daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old October 12th, 2009, 07:33 AM   #1
Valter
Registered User

Valter's Avatar

Likes (Received): 774

Uberlândia - Festa da Congada - 99 Anos de História

Thread Atualizado: Novas Fotos

As fotos do thread são todas do usuário do flickr henriquecostapereira e podem ser encontradas nesse link: http://www.flickr.com/photos/henriquecostapereira/

O fato do hipercentro de Udi ter a fiação aterrada dá um ar mais limpo as fotos, além de facilitar a vida do fotógrafo na busca de bons ângulos.

Na manhã deste domingo, 11, as ruas de Uberlândia foram tomadas por uma mistura de sons. Nem eram nove horas e já se ouvia o batuque dos tambores. Um anúncio de que os 25 ternos de congados, marujos, catupés e moçambiques estavam a caminho da Igreja de Nossa Senhora do Rosário para a 99ª Festa da Congada na cidade.

Em frente à Igreja, os congadeiros foram recebidos pelo prefeito Odelmo Leão; a secretária de Cultura, Mônica Debs; o comandante geral da Congada, Jeremias Brasileiro, por outros representantes da Irmandade e centenas de devotos. É um evento centenário, lembrou o Prefeito. “A festa acontece neste local há quase 100 anos por sua importante religiosidade. É o maior evento de congada do Brasil, e a Prefeitura sempre estará presente. Todo ano participo como Prefeito e cidadão uberlandense”, afirmou.

Após o desfile dos ternos em frente à Igreja, o prefeito Odelmo ajudou os ternos a levantar os astros de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário. Foi o auge da festa. Ao cantar, dançar e bater as caixas, crianças e adolescentes seguraram as pontas das fitas coloridas para a dança folclórica das tranças.

O comandante geral da Congada e Diretor de Assuntos Afro-Raciais (Diaafro), Jeremias Brasileiro, explica que é um ritual de fé e religiosidade. “Nosso ritual começa 40 dias antes da Festa. São nove dias de novena para culminar com a Festa aqui na praça do Rosário. As simbologias são de religiosidade e de devoção aos orixás e aos santos católicos”. Durante toda à tarde, os ternos se encontraram. As comemorações terminaram a noite com missa Afro, procissão de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito pelas ruas Pedro Bernardes, Tenente Virmondes e avenidas Cesário Alvim e Floriano Peixoto e a troca de reinados.

Segundo Mônica Debs, a Festa é um marco na história. “A Congada acontece neste local há 99 anos. Em 2010 será o centenário. Uma comemoração que acontece há cem anos neste mesmo espaço, e há 105 no nosso Município é mais que uma festa incorporada no coração das pessoas”, disse Debs.

http://www3.uberlandia.mg.gov.br/noticia.php?id=4254

Como D. Beja Araxá nasceu camponesa.E, como D. Beja, também conheceu a adversidade, sendo o objeto de desejo de poderes superiores. O Estado apropriou-se de suas fontes, maculando sua beleza, ainda que a recompensasse com um rico patrimônio. Por ele, Araxá conheceu o mundo, e o mundo a conheceu. Hoje, D. Beja é Araxá, espelho de suas convicções e metáfora de suas contradições. Nela se refletem simultaneamente, as imagens do seu presente, as representações históricas e as verdades míticas do seu passado; as projeções para o futuro. Rosa Maria Spinoso

Last edited by Valter; October 21st, 2009 at 03:35 AM.
Valter no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 12th, 2009, 06:34 PM   #2
lucasluzmg
Registered User

lucasluzmg's Avatar

Likes (Received): 301

Valter, excelente thread! pra mim é o maior movimento cultural do Triângulo, acho o máximo, inclusive fui ontem ao Centro ver os catupés "passar".
Agora, pra mim sempre foi festa dO CongadO, não sabia que era CongadA.
lucasluzmg no está en línea   Reply With Quote
Old October 12th, 2009, 06:38 PM   #3
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

Likes (Received): 325

Parabéns, Valter!
A congada é uma festa cheia de cores. As fotos ficaram lindas. Morei meia vida em Uberlândia e nunca fui assistir. Acho ótimo que a cidade, mesmo tendo crescido bastante, mantenha estas tradições tão fortemente quanto na época do seu surgimento.
Old October 12th, 2009, 06:39 PM   #4
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

Likes (Received): 325

Quote:
Originally Posted by lucasluzmg View Post

Valter, excelente thread! pra mim é o maior movimento cultural do Triângulo, acho o máximo, inclusive fui ontem ao Centro ver os catupés "passar".
Agora, pra mim sempre foi festa dO CongadO, não sabia que era CongadA.
Não sei se é o maior, pois tem as folias de reis, comuns em praticamente toda a região.
Old October 12th, 2009, 06:39 PM   #5
valdeir_sarges
Minas Gerais

valdeir_sarges's Avatar

Likes (Received): 20

Muito bom o seu Thread Valter !! as vezes vejo estes espetáculos aqui na praça 7 em Bh, tenho até umas fotos... De qualquer forma parabéns !! Um belo registro !!
Old October 12th, 2009, 06:42 PM   #6
Valter
Registered User

