de Moncorvo. Tempo para uma pequena paragem para disfrutar de umas belas imagens panorâmicas de Vila Flor. 41. ![]() 42. ![]() 43. ![]() 44. ![]() Durante o percurso para Torre de Moncorvo parámos várias vezes para observar estas belas paisagens do concelho de Vila Flor. 45. ![]() 46. ![]() 47. ![]() 48. ![]() 49. ![]() E termina aqui a nossa visita por Vila Flor. Vemo-nos em breve, naquela que foi uma das mais agradáveis surpresas do passeio por Trás-os-Montes e Alto Douro, a belíssima vila de Torre de Moncorvo.
Trás os Montes-Caminho de Santiago-Bouro-Santa Isabel-Viana do Castelo-Peneda Gerês- Batalha-Tomar-Marvão AS MINHAS FOTO-REPORTAGENS Last edited by Miguel_Arq; August 27th, 2009 at 12:12 AM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
turquia | türkiye
Likes (Received): 0
|
weeeee, bem vindo mig!
ainda não vi as fotos, era só mesmo para te receber (: já estava com saudades dos teus posts e fotografias (: amanhã vejo com mais atenção hug |
|
|
|
|
|
#3 | |
|
Home, sweet home
|
Quote:
![]() Também estava com saudades...! Bjs.
|
|
|
|
|
#4 |
|
Barra for Friends
Likes (Received): 187
|
Grande Miguel já voltaste
Que belas fotos... estás a melhorar ![]() A vila está bem bonita! Esperamos mais uns 2392 threads como este
|
|
|
#5 |
|
Registered User
Likes (Received): 333
|
As fotos estão excelentes!
![]() E parabéns pela paciência que tens!
|
|
|
#6 |
|
Registered User
Likes (Received): 99
|
Bem vindo de volta Miguel!
Mais uma vez, um excelente thread teu. Fotos fantásticas .
|
|
|
#7 |
|
Barra for Friends
|
Miguel depois mete o link para o outro thread
|
|
|
#8 |
|
turquia | türkiye
|
grande thread! grande vila flor! adorei!
não me cansei de ver as fotografias. gostei muito do banner que colocaste no teu post inicial. vila flor tem umas cores apelativas e conseguiste excelentes enquadramentos, como se de uma pintura se tratasse. parabéns! bem-vindo mais uma vez, é óptimo ler e ver os teus threads! (: |
|
|
|
|
|
#9 | |
|
Home, sweet home
|
Quote:
|
|
|
|
|
#10 | |
|
Home, sweet home
|
Quote:
![]() Foi um curto período de ausência. Nem sabia que tinham notado...
|
|
|
|
|
#11 | |
|
Home, sweet home
|
Quote:
Obrigado, Barra. 2392 threads não prometo, mas vêm aí mais alguns!
|
|
|
|
|
#12 | |
|
Home, sweet home
|
Quote:
![]() Não diria paciência; é mais loucura neste caso!
|
|
|
|
|
#13 |
|
Αλέξανδρος
Likes (Received): 12
|
estas de volta
k bem tratadinha e bonita está Vila Flor
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
O Reino Maravilhoso
|
Obrigado Miguel por nos trazeres mais fotos das lindas terras transmontanas! Vila Flor parece-me bem. Tenho de visitar tambem.
Last edited by daniel2009; August 26th, 2009 at 02:50 PM. |
|
|
|
|
|
#15 |
|
Home, sweet home
|
Notou-se assim tanto a minha curta ausência?
|
|
|
|
#16 |
|
Barra for Friends
|
Claro que se notou sem bronzeado
![]() Torre de Moncorvo e Mogadouro?
|
|
|
#17 |
|
Whatever
Likes (Received): 214
|
Belíssimas!
|
|
|
#18 | |
|
Home, sweet home
|
Quote:
Ainda não estão representadas cá no fórum.
|
|
|
|
|
#19 |
|
Home, sweet home
|
|
|
|
|
#20 |
|
Whatever
Likes (Received): 214
|
Torre de Moncorvo e Mogadouro já estão representadas no fórum, apenas não em threads com esse nomes.
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|