SkyscraperCity Forum banner

Portuguese return to Angola | Portugueses voltam para Angola

11K views 88 replies 16 participants last post by  Matthias Offodile 
#1 ·

Angolan Riches Lure New Wave of Workers

* SEPTEMBER 29, 2009

Portuguese Professionals Flee the Downturn for Former Colony's Fast Growth; 'Anything Can Happen Here'


By SUSANA FERREIRA

Nearly 35 years after winning independence from Portugal, Angola is being populated by its former colonizer once again -- this time by professionals and scores of workers laid off amid the economic slump.

Luis Amaro, a sales manager for Lisbon-based software company LocalSoft, saw the opportunity in July when he went to Angola on a business trip.

"Things are happening here. I can build a new life," Mr. Amaro remembered thinking. He plans to move to Luanda at the end of this year with his wife and teenage son.

He will leave behind his native Portugal, which has been hard hit by the global downturn. Unemployment in the second quarter was 9.2% and the economy is expected to shrink by 3.7% this year. Temporary and seasonal construction work in other European Union countries -- a mainstay for Portuguese laborers -- have been drying up. As workers from across Europe return to Portugal, a country of 10.6 million, they struggle to find jobs.

Portugal's former colony, meanwhile, has emerged in recent years as one of the world's fastest-growing economies. Angola's gross domestic product has grown well over 10% annually since 2004, and topped 20% in 2007, bolstered by oil production and mining. Even with the drop in oil prices in 2008, GDP grew 14.8% for the year.

Keen to rebuild infrastructure destroyed by more than three decades of war, Angola, with a population of 12.8 million, has experienced an explosion in civil-engineering and construction projects.

Neither country's government keeps exact numbers, but economists say an estimated 60,000 to 150,000 Portuguese nationals like Mr. Amaro have entered Angola over the past five years, not counting trips of long-term residents or people staying on short-term work visas. Manual laborers, doctors, engineers and bankers have flocked to the country. Demand for visas is so high that the most desperate job-seekers camp out overnight to get at the front of the line at the Angolan consulate in Lisbon.:eek2:

"In the last few years, Angola is the country that has received the most emigrants" from Portugal, said Rui Pena Pires, a sociology professor at the CIES, the Center for Sociology Studies and Research, in Lisbon. According to the Angolan consulate, some 17,000 Portuguese nationals moved to Angola on visas of at least one year in 2006. For both 2007 and 2008, that number surged to roughly 24,000. By the first three months of 2009, nearly 7,700 Portuguese had packed their bags for Angola.


"We don't see it going down anytime soon," said Mr. Pires.


That movement is striking in contrast to European countries' efforts to tighten restrictions on immigration, including on people from their former colonies and territories.

Angola's recent growth spurt comes after decades of damage and stagnation due to military conflict. After centuries as a colony and then as an overseas province of Portugal, Angola's struggle for independence erupted in war in 1961. Angola declared independence on Nov. 11, 1975, but the country's rival political groups launched into a bloody civil war that killed and displaced millions. A cease-fire was reached in 2002. Since then, Angola has been in the process of recovery.

Filomeno Vieira Lopes, an economist and member of the Angolan opposition party Front for Democracy, said three factors have contributed to economic growth. "First, there was the rise in petrol prices and the rise in production; second, the interest from China; and now, all the rebuilding after the war," he said.

The need for infrastructure -- roads, railways, pipelines and skyscrapers -- created the most demand for labor. According to Portuguese government figures, Angola imported more than €2.27 billion ($3.34 billion) in goods from Portugal in 2008, up from €1.68 billion in 2007.

"There is not a single industry in Portugal that has not benefited from this," said Daniel Bessa, a former Portuguese minister of economy
. In March of this year, Angolan President José Eduardo dos Santos and his Portuguese counterpart, Aníbal Cavaco Silva, signed a deal to create a joint Portuguese-Angolan investment bank.:cheers:

While Angola is luring unemployed and underemployed Portuguese, it has many internal problems, including an unemployment rate of its own that has reached 40%, increasing inflation and widespread poverty. This reality has created a "certain a level of animosity," toward foreigners, who are seen as taking jobs from Angolans, said Mr. Vieira Lopes.