Valter's Avatar

Ó tão passando na minha rua aqui agora
Como D. Beja Araxá nasceu camponesa.E, como D. Beja, também conheceu a adversidade, sendo o objeto de desejo de poderes superiores. O Estado apropriou-se de suas fontes, maculando sua beleza, ainda que a recompensasse com um rico patrimônio. Por ele, Araxá conheceu o mundo, e o mundo a conheceu. Hoje, D. Beja é Araxá, espelho de suas convicções e metáfora de suas contradições. Nela se refletem simultaneamente, as imagens do seu presente, as representações históricas e as verdades míticas do seu passado; as projeções para o futuro. Rosa Maria Spinoso
Old October 12th, 2009, 06:45 PM   #7
Valter
Registered User

Valter's Avatar

Valeu pelos comentários!

Apesar de ser um movimento religioso é meio difícil não dizer que a Festa de Romaria não seja o maior movimento cultural da região. Sai gente desde aqui de Udi que está perto até lá da região de Patos todos os anos em caravanas. Só estive nessa festa uma vez e com certeza é a que causa maior comoção no Triângulo.
Old October 12th, 2009, 07:17 PM   #8
Voni68
Registered User

Likes (Received): 2

belíssimo registro Valter, parabéns!
não podemos deixar estas manifestações culturais acabar nunca!
Voni68 no está en línea   Reply With Quote
Old October 12th, 2009, 08:08 PM   #9
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 2520

Parabéns a essa grande, bonita e desenvolvida cidade!
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2009, 05:44 PM   #10
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Belas fotos, bom saber que as tradições estão sendo preservadas na cidade.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2009, 03:36 AM   #11
Valter
Registered User

Valter's Avatar

Novas fotos

Usuário flickr felipe sahd

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

Usuário Flickr Keiniti_

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr
Old October 21st, 2009, 04:07 AM   #12
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Likes (Received): 4276

Com certeza a fiação aterrada dá um ar mais limpo as fotos e facilita na hora de buscar vários ângulos. Bonita a festa, bem colorida, legal mostrar festa própria da cidade. Lindas essas fotos em P&B essa tonalidade da um ar de seriedade, chama atenção. Parabéns bonito thread.
Thina no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2009, 04:14 AM   #13
Valter
Registered User

Valter's Avatar

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Com certeza a fiação aterrada dá um ar mais limpo as fotos e facilita na hora de buscar vários ângulos. Bonita a festa, bem colorida, legal mostrar festa própria da cidade. Lindas essas fotos em P&B essa tonalidade da um ar de seriedade, chama atenção. Parabéns bonito thread.
Valeu pelo elogio! É uma festa de grande expressão não só aqui em Udi mas na maioria das cidades da região. Deixo meus elogios aos fotógrafos que souberam retratar muito bem a festa.
Old January 18th, 2010, 10:27 AM   #14
Lyonessian
Registered User

Lyonessian's Avatar

Likes (Received): 6

valter, segui o link que postou no outro thread de Uberlândia, e tenho que dizer, que maravilha! A Congada é uma tradição extremamente brasileira em caráter, muito sincretista, com essas cores e sons.

No TCC que te contei que fiz, uma das fontes mais preciosas foi um livro escrito justamente pelo Jeremias Brasileiro, comandante do cortejo uberlandense. Falarei com meu colega para ver se consigo deixar um link aqui, do trabalho. Por ora, as fotos ficaram magníficas, fazendo juz ao que é a Congada. Bom ver que a população daí a valoriza, como deve ser (afinal, você organizou o thread, os fotógrafos registraram). Obrigado!
"Eu detestava a mim e ao mundo porque não conseguia encarar e aceitar as limitações de meu ego e da vida. Na Literatura, essa recusa é chamada de Romantismo. Na Psicologia, neurose." - Luke Rhinehart, o Homem dos Dados
Lyonessian no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2010, 10:14 PM   #15
Valter
Registered User

Valter's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lyonessian View Post
valter, segui o link que postou no outro thread de Uberlândia, e tenho que dizer, que maravilha! A Congada é uma tradição extremamente brasileira em caráter, muito sincretista, com essas cores e sons.

No TCC que te contei que fiz, uma das fontes mais preciosas foi um livro escrito justamente pelo Jeremias Brasileiro, comandante do cortejo uberlandense. Falarei com meu colega para ver se consigo deixar um link aqui, do trabalho. Por ora, as fotos ficaram magníficas, fazendo juz ao que é a Congada. Bom ver que a população daí a valoriza, como deve ser (afinal, você organizou o thread, os fotógrafos registraram). Obrigado!
Legal Lyonessian, que bom que gostou! Se você conseguir/puder disponibilizar o link acharei interessante. Valeu pela visita e pelas informações que com certeza enriqueceram o thread.

Reply

Tags
uberlândia

Thread Tools

Posting Rules