daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Transportes e Infraestruturas > Rodovias

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 5 votes, 5.00 average.
Old September 17th, 2011, 04:44 PM   #861
AZT2009
Registered User

AZT2009's Avatar

Likes (Received): 8

Eu fiz o teste com o 230 dizia lá 11h:13m chegou com ligeiro atraso de 2 minutos mas previsão de chegada estva certa.

Tem um pequeno problema quando meteram os horários dos autocarros que vão pra cacilhas e Lisboa tem de por alinhas tipo alinha c sentido lisboa -Setúbal alinha d - sentido setúbal lisboa se não fica uma termenda confusão.
Para o pessoal saber para que sentido vão naquela hora.

É uma boa evolução.

Como está o processo de implantação do Viva-Viagem

Last edited by AZT2009; September 18th, 2011 at 11:27 AM.
AZT2009 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 18th, 2011, 10:28 PM   #862
and06w
Registered User

Likes (Received): 0

Boa !
Aqui por enquanto só a Junta de Freguesia é que coloca horários nos largos principais enquanto que os quadros das paragens levam com publicidade da Câmara
and06w no está en línea   Reply With Quote
Old September 22nd, 2011, 06:34 PM   #863
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Likes (Received): 6

Já vieram novos autocarros?

Nunca mais instalam as máquinas nos autocarros para ler o Lisboa Viva.

Dizer que não existe alternativa é o contrário da Liberdade

Last edited by Wolf2009; September 22nd, 2011 at 06:44 PM.
Wolf2009 no está en línea   Reply With Quote
Old September 22nd, 2011, 11:56 PM   #864
Xico205
Portugal

Xico205's Avatar

Likes (Received): 331

Estão constantemente a chegar autocarros novos.
Xico205 no está en línea   Reply With Quote
Old September 23rd, 2011, 01:14 PM   #865
AZT2009
Registered User

AZT2009's Avatar

Quote:
Originally Posted by Xico205 View Post
Estão constantemente a chegar autocarros novos.
A que sectores?
Old September 23rd, 2011, 01:25 PM   #866
Xico205
Portugal

Xico205's Avatar

Um pouco por todos.
Old September 23rd, 2011, 03:38 PM   #867
AZT2009
Registered User

AZT2009's Avatar

Quote:
Originally Posted by Xico205 View Post
Um pouco por todos.
modelos?
Old September 23rd, 2011, 07:38 PM   #868
Xico205
Portugal

Xico205's Avatar

Os ultimos foram Integro e Temsa Opalin. Ambos os modelos em segunda mão.
Old September 29th, 2011, 04:32 PM   #869
Kaonashi
Registered User

Ola a todos

Antes do mais olá a todos, este é o meu primeiro post neste fórum, por isso apresentacoes.

Nome Pedro, utilizador regular das rápidas da TST no eixo Setubal-Lisboa. Desde pequeno que me interesso por tudo o que seja transporte publico incluindo autocarros, e o eixo que utilizo diariamente é um gosto para malta como eu (nós) porque como vcs saberao tem uma panoplia de modelos em serviço já dificil de encontrar noutras empresas/eixos.

Foi a curiosidade de saber mais sobre det. modelos ou unidades que me fez encontrar este fórum (e no qual ja aprendi algumas coisas).

As unidades que mais gosto (quando aparecem e felizmente ainda aparecem frequentemente, embora se alvitre que por pouco tempo) sao as superbetas. Neste momento ainda se encontram duas em serviço (QR-31-57 e QR-31-58) mas a falta de instalação do LCD que se vê noutros modelos (por ex. Camo Minerva de 93, felizmente, o que faz parecer que por enquanto o maçarico fica adiado para estas) faz suspeitar que o abate está para muito breve.

E em minha opinião, é uma pena. Podem ser gastadoras, poluentes, etc. O estado de conservação destas duas é francamente constrangedor.

Mas este foi um modelo que marcou uma geração. Quem não se admirava quando as viu aparecer, no inicio, ainda com as cores da RN, na Casal Ribeiro. Lembro-me de viajar neste modelo para Elvas, nos idos de 90, a pensar como era possivel que estes bisontes entrassem naquelas estreitas ruas alentejanas. No panorama do serviço de expressos da altura, nunca se tinha visto autocarros tão sofisticados e imponentes. E ainda por cima, de fabrico nacional.

Claro, agora são gastadoras (sempre o terão sido). E poluentes.
Mas comparando os Integro L ou as Setra UL com a experiencia de viajar nestes "submarinos", é minha opinião que as mais recentes bem podiam ficar pelos sitios de onde vieram.
Os Integro L são um desapontamento. Os vidros são barulhentos (se abrirmos uma das mini janelas, podemos ter a certeza que ela se fechará sozinha durante a viagem, tal é a vibração dos vidros), o ar condicionado não refresca nada, o espaço entre os bancos é curtíssimo.
As Setras são iguais, sem o pormenor dos vidros (neste aspecto são melhor construídas).

Há coisas que melhoram com o tempo, há outras que não. Neste momento, as Apolo DD e as Superbetas dos TST continuam a ser, em minha opinião, as rainhas do conforto na ligação Lisboa-Setúbal. E muita pena é que sejam trocadas por veículos muito menos confortáveis.

Ja agora ia colocar ao fórum uma questão: alguém tem fotos das superbeta que referi nas suas pinturas originais (que segundo li noutro forum, seriam Renex, Resende ou Caima)?

Ah e... desculpem o testamento :-)
Kaonashi no está en línea   Reply With Quote
Old September 29th, 2011, 05:12 PM   #870
Xico205
Portugal

Xico205's Avatar

Bem-vindo.

As SuperBeta que estão na TST eram em novas da Rodoviária Nacional e serviam maioritariamente para expressos e serviços ocasionais (alugueres). Tinham a cor cinzenta e branca com riscas vermelha e laranja.

Com a privatização da RN coube-lhes o destino de ficarem na Setubalense, que anos mais tarde veio a ser comprada pela TST.

Eu não tenho no meu pc guardada nenhuma foto com essas cores, mas há várias espalhadas pela net.

Cumprimentos
Old September 29th, 2011, 06:08 PM   #871
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Concordo com a maioria da coisa que foram ditas pelo Kaonashi.

Eu também andei nelas quando ía viajar para centro do país até 2000 ainda faziam serviço expresso depois apareceu a Rede expressos e a empresa também foi comprada pela TST e deixou-se de fazer carreiras expresso.

"Mas este foi um modelo que marcou uma geração. Quem não se admirava quando as viu aparecer, no inicio, ainda com as cores da RN, na Casal Ribeiro."

Concordo com isto mas quando comecei a andar nelas no inicio dos anos 90 já estavam a circular e nessa altura as Camo minerva também faziam o serviço com essas cores.

Depois só voltei a andar nas superbeta numa visita de estudo e já estavam brancas.

Actualmente de manhâ é grandes para apanharem esses buses às vezes até têm que chamar outra.

Old September 29th, 2011, 06:15 PM   #872
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Quote:
Originally Posted by Kaonashi View Post
Antes do mais olá a todos, este é o meu primeiro post neste fórum, por isso apresentacoes.

Nome Pedro, utilizador regular das rápidas da TST no eixo Setubal-Lisboa. Desde pequeno que me interesso por tudo o que seja transporte publico incluindo autocarros, e o eixo que utilizo diariamente é um gosto para malta como eu (nós) porque como vcs saberao tem uma panoplia de modelos em serviço já dificil de encontrar noutras empresas/eixos.

Foi a curiosidade de saber mais sobre det. modelos ou unidades que me fez encontrar este fórum (e no qual ja aprendi algumas coisas).

As unidades que mais gosto (quando aparecem e felizmente ainda aparecem frequentemente, embora se alvitre que por pouco tempo) sao as superbetas. Neste momento ainda se encontram duas em serviço (QR-31-57 e QR-31-58) mas a falta de instalação do LCD que se vê noutros modelos (por ex. Camo Minerva de 93, felizmente, o que faz parecer que por enquanto o maçarico fica adiado para estas) faz suspeitar que o abate está para muito breve.

E em minha opinião, é uma pena. Podem ser gastadoras, poluentes, etc. O estado de conservação destas duas é francamente constrangedor.

