daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte > Notícias da Região

Reply

Thread Tools Display Modes
Old June 28th, 2010, 08:12 PM   #241
RobertoBarrich26
Mãe Dinah

RobertoBarrich26's Avatar

Likes (Received): 86

Quote:
Originally Posted by WP Gyn View Post

Roberto, não vou mais discutir com você, ainda mais agora que você resolveu seguir meus caminhos no fórum, é amor demais, também te amo S2.

Goiânia é uma cidade inserida no Brasil, e dentro desse contexto ela pode ser considerada modelo em transporte coletivo juntamente com cidades como Curitiba, Campinas, São Paulo... inclusive muitas cidades grandes vem a cidade com certa frequencia conhecer e estudar o transporte daqui, inclusive Curitiba.

E você sabe muito bem que a frota é nova, que o sistema é integrado e que é eletrônico.

Na verdade sei que você nem acha nada, está aqui apenas para tentar arrumar confusão comigo, prefiro me retirar do thread para que não possamos estragar mais um, ainda mais em um sub-fórum regional que nem é o Centro-Oeste, e briga de casal se resolve em casa.

Uma notícia desse mês que cita Goiânia, só para ressaltar o que eu disse acima...

NTU aponta que usuário de ônibus emite 26 vezes menos CO2 no ar

segunda-feira, 7 junho, 2010 12:32

Ônibus em vias exclusivas
O Bus Rapid Transit, ou BRT, é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de alta qualidade. Com veículos de transporte coletivo sobre pneus, circulando em corredores exclusivos, o sistema tem desempenho similar aos metrôs, apresentando tempos de parada menores e pagamentos das tarifas nas estações.

“Este sistema proporciona uma mobilidade rápida, aumentando a confiabilidade dos usuários nos transportes coletivos. Pela sua versatilidade, as frotas de ônibus podem ser alocadas de acordo com a demanda do transporte em uma determinada região”, explica o executivo.

Entre outras características do BRT estão plataformas elevadas no mesmo nível dos ônibus, veículos de maior capacidade e com tecnologias mais limpas, transferência entre rotas sem incidência de custo, programação e controle rigorosos da operação e sinalização e informação ao usuário. O sistema está presente em mais de 80 cidades ao redor do mundo, entre elas nas cidades-sede da Copa da África do Sul e, no Brasil, em Curitiba, São Paulo e Goiânia.

http://www.farolcomunitario.com.br/m...e_000_0364.htm
Não meu caro... não sigo teus passos... EU FREQUENTO O SSC POR UM TODO... e menos.. beeeemmmm menos... eu não tenho esse amor todos por ti não... mas enfim, se queres discutir ou não, q o faça se achar de consenso... Caso não, é opção tua...

O que eu disse a respeito do q você insiste em dizer é q o TRANSPORTE COLETIVO DE GOIÂNIA E RM não é modelo e nem nunca foi...

Aliás, minto, foi modelo na época de implantação do Eixo Anhanguera a muitooooooooooooooooooooo tempo atrás...

Como parece que você não conhece o transporte público de vossa própria cidade e tão pouco a história do mesmo para afirmar tais coisas, segue abaixo:

1. O Sistema de Transporte Público Coletivo de Goiânia sempre se fez por base em características "modelo" de outras cidades... o primeiro foi o conhecido BRT (de Curitiba) implantados quase q simultaneamente... só que em GYN, ao contrário de Curitiba, não houve expansões, conexões e construções de novos eixos... o q em Curitiba e outras cidades já sabemos q se avançou muito...

2. O atual sistema de bilhetagem (até um ano atrás na verdade) era ultrapassado e ineficiente (como é difícil andar na cidade aos feriados, fins de semana e no período noturno - pois se num tiver o SIT PASS, praticamente não se anda de ônibus)...

Detalhe: A maioria dos pontos de vendas do bilhete fecham as 18hrs.. logo quem precisa após esse período fica a mercê!!!

