SkyscraperCity Forum banner
32K views 240 replies 27 participants last post by  Barragon 
#1 · (Edited)



Mogadouro é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito de Bragança, Região Norte e subregião do Alto Trás-os-Montes, com cerca de 3 600 habitantes.


É sede de um município com 757,98 km² de área e 10 583 habitantes (2006), subdividido em 28 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Macedo de Cavaleiros e de Vimioso, a nordeste por Miranda do Douro, a sueste pela Espanha, a sul por Freixo de Espada à Cinta e por Torre de Moncorvo e a oeste por Alfândega da Fé.

O concelho recebeu foral de D. Afonso III em 27 de Dezembro de 1272.

Nesta região, além do português, fala-se a língua mirandesa.






Ortofoto de Mogadouro




Centro Histórico




Fotografias de Mogadouro

E depois do concelho de Freixo de Espada à Cinta seguiu-se a vila de Mogadouro, que se revelou mais uma agradável surpresa em terras transmontanas, sobretudo devido à qualidade e modernidade dos novos espaços públicos e equipamentos da vila.


As surpresas começam ainda na EN 221 a caminho da vila, onde as paisagens são lindíssimas. Aconselho algumas paragens para poder apreciar devidamente estes panoramas.


01.


02.


03.



Entretanto, e já na nova variante à EN 221, lá se avista a vila subindo a encosta, de onde se destaca o castelo de Mogadouro.

04.


05.


06.



Estacionámos o carro no centro da vila, na Praça Engenheiro Duarte Pacheco e lá seguimos pela Rua de Santa Marinha, a caminho do castelo.

07.


08.



Na parte mais alta da vila, lá estava o castelo de Mogadouro (Monumento Nacional) e a Igreja Matriz.

São ainda muito discutidas as origens deste castelo. Certo é que o castelo já existiria em 1145, quando foi doado aos Templários por Fernão Mendes de Bragança, juntamente com a fortaleza de Penas Róias. Durante os séculos XIV e XV, foram vários os edifícios construídos no interior, em especial durante o governo dos Távoras (primeira metade do século XV). É essa residência que Duarte d'Armas desenhou, composta por três corpos principais, dispostos perpendicularmente e construídos em altura de dois pisos. Para além disso, as antigas dependências trecentistas foram utilizadas como estrebarias, facto que levou a que praticamente todo o pátio interior fosse ocupado por uma densa malha de construções, que chegaram a englobar a torre de menagem.
Em termos militares, o castelo desenhado por Duarte d'Armas incluía apenas três torres (a de menagem e duas adossadas às muralhas, uma pentagonal e outra quadrangular). Para além disso, o reduto dispunha de uma barbacã mais baixa, que o rodeava integralmente e ao qual se associava um espaço livre.
A destruição de todo este complexo desenrolou-se ao longo da época moderna e acentuou-se nos últimos séculos, chegando até aos nossos dias como uma notável ruína, de que se conserva apenas a torre de menagem e parte das antigas muralhas.

09.


10.


11.



Dali conseguimos observar toda a vila e uma vasta área em seu redor. As paisagens são... :drool:

12.


13.


14.


15.


16.


17.


18.


19.



Um pouco abaixo localiza-se a Igreja da Misericórdia.

20.


21.


22.


23.


24.


25.


26.



Deixámos o núcleo medieval e dirigímo-nos novamente para o centro da vila, desta vez pela Rua João de Freitas e Rua da República.

27.


28.



O Convento de São Francisco encontra-se em processo de classificação.
O espaço está vedado com tapumes e estão a decorrer obras de requalificação do espaço.
Eis o que foi possível fotografar! :D

29.



E chegámos novamente à Praça Engenheiro Duarte Pacheco.

30.


31.



O Largo do Santo Cristo foi recentemente intervencionado e ocupado por equipamentos públicos. Fiquei surpreendido com a qualidade das intervenções. :drool:

E lá está o Centro Cultural!

32.


33.


34.



Um belíssimo anfiteatro...

35.


36.


37.



Mais um edifício praticamente concluido. Não percebi qual será a sua função...

38.


39.


40.


41.



Daqui é possível avistar-se o castelo!

42.


43.


44.


45.


46.


47.


48.


49.



E finalmente, a verdadeira razão que me fez viajar até Mogadouro: o Centro Coordenador de Transportes! :drool:

O edifício é da autoria de Cannatá & Fernandes, Arquitectos e foi inaugurado em 6 de Julho de 2006.
Há 3 anos que ambicionava lá ir! :D

50.


51.


52.


53.


54.



O Castelo sempre presente em qualquer ponto da vila...

55.


56.


57.


58.


59.



E passado o momento de euforia, eram horas de voltar à estrada.
Regressámos à Praça onde estava estacionado o carro.

60.


51.



E antes de entrar no carro, tempo para uma foto no Largo Trindade Coelho, com a Igreja de São Francisco ao fundo.

62.



As novas artérias de Mogadouro são largas, à escala de uma cidade.

63.


64.



E com o aglomerado urbano já lá ao fundo, despedimo-nos da vila de Mogadouro, rumo a Miranda do Douro.

65.


66.


67.



Até breve, em Terras de Miranda!
 
See less See more
71
#6 ·
Belissimas fotos Miguel ! Aquele centro cultural é top. Fiquei também surpreendido porque a vila de Mogadouro parece ter equipamentos de primeira categoria (campo de futebol bem arranjado, espaços e jardins publicos, ...) :applause:
excelentes fotos!:applause:

tem alguns edifícios interessantes:yes:
Obrigado Viriatuus, Naoum e rcalmeida. :)

Realmente, o que mais sobressai nesta vila é a qualidade dos equipamentos.
 
#4 ·
Belissimas fotos Miguel ! Aquele centro cultural é top. Fiquei também surpreendido porque a vila de Mogadouro parece ter equipamentos de primeira categoria (campo de futebol bem arranjado, espaços e jardins publicos, ...) :applause:
 
#7 ·
Bem.. que recordações Miguel :drool: as fotos estão excelentes mais uma vez

A vila está muito bonita :yes: é de facto fantástico ver que as vilas do interior estão extremamente bem cuidadas :yes:

Fizeste-me lembrar uma birra que tive quando era pequeno :lol: não quis subir ao castelo porque o meu pai não me comprou um gelado :lol:



Não estava arranjadinho na altura.
 
#8 ·
Obrigado, Barra! :)

Já tinhas ido a Mogadouro? Foste lá primeiro do que eu! :D

Birra por causa de gelado? Menino mau!
E eu comi um gelado na esplanada da Central de Camionagem!
Aliás, o gelado foi o meu pequeno almoço daquele dia! :D
Só almocei já em Miranda do Douro.

A Central de Camionagem de Mogadouro... Que edifício lindo...! :drool:
 
#11 ·
De facto, farece um barco! :D

O Centro Coordenador de Transportes ou Central de Camionagem é o edifício que aparece nas fotos 50 a 58. É o local onde param os autocarros. O edifício está equipado também com bilheteiras, sala de espera, cafetaria, instalações sanitárias, etc.
 
#14 · (Edited)
Quando foi esse passeio? Às tantas ainda nos cruzamos aí pela estrada! ;)

Do Distrito de Bragança só não conheço Vinhais.
Na próxima vez que eu for a Mirandela, vou ver se arranjo um tempo extra para dar um pulo até Vinhais.

Alfândega da Fé é aí mesmo ao pé de Mirandela! :yes:
Em breve vou criar um thread dedicado a esta vila.
 
#29 ·
Foi a percepção que eu tive, mas posso estar enganado.
Mogadouro pareceu-me mais dinâmico, com mais movimento, mais modernizado, o que é estranho porque Torre de Moncorvo está melhor localizado.
Mogadouro é a única vila do Distrito de Bragança que dispõe já de uma superfície comercial de média dimensão.
Mas Torre de Moncorvo também apresenta já algum dinamismo.

Em oposição, Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta e Vimioso são vilas que possuem já equipamentos e infra-estruturas com qualidade mas muito desertificadas.
 
#42 ·
Another excelent thread!

Engraçado terem construido parte do castelo em cima daquele hiper pedragulho.
Gostei muito dos espaços verdes, aliás, como tudo o que vi da vila. Bom sitio para se viver.
 
#44 ·
…assim sem mais informação o café da Cannatá, embora uma interessante inserção no monte, não tem grande explicação…
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top