Mas este foi um modelo que marcou uma geração. Quem não se admirava quando as viu aparecer, no inicio, ainda com as cores da RN, na Casal Ribeiro. Lembro-me de viajar neste modelo para Elvas, nos idos de 90, a pensar como era possivel que estes bisontes entrassem naquelas estreitas ruas alentejanas. No panorama do serviço de expressos da altura, nunca se tinha visto autocarros tão sofisticados e imponentes. E ainda por cima, de fabrico nacional.

Claro, agora são gastadoras (sempre o terão sido). E poluentes.
Mas comparando os Integro L ou as Setra UL com a experiencia de viajar nestes "submarinos", é minha opinião que as mais recentes bem podiam ficar pelos sitios de onde vieram.
Os Integro L são um desapontamento. Os vidros são barulhentos (se abrirmos uma das mini janelas, podemos ter a certeza que ela se fechará sozinha durante a viagem, tal é a vibração dos vidros), o ar condicionado não refresca nada, o espaço entre os bancos é curtíssimo.
As Setras são iguais, sem o pormenor dos vidros (neste aspecto são melhor construídas).

Há coisas que melhoram com o tempo, há outras que não. Neste momento, as Apolo DD e as Superbetas dos TST continuam a ser, em minha opinião, as rainhas do conforto na ligação Lisboa-Setúbal. E muita pena é que sejam trocadas por veículos muito menos confortáveis.

Ja agora ia colocar ao fórum uma questão: alguém tem fotos das superbeta que referi nas suas pinturas originais (que segundo li noutro forum, seriam Renex, Resende ou Caima)?

Ah e... desculpem o testamento :-)
http://home-and-garden.webshots.com/...59607953mhHMyI

Old September 30th, 2011, 04:17 PM   #873
Kaonashi
Registered User

Sim, o inicio em que falava era nos anos 87, 88... nessa altura o terminal da Casal Ribeiro ainda estava em funcionamento e cheio de coisas hoje desaparecidas mas na altura bastante banais como Utic's de chassis AEC de diversos modelos (Europa, "marrecas", e outras mais antigas) Scanias k112, Caetano Alpha.... As k112 dos anos 80 ja tinham feito alguma sensação qdo apareceram, mas até às Superbeta, ninguem tinha visto um veículo assim, quer em tamanho, quer em conforto.

Sabem se outras empresas tem este modelo em circulação (no estado original, não adulterado p aberto)?. Se não, qdo estas desaparecerem, será o fim de (mais uma) geração.
Old September 30th, 2011, 04:26 PM   #874
Kaonashi
Registered User

Ja agora mais uma ou outra memória sobre o terminal da Casal Ribeiro: aquilo tinha dois pisos, o de cima era onde estavam as bilheteiras e sala de espera e era tipo aeroporto, com um painel de saida e portas (gates) para cada uma das linhas. Pouco tempo antes da saida do expresso em causa abriam a porta e descia-se por uma escada, algo encaracolada, para o piso de baixo, (garagem) onde se desembocava ao pe do nosso autocarro.
So nessa altura sabíamos o modelo que nos tinha calhado. Lembro-me uma vez ter ficado frustradíssimo porque queria experimentar uma Caetano Alpha c chassis Magirus e calhou-me uma com chassis Iveco (e motor refrigerado a àgua, que nao fazia metade do barulho das refrigeradas a ar da Magirus), o que de alguma forma me pareceu mais fraco (eu era puto nessa altura :-). So algum tempo mais tarde tive o prazer de viajar numa c chassis Magirus (e que som que aquilo fazia...).
Nessa altura, viajar num expresso era algo mais especial que hoje, quase como embarcar num avião.
Old September 30th, 2011, 05:44 PM   #875
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Quote:
Sim, o inicio em que falava era nos anos 87, 88... nessa altura o terminal da Casal Ribeiro ainda estava em funcionamento e cheio de coisas hoje desaparecidas mas na altura bastante banais como Utic's de chassis AEC de diversos modelos (Europa, "marrecas", e outras mais antigas) Scanias k112, Caetano Alpha.... As k112 dos anos 80 ja tinham feito alguma sensação qdo apareceram, mas até às Superbeta, ninguem tinha visto um veículo assim, quer em tamanho, quer em conforto.

