|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 526
|
Rio do Sul (SC): uma importante (e pouco mostrada) cidade catarinense!
Rio do Sul
![]() Vista da cidade, no começo do século XX - Acervo Municipal ![]() Panorâmica atual da cidade - Prefeitura Municipal Rio do Sul é um importante pólo do Médio Vale do Itajaí (distante 80 km de Blumenau), sendo destaque no comércio/prestação de serviços e na indústria (têxtil, alimentícia etc). História Emil Odebrecht realizou três expedições ao Alto Vale do Itajaí. Em 1864 passou por Rio do Sul, indo até a Serra Geral; em 1867 a expedição partiu de Curitibanos para Blumenau, afim de demarcar a estrada. Segundo consta em seu diário, Francisco Frankenberger chegou à região do atual município de Rio do Sul, trabalhando na sua colônia pela primeira vez, em 7 de setembro de 1892. Iniciava-se assim a colonização da futura cidade, então conhecida por Braço do Sul. Em 13 de março de 1912, pela Lei Municipal nº 61, a localidade de Braço do Sul passa a ser conhecida por Bela Aliança, V Distrito de Blumenau, que aos poucos vai mostrando crescimento econômico e autonomia financeira, principalmente na década de 1920. Nessa época iniciam-se as discussões para a respectiva emancipação Política, a qual se concretiza com a Lei nº 1708, de 10 de outubro de 1930, criando a Comarca e o Município de Rio do Sul. A Comarca é instalada em 20 de janeiro de 1931, e o município em 15 de abril de 1931, iniciando-se a administração do primeiro Prefeito sr. Eugênio Davet Schneider. (www.guiacatarinense.com.br) Dados População (2009): 59.962 PIB (2006): 1.053.287 mil reais PIB per capita: 18.788 reais IDH (2000): 0,845 Altitude: 340 m Colonização: alemã e italiana 1. ![]() wiliamrode 2. ![]() fotonico.br 3. ![]() sc.gov.br 4. ![]() Catedral - oseias neto 5. ![]() Antiga estação ferroviária - walter antonio 6. ![]() alves12br 7. ![]() Casarão de 1890 - alves12br 8. ![]() n42oliveira 9. ![]() n42oliveira 10. ![]() n42oliveira 11. ![]() fotonico.br 12. ![]() Igreja Luterana - fotonico.br 13. ![]() ricardo dalfovo 14. ![]() tilapia 15. ![]() n42oliveira 16. ![]() alves12br 17. ![]() walter antonio 18. ![]() Rio Itajaí-Açu, que "nasce" no Centro da cidade, do encontro de dois outros rios - rodrigo balder 19. ![]() fotonico.br 20. ![]() fotonico.br ![]() |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Registered User
Likes (Received): 74
|
Que cidadezinha mais linda!! Aconchegante, elegante...
Cara de cidade européia! As igrejas então, são magníficas... Parabéns para essa bela cidade e parabéns pelo thread! |
|
|
|
|
|
#3 |
|
Minas Gerais
Likes (Received): 1
|
Que Cidade mais charmosa !! Parabéns pelo Thread muito bom !!
|
|
|
#4 |
|
Registered User
Likes (Received): 7
|
Bela Rio do Sul!
Parabéns!
|
|
|
#5 |
|
F.O.A.D.
|
Adoro Rio do Sul! (na verdade adoro todo o Vale)...
Parabéns pelo thread! |
|
|
|
|
|
#6 |
|
Moderator
Likes (Received): 898
|
Rio do Sul é um charme! Valeu pelas fotos!
|
|
|
|
|
|
#7 |
|
Registered User
Likes (Received): 7
|
Eita! Meu pai nasceu ae hehehe
|
|
|
|
|
|
#8 |
|
Alchemist
Likes (Received): 0
|
Cidade linda!
|
|
|
|
#9 |
|
Santa Catarina
Likes (Received): 85
|
Ótimo post ! A região do alto vale do itajaí é linda !
|
|
|
#10 |
|
Rodrigo A. de Paula
Likes (Received): 1255
|
Passei por esta cidade quando viajei de Sorocaba a Caxias do Sul, em 2007; como foi de madrugada, só pude ver o trevo e o enorme terminal rodoviário da cidade. Mesmo assim, gosto bastante desta cidade, que foi arrasada nas famosas enchentes de 1983 e hoje abriga o Festival do Bolão, evento realizado anualmente no qual este esporte tipicamente alemão ganha destaque.
Em Rio do Sul também, há um bairro chamado Cantagalo, onde existe um galo mecânico cujo canto característico é ecoado todos os dias por meio de uma gravação; ele já foi tema do Jornal Nacional e vocês podem ver o danado neste vídeo abaixo: Rio do Sul é uma das cidades que mais gosto e tenho muita vontade de passar uns dias para conhecer toda essa região que me fascina muito. As fotos estão excelentes e realmente a cidade tem cara de cidadezinha européia, com ótima qualidade de vida.
Não é possível fazer um debate sério no Brasil. Em tudo, sempre tem alguém que leva ao partidarismo, como se partido político fosse time de futebol... Facebook: www.facebook.com/rodrigoalvesdepaula/Twitter: @RodrigoAlPaula
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
VEMK
Likes (Received): 76
|
Cidade linda, região linda, estado maravilhoso! Amo SC!
|
|
|
#12 |
|
Santa e Bela Catarina
Likes (Received): 163
|
Fui pra Rio do Sul uma vez só, mas não cheguei a entraaar na cidade. Fui a um evento perto da BR, igual aos que eu vou no bairro Fortaleza em Blumenau.
Notem na primeira foto que Brasília roubou a ponte de lá ![]() Gostei da ponte da foto 16 também, quero umas dessas aqui em Joinville sobre o Rio Cachoeira.
|
|
|
|
|
|
#13 |
|
Registered User
Likes (Received): 114
|
Nunca fui a Rio do Sul, mas acho-a linda e fantástica. Tem um Q inconfundível de Europa. Aliás, é um pecado ela nunca ter aparecido aqui no SSC.
Aí tem uns programas de excelência em empreendedorismo que são referências nacionais. Crianças de 8 anos já aprendem a lidar com os negócios e se planejarem financeiramente. Volta e meia tem faculdade fazendo excursão para aí. Parabéns, Barriga-verde!
|
|
|
#14 |
|
Registered User
Likes (Received): 265
|
Rio do Sul é muito legal. Já entrei na cidade mas não me lembro, faz um bom tempo, mas vista da 470 ela é muito linda. O thread mostrou muito bem isso.
|
|
|
#15 |
|
Rodrigo A. de Paula
|
E o que, infelizmente, atrapalha o desenvolvimento de RSL (como Rio do Sul também é conhecida) é a BR-470, que é perigosa e não comporta mais o tráfego de veículos.
Recentemente, fiquei sabendo que foi reconstruído um pequeno trecho da ferrovia que cortava a cidade (e que foi criminosamente desativada pela nada saudosa RFFSA em 1971) e há planos de se criar um passeio ferroviário turístico até a cidade vizinha de Lontras. Praticamente, toda a área urbana de Rio do Sul fica às margens do Rio Itajaí-Açu, tanto que a cidade foi arrasada na enchente de 1983, que trouxe destruição e caos para todo o Sul brasileiro. Mas, a área urbana foi reerguida e hoje ela é considerada uma das melhores cidades do Brasil para se viver. Sobre a colonização, Rio do Sul tem bairros alemães e italianos, Cantagalo, onde fica este galo que mostrei no vídeo e onde também passa a BR-470, é habitada por famílias ítalo-brasileiras, por exemplo.
Não é possível fazer um debate sério no Brasil. Em tudo, sempre tem alguém que leva ao partidarismo, como se partido político fosse time de futebol... Facebook: www.facebook.com/rodrigoalvesdepaula/Twitter: @RodrigoAlPaula
|
|
|
|
|
|
#16 |
|
Flying
Likes (Received): 148
|
linda coletânea..
Mas esse nosso Sul só sabe fazer bonito.. ![]() Adorei a cidadezinha!
|
|
|
#17 | |
|
Registered User
Likes (Received): 526
|
Tenho que concordar com o Positronn, a visão da cidade a partir da BR 470 é linda, a rodovia passa em uma região mais alta, circundando o Centro, que fica em uma parte baixa hehe. O problema é encontrar boas fotos da cidade na net...
Valeu pelos comentários!! ![]() Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#18 |
|
Rodrigo A. de Paula
|
Sem dúvida, Barriga. Eu também passei em Blumenau (só na rodoviária, na 470 e na estrada para Jaraguá, mas a tua cidade é demais!), e a BR-470 tá uma vergonha, sobretudo o trevo da cidade; esta rodovia já deveria ter sido duplicada entre Rio do Sul e Itajaí há vários anos atrás.
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
Orgulho de ser Gaúcho
Likes (Received): 146
|
Uau que bela cidade, e que paisagens, me chamou a atenção as casas antigas, a estação do trem e as pontes antigas, lindo, valeu por nos mostrar Rio do Sul.
|
|
|
|
|
|
#20 |
|
Likes (Received): 462
|
Linda Rio do Sul.
|