O Atual sistema de bilhetagem temporal por cartão foi "importado" de São Paulo e Cuiabá (falo isso pq EU TRABALHEI NESSE PROGRAMA PARA A CMTC, caso tenha dúvidas disso é só procurar o órgão q pedir os registros de execução de estudos q verás meu nome lá)... E digo mais, esse sistema de cobrança já funcionava nessas cidades citadas a mais de 5 anos.. e em GYN só veio ser implantado a 1 ano... e mesmo assim NÃO PEGOU... pois implantaram o sistema pela metade... incluíram a bilhete temporam, mas continuaram com as linhas q obrigam a passagem por terminais e estações... (isso por pura preguiça e por causa dos mandachuvas do Transporte Público).

3. Implantaram um sistema de Transporte diferenciado para pessoas mais abastadas deixassem de circular com vossos carros e começassem a utilizar o TP... Pena... Incluíram os Micro-Ônibus (lindos, perfumados, com ar, internet, água ) só que esqueceram q para q esse tipo de transporte funcione e se torne um "xamatrix" para aquele usuário em questão (os mais abastados - já q a passagem custa o dobro da passagem vigente pela rede) deveriam pensar no quesito TEMPO... pois ninguém deixará o conforto e comodidade do carro (transporte porta-a-porta) para demorar o mesmo ou até mais para se chegar num destino almejado de ônibus... Infelizmente, a população pensa dessa forma: Ficar congestionado no meu carro é melhor q ficar congestionado em um ônibus... Enfim, implantaram esse sistema das avessas, o certo seria como foi projetado, construir corredores exclusivos para esses veículos e só depois incluí-los no sistema...

PS.: esse sistema é foto-cópia dos sistemas existente em Porto Alegre (uma das reais cidades, NO BRASIL, q podemos chamar de MODELO), só q lá funciona, aqui os busão andam praticamente vazios e gerando despesas... aliás, mês passado 2 linhas do Sit Bus (micro-ônibus) foram DELETADAS do sistema por causa do grande custo e pouca rentabilidade...

4. Acho q não preciso me delongar muito a respeito de ATRASOS, né???

5. GYN fez uma coisa excelente, renovou praticamente toda a frota (perto dos 80%) a quase 2 anos, mas não efetivou o plano de desenvolvimento urbano, melhorando tbém a qualidade do sistema em si... O Sistema é muito mais que Ônibus (carro veicular)... passa por estrutura de terminais, estações, acesso a pedestres, linhas convencionais, linhas especiais, alimentadoras, ônibus de piso baixo (o elevadorzinho, q mtos foristas se vangloriam como TOP DO TOP, só gera mais problemas e atrasos), enfim... são mais ou menos 54 itens q devem ser levados em conta... e GYN só prestou atenção em 1 (Ônibus Novos) e sabe o motivo??? NÃO!? Te explico com maior prazer...

Trocar ônibus é muito mais rápido, fácil e POMPOSO para a população e para o político q fará o maior carnaval por conta disso... Aliás, estamos falando do Transporte Público de uma Capital q faz shows caríssimos para inaugurar reforma de TERMINAL DE ÔNIBUS... Existe coisa mais POPULISTA QUE ISTO???
Acho q não.. Mas parece que dá certo né!? Pois ainda tem pessoas q chama isso de MODELO...

6. As condições de trabalho dos motoristas, monitores, assistentes entre outros.. é PÉSSIMA... Aliás, acho q vc esqueceu de comentar q só esse ano já tivemos 3 greves de motoristas (uma delas geral) e várias manifestações em terminais e faculdades da cidade por conta das condições atuais do nosso TRANSPORTE PÚBLICO MODELO...

Bom... poderia enumerar até ao 30 aqui de fatores q mostram q o transporte público de Goiânia não chega nem perto de SER MODELO (aliás, no Centro-Oeste do país não existe nenhuma cidade q consiga atender o básico, dirá lá ser modelo).

Enfim, é isso... não estou lhe perseguindo... estou participando e é claro, não é somente com vc, mas caso (qquer outra pessoa) eu ver comentários do tipo ILUSÓRIOS e eu tiver conhecimento de causa irei me interferir sim (vc gostando ou não), afinal... não estou causando bagunça alguma e tão pouco estou ofendendo alguém (o q vc adora fazer né, como vossas indiret"inhas" - ... aprenda mais e aceite q vc erra e exagera por muitas vezes).

PS.:

Seguem algumas fontes da mídia local mostrando a EFICIENCIA do transporte público MODELO de Goiânia... Acho q o Wallace não os leu... Ah.. só desse ano heim...

Goiânia: Eixo Anhanguera a beira de um colapso
Fonte: O Popular e Rede Integrada de Transporte

Cidade Cinza
Fonte: MP de GO

Idosa tem os dedos do pé amputados por ônibus em Goiânia
Fonte: Blog do queridinho do Wallace - Ex-governador Marconi Perillo

Transporte Coletivo de Goiânia ignora Idosos
Fonte: Conselho Regional de Serviço Social de Goiás

Motoristas de Ônibus paralisam Atividades em Goiânia
Fonte: Terra

Greve afeta 400 mil usuários do transporte coletivo na grande Goiânia
Fonte: O Globo

CMTC começa a Ceder - Protestos de usuários em Terminais de Goiânia
Fonte: MP de Goiás

Estudantes fecham terminal em protesto
Fonte: O Hoje

Enfim... não quero desmerecer a cidade de Goiânia, apenas quero mostrar q VOCÊ está ERRADO falando q o transporte público de Goiânia é modelo...

Enfim.. MENOS... BEM MENOS!!!

.

Outros Threads Meus de: GOIÁS / MATO GROSSO
RobertoBarrich26 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old June 28th, 2010, 09:21 PM   #242
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Likes (Received): 52

Você é esperto demais, por isso que eu te amo, mesmo que não me ame!
WP Gyn no está en línea   Reply With Quote
Old June 28th, 2010, 10:41 PM   #243
RobertoBarrich26
Mãe Dinah

RobertoBarrich26's Avatar

Likes (Received): 86

Num tem mais argumentos contra os FATOS??? Vamos nos ater ao assunto e não a esse sentimento q vc sente (és problema ou solução vossa) e o trédi em questão não trata disso!!!

Diferente de vc, q se sente PERCEGUIDO, estou aqui para discutir (falar sobre) a temática do trédi... de resto, como já lhe avisei, direcione PM a minha pessoa...

GRATTO!!!

Outros Threads Meus de: GOIÁS / MATO GROSSO
RobertoBarrich26 no está en línea   Reply With Quote
Old June 28th, 2010, 10:50 PM   #244
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Likes (Received): 52

Pois é, difícil essa vida minha de sindrome do panico.
WP Gyn no está en línea   Reply With Quote
Old June 28th, 2010, 11:33 PM   #245
Manauense
Manaus, Amazonas, Brasil

Manauense's Avatar

Likes (Received): 17

Quote:
Originally Posted by JaMBa View Post
Até que fim um sensato, já estava cansado de ficar ouvindo historia que Belém é conurbada com trilhões de cidades, que zilhões de carros são emplacados em outros estados, etc, etc e etc.

A realidade simplesmente é essa, doa a quem doer!

Aliado ao mau (para não dizer péssimo) planejamento viário da cidade, algumas centenas de carros é suficiente para deixar o trânsito caótico.
Ri litros com o comentário.
Old June 29th, 2010, 12:23 AM   #246
rodrigo.rfurtado
BANNED

Likes (Received): 0

^^

É tudo uma questão de opinião.
rodrigo.rfurtado no está en línea   Reply With Quote
Old June 29th, 2010, 12:35 AM   #247
Rafael_Rosato
Registered User

Rafael_Rosato's Avatar

Likes (Received): 19

Quote:
Originally Posted by amazongate View Post
E daí?

Isso só quer dizer que 25% da população paraense vive relativamente bem, tem renda para adquirir até mais de 1 automóvel. Ok, mas e os outros 75%? Classe C para baixo, e aposto que tem mais pessoas nas classe D + E do que classe C nesse percentual, basta dar uma volta pela cidade (até mesmo no GE) e comprovar isso. Belém tem muitos ambientes luxuosos, sim, mas são minoria se comparados com os bolsões de pobreza. E essas moradias péssimas se dão também pelo o que você citou, m² caríssimo.

Um m² de alto valor em cidades como BSB e SP, que tem uma situação econômica muito melhor que Belém, é uma coisa, é uma realidade; no entanto, o mesmo m² caro em uma cidade como Belém que tem grande parte da população nas classes C, D e E, fica complicado, o poder de compra se corrói ao adquirir um imóvel em um valor muito incompatível com sua renda, a exemplo da emergente classe C, que não quer morar em um bairro de periferia nem em uma kit-net no centro, e para isso se endivida por décadas para comprar um imóvel razoável, que aqui em Belém não sai por menos de R$150.000,00. E então como uma pessoa dessa ainda vai ter renda para pagar prestações de um automóvel? Não tem como.

Amigo, não há motivos para deixar o orgulho nos cegar e achar que está tudo bem por aqui, não está. O que nós, como cidadãos paraenses deveríamos fazer, era aceitar essa realidade e tentar mudá-la, elegendo políticos capacitados e que tenham bons projetos para reerguer a economia de Belém, gerando emprego e renda e atraindo mão de obra qualificada, atraindo investimentos em setores que tragam profissionais de nível superior, como centros tecnológicos, biotecnológicos, atração de novas indústrias e empresas, fomento do turismo e etc, e claro, investir na educação e capacitação da mão de obra local, para que possam exercer atividades que lhes proporcionem uma renda maior do que um mero salário mínimo.

Não espere que Belém dê um salto na qualidade de vida gerando empregos somente em setores de domínio de mão de obra barata, como a construção civil e o comércio, que tirando os engenheiros, arquitetos, e gestores, (esse último no caso do comércio) o que nós temos, majoritariamente? Pedreiros, vendedores de lanches, caixas de supermercado, empacotadores, atendentes de loja e etc. Não que eu ache que esses cargos não contem na geração de empregos, contam sim, claro, e são extremamente necessários, mas acontece que não são estes empregos que transformam o padrão econômico/social de uma cidade, tais empregos apenas impedem que as pessoas fiquem na miséria absoluta, mas não as qualifica para entrarem na leva de consumidores que compram por exemplo, automóveis.

Como pode ver, "o buraco é mais em baixo", ter 25% da população nas classe A e B, e um m² caríssimo, não significam que a cidade tem habitantes com um alto poder de consumo, pelo contrário, isso é ruim, muito ruim, pois esses 25% da população das classes A e B, que poderiam ter até 4 carros na garagem, deixam de se dar esse luxo em função justamente do m² caro, pois precisam abrir mão de certos mimos para satisfazer uma necessidade básica, a compra de um imóvel.

Uma cidade como Belém, onde a baixa renda faz contraste com o alto preço dos bens de consumo, não poderia ter outra realidade, convenhamos.
Desculpe me intrometer ... mas é que sempre se discuti isso, algo que pra mim sempre pareceu tão natural ...

Mas não vejo os números de Belém tão estranhos assim, mesmo ...

Primeiro - O transito está ruim?! Ao que parece, o maior problema de Belém, é que o fluxo de veículos de carga, circula junto com o tráfego municipal e inter-municipal ...

Acredito que Belém precise de um anel viário (ligando a rodovia de acesso a área metropolitana ao porto de Belém por ex.) e de opções paralelas a rodovia que se transformou no principal corredor viário ...

Segundo - Se Belