|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
BANNED
Likes (Received): 0
|
Monotrilho de Manaus [Thread Oficial]
GOVERNO APRESENTA MONOTRILHO COMO NOVO MODELO DE TRANSPORTE PARA MANAUS
![]() Um sistema capaz de atender 170 mil pessoas/dia e de reduzir o tempo de deslocamento dos passageiros em até 1 hora, o Monotrilho é a opção de sistema de transporte a ser adotada pelo Governo do Estado para atender a crescente demanda de usuários de transporte coletivo da capital. O modelo, um tipo de metrô de superfície que trafegará em via exclusiva suspenso em vigas, que ligará na primeira etapa a Cidade Nova ao Centro tendo como eixo a Constantino Nery, tem ainda a vantagem de desobstruir as ruas, e de contribuir com a preservação do meio ambiente por meio de tecnologia que inibe a emissão de poluentes e de ruídos. Estimado em R$ 995 milhões, com fontes de financiamento que incluem recursos do Estado e do Governo Federal, além de BNDES, BID e iniciativa privada, o sistema de Monotrilho agrega conforto, segurança e acessibilidade, sobretudo para pessoas com necessidades especiais, facilidade de integração com outros sistemas de transporte, curto prazo de implantação e baixos custos de manutenção. A expectativa é que a primeira etapa esteja concluída em meados de 2013. O projeto, apresentado na audiência pública, na UEA, elaborado pela empresa de consultoria Pricewaterhouse tem design moderno mas simples com seis estações de estrutura de lajes para plataforma e mezaninos soltos sobre os pilares. A propostas prevê acomodação da estação no eixo das avenidas, usando parte do canteiro central existente. A solução prevê nas seis estações conjunto de escadas rolantes e fixas, além de elevador para pessoas com necessidades especiais. Nos mezaninos estarão estarão alojados as bilheterias e uma área para salas operacionais. Ao longo do tronco central está sendo considerada a implantação de estações em pontos estratégicos para integração (Terminais Santos Dumont e Arena, onde ocorrerão os jogos da Copa 2014), além de paradas intermediárias relevantes para o acesso dos usuários. Na segunda fase da obra, prevista para 2014, está prevista a extensão da linha até o Largo da Matriz. A longo prazo, a intenção é fechar um anel ligando todas as regiões da cidade. OPÇÕES A solução duradoura de mobilidade urbana levou em consideração a crescente elevação da frota de veículos – na média de 8%, a maior do País entre as grandes capitais – e de ônibus, em torno de 7,3%, e a necessidade de liberação de espaços para a circulação de carros e de pedestres. Além do Monotrilho, foram estudadas as opções de metro subterrâneo, inviável pelos altos custos demandados pela extensão dos lençóis freáticos, e VLT (Veículo Leve sobre Trilho), sistema de ônibus em faixas exclusivas, descartado por ocupar grande espaço público e impor desapropriações em grandes áreas. O atual sistema de ônibus apresenta elevada sobreposição de linhas e restrições físicas para a ampliação da capacidade de fluxo de passageiro das principais avenidas da cidade. O sistema atende também a um requisito da Fifa de mobilidade urbana. A opção do monotrilho como sistema de transporte está sendo adotada em todas as cidades que sediarão os jogos da Copa 2014. No Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador o modelo está em fase de expansão. http://www.manauscopa2014.am.gov.br/noticia.php?cod=76 Agora babem... ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() http://www.manauscopa2014.am.gov.br/...UBLICA_V13.pdf Manaus chegando ao futuro... ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Monotrilho de Manaus projeto do Governo Estadual babem... ![]() O projeto será apresentado amanhã às 14h em audiência pública. Furo de reportagem do jornal ACRITICA, com imagens do projeto.: Trajeto de 14 km. ![]() Orçado em R$ 850 milhões. ![]() Pronto em 2013 para copa das confederações. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() pág. c2 jornal ACRITICA 03/09/2009. ![]() ![]() pág. c3 jornal ACRITICA 03/09/2009. ![]() (fotos tiradas por mim do jornal ACRITICA - quinta-feira 03 de setembro de 2009) Last edited by MaoCity; September 6th, 2009 at 06:41 PM. Reason: editando por ter saído os renders do projeto |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Manaus- Copa da Amazônia!
|
Ouvi falar que seria metrô de superfície amigo, por ser mais viável e rentável, mas de qualquer forma, Eh nóis na Fita!!
Last edited by Manaus_2014; September 4th, 2009 at 01:44 AM. Reason: muito longa! |
|
|
|
|
|
#3 |
|
BANNED
|
![]() Na verdade o metrô de superficie seria mais caro em razão das desapropriações. O Monotrilho será mais barato e mais bonito. |
|
|
|
|
|
#4 |
|
Como sentinelas avançadas
Likes (Received): 9
|
Caramba, achei que de superfície sairia mais barato que cavar tuneis.
Vai ficar show |
|
|
|
|
|
#5 |
|
|
|
|
|
|
|
|
#6 |
|
BANNED
|
|
|
|
|
|
|
#7 |
|
|
|
|
|
|
|
|
#8 |
|
Manaus, Amazonas, Brasil
Likes (Received): 17
|
Acredito que monotrilho em Manaus é mais adequado do que metrô de superfície. Creio que está mais apropriado para a demanda e, além disto, terá custos bem inferiores ao do sistema de metrô.
|
|
|
#9 |
|
BANNED
|
Concordo 100% com o manauense! Estou EXTREMAMENTE ANIMADO com a reportagem que o MAOCITY postou! Eu acho que vai acontecer. Que linda a arquitetura das estações, nossa, vai ficar um SHOW! Eu tenho certeza que a população da cidade vai amar ao se deslizar silenciosamente pelo monotrilho. Eu, pessoalmente, acho muito mais gostoso andar de monotrilho do que de metrô. Tu vai vendo a vista da cidade pelo alto sem trepidação, com arcondicionado, 100% automatizado, emfim, MONOTRILHO tem jeito e cara de FUTURO! Parabéns Manaus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Babem um pouquinho com essa belezura de monotrilho de Kuala Lumpur, Malasia: ![]()
Last edited by MONORAIL; September 4th, 2009 at 04:22 AM. |
|
|
|
|
|
#10 |
|
Manaus, Amazonas, Brasil
|
![]() Perfeito!!! Uma outro detalhe a ser considerado é o fato de que as pistas elevadas do monotrilho não causam tanto impacto visual quanto as do metrô de superfície. Pelo contrário, na minha opinião elas proporcionam um visual futurista para a cidade. Manaus merece. Espero que esse sonho se torne realidade.
|
|
|
#11 |
|
BANNED
|
Veja como fica um trambolho colocar um trem ou metrô com captação de energia aérea por cima, comparado com a forma simples com que o monotrilho se encaixa:
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
Andy
|
Vai ficar show, heim?!
Tomara que aprovem o projeto!
Threads e Fotos '___ ║□□║ ║□□║♣ Projetos de Rondônia e Obras║ Todos meus Threads (separados por categoria) ║ ☞ @AndyLedesma_║ T.I. de Vestido!║ LipsClick! ♡Pai, estará sempre em meu coração. Te amo!♡ |
|
|
|
|
|
#13 |
|
Likes (Received): 2
|
Não vejo a hora desse projeto virar realidade!
|
|
|
#14 |
|
Registered User
Likes (Received): 9
|
Quando ficar pronto, me avisem!, pois irei visitar Manaus!, ver um jogo na Copa, talvez...
|
|
|
|
|
|
#15 | |
|
Rudie Can't Fail
Likes (Received): 1
|
Quote:
Torço pra que isso realmente saia do papel. 50 anos em 5 pra Manaus! |
|
|
|
|
|
|
#16 |
|
Rodrigo A. de Paula
Likes (Received): 1205
|
O jornal botou a foto do monotrilho de Poços de Caldas na segunda página da matéria; ele está desativado atualmente e nunca operou adequadamente.
Mas, por que não planejaram um ramal até o Aeroporto Eduardo Gomes?
Não é possível fazer um debate sério no Brasil. Em tudo, sempre tem alguém que leva ao partidarismo, como se partido político fosse time de futebol... Facebook: www.facebook.com/rodrigoalvesdepaula/Twitter: @RodrigoAlPaula
|
|
|
|
|
|
#17 |
|
Manaus, Amazonas, Brasil
|
Haverá um ramal sim ao aeroporto internacional Eduardo Gomes. Haverá uma linha da Cidade Nova (na zona norte de Manaus) à zona sul (região portuária), passando pelo novo estádio Vivaldão (Arena da Amazônia).
|
|
|
#18 |
|
Rodrigo A. de Paula
Likes (Received): 1205
|
Ah, bacana! Sinceramente, os monotrilhos estão começando a me entusiasmar, ainda mais que há casos que ele é mais barato que um BRT (em casos de ruas estreitas, onde desapropriações sempre são demoradas e custosas).
Não é possível fazer um debate sério no Brasil. Em tudo, sempre tem alguém que leva ao partidarismo, como se partido político fosse time de futebol... Facebook: www.facebook.com/rodrigoalvesdepaula/Twitter: @RodrigoAlPaula
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
BANNED
|
Veja que look arrojado e futuristico, nesta imagem noturna:
|
|
|
|
|
|
#20 | |
|
BANNED
|
Quote:
Antigamente eu achava que transporte público éra ônibus, trem, metrô, ou bondinho "VLT". Mas depois que conheci os monotrilhos, ......a gente percebe que as opções são mais amplas, e as vezes nossos políticos nem conhecem tal sistema, que alem de bonito, tem um custo/beneficio maravilho pra nossas cidades. Conforto também é excepcional! Sem dizer que Tu vai vendo a vista da cidade, já que desliza por cima! É muito show esse sistema, fico feliz que você está gostando! |
|
|
|
|
![]() |
| Tags |
| monorail manaus, monotrilho manaus |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|