Sabem se outras empresas tem este modelo em circulação (no estado original, não adulterado p aberto)?. Se não, qdo estas desaparecerem, será o fim de (mais uma) geração.
Acho que a Tejo tinha.

Eu também apanhei esse terminal.

Old September 30th, 2011, 05:47 PM   #876
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Quote:
Ja agora mais uma ou outra memória sobre o terminal da Casal Ribeiro: aquilo tinha dois pisos, o de cima era onde estavam as bilheteiras e sala de espera e era tipo aeroporto, com um painel de saida e portas (gates) para cada uma das linhas. Pouco tempo antes da saida do expresso em causa abriam a porta e descia-se por uma escada, algo encaracolada, para o piso de baixo, (garagem) onde se desembocava ao pe do nosso autocarro.
So nessa altura sabíamos o modelo que nos tinha calhado. Lembro-me uma vez ter ficado frustradíssimo porque queria experimentar uma Caetano Alpha c chassis Magirus e calhou-me uma com chassis Iveco (e motor refrigerado a àgua, que nao fazia metade do barulho das refrigeradas a ar da Magirus), o que de alguma forma me pareceu mais fraco (eu era puto nessa altura :-). So algum tempo mais tarde tive o prazer de viajar numa c chassis Magirus (e que som que aquilo fazia...).
Nessa altura, viajar num expresso era algo mais especial que hoje, quase como embarcar num avião.
Eu estive sempre no piso de baixo junto dos autocarros.

Old September 30th, 2011, 06:54 PM   #877
vitamos
Registered User

vitamos's Avatar

Likes (Received): 22

Quote:
Originally Posted by Wolf2009 View Post
Eu estive sempre no piso de baixo junto dos autocarros.
Estranho... Porque na altura todo o acesso era feito pelo piso de cima... E isto até ao final do funcionamento do terminal. Usei este terminal muitas vezes para a apanhar o expresso Lisboa - Sertã. Na altura já havia poucos AEC's a fazer serviço expresso (viajava neles mais nas carreiras rápidas). Fiz muitas viagens em Magirus (Caetano Alpha), assisti ao aparecimento das primeiras beta's...

Bons velhos tempos... Ou nem por isso. Infelizmente sempre que se abria a porta e começava a descer as escadas em caracol, o cheiro do combustível levava sempre ao inevitável enjoo... E era um festival... no terminal e no resto da viagem...

Felizmente deixei de enjoar em viagens
vitamos no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2011, 07:42 PM   #878
AZT2009
Registered User

AZT2009's Avatar

Quote:

edit

Last edited by AZT2009; September 30th, 2011 at 07:48 PM.
Old September 30th, 2011, 07:48 PM   #879
AZT2009
Registered User

AZT2009's Avatar

A trandev que assumiu os serviços da rodoviária da beira litoral e em 2009 e 2010 ainda tinha AEC's e utic's e as chamadas marrecas vi isso no site transportes XXI eles lá metem o ano em que as fotos são tiradas.

Foto tirada em 20/09/2010
Old September 30th, 2011, 08:30 PM   #880
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Quote:
Originally Posted by vitamos View Post
Estranho... Porque na altura todo o acesso era feito pelo piso de cima... E isto até ao final do funcionamento do terminal. Usei este terminal muitas vezes para a apanhar o expresso Lisboa - Sertã. Na altura já havia poucos AEC's a fazer serviço expresso (viajava neles mais nas carreiras rápidas). Fiz muitas viagens em Magirus (Caetano Alpha), assisti ao aparecimento das primeiras beta's...

Bons velhos tempos... Ou nem por isso. Infelizmente sempre que se abria a porta e começava a descer as escadas em caracol, o cheiro do combustível levava sempre ao inevitável enjoo... E era um festival... no terminal e no resto da viagem...

Felizmente deixei de enjoar em viagens
Eu acho que ía pela rampa porque não me lembro de ter usado as escadas.

Por vezes até apanhava na rua.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules