daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old August 27th, 2009, 11:13 PM   #1
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 1397

Campinas | Bosque | um bairro central simpático

Caros colegas, após um bom tempo sem postar tópicos de bairros, resolvi fazer o de um bairro da Região Central de Campinas: o Bosque. Tem partes dele que são consideradas Centro (Campinas não tem divisão por bairros, lembrem-se) outras se confundem com o Jd. Proença. Há também a desconhecida Vila Jequitibás, que eu chamei de Bosque e pronto. A região de dia é tranquila, mas à noite fica muito perigosa, por ser um ponto de prostituição de travas. O bairro é mediano, classe média. Prédios mais antigos que novos (para vocês terem uma ideia: o mais novo é de 1999).
A principal atração do bairro é o Bosque dos Jequitibás, notável área de lazer, talvez mais movimentada que a própria Lagoa do Taquaral, cuja área é pelo menos sete vezes maior. As fotos do Bosque dos Jequitibás estão no meio do tópico (fotos 19 a 47).

Data das fotos: manhã da quinta-feira, 27 de agosto de 2009.

Área: n.d.
Comprimento (máx.): 760m
Largura (máx.): 1.100m
População: 14 567 hab. (2000)
Latitude: 22°54'32" S
Longitude: 47°02'57" W
Altimetria: de 659m (Av. Princesa D'Oeste x Av. Morais Sales) a 696m (Av. Aquidabã x R. Irmã Serafina)
Faixas de CEP: 13015-300 a 13015-350, 13026-000 a 13026-129

Mapa do bairro

01 - Vamos começar saindo do Centro: Praça Anita Garibaldi.

02 - Praça Dom Pedro II (é o nome antigo, mas eu prefiro esse ao atual)

03 - Casa de Saúde Campinas, o hospital onde este que vos fala veio ao mundo no ano da graça de 1982

Entrando no bairro...

04 - Rua Padre Vieira (curiosidade: trata-se de uma homenagem a um padre que trabalhou em Campinas entre os séculos XIX e XX, não se trata do original, o Padre Antônio Vieira, que escreveu sermões no século XVII, este tem uma rua com seu nome no Parque Taquaral)

05 - Rua Riachuelo

06 - Rua Antônio Cesarino x Rua Riachuelo

07 - Rua Duque de Caxias, sentido Centro

08 - idem, mas para o outro lado

09 - Casinha simpática, é incrível ver como ainda há tantas casas tão perto do Centro...

10 - Quem ouve falar da Rua Coronel Quirino sempre a associa ao Cambuí, mas ela começa aqui: no Bosque. O Cambuí está ao fundo, começa pouco antes daqueles prédios no fundo.

11 - No sentido de circulação, esse é um dos caminhos para São Paulo, passando pela Via Expressa Waldemar Pascoal

12 - Rua Duque de Caxias, vista no seu final

13 - Rua Hilário Magro Júnior, começa-se a ver o Bosque.

14 - Rua General Marcondes Salgado. A aparência de tranquilidade engana: aqui os carros e motos vêm com tudo, mas o fluxo é intermitente.

15 - Início da Via Expressa Waldemar Pascoal

16 - idem, aqui é possível ver melhor o trecho inicial, feito em trincheira, em meados da década de 1970

17 - Prédios da parte mais próxima ao Centro.

18 - Próximo à entrada do Bosque

BOSQUE DOS JEQUITIBÁS
Mais informações em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bosque_dos_Jequitibás

19 - Essa é a entrada do Bosque. Quisera eu tê-la fotografado melhor, mas como os seguranças do Bosque estavam discutindo, preferi fazê-lo mais discretamente e de lado.

20 - Entrada única

21 - Como disse, a entrada do Bosque é única e o caminho principal dentro dele é circular, com aproximadamente 1000m de extensão. Quem o fizer em sentido horário vai ter esta vista. Mas isso é pouco usual, a maioria dos visitantes vai pelo outro lado.

22 - Este é o caminho que a maioria faz

23A - Momento "Volta ao Passado": estes bancos provavelmente são da década de 1940. O teto do Cine Rink (aqui grafado "Rinque", que ficava no cruzamento da R. Conceição com a R. Barão de Jaguara ) desabou em 16 de setembro de 1951, matando dezenas de pessoas.

23B - Provavelmente uma alfaiataria. Notem o telefone: quatro dígitos. No Rio de Janeiro, então capital do Brasil, eram seis: como já cantava Noel Rosa em Conversa de Botequim: "telefone ao menos uma vez/para 34-4333"...

24 - Área para piquenique

25 - Museu de História Natural (o Aquário Municipal fica ao lado)

26 - Cotia/Cutia (Dasyprocta aguti), alimentando-se, pega desprevenida. Várias delas andam soltas pelo Bosque, mas são um tanto ariscas.

27 - Casa do Caboclo, feita em pau-a-pique

28 - Placa junto à entrada

29 - Cômodo da frente

30 - Cômodo posterior

31 - Caminhando para o minizoológico

Aviso: por mim, eu nem mostraria o minizoológico do Bosque, porque eu não gosto de zoológicos e porque considero que especialmente esse não oferece condições mínimas de espaço e salubridade para muitos dos animais que ali estão, como vocês vão ver...

32 - Viveiros das aves

33 - Macacos

34 - Lontra

35 - Arara

36 - Mais macaquinhos

37 - Visão completa da parte mais baixa do Bosque: agora é só subida

38 - Hipopótamo

39 - Jacaré fazendo o que mais gosta: esquentando o corpo ao sol

40 - Isso é lugar para o "rei dos animais"?

41 - Pobre suçuarana...

42 - A onça-pintada

43 - Fim do minizoo, à esquerda está a cerca que delimita a área fechada ao público

44 - Caminho interno

45 - Pequeno córrego interno

46 - No meio do Bosque há uma trilhas com árvores assim

47 - Subida rumo à saída

De volta ao bairro...

48 - Rua Uruguaiana

49 - Casa igual às que havia em abundância no bairro.

50 - Raro exemplar de casas geminadas

51 - Em Campinas, a fiação aérea é uma praga tão grande que até as vegetações da pracinha e do bosque se ligam por meio dela. No mais, um predinho simpático de 5 apartamentos (o nome dele é San Gennaro).

52 - Rua Saint-Hilaire

53 - Rua Pedro Álvares Cabral

54 - Microrrua: Rua Município de Poloni

55 - Rua Luís Dalincourt

56 - Rua Barão de Paranapanema. Curiosidade para quem conhece a região: até a década de 1970, essa rua já asfaltada era mais movimentada que a Av. Princesa D'Oeste, ainda de terra.

57 - Rua Uruguaiana vista da Av. Princesa D'Oeste

58 - Rua Proença

59 - O Estádio Brinco de Ouro...se vão demolir ou não para o Guarani F.C. pagar as dívidas e construir outro estádio, não se sabe. Em todo caso, fica o registro

60 - Rua Saint-Hilaire do outro lado.

61 - Skyline dos prédios do Jardim Proença

62 - Prédios da Rua Proença

63 - Campinas, não bastasse o urbanismo pobre e a feiura das políticas urbanas populistas, é a capital da pichação. Eu poderia fazer um tópico com 200 fotos só sobre as pichações da cidade. Nem capitais ganham. O revestimento de pedra com garatujas: isto é Campinas...

64 - Outra do Jardim Proença...esta aqui é uma foto de reminiscências: já morei por ali.

65 - Rua 29 de Janeiro (esquerda) x Rua Proença (direita)

66 - Três exemplares típicos de prédios de meados da década de 1970.

67 - Outra casa típica de bairros mais tradicionais.

68 - Acreditem: este é um dos principais acessos ao Centro de Campinas: Rua Boaventura do Amaral

69 - Rua Padre Antônio Joaquim

70 - Rua Luzitana x Rua Uruguaiana

71 - Rua Doutor Quirino

72 - Travessa Jorge Norton

73 - outra da Rua Uruguaiana

74 - Um prédio comercial em conclusão. Não adianta nada envidraçar e colocar os ares de neocrássico...ohno:

75 - Colégio Pio XII, onde este que vos fala comparece para votar

76 - Via Expressa Waldemar Pascoal, com o Bosque dos Jequitibás ao fundo...

É isso. Comentem...

Last edited by Fabius_; September 22nd, 2009 at 12:23 AM.
Fabius_ está en línea ahora   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 28th, 2009, 01:03 AM   #2
Andre_RP
Registered User

Andre_RP's Avatar

Likes (Received): 1125

Muito aconchegante, ao mesmo tempo perto de tudo, e o clima do bairro deve ser mais úmido do que em outras partes de Cps?

Fabius.. Campinas não tem outro zôo além desse, ou tem?

Valeu por postar!
Andre_RP no está en línea   Reply With Quote
Old August 28th, 2009, 01:08 AM   #3
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Conheço razoavelmente bem Campinas(leia-se do Jardim Miriam até toda a sequencia dos DIC's), hehe, essa é uma área antiga da cidade que certamente jamais "esperou" que a cidade viraria o que virou. É um local agradavel da cidade, tem seus horários tranquilos e horários de pico. Vi muitos locais familiares, inclusive um prédio onde mora um casal de amigos.

Valeu pelo registro Fabius!
Old August 28th, 2009, 01:43 AM   #4
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Andre_RP View Post
Muito aconchegante, ao mesmo tempo perto de tudo, e o clima do bairro deve ser mais úmido do que em outras partes de Cps?

Fabius.. Campinas não tem outro zôo além desse, ou tem?

Valeu por postar!
Obrigado!
Não há outro zoo em Campinas além desse, Andre_RP. Eu, honestamente, faria um zoo em outro lugar, mais amplo e mais adequado para os animais. O Bosque dos Jequitibás é muito pequeno para tudo isso...são só 80.000m². Seria melhor manter a reserva de mata e fazer o manejo para que o grande patrimônio verde possa ser mantido para as gerações vindouras.

Quanto ao clima, realmente não sei se ali é uma região mais úmida. Campinas não é uma cidade seca, as estiagens aqui nunca duraram mais de 80 dias e a UA raramente baixa de 20% nessas épocas. Mas quem vem do litoral talvez sangre o nariz do mesmo jeito. Eu estou acostumado.

Mas se eu for apostar na possibilidade de algum bairro com clima mais úmido em função da mata e de água, escolheria o Jardim Botânico, em Sousas. Fica ao lado do Rio Atibaia e tem mata por todos os lados. Sem contar que em Sousas normalmente a temperatura é 1 a 2°C mais baixa que no Centro de Campinas.

Quote:
Originally Posted by EricoWilliams View Post
Conheço razoavelmente bem Campinas(leia-se do Jardim Miriam até toda a sequencia dos DIC's), hehe, essa é uma área antiga da cidade que certamente jamais "esperou" que a cidade viraria o que virou. É um local agradavel da cidade, tem seus horários tranquilos e horários de pico. Vi muitos locais familiares, inclusive um prédio onde mora um casal de amigos.

Valeu pelo registro Fabius!
Que bom que tenha gostado, Erico.
Certamente que sim: o Bosque há 60 anos era a borda da cidade. É uma região que, melhor cuidada, ficaria ótima e consolidada como região com boa qualidade de vida.
Old August 28th, 2009, 02:16 AM   #5
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4762

O bairro é muito simpático mesmo, Campinas é linda, apesar de ser uma metrópole dinâmica, conserva um clima super gostoso do interior, gosto muito. O thread está muito bom, destaque para a luminosidade do dia, maravilhosa!
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old August 28th, 2009, 02:21 AM   #6
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Recanto bastante agradável de Campinas! Valeu pelas fotos.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old August 28th, 2009, 12:07 PM   #7
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Agradecendo!

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
O bairro é muito simpático mesmo, Campinas é linda, apesar de ser uma metrópole dinâmica, conserva um clima super gostoso do interior, gosto muito. O thread está muito bom, destaque para a luminosidade do dia, maravilhosa!
Esta época do ano é a melhor. Quem sabe eu não faça mais alguma coisa até outubro, que também costuma ter essa luminosidade?

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post
Recanto bastante agradável de Campinas! Valeu pelas fotos.
Fico feliz que tenha gostado. Há outros recantos por mostrar, talvez ainda mais agradáveis...
Old August 28th, 2009, 08:41 PM   #8
marco vinicius
BANNED

marco vinicius's Avatar

Likes (Received): 0

Campinas me surpreende, lugar muito agradável e desenvolvido!
marco vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old August 29th, 2009, 05:11 AM   #9
Aimplicio.simples
Registered User

Aimplicio.simples's Avatar

Likes (Received): 0

Muito boas as fotos, mostra uma região bem interessante, . Passo pela via Waldemar Paschoal todo santo santo dia e é muito agradável ver essas fotos, principalmente a casa do caboclo, que eu acho um charme... Valeu!
Old August 29th, 2009, 05:27 AM   #10
Valter
Registered User

Likes (Received): 721

Adorei o thread! Gosto dessa visão mais detalhada, tipo mostrar os bancos e comentar sobre eles, entrar na casa do caboclo, além das informações postadas, tento fazer isso sempre nos meus threads quando tenho tempo um pouco mais de paciência. Gostei da região mostrada, parece ser bem agradável. Parabéns !
Como D. Beja Araxá nasceu camponesa.E, como D. Beja, também conheceu a adversidade, sendo o objeto de desejo de poderes superiores. O Estado apropriou-se de suas fontes, maculando sua beleza, ainda que a recompensasse com um rico patrimônio. Por ele, Araxá conheceu o mundo, e o mundo a conheceu. Hoje, D. Beja é Araxá, espelho de suas convicções e metáfora de suas contradições. Nela se refletem simultaneamente, as imagens do seu presente, as representações históricas e as verdades míticas do seu passado; as projeções para o futuro. Rosa Maria Spinoso
Valter no está en línea   Reply With Quote
Old August 29th, 2009, 12:53 PM   #11
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by marco vinicius View Post
Campinas me surpreende, lugar muito agradável e desenvolvido!
Recomendo então visitar outros tópicos sobre bairros da cidade que eu fiz antes, estão na minha assinatura!

Quote:
Originally Posted by Aimplicio.simples View Post
Muito boas as fotos, mostra uma região bem interessante, . Passo pela via Waldemar Paschoal todo santo santo dia e é muito agradável ver essas fotos, principalmente a casa do caboclo, que eu acho um charme... Valeu!
A sensação de ver lugares pelos quais se anda quotidianamente em tópicos é estranha mas ao mesmo tempo muito boa.

Quote:
Originally Posted by valter View Post
Adorei o thread! Gosto dessa visão mais detalhada, tipo mostrar os bancos e comentar sobre eles, entrar na casa do caboclo, além das informações postadas, tento fazer isso sempre nos meus threads quando tenho tempo um pouco mais de paciência. Gostei da região mostrada, parece ser bem agradável. Parabéns !
Valeu! De dia, realmente é bem tranquila. Infelizmente não se pode dizer o mesmo de noite, mas ainda assim o (bairro) Bosque é um bairro que se tivesse mais atenção, poderia se desenvolver, erradicar a prostituição e ficar melhor do que já é. O Bosque dos Jequitibás só precisa mesmo de manutenção e manejo.
Old August 29th, 2009, 04:16 PM   #12
Mr.Canello
Registered User

Mr.Canello's Avatar

Tens certeza de que a foto 5 e a 72 não são Balneário Camboriú? hahaha É muito parecido!!! Se alguém visitar aqui, e conhecer bem BC vai confirmar, eu associei de cara!
No mais, belo thread!

Last edited by Mr.Canello; August 29th, 2009 at 04:24 PM.
Mr.Canello no está en línea   Reply With Quote
Old August 29th, 2009, 05:25 PM   #13
Observador_SJC
etc

Observador_SJC's Avatar

Likes (Received): 569

Conheço um pouco deste bairro, é um lugar muito interessante, num momento se está numa rua calma, daí vira-se a esquina e já encontra uma avenida com trânsito pesado.

Passei a pé de madrugada nessa região entre o Moisés Lucareli e o Brinco, não sabia que era perigosa naquele horário, até vi uns nóias que falaram qualquer coisa, mas nada aconteceu. É a impressão calma que esta região passa.

As ruas antigas são muito charmosas, mas também um pouco estreitas, em algumas mal há calçadas. Gosto da maioria das casas, bem que poderia haver (não sei se há) uma política contra a verticalização desta região, se isto ocorrer, além dos blocões sem graça, o trânsito vai ficar insuportável.

Valeu pelo thread Fábius, você mostra a cidade como ela realmente é, impressionante, bonita, com um potencial enorme, mas com seus problemas urbanísticos, compreensíveis se repararmos a explosão demográfica que Campinas sofreu, mas não é justificável cruzar os braços por causa disto.
Observador_SJC no está en línea   Reply With Quote
Old August 29th, 2009, 10:46 PM   #14
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Mr.Canello View Post
Tens certeza de que a foto 5 e a 72 não são Balneário Camboriú? hahaha É muito parecido!!! Se alguém visitar aqui, e conhecer bem BC vai confirmar, eu associei de cara!
No mais, belo thread!

Pode apostar que eu tenho! Nunca estive em Balneário Camboriú, nem em qualquer outro município de Santa Catarina...ainda.
Mas sabe que eu fiquei curioso com essa associação?
Seja como for, obrigado!

Aliás, o prédio azul da foto 66 chama-se Camboriú!

Quote:
Originally Posted by Observador_SJC View Post
Conheço um pouco deste bairro, é um lugar muito interessante, num momento se está numa rua calma, daí vira-se a esquina e já encontra uma avenida com trânsito pesado.

Passei a pé de madrugada nessa região entre o Moisés Lucareli e o Brinco, não sabia que era perigosa naquele horário, até vi uns nóias que falaram qualquer coisa, mas nada aconteceu. É a impressão calma que esta região passa.

As ruas antigas são muito charmosas, mas também um pouco estreitas, em algumas mal há calçadas. Gosto da maioria das casas, bem que poderia haver (não sei se há) uma política contra a verticalização desta região, se isto ocorrer, além dos blocões sem graça, o trânsito vai ficar insuportável.

Valeu pelo thread Fábius, você mostra a cidade como ela realmente é, impressionante, bonita, com um potencial enorme, mas com seus problemas urbanísticos, compreensíveis se repararmos a explosão demográfica que Campinas sofreu, mas não é justificável cruzar os braços por causa disto.
Obrigado pelo elogio!

Acho difícil que o bairro sofra maior verticalização, os terrenos são pequenos e um tanto caros. Não compensa mais construir prédios residenciais, que hoje têm de ter um monte de coisas que não se fazem em terrenos de 1000m² ou menos. Se eu for opinar sobre o desenvolvimento do Bosque, creio que haja a construção de muitos imóveis comerciais de dois ou três pavimentos e da transformação de casas em comércios.
No mais, a sua descrição do bairro é perfeita.
Old August 31st, 2009, 11:44 PM   #15
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Likes (Received): 1599

Gostei da região, achei bem parecido com o Centro de Gyn em algumas fotos.

Obrigado pelo passeio Fábio!
WP Gyn está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 11:49 PM   #16
Enzo
Registered User

Likes (Received): 4075

Fabius, parabens pelo thread, as fotos ficaram otimas, gostei muito da Casa de Saude.
Eu particularmente nao conheco Campinas, so ja passei ao lada numa dessas rodovias ou por cima, porem sempre ouco e leio boas coisas a respeito dessa cidade e, fico contente em ver mais por um pouco d'ela aqui.

Obrigado por compartilhar.
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old September 1st, 2009, 12:11 AM   #17
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Likes (Received): 3761

Que bairro bonito. Adorei a Cotia/Cutia e outros animais. Thread muito perfeito, casas, prédios, as ruas e estradas, a Casa do Caboclo, feita em pau-a-pique, gostei por fora e do interior, o minizoo e o dia estava muito bonito.
Thina no está en línea   Reply With Quote
Old September 1st, 2009, 12:52 AM   #18
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Agradecendo a todos!

Quote:
Originally Posted by WP Gyn View Post
Gostei da região, achei bem parecido com o Centro de Gyn em algumas fotos.

Obrigado pelo passeio Fábio!
De nada, nem imaginava que fosse semelhante. O Centro de Goiânia é organizado, o de Campinas é um tabuleiro meio torto!

Mas a densidade, ah, aí pode lembrar sim...

Quote:
Originally Posted by Enzo View Post
Fabius, parabens pelo thread, as fotos ficaram otimas, gostei muito da Casa de Saude.
Eu particularmente nao conheco Campinas, so ja passei ao lada numa dessas rodovias ou por cima, porem sempre ouco e leio boas coisas a respeito dessa cidade e, fico contente em ver mais por um pouco d'ela aqui.

Obrigado por compartilhar.
Que bom que tenha gostado, Enzo, fico muito feliz. Se quiser conhecer mais da cidade, pode ver mais tópicos que fiz nesse tópico que aparece em minha assinatura!

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Que bairro bonito. Adorei a Cotia/Cutia e outros animais. Thread muito perfeito, casas, prédios, as ruas e estradas, a Casa do Caboclo, feita em pau-a-pique, gostei por fora e do interior, o minizoo e o dia estava muito bonito.
Sem dúvida, o dia estar bonito é da massa de ar seco, fica esse céu lindo. Que bom que tenha gostado do Bosque dos Jequitibás, Thina...
Old September 3rd, 2009, 06:14 AM   #19
GIM
JK - O Presidente

GIM's Avatar

Likes (Received): 3928

Ruas encantadoras, simples, tranquilas, algumas até um pouco descuidadas, não parecem estar numa cidade do porte de Campinas e o Bosque é muito bonito, mas o mini zoo pelo menos nos mamíferos é realmente um pouco apertado...no mais ótimas fotos.
Old September 3rd, 2009, 12:26 PM   #20
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by GIM View Post
Ruas encantadoras, simples, tranquilas, algumas até um pouco descuidadas, não parecem estar numa cidade do porte de Campinas e o Bosque é muito bonito, mas o mini zoo pelo menos nos mamíferos é realmente um pouco apertado...no mais ótimas fotos.
Que bom que tenha gostado, GIM.
Essa região é bem tranquila mesmo. O descuido é típico da cidade, em outros lugares você teria a mesma impressão, porque a prefeitura não tem muita preocupação urbanística.

Reply

Tags
bosque, brasil, brazil, campinas, zoo

Thread Tools

Posting Rules