daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo



Reply

 
Thread Tools
Old September 29th, 2009, 08:37 PM   #1
Paulo-Brito
Paulo Brito
 
Paulo-Brito's Avatar
 
Join Date: Sep 2009
Location: São Paulo
Posts: 5
Likes (Received): 1

Parque do Carmo: o segundo maior parque de São Paulo!

O Parque do Carmo fica no bairro de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, a 17km do centro da cidade. A população do bairro é de 525 mil habitantes, uma das maiores da cidade, e é formada por 4 distritos: Itaquera, Cidade Líder, Parque do Carmo (distrito homônimo) e José Bonifácio.


Portão Principal, na Avenida Afonso de Sampaio e Souza (antiga Estrada da Fazenda, ou Avenida Caaguassu), que liga Itaquera à Avenida Aricanduva.


A região era habitada por indígenas, que a chamavam em tupi-guarani de Itaquera, que significa pedra-dura, em referência à quantidade de rochas do local. Em 1722, as terras são doadas aos católicos da "Província Carmelita Fluminense" (Os Carmelitas), que transformam o local em uma grande fazenda de café, laranja, chá, verduras, e criação de gado.
A partir de 1875, com a criação da estação da Ferrovia São Paulo - Mogi das Cruzes, Itaquera começa a se desenvolver. Em 1919, os Carmelitas dividem a fazenda em várias glebas. Parte delas é comprada pelo Coronel Bento Pires, que amplia o cultivo de café, inicia o primeiro loteamento urbano, e cria, em 1925, o primeiro loteamento para as primeiras 32 famílias de imigrantes japoneses (que posteriormente são bem sucedidos no cultivo de pêssego).


Em 1951, depois da queda do valor do café, Bento Pires vende a fazenda para o Engenheiro Oscar Americano, que transforma a fazenda em espaço de lazer, realiza inúmeras melhorias, planta eucaliptos, e cria ao lado um loteamento para a classe média-alta (hoje o Jardim Nossa Senhora do Carmo).
Após o falecimento de Oscar Americano, em 1974, a prefeitura de São Paulo compra a fazenda dos herdeiros, e cria o "Parque do Carmo", inaugurado em 1976.


Início da Ciclovia, que dá a volta em todo o perímetro do parque. A volta completa é de aproximados 5,5km, mas os trechos todos somados totalizam 9km de asfalto de boa qualidade, também para caminhar e correr (embora a placa diga o contrário).


Eu frequento o parque há muitos anos, e devo elogiar muito a limpeza e manutenção.


Em 2008, a prefeitura de São Paulo transformou a área ao lado em "Parque Natural do Carmo", ao comprar a Área de Proteção Ambiental (APA) Fazenda do Carmo. Com isso, o Parque do Carmo passou a ter quase 7 milhões de metros quadrados, o segundo maior da cidade (só perde para o Parque Anhanguera, que possui 9,5 milhões).


A cerca à direita (que aparecia à esquerda na foto anterior) delimita o Parque do Carmo da área reservada.


Há muitos esquilos nesse bosque, mas esse dia foi à tarde, e eles aparecem mais de manhã. Eles andam de uma árvore à outra, atravessam a rua, sobem nos coqueiros, e ficam fazendo um barulho típico de arranhar coquinhos.


A ciclovia na verdade é metade subida e metade descida.


Esse menino de camisa verde que aparece nas fotos é meu filho Giovanni, de 8 anos. Ele me acompanhou em toda a caminhada, que foi muito agradável.


Esse gramado é um dos melhores locais pra fazer piquenique, modalidade toalha quadriculada estendida na grama (cada um juntando o próprio lixo na sacolinha, é claro).


Uma das mais belas vistas do parque. Ao centro, há uma plataforma de concreto (anfiteatro), que costumava abrigar shows gratuitos nos anos 80 e 90, como eu mesmo vi. Num deles, em 1987, da América FM (se não me falha a memória), havia um público de 600 mil pessoas! Esse gramado parecia um formigueiro! Isso não era nada seguro, e não havia estrutura pra aguentar esse povo todo.


Mesmo assim, os shows continuaram por vários anos. Já passaram por ali Raça Negra, Mamonas Assassinas, Os Trapalhões, Xuxa, Alcione, Renato Teixeira, e diversos outros que não me lembro. Hoje há poucos shows, e o parque está melhor cuidado.


Continuamos a subir pela ciclovia, quase chegando no topo do morro.


Topo do morro. Vista do Parque do Carmo, com a cúpula do Planetário, Cohab II ao fundo (à direita) e Vila Carmozina (à esquerda).


Descendo a ciclovia. Diversas mudas vêm sendo plantadas, e teremos um parque ainda mais belo nos próximos anos.


A rua à esquerda leva ao SESC ITAQUERA, que de tão grande e belo merece um thread à parte.


O Planetário do Carmo foi inaugurado em 2005, mas logo foi fechado para obras (?), e sempre que passo lá o vejo assim. Reza a lenda que o equipamento é de última geração, o melhor da América Latina, e que havia a previsão para re-inaugurar ainda em 2009.


Descida da ciclovia.


Bifurcação, com alternativa à direita (contornando a avenida, com monóxido de carbono)...


... ou à esquerda, onde as árvores formam um túnel (por onde vamos).


Saí da ciclovia (à esquerda na foto) pra subir o morrinho, e tirar uma foto lá de cima.


Há uma rua de terra alternativa para estacionamento, onde cabem muitos carros (foto).


E essa rua fica ao lado desse bosque de eucaliptos.


E nesse bosque de eucaliptos há inúmeras churrasqueiras e mesas de piquenique (nunca usei, pois prefiro sentar no gramado).


Continuando a descida.


Esse campo é pequeno, mas há um outro de medidas oficiais (fica do outro lado do parque, perto do Planetário, e não aparece nas fotos).


Mais um bosque, com gramados em volta.


Vista da Cidade Lider. O prédio branco é a 53a. DP (Delegacia de Polícia), e o vermelho com piscina é o Grupamento de Bombeiros. No início dos anos 2000, ensaiou-se uma verticalização no bairro, que não vingou. O modelo de crescimento imobiliário de hoje são os sobrados geminados, que tomam o lugar dos últimos terrenos baldios da região ou de casas antigas.


Placa Comemorativa às relações de amizade entre Brasil e Japão. Itaquera acolheu inúmeras famílias de imigrantes japoneses a partir de 1925, como eu disse lá atrás. Há uma vila em Itaquera chamada Colônia Japonesa, onde concentravam-se inúmeras chácaras de pêssego (hoje mesclada com áreas industriais), que deu a Itaquera a fama de "Terra do Pêssego" durante algumas décadas do século XX. Ainda hoje, os descendentes se reúnem no Itaquera Nikkei Clube, e em diversos eventos (como o bazar na Associação Beneficente Kodomo-No-Sono e a Festa das Cerejeiras, no próprio Parque do Carmo).


Entrada e saída do estacionamento.


Fim da ciclovia.


Fim da ciclovia.


Estacionamento gratuito (há um particular do outro lado a R$ 5, pra quem preferir).


Parque Infantil.


Parque Infantil.


Falávamos em imigração, e encontrei essa roda de bolivianos. A imigração boliviana em São Paulo têm crescido muito nos últimos anos, e têm sido cada vez mais comum encontrá-los em Itaquera, por ser um bairro de imóveis mais acessíveis à classe C, e devido à relativa proximidade com o bairro do Brás (pólo industrial e comercial de tecidos).


Chegamos ao lago, elemento central do Parque do Carmo. Há uma rua em volta da lagoa, num percurso de 1,5km, ideal para correr ou pedalar.


Praça da 3a. Idade, onde há um "Monjolo", antiga ferramenta de moer, tipo pilão, movido à água.


Saí um pouco do lago pra subir outro morro, e poder mostrar o Monumento ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, inaugurado em 2008 pelo príncipe Nahurito, da família imperial japonesa.


Esta pedra de granito central é brasileira, vinda do Ceará, e representa o sol. Em volta dela há 6 pedras de granito japonês, de tonalidade branca, que representam os continentes. Elas foram esculpidas no Japão durante um ano e meio por um artista japonês, Sr. Kota Kinutani.




E a criançada brasileira aproveita para brincar!


Pedra esculpida pelo artista Kota Kinutani.


Vista do Parque do Carmo, com o lago ao centro.


Voltando ao lago, na estrada que o margeia.


Bosque das Cerejeiras, onde acontece anualmente nos meses de agosto a "Festa das Cerejeiras", também promovida pela colônia japonesa de Itaquera. No bosque, o pessoal arma um lençol no chão, para aguardar a "florada" das árvores.


Local bacana pra jogar vôlei, onde costuma ser armado o palco da "Festa das Cerejeiras".


Mais um lago, rodeado por um bosque.


Os jardins são muito bem cuidados no parque. Arbustos sempre aparados.


O plantio das cerejeiras começou em 1978, no 70o. aniversário da imigração japonesa. Há uma placa de homenagem ao Sr. Matsuba, que mesmo com idade avançada, se dedicou a plantar e cuidar das diversas cerejeiras que hoje existem no parque.


Casarão do Parque do Carmo, onde hoje funciona um museu. Este casarão foi a sede da Fazenda por diversas décadas, e perto dele há uma piscina desativada (não aparece na foto), construída pelo Engenheiro Oscar Americano.


Rua de frente ao casarão.


O outro lado do lago, no fim de tarde. O parque já ficando vazio.


Prédio da administração do parque, antiga Casa de Hóspedes da Fazenda. Há também uma casa onde hoje funciona a administração local da GCM (Guarda Civil), mas onde funcionava, na época da fazenda, uma Casa das Crianças e Babás, devidamente ventilada e iluminada para prevenir doenças da infância.


Gramado em frente à administração.


Pra terminar, uma bela vista do lago, ao entardecer.


O Parque do Carmo funciona de segunda à domingo, das 6h00 às 18h00.
Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 - Itaquera - São Paulo - SP.
Para ir:
- De carro: pra quem vem do centro de São Paulo, pegar a Avenida Aricanduva (desde a Ponte Aricanduva da Marginal Tietê ou da saída da Radial Leste) e seguir em frente. Lá adiante, na altura do bairro de São Mateus, há a placa "Parque do Carmo", para entrar à esquerda.
- De condução: descer na Estação Corinthians-Itaquera, do metrô, e pegar ônibus ou van (há varias linhas, como a 3789 Cidade Tiradentes, 3707 Jardim São Francisco, etc).
- De taxi: há saída regular desde o Metrô Itaquera, e o percurso leva de 7 a 10 minutos. A corrida sai por +/- R$ 10,00.
__________________

jmviel liked this post
Paulo-Brito no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old September 30th, 2009, 12:13 AM   #2
Celsoldc
Registered User
 
Celsoldc's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Location: Capivari, SP
Posts: 540
Likes (Received): 107

Parabéns pelo thread! Realmente, como você mesmo disse, o Parque está muito bem cuidado.
Celsoldc no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 12:32 AM   #3
Camilo_Costa
pindura mesmo!
 
Camilo_Costa's Avatar
 
Join Date: Oct 2007
Location: Curitiba
Posts: 4,976
Likes (Received): 1029

Esse parque é muito agradável. Uma ótima área de lazer!
__________________
mãe, o forninho caiu!!
Camilo_Costa está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 12:45 AM   #4
haznobe
Brasiliense da Bahia!
 
haznobe's Avatar
 
Join Date: Jan 2009
Location: Brasília
Posts: 2,717
Likes (Received): 49

São Paulo ainda me surpreende!!!
Uma boa surpresa ver um parque tão lindo por aqui!!
haznobe no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 02:41 AM   #5
CleitonSPecial
Mr. C
 
CleitonSPecial's Avatar
 
Join Date: Dec 2007
Location: Piedade/SP - Godinhos
Posts: 2,219
Likes (Received): 179

Que lindo!!! Adoro parques espaçosos. Preciso conhecer o lugar.
CleitonSPecial no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 03:22 AM   #6
sidney_777
Registered User
 
sidney_777's Avatar
 
Join Date: Jul 2009
Posts: 153
Likes (Received): 0

Gostei do parque do carmo, numa cidade em que o concreto muitas vezes substitui o verde, tem seus lugares para mostrar uma outra face da cidade
__________________
Região administrativa de Campinas, 4 maior em população do Brasil, com aproximadamente 6,3 milhões de habitantes e um PIB de 142 bilhões de reais

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=952072
sidney_777 no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 05:25 AM   #7
Guajará
from Belém-Pa
 
Guajará's Avatar
 
Join Date: Jun 2009
Location: Porto Alegre
Posts: 26,246
Likes (Received): 430

poxa é grande mesmo, e muito bonito eu ainda não conhecia. vou por na minha lista na próxima visita a SP.
belo thread e obrigado!
adorei todas as fotos.
Guajará no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 09:46 AM   #8
Paulo-Brito
Paulo Brito
 
Paulo-Brito's Avatar
 
Join Date: Sep 2009
Location: São Paulo
Posts: 5
Likes (Received): 1

Muito obrigado pelos comentários. Fico contente em participar.

O Parque do Carmo é realmente uma grande jóia, e muita gente daqui não se dá conta disso. Aliás, a quantidade de pessoas que o utilizam para esporte é insignificante, se comparada ao Ibirapuera: a gente praticamente vê gente correndo, pedalando ou caminhando só de manhã cedo. Fica nítida a diferença cultural e social entre as pessoas de um parque de periferia e um parque de área nobre. "Parque de pobre" e "Parque de rico", em outras palavras.

No Parque do Carmo não há aluguel de bicicletas, como no Ibirapuera - embora seja o parque com a maior ciclovia da cidade. Não há quadras poliesportivas, como vôlei, basquete ou futebol de salão - enquanto que, no Parque Villa-Lobos, há até quadra de tênis. A avenida em frente ao Parque do Carmo é muito feia e degradada, com prostituição intensa no período noturno, quando poderia ser uma área super valorizada sob o ponto de vista imobiliário: quem não gostaria de morar em frente a um parque tão belo?

Quem sabe a gente não transforma isso com mais informação, educação e cultura?
Paulo-Brito no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 11:33 AM   #9
GilsonBarros
Thiago Agom
 
GilsonBarros's Avatar
 
Join Date: Feb 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 5,579
Likes (Received): 177

é uma pena né Paulo.
Mas, o parque é muito legal.
__________________
Tricolor de coração!!!
GilsonBarros no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 06:45 PM   #10
Lukinhaaaz
Registered User
 
Lukinhaaaz's Avatar
 
Join Date: Jan 2009
Location: São Paulo
Posts: 2,627
Likes (Received): 55

O Parque do Carmo é maravilhoso. Um paraíso.
Parabéns pelo thread!! Fotos ótimas.
__________________
DIURBE SP: http://diurbesp.tumblr.com/

DIURBE SP (Facebook): https://www.facebook.com/diurbesp?ref=hl
Lukinhaaaz no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 07:30 PM   #11
tonyssa
.
 
tonyssa's Avatar
 
Join Date: Aug 2007
Posts: 75,300

Muito bonito o parque!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 11:32 PM   #12
IcaroSP
Registered User
 
IcaroSP's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Location: Victoria BC
Posts: 1,593
Likes (Received): 292

Bem vindo ao fórum Paulo!
Esse seu thread ficou muito bom, deve ter sido um dia muito agradavel com seu filho no parque...
Nunca vi imagens do parque, e me pareceu muito bom!
IcaroSP está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 2nd, 2009, 07:28 PM   #13
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO
 
JoseRodolfo's Avatar
 
Join Date: Jul 2003
Location: São Paulo - Brasil
Posts: 4,414
Likes (Received): 81

Impressionante!! Acho que eu nunca passei nem perto... Adoraria conhecer!!!
__________________
_________
Faça parte do movimento de defesa do Patrimônio Histórico de São Paulo, entre para o Preserva São Paulo:
http://www.preservasp.org.br/
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote
Old October 2nd, 2009, 07:43 PM   #14
KASchramm
Sampa!
 
KASchramm's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Location: São Paulo
Posts: 5,809
Likes (Received): 192

ADOREI o parque!!! Valeu MESMO pelo thread!
__________________
Todos os meus threads aqui / Flickr

Meu thread mais recente: 89ª Corrida de S. Silvestre

São Paulo, eSPetacular.
KASchramm no está en línea   Reply With Quote
Old October 2nd, 2009, 09:07 PM   #15
Paripe
Soteropolitano.. :)
 
Paripe's Avatar
 
Join Date: Sep 2009
Location: Salvador
Posts: 339
Likes (Received): 9

Parece o interior! Realmente impressionante! Parabéns São Paulo por um parque tão bem cuidado e imenso no meio da cidade!
Paripe no está en línea   Reply With Quote
Old October 2nd, 2009, 09:31 PM   #16
del Marques
Registered User
 
del Marques's Avatar
 
Join Date: Mar 2009
Location: Jundiaí SP
Posts: 78
Likes (Received): 2

Belas fotos, Paulo, o Parque me pareceu bem cuidado.
del Marques no está en línea   Reply With Quote
Old October 3rd, 2009, 05:48 PM   #17
Paulo-Brito
Paulo Brito
 
Paulo-Brito's Avatar
 
Join Date: Sep 2009
Location: São Paulo
Posts: 5
Likes (Received): 1

Muito obrigado aos amigos pelos elogios e comentários. Fiquei super contente em participar, esse foi meu primeiro "thread".

Venham caminhar, correr ou pedalar!
Paulo-Brito no está en línea   Reply With Quote
Old February 5th, 2012, 12:39 AM   #18
Paulo-Brito
Paulo Brito
 
Paulo-Brito's Avatar
 
Join Date: Sep 2009
Location: São Paulo
Posts: 5
Likes (Received): 1

Red face "UP"

Olá à todos!

Agora o bairro de Itaquera está "na moda", com a construção do novo Estádio do Corinthians, sede da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Desde o anúncio inicial, houve grande valorização imobiliária por aqui, embora na prática a vida continue a mesma, com os mesmos problemas de sempre e alguns agravantes - há um novo ponto de usuários de crack, como uma "mini cracolândia" na Avenida Harry Dannemberg, há cerca de 500 metros do portão do Parque do Carmo. Eu passo por essa avenida todos os dias, e já cheguei a ver mais de 30 usuários de crack nos arredores, principalmente à noite.

Mas por outro lado, nosso bairro ganhou atenção das autoridades (Prefeitura e Governo do Estado), que estão prometendo uma série de melhorias viárias até o final de 2013. Por enquanto, nada saiu do papel - mas estamos na expectativa.

A verdade é que são coisas demais para melhorar num espaço de tempo tão curto. Agora é aguardar pra ver.

Abç.
Paulo-Brito no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2012, 01:48 AM   #19
Loro.
Pro Brasilia fiant eximia
 
Loro.'s Avatar
 
Join Date: Jul 2010
Location: Urbs Paulistana, Sanctus Paulus - Brasilia
Posts: 6,291
Likes (Received): 1787

Boas fotos, o parque é realmente enorme, muito bonito e bem cuidado.
Loro. no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2012, 11:54 PM   #20
superkyo
Registered User
 
superkyo's Avatar
 
Join Date: Jul 2007
Location: SOROCABA-SP
Posts: 3,334
Likes (Received): 185

Alguem sabe de quem é a responsabilidade da manutenção do parque ?? pq está mto bom !!

É bom ver que tem coisa no Brasil que ainda funciona.
__________________
Projetos:
BRT - SOROCABA

bruno de moraes 2020 liked this post
superkyo no está en línea   Reply With Quote


Reply

Tags
parques, são paulo, zona leste

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 05:00 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu