|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 520
|
Thread Histórico - Santa Catarina
As fotos são dos Acervos Históricos dos municípios (as demais eu adicionei os respectivos créditos)!
A maioria das fotos datam do final do século XIX até a década de 20 do século passado! Blumenau 1. ![]() 2. ![]() 3. ![]() 4. ![]() 5. ![]() 6. ![]() Caçador 7. ![]() 8. ![]() 9. ![]() 10. ![]() Chapecó 11. ![]() Wikipedia Florianópolis 12. ![]() Aldo Beck 13. ![]() Indaial 14. ![]() Itapiranga 15. ![]() Jaraguá do Sul 16. ![]() jaraguadosul.blogspot.com 17. ![]() jaraguadosul.blogspot.com Joinville 18. ![]() 19. ![]() 20. ![]() 21. ![]() 22. ![]() 23. ![]() www.clicengenharia.com.br 24. ![]() www.clicengenharia.com.br 25. ![]() www.clicengenharia.com.br 26. ![]() www.clicengenharia.com.br 27. ![]() www.clicengenharia.com.br Rio do Sul 28. ![]() São Bento do Sul 29. ![]() 30. ![]() 31. ![]() 32. ![]() 34. ![]() 35. ![]() 36. ![]() 37. ![]() 38. ![]() 39. ![]() 40. ![]() 41. ![]() 42. ![]() 43. ![]() 44. ![]() 45. ![]() 46. ![]() 47. ![]() 48. ![]() Last edited by Barriga-Verde; October 17th, 2009 at 02:35 PM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Dias lotados...
Likes (Received): 224
|
As fotos de São Bento estão com uma qualidade excelente e a paisagem é demais!
|
|
|
#3 |
|
F.O.A.D.
|
Adoro fotos antigas! Muito bom!
|
|
|
|
|
|
#4 |
|
Geoce
Likes (Received): 108
|
Vai ter gente querendo minha cabeça...mas...SALVE O DESENVOLVIMENTO.....
![]() Grande trabalho Barriga.
|
|
|
#5 |
|
Registered User
Likes (Received): 428
|
Uma coisa que gosto de ver bastante nessas fotos antigas é as pessoas e como elas se vestiam. Eu gosto do desenvolvimento mas pra mim é muito importante o controle de natalidade e isso não tinha em nenhum lugar do Brasil.
|
|
|
|
#6 |
|
.
|
Belo achado, as fotos estão com ótima qualidade.
|
|
|
|
|
|
#7 |
|
Registered User
|
![]() Valeu pelos comentários! Adicionei mais algumas foto de Joinville que o Canello me passou! Desenvolvimento não significa destruição do patrimônio histórico ou perda da identidade cultural de uma cidade. Muitas dessas construções mostradas no thread foram derrubadas (falo por Blumenau), para dar lugar a blocos medíocres, em nome do "desenvolvimento". É preciso conciliar esse suposto "progresso" com o passado, porém é algo difícil de se ver no Brasil. |
|
|
|
|
|
#8 |
|
Santa Catarina
Likes (Received): 84
|
Ótimas fotos ! Obrigado por compartilhar !
|
|
|
#9 |
|
Registered User
|
Antiga prefeitura de Blumenau, parcialmente destruída em um incêndio:
![]() Centro de Florianópolis (fotos da década de 10-20 do século passado) ![]() ![]()
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Registered User
Likes (Received): 42
|
![]() O Centro de Florianópolis era tão lindo, hoje aquela região tá toda aterrada e cheia de blocões feios. ![]() Florianópolis antigamente era a cara do que são hoje Laguna e São Francisco do Sul, cidades mais antigas que ainda preservam suas características originais. |
|
|
|
|
|
#11 | |
|
.
Likes (Received): 26
|
Quote:
Infelizmente, muita, MUITA gente "pensa" assim... Não é à toa que as nossas cidades estão atulhadas de construções medíocres, tudo em nome do "dezemwolwymenthu"... Essa "mentalidade dezemwolwymenthysta" é deprimente... Não acho que tooodas as cidades tenham que preservar tudo, formando grandes "Centros Históricos"... Acho interessante (também) o mix entre arquitetura antiga e contemporânea... É lógico que todas as cidades mostradas melhoraram em termos de infraestrutura... Agora, arquitetonicamente, a coisa só decaiu (há exceções, é claro)... |
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
.
|
Quanto ao thread, muito legal... "Não curto muito" ver fotos antigas, algumas (muitas) me deprimem, hahah... Acho triste constatar que as nossas cidades só pioraram, arquitetonicamente... De qualquer maneira, é sempre interessante... Achei bem legais essas fotos de São Bento do Sul... Parece que teve um desenvolvimento (!) bem menos recente que Jaraguá do Sul (e hoje são cidades de portes semelhantes)...
Enfim... Valeu pelas fotos! Até me deu vontade de fazer um com fotos antigas de cidades gaúchas... O problema é que to morrendo de preguiça, hahah...
|
|
|
|
|
|
#13 |
|
F.O.A.D.
|
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
Unregistered User
Likes (Received): 95
|
A turma da patrola foi bastante eficaz pelo jeito.
![]() A maioria das construções eram belíssimas, cheias de ornamentos preciosos... Bom, só resta torcer para que as que permaneceram sejam restauradas. |
|
|
|
|
|
#15 | ||
|
Registered User
|
Valeu pelos comentários
!Quote:
Quote:
![]() Guilherme Rodrigues Mietzsch ![]() Roni Vahldiek |
||
|
|
|
|
|
#16 | |
|
Santa e Bela Catarina
Likes (Received): 147
|
Algumas dessas de Joinville eu nem sei onde eram! Tem uma que tem uns carros parados que fiquei tentando identificar o local, mas só vi uma coisa que parece ser a atual Farmácia Minâncora, na rua do Príncipe. Porém a construção nesta foto está invertida do que é hoje a farmácia. :s
É uma pena que, pelo menos em Joinville, boa parte destes prédios não exista mais, e os que existem estão em situação lamentável, bastante degradados. E minha opinião é um mix da opinião do Geoce e do Barriga-Verde/Farrapo. ![]() Acho interessantíssimo e lindo um centro todo cheio de prédios históricos, tomado praticamente todo por eles. Acho legal também a mistura de prédios históricos ao lado de prédios modernos. Mas prefiro viver numa cidade com vias maiores, com construções (não necessariamente edifícios/torres) modernas e tudo o mais. Se fosse tudo antigo ou se fosse tudo "novo" eu não aguentaria. ![]() Quote:
Last edited by xistracinho; October 17th, 2009 at 11:44 PM. |
|
|
|
|
|
|
#17 | ||
|
F.O.A.D.
|
Quote:
Tá parecida com a Harmonia Lyra de Joinville! ![]() ![]() ![]() Quote:
Ah, eu não gosto da atual, sei lá... Como eu disse não é feia, mas eu não consigo gostar de certos fakes... Para Blumenau poderia ser bem mais expressiva... |
||
|
|
|
|
|
#18 |
|
Santa e Bela Catarina
Likes (Received): 147
|
Eu acho a nova de Blumenau mais "imponente", talvez por isso eu goste mais dela... Esta antiga passaria despercebida em meio a outras tantas construções semelhantes..
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Incrível como as cidades eram muito mais bonitas e organizadas no final do século passado. Não sou mesmo a favor de uma preservação total anti-desenvolvimentista, mas crescemos sem nenhum cuidado urbanístico.
Isso serve para Santa Catarina e todo o país.
|
|
|
#20 | ||
|
.
|
Quote:
![]() Ah, valeu pelos esclarecimentos! É que o "von", nessa frase, é um mero "de", heheh... Poderia ter continuado com o termo alemão "chic" "Kolonisations Verein", hahah, mas esse "von" ficou meio estranho... =PQuote:
|
||
|
|
|
![]() |
| Tags |
| brasil, brazil, historia, santa catarina, sul |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|