But for Justino Pinto de Andrade, a professor of economics at the Catholic University of Luanda, having foreigners -- particularly those who have come to work on rebuilding projects -- pour into his country is something positive. Local companies were paralyzed for years during the wars, he said, putting the country's workers at a disadvantage in terms of training.

"Angola has to be constructed," said the professor. "Borders are disintegrating. They don't make sense in this globalized world. We need qualified people -- not just people with advanced school degrees, but people who are qualified in all senses of the word."

Mr. Amaro got a sense of that need when he first arrived at Luanda's Quatro de Fevereiro airport in Angola. "I left a country that was very calm, very organized and predictable," he said. "I entered a country where an agenda isn't possible. Traffic is chaotic. It'll take you three hours to cross 12 kilometers."

That disorder represented to him the frenzy of rebuilding.

João Carlos da Costa, an official at Jobfair Global Search, a Lisbon-based recruitment company, said he doesn't even bother advertising jobs. "If we said that we were looking for Portuguese applicants, we would have thousands at our door within the hour," he said.

One of the appeals of Angola's job market is high salaries. For many of Mr. da Costa's clients in Angola, a starting salary for an entry-level position in banking or civil engineering is between $2,000 and $5,000 a month. By comparison, a high starting rate in Portugal for a similar job is €1,000 a month.

The salary is what lured Domingos Da Rocha, a quarry worker, to Angola in late 2007, said Alice Silva, his wife who stayed behind in Boelhe, in northern Portugal.

Mr. Da Rocha was one of several dozen men from the small town who went off to Angola when local rock-quarry jobs began to dry up. Ms. Silva said her husband tried working in Switzerland, but "he didn't earn enough and he missed us."


When Mr. Amaro goes to Luanda, Angola, to house-hunt in October, the software sales manager hopes to lead an expansion of his company, LocalSoft, throughout Angola and into neighboring countries.

"Anything can happen here," said Mr. Amaro. "It's chaotic -- but in a dynamic way."
 
#68 ·
então tem de dar emprego a eles...porque nos necessitamos de ajuda...precisamos aprender muito...mas acho que ja estão muito encaminhados para angola agora quanto ao brasil não sei...sei que tem muitas escolas privadas...
 
#69 ·
mas o popa1980 o que tens contra os brancos e portugueses...?se não gostas de brancos porque queres que os brasileiros vão para angola?porque os que forem vão ser brancos de certeza,

Evany

Just ignore him, if you answer him , you will feed him...that´s what he wants! Just ignore him

Ignorance is the only way to deal with people like him
. His is filled with hatred to the brim...maybe his English girlie dumped him...anyway, i am done with him. He is thin air for me now.

I can no longer read his messages (he is on my ignore list), I am so incredibly relieved now..I can finally breathe in this and the other sub-forum.!:cheers::)
 
#70 ·
Evany

Just ignore him, if you answer him , you will feed him...that´s what he wants! Just ignore him

Ignorance is the only way to deal with people like him[/B]. His is filled with hatred to the brim...maybe his English girlie dumped him...anyway, i am done with him. He is thin air for me now.

I can no longer read his messages (he is on my ignore list), I am so incredibly relieved now..I can finally breathe in this and the other sub-forum.!:cheers::)


Well you are there already then! IGNORANCE! LOL.
 
#81 ·
Angola é um promissor mercado para Brasil e Portugal. Há o laço histórico cultural e muito pode ser feito em Infraestrutura. Angola esta treinando seus profissionais em muitos centros do Brasil , Portugal e outros do mundo. Enfim, está na hora desse gigante africano despertar também!
 
#82 ·
Falou bem irmão...GIGANTE AFRICANO agrada-me muito:nocrook:..as vezes da forma que angola é ignorada por essas nações do hemisfério norte...não todas pk Portugal e França..digo França vi da forma que eles lidaram com o caso Angolagate e pela ida do sarkozy a angola acho que foi em 2007...agora os outros..Inglaterra, Alemanha, Espanha e italia só querem petróleo, ouro, diamantes...isso é na minha opinião...as relações com o Brasil na minha opinião tem de ser maior que Portugal pela nossa História enfim...mas nos 3 devemos fazer a história no mundo lusófono e não só...Havemos de chegar la HGP...será a força da lusofonia :)
 
#83 ·
Many are binationals - keeping two passports when they were born in Angola - just like this famous and fine lady


Marianela Mirpuri põe fim a relação de cinco anos com Duarte Freitas: "Tenho 50 anos, mereço tempo e espaço sem ter que dar satisfações"


A empresária garante que a decisão de terminar o namoro foi bilateral. Diz que o amor deixou de existir, mas que a amizade entre os dois se mantém.





Este é um ano de viragem na vida de Marianela Mirpuri. Sempre foi uma lutadora e, quando chega à conclusão de que um ciclo terminou, é a primeira a tomar a iniciativa de mudar de rumo, seja na vida profissional ou pessoal. Foi precisamente isso que se passou na sua relação com Duarte Freitas, o engenheiro civil de 38 anos com quem namorava há cinco anos. "Foi uma necessidade minha, que ele entendeu. Era uma decisão que estava na iminência de ser tomada, mas que só agora se concretizou", adianta a empresária, que abriu as portas de sua casa, no centro de Lisboa, para nos falar das suas paixões: o negócio de família ligado aos aviões a jacto, a música, e Pierre Louis, um bulldog francês que a filha, Mónica, de 25 anos, lhe ofereceu há três anos.
- A que atribui o fim da sua relação com o Duarte? A chama da paixão esmoreceu?

Marianela Mirpuri - A paixão não dura cinco anos, nem comigo nem com ninguém, a chama extingue-se depressa, é muito efémera. Não teve nada que ver com isso. Acho que depois da paixão vem o amor, a amizade, o companheirismo, e acho que esses se foram diluindo ao longo do tempo.



- Terá sido o amor que desapareceu, uma vez que a amizade entre os dois se mantém?

- Claro que sim. Mais tarde até pode voltar o amor, mas para já estamos bem assim.
- Continua, então, a acreditar no amor?

- Claro. Já tive alguns amores, mas também desamores, passei por dois divórcios... Mas continuo a acreditar no amor, continuo a pensar que vale a pena apostar no amor, embora neste momento prefira estar sozinha.
- Parece que se tem refugiado na música, uma das suas grandes paixões...

- É verdade. Já gravei dois discos com um grupo de amigos, intitulados Cantigas de Amigos, e agora estou a concretizar o sonho de cantar com as minhas sobrinhas Sílvia e Luísa Mirpuri. Aliás, elas é que são as estrelas do disco, pois cantam muito melhor do que eu. O meu sonho sempre foi fazer alguma coisa mais profissional dentro da área do canto, mas enveredei muito cedo pela área empresarial e acabei por ir assumindo compromissos que me foram impedindo de me dedicar à música. Só agora, depois de 'velha', é que vou poder ver esse sonho ser concretizado através das sobrinhas.
- Apesar de ter aulas de canto lírico, acabou por gravar um disco de blues...

- Sim, decidimos fazer uma selecção de temas de blues, achamos que são mais intemporais e universais.
- Porque a Marianela é ecléctica no que toca a gostos musicais...

- Gosto de tudo, é verdade. Gosto de música, e quem gosta de música gosta de todos os géneros. Canto mais um tipo de música do que outros, até porque me dediquei mais a eles, mas sou capaz de cantar tudo. Sabendo trabalhar a voz e fazer a respiração correcta, cantamos qualquer coisa.
- E continua a encontrar na música a paz de espírito de que necessita?

- Claro, sempre. Aliás, tudo o que fazemos com paixão traz-nos paz de espírito, e a música é uma das minhas grandes paixões.
- Ainda tem uma máquina de karaoke em sua casa?

- Ainda, acho até que fui das primeiras pessoas a ter uma em Portugal. Canto sempre que posso, embora tenha pouca variedade de discos, porque em Portugal não há grande escolha.

- Li que chegou a ser directora de um coro...?

- Sim, quando estava a estudar na universidade, em Madrid, vivia numa residência universitária ocupada maioritariamente por estudantes da América Latina: brasileiros, argentinos, colombianos... Cantávamos muito aqueles clássicos argentinos, e eu adorava. Acabámos por formar um coro e saltitávamos aos fins-de-semana pelas várias residências universitárias a cantar.
- Nessa altura já era uma líder? Sempre teve esse espírito de liderança?

- Desde miúda que tenho espírito de líder, que se foi revelando desde muito cedo: primeiro, com os meus irmãos - era a segunda filha de sete irmãos -, mais tarde, na escola, onde era chefe de turma. Não creio que seja algo que se adquira, mas, mais do que esse espírito de líder, acho que tenho um espírito de iniciativa muito grande. Gosto de fazer coisas novas e de incentivar e desafiar os outros a fazê-las também. Se isso é ter espírito de líder, então se calhar tenho!
- O seu pai era indiano. Curiosamente, apesar de ser uma pessoa que viaja pelo mundo inteiro, passou muitos anos sem conhecer o país de origem da sua família. Há uma explicação para isto?

- Foi apenas uma questão de falta de oportunidade. O sonho e a vontade sempre existiram, mas as prioridades eram outras. Por exemplo, quando viajava sem ser em trabalho, tinha que escolher destinos de férias onde pudesse estar com os meus filhos, e a Índia não é propriamente um destino turístico familiar. De maneira que foi ficando para trás, mas claro que tenho intenção de lá voltar mais vezes. [Interrompe a entrevista para atender um telefonema] Era o meu tio, irmão mais novo do meu pai. Como vê, ainda mantenho contacto com as raízes indianas...
- O ano passado foi finalmente à Índia...

- Sim, em Maio. Fui com o Duarte. Percorremos o Rajastão num comboio que se chama Palace On Wheels. Aconselho, porque é uma viagem muito bonita. A Índia é mágica, tem aquele misticismo, e, para mim, diz-me mais ainda porque senti o chamamento do sangue. Costumo dizer que muita da minha calma - que não é tanta assim - vem do lado indiano. Acho que as pessoas na Índia têm um espírito muito diferente dos europeus, conseguem aguentar melhor as adversidades e gerir as situações mais difíceis com alguma meditação. Apesar de nunca ter feito ioga, é daquelas coisas que estão no sangue, e já me servi muitas vezes desse autocontrolo.

- E Luanda? Nasceu em Angola, mas também esteve muitos anos sem lá ir...

- Tenho BI e passaporte angolanos, mas não ia lá desde o 25 de Abril de 74.
- Como foi esse regresso ao país de origem 30 anos depois? Lembrava-se de alguma coisa?

- Sim, vi muita coisa que ainda era daquele tempo: o liceu onde estudei, a nossa casa, a praia do Mussulo... Fui revisitar os sítios que me diziam algo, que me faziam lembrar a minha infância.

- Emocionou-se?

- Muito, muito. Aí senti o chamamento da terra. Assim que saí do avião e senti aquele cheiro da terra, característico de África... Veio até mim 30 anos depois como se o tivesse cheirado no dia anterior. Senti-me em casa e sinto-o cada vez que lá vou. É a minha terra. Por isso é que faço questão de ter BI e passaporte angolanos, e ando a estudar o que lá fazer em termos de negócio, na área dos jactos privados. Se fosse um sítio que não me dissesse nada, não teria essa preocupação.


- Os jactos privados são, aliás, outra das suas paixões.

- Sim, e são o meu trabalho, o meu sustento.
- E uma herança também?

- Também, sim. E aproveito para dizer que não gosto de ser rotulada de 'milionária'. Considero-me uma pessoa privilegiada, mas tenho que 'dar o litro' para poder levar avante o meu trabalho, para me sustentar, porque não tenho ninguém que o faça por mim. Portanto, tenho que trabalhar muito para, pelo menos, não baixar o nível de vida.
- Uma filosofia herdada do seu pai?

- Exactamente. Somos uma família de pessoas de trabalho. E uma das heranças que recebi do meu pai é precisamente a convicção de que, antes do trabalho, está a dignidade, e só depois vem o dinheiro, que também conta, claro.
Courtesy of Caras.pt
 
#85 ·
or another elegant fine lady and celebrity who was born in Angola and now gives something back to her country of birth:cheers:
Margarida Mercês de Mello defende que a naturalidade é o segredo da beleza

"A idade não tem peso nenhum na minha vida, mas confesso que também não sou adepta de rugas."


Prima pela simplicidade no seu visual do dia-a-dia e não é obcecada pela beleza, mas, aos 56 anos, Margarida Mercês de Mello defende que há cuidados essenciais. Por isso, foi com agrado que aceitou o convite para ser maquilhada no espaço Giorgio Armani Cosmetics, no El Corte Inglés, por um profissional de grande prestígio internacional, o brasileiro César Santos. No entanto, frisou: "Como tenho uma vida bastante agitada, não posso perder tempo com grandes cuidados, mas é evidente que, como mulher e profissional, me agrada sentir confortável. Por isso, limpo sempre a pele à noite, uso tónico e cremes de dia, de noite e de olhos. Não durmo as horas que devia, mas, caso contrário, não poderia fazer tudo o que gosto. Daí que não dispense também um bom tira-olheiras. E batom. De resto, não me maquilho excessivamente. Porque sempre receei de que se depois alguém me visse sem estar arranjada ou maquilhada se sentisse defraudado, por isso, sinto-me bem cuidada, mas natural."



Há já algum tempo que a apresentadora não se sentia na melhor forma física, mas, depois de ter iniciado uma dieta com o médico Fernando Póvoas, de ter feito massagens e de ter começado a ir ao ginásio, garante que se sente outra. "Na minha idade já se deve ter cuidados redobrados, e a verdade é que uma mudança de hábitos pode melhorar a maneira como nos vemos e sentimos. Agora sinto-me melhor na minha pele." [risos]

E Margarida garante que os 50 anos lhe trouxeram outra visão da vida. "A experiência traz-nos um saber viver muito maior, mas também é uma época de grandes balanços. Sou uma pessoa muito inquieta em relação a tudo o que me rodeia e sou muito curiosa. Sinto que tenho sempre mais para fazer e procuro sempre como o conseguir. Não sei se estou mais serena, mas garanto que a idade não tem peso nenhum na minha vida, pois não penso nisso. Mas confesso que também não sou adepta de rugas!" [risos]



Apesar de não ter nenhum programa no ar, Margarida continua a fazer locuções para a RTP e está a preparar um projecto para Angola. "Ainda não posso revelar nada, mas África é um continente que me diz muito, pois nasci em Angola, onde vivi até aos 16 anos, e acho que uma pessoa nunca se esquece dos sítios onde foi feliz", rematou.



or her another celebrity who was born there and travels back and forth


Cristina Caras Lindas de regresso à ribalta: "A minha vida começa agora"

Afastada há cinco anos da televisão, a popular apresentadora está de volta com muitos projectos.



Cinco anos depois de ter desaparecido do pequeno ecrã, Cristina Caras Lindas volta a ser notícia, e são muitos os projectos que tem para apresentar aos portugueses. Em conversa com a CARAS, uma das apresentadoras mais queridas da televisão portuguesa nos anos 90 afirma: "Estou pronta para voltar a fazer o que mais me apaixona: comunicar."
Uma ausência justificada pela própria como um descanso merecido: "Foram muitos anos de exposição e precisei de um tempo para reflectir. Fui ao encontro das minhas raízes, em Angola. Durante estes cinco anos criei uma outra vida lá, aproveitei para escrever e pensar nos projectos que agora quero pôr em prática."
Para o início do próximo ano está prevista a edição de alguns livros que Cristina escreveu durante a sua ausência. "Ainda não são memórias, porque a minha vida começa agora, mas tenho um romance, alguns livros práticos e biografias", conta, explicando que foram escritos entre o Porto, Lisboa, Angola e o Canadá.



Cristina Caras Lindas com a filha mais velha, Catarina
Joaquim Norte de Sousa
or him another natural from Angola


Paula Nabais ensina boas maneiras



'Por Favor... Também se Usa' é o livro da empresária


Paula Nabais com o marido, João, os filhos, Rafaela e Martim, a amiga, Filipa Freitas e a sobrinha, Renata Costa
Natasha Brigham
Rodeada de amigos e familiares, Paula Nabais apresentou há dias o resultado da sua primeira incursão na área da escrita: o livro infantil Por Favor... Também se Usa. A empresária escolheu o bar que tem na zona lisboeta de Santos, Cop 3, para reunir os amigos e a família. Presente estava o marido, o advogado João Nabais, na foto com Rafaela, filha de Paula, Martim, filho do casal, Filipa Freitas, amiga da família, e com a sobrinha, Renata Costa.
Paula prepara-se para passar uma temporada entre Portugal e Angola, de onde é natural, para concretizar novos projectos profissionais.

or her: elegant and fine lady:cheers:


Nayma sente-se preparada para ter filhos: "Sempre quis muito ser mãe"
Em visita a Lisboa, a manequim confessou estar muito contente por o marido ir viver para Angola.





su marido

Casada há cerca de ano e meio com o jornalista Luís Costa Branco, Nayma começa a ponderar a possibilidade de ser mãe em breve. Na abertura da loja Negligee, das amigas Luísa Beirão e Ana Isabel, a manequim angolana assumiu que esse sempre foi um sonho e que se sente preparada para experimentar as alegrias da maternidade, mas sem pressas ou pressões: "Sempre quis ser mãe, mas nunca tive a loucura de tem de ser 'amanhã'. Acho que não há nenhuma mulher que não queira ser mãe. Acho que a pior notícia que uma mulher pode ter é que não pode ser mãe. Agora, eu não programo nada na minha vida. Não consigo nem gosto, porque acho que há certas coisas que devem acontecer naturalmente. E quando acontecer, aconteceu, não faço planos. Fica nas mãos de Deus."
E agora parecem estar reunidas todas as condições para o casal ter filhos, uma vez que o jornalista vai viver para Angola, onde a manequim passa a maior parte do tempo. "Eu vou continuar a viajar como sempre viajei. O Luís é sempre a pessoa mais fixa na relação, eu sou a pessoa que viaja mais", explica. Ainda assim, esta mudança de Luís Costa Branco vai permitir ao casal passar mais tempo junto, o que deixa Nayma bastante satisfeita: "Fiquei muito contente com esta mudança. É bom... Mas também é bom para ele, porque vai fazer o que gosta. É uma boa forma de crescimento profissional para ele."

Luís Costa Branco troca SIC por Angola

Versão para impressão
Segunda, 31 Agosto 2009 22:11

Lisboa - O jornalista da SIC, Luís Costa Branco, despediu-se este domingo dos ecrãs da SIC e vai trabalhar para Angola. A substituí-lo está o jornalista João Abreu, soube o CM.



Fonte: Correio da Manha

Na hora da saída, o pivô, que está de partida para Angola, onde iniciará um novo projecto, deixou uma palavra aos telespectadores e agradeceu aos colegas.



"Foi um prazer estar com os telespectadores", começou por dizer Luís Costa Branco, na hora da despedida do 'Jornal da Noite' da SIC. 'Agradeço a todos os meus colegas da SIC que me aturaram estes anos todos', concluiu o jornalista.


Luís Costa Branco conduzia o comentário semanal de Rui Santos, na SIC, 'Tempo Extra', um programa de análise ao futebol. Recorde-se que o jornalista estava no parque de estacionamento da SIC quando o comentador desportivo foi alvo de uma tentativa de agressão.
Courtesy caras.pt
 
#89 ·
Courtesy of Poscol



Trabalho realizado pelo Fórum kandando Angola, retirado do documentário " Em Nós" exibido recentemente pela RTP.Retrata a nova geração de emigrantes de jovens portugueses em Angola, nomedamente na província do Namíbe.
http://www.kandandoangola.com
People that help Angola in a positive way.:cheers:

But why are they only showing market areas of town? - Singapore forbids all foreign journalist to show shabby areas or risk excessive penalties ...this was law in the 1970s...this law was valid until all dirt areas have been cleared. I wish African government could follow in those steps.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top