|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Santa Rita do Sapucaí (MG) - Vale da Eletrônica
Conhecida por ser polo tecnológico na área de eletrônica, a pequena cidade de Santa Rita do Sapucaí tem apenas 36 mil habitantes. A grande responsabilidade do avanço tecnológico é das instituições de ensino superior Escola Técnica de Eletrônica (ETE) e Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Hoje existem várias empresas do ramo na cidade tb.
A cidade fica no sul de Minas, a cerca de 20 km de Pouso Alegre e a 40 km de Itajubá (ambas pela BR-459). A região é montanhosa, o que ajuda a tira fotos com vistas mais amplas, além de compor o horizonte... a cidade é cortada pelo rio Sapucaí. Como a cidade não tem imagem de satélite razoável no Google maps, começo as fotos pela Praça Santa Rita, a praça central da cidade. Geral da praça, tirada das escadas da igreja 1 - ![]() 2 - Praça, do outro lado: ![]() 3 - Fonte ![]() 4 - Passeio ![]() 5 - Estátua de Francisco Moreira da Costa, banqueiro e pai de Sinhá Moreira, que criou a Escola Técnica de Eletrônica ![]() 6 - Fonte desligada, com igreja no fundo ![]() 7 - Igreja ![]() 8 - Fundos da igreja ![]() 9 - Sede do Santa Rita Country Club, na praça central ![]() 10 - Antigo Cine Santa Rita ![]() 11 - Construção antiga ![]() 12 - Banco Itaú ![]() 13 - Loja da Claro, com um vermelho desnecessário ![]() 14 - Cemitério, visto da praça central (entre 2 prédios) ![]() 15 - Agora, mostro a chegada na cidade... Zona rural ![]() 16 - Empresas na entrada da cidade ![]() 17 - ![]() 18 - Chegando pela BR-459, vindo da Fernão Dias (altura de Pouso Alegre). O morro com as antenas no fundo aparece em várias fotos da cidade. ![]() 19 - Rio Sapucaí, em imagem tirada da rodovia ![]() 202 - Tb tirada da rodovia, já avistando um pouco mais da cidade (o morro das antenas está à direita) ![]() 21 - Entrada da cidade, pela rodovia ![]() 22 - Pneus e centro automotivo na beira da rodovia ![]() 23 - Subindo o morro à direita da rodovia (lado oposto ao do centro e da maior parte da cidade) ![]() 24 - Praça Delfim Moreira, em um dos acessos à rodovia ![]() 25 - Interna da praça. Ao fundo, ponte sobre o rio Sapucaí ![]() 26 - Busto ![]() 27 - Construção ao lado da praça ![]() 28 - Aparentemente, antiga estação de trem, hoje Espaço Cultural Maestro Carmello Carneiro de Abreu ![]() 29 - Construção antiga do lado ![]() 30 - Rua local ![]() 31 - Casas na margem da rodovia. 3 no mesmo estilo: ![]() 32 - Entrada principal da cidade, com imagem de Santa Rita ![]() 33 - Prédio. Há uns 4 ou 5 desse tamanho na cidade. No centro, no fundo, pode se ver um outro prédio e a torre da principal igreja ![]() 34- Ainda acompanhando a avenida da principal entrada (ligando a rodovia à praça central) ![]() 35 - Idem, olhando pra rodovia. à esquerda, se não me engano, é um clube. ![]() 36 - Ponte dessa entrada principal (olhando em direção à rodovia). à direita, um quiosque ![]() 37 - Hotel às margens do rio (lado da cidade). ![]() 38 - Avenida. Detalhe pro semáforo com contagem regressiva, o mais comum na cidade. Essa foto já está na esquina da praça Santa Rita (central). ![]() 39 - Rua residencial mais antiga ![]() 40 - Idem ![]() 41 - Vista ![]() 42 - Área de expansão. A construção no fundo, à esquerda é um hospital. À direita (na mata) passa o rio Sapucaí, que chega a alagar a área em volta... ![]() 43 - Vista do mesmo ponto, em direção à rodovia (à direita da foto anterior) ![]() 44 - Mais à direita ![]() 45 - Avenida q chega na Inatel (olhando pro centro) ![]() 46 - Outra igreja ![]() 47 - DA Inatel. Boate do Diretório Acadêmico da faculdade ![]() 48 - Inatel, prédio principal ![]() 49 - Prédio 1 ![]() 50 - Prédio mais novo à direita ![]() 51 - ![]() 52 - ![]() 53 - ![]() 54 - Vista da Inatel ![]() 55 - Idem ![]() 56 - Idem ![]() 57 - Idem, com destaque pro Pombal amarelo ![]() 58 - Detalhe pro morro das antenas. Vista da Inatel ![]() 59 - Subidinha boa ![]() 60 - ![]() 61 - Pracinha ![]() 62 - Rua q desece próximo à praça central, com destaque aos 2 prédios vizinhos e à torre da igreja ![]() 63 - Praça onde fica a Câmara ![]() 64 - ![]() 65 - Escola Técnica de Eletrônica ![]() 66 - Estádio ![]() 67 - Área em frente ![]() 68 - Prédio em construção ao lado da ETE e do Estádio. Do lado, tem outro, mais no início... ![]() 69 - Ginásio ![]() 70 - Centro comercial ![]() 71 - Rodoviária. No fundo, a incubadora municipal de empresas ![]() 72 - Real Palace Hotel ![]() 73 - Rua comercial ![]() 74 - Pronto Socorro ![]() 75 - Escola pública ![]() 76 - Viela ![]() Bônus. Fotos tiradas no caminho de volta, pela MR-290. 77 - Ouro Fino: letreiro da cidade e no fundo a casa do Menino da Porteira ![]() 78 - Menino da Porteira: "Toda vez que eu viajava, pela estrada de Ouro Fino, de longe eu avista a figura de um menino, que corria, abria a porteira..." ![]() 79 - Cidade de Ouro Fino ![]() 80 - Jacutinga ![]() 81 - Igreja ![]() 82 - Praça ao lado da igreja ![]() 83 - Idem ![]() 84 - Praça próxima ![]() 85 - Centro comercial, com diversas lojas de malhas ![]() 86 - Mais lojas de malhas ![]() Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Rita_do_Sapuca%C3%AD Um pouco da história e da inovação em tecnologia na cidade http://www.inovacao.unicamp.br/repor...eituras2.shtml Thread antigo aqui no SSC (maioria das fotos não carrega): http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=734924
Threads criados DF - Brazlândia, Guará, Núcleo Bandeirante, Taguaparque, 115/116/315/316 Sul SP - São Paulo - Barra Funda, Campinas - Vila Industrial MG - Santa Rita do Sapucaí Threads do Davidbsb onde tb postei fotos minhas (ver páginas seguintes) Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras Last edited by eamaral; September 28th, 2009 at 11:44 PM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Annoying Moderator
|
Ainda existe o Choppirado em Santa Rita? To pro encontrar restaurante onde se coma melhor até hoje!
|
|
|
#3 |
|
Minas Gerais
Likes (Received): 1
|
Minas sempre dando um show em urbanização !! Parabéns seu trabalho ficou ótimo !!
|
|
|
#4 |
|
Registered User
|
Legal sua cidade
.É uma cidade normal, pacata. Adorei o sinaleiro. Parabéns pelas fotos, estão bem boas.
|
|
|
#5 | |||
|
Registered User
|
Quote:
Um restaurante/pizzaria q eu vi o pessoal falar foi o Na Lenha, q fica a trás da principal igreja. Quote:
Mas pelo visto não deve ser raro ter enchente na cidade. Vi outdoor de um prédio q destacava q ele estava em área fora da enchente "de acordo com a cota do ano 2000". Esse blog mostra umas fotos dessa enchente de 2000 http://aleosp2008.wordpress.com/2008...es-historicas/ E aqui tem um vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=l8a52I38vS0&feature=fvw Quote:
Q bom q gostou das fotos.
Threads criados DF - Brazlândia, Guará, Núcleo Bandeirante, Taguaparque, 115/116/315/316 Sul SP - São Paulo - Barra Funda, Campinas - Vila Industrial MG - Santa Rita do Sapucaí Threads do Davidbsb onde tb postei fotos minhas (ver páginas seguintes) Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras |
|||
|
|
|
|
|
#6 |
|
Aglomerado Urbano Caipira
Likes (Received): 102
|
Simpáticas cidades! A igreja Matriz de Ouro Fino é rica em detalhes arquitetônicos... Jacutinga é bonitinha... >>>
Santa Rita juntamente com Itajubá e Pouso Alegre tiveram momentos difícieis na grande enchente do rio Sapucaí ocorrida no ano 2000... As cidades se recuperaram rapidamente e atualmente elas são importantes pólos de desenvolvimento no Sul de Minas. >>>
|
|
|
#7 |
|
Moderator
Likes (Received): 906
|
Adorei as três, cidades lindas e desenvolvidas, o skyline de Santa Rita vai ficar bem legal daqui a um tempo! As fotos ficaram muito boas, parabéns!
|
|
|
|
|
|
#8 |
|
Registered User
Likes (Received): 114
|
Gostei bastante das cidades. Santa Rita é uma cidade de interior bem cuidada e aprazível. Ouro Fino e Jacutinga (principalmente esta ultima) são bem agradáveis.
|
|
|
#9 |
|
Itabirinha-MG
Likes (Received): 2
|
lindas todas as tres e muito desenvolvidas
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Registered User
Likes (Received): 197
|
Nossa cara que legal! Sempre tive muita curiosidade de ver fotos de Santa Rita pois tenho alguns amigos que são daí e sempre ouvia falar da cidade. Cheguei a entrar no INATEL mas infelizmente não pude cursar
É incrível como essa região, mesmo longe dos grandes centros conseguiu se desenvolver e tornar-se competitiva em uma área não muito comum a pequenos centros, por isso, admiro muito as cidades do Vale da Eletrônica.Outro ponto é essa arquitetura das residências. Pra mim é algo muito familiar pois é típico de cidades do Sul de Minas e do Centro-Oeste, minha terra natal. Vê-las é como se sentisse em casa. Eu não sei da onde pode ter vindo tal "inspiração" e de ser algo recorrente em tantas cidades. Agradeço mais uma vez pelo thread, Santa Rita superou minhas expectativas.
Como D. Beja Araxá nasceu camponesa.E, como D. Beja, também conheceu a adversidade, sendo o objeto de desejo de poderes superiores. O Estado apropriou-se de suas fontes, maculando sua beleza, ainda que a recompensasse com um rico patrimônio. Por ele, Araxá conheceu o mundo, e o mundo a conheceu. Hoje, D. Beja é Araxá, espelho de suas convicções e metáfora de suas contradições. Nela se refletem simultaneamente, as imagens do seu presente, as representações históricas e as verdades míticas do seu passado; as projeções para o futuro. Rosa Maria Spinoso |
|
|
|
|
|
#11 |
|
São José dos Campos
Likes (Received): 30
|
É a cidade natal da minha mãe!
É uma cidade legal, o destaque é o setor tecnológico mesmo! Muito bom!
|
|
|
|
#12 |
|
Mineiro da Mata
Likes (Received): 204
|
Esse thread eu gostei...
![]() Tinha curiosidade em saber como era a cidade, que de uns 15 anos pra cá veio se tornando famosa. É mto interessante qdo uma região acaba descobrindo uma outra vocação, e no caso da eletrônica pode parecer inusitado uma pequena cidade de interior ter alcançado esse posto. O que prova que cabeças empreendedoras na maioria das vezes é a solução para o desenvolvimento sustentável de uma cidade.
Santa Rita de Jacutinga (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira NOVO! Matipó - Zona da Mata Mineira NOVO! Manhumirim - Zona da Mata Mineira Carangola - Zona da Mata Mineira Avatar: esquinas da Halfeld c/ Rio Branco |
|
|
|
|
|
#13 | ||||||
|
Registered User
|
Quote:
Nem sabia dessa enchente. Fui procurar pra responder a msg acima e vi q foi feio o negócio mesmo... Quote:
Quote:
Isso aí. Valeu! Quote:
![]() Quote:
Quote:
As incubadoras de empresas, tanto das faculdades (eu vi a do Inatel), qnd a da própria prefeitura, ajudam a transformar o conhecimento q têm em empreendimentos mesmo. Todos: Q bom q gostaram!
Threads criados DF - Brazlândia, Guará, Núcleo Bandeirante, Taguaparque, 115/116/315/316 Sul SP - São Paulo - Barra Funda, Campinas - Vila Industrial MG - Santa Rita do Sapucaí Threads do Davidbsb onde tb postei fotos minhas (ver páginas seguintes) Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras |
||||||
|
|
|
|
|
#14 |
|
vou desovar o presunto
Likes (Received): 310
|
Bonita, a topografia ajuda tanto na urbe quanto à sua volta.
A única coisa que não gostei foi o cemitério "vertical" (14)
|
|
|
|
|
|
#15 |
|
A cada um o que é seu
Likes (Received): 3
|
Ótimo tópico, sempre ouvi falar de Santa Rita (meu pai tem uma empresa que vende equipamentos de telefonia produzidos em SRdS) mas nunca tive a oportunidade de ir até lá e conhecer a cidade. Bem aprazível, tranquila e tradicional, talvez mais organizada que outras tantas da região. O seu parque tecnológico é notável. Tenho muita simpatia pelo Sul de Minas, sinto-me em casa nessas cidades...
![]() Gostei da variedade das fotos e do critério de organização.
|
|
|
#16 |
|
.
|
Muito bonitinha a cidade!
|
|
|
|
|
|
#17 | ||
|
Registered User
|
Quote:
Quote:
As fotos eu fui primeiro selecionando na ordem em q tirei mesmo. Como foram quase tds no mesmo dia (domingo, 27/09/09), seguem mais ou menos o trajeto q fiz. Só puxei as da praça Santa Rita pro início, pra começar com algo mais interessante do q a chegada na cidade, hehe Valeu!
||
|
|
|
|
|
#18 |
|
Rodrigo!
Likes (Received): 36
|
Que aprazível é Santa Rita, muito bem cuidada, organizada e com belo casario... Ouro Fino tbm foi uma boa surpresa.
Minas e seus encantos!
|
|
|
|
#19 |
|
Registered User
|
Muito bonita e simpática a cidade, o pib da cidade deve ser bem elevado.
E os morros fantásticos
Região administrativa de Campinas, 4 maior em população do Brasil, com aproximadamente 6,3 milhões de habitantes e um PIB de 142 bilhões de reais http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=952072 |
|
|
|
|
|
#20 |
|
Usuário Registrado
|
Gostei deste thread. As fotos estão muito boas. Santa Rita do Sapucaí parece bem legal. Valeu por ter mostrado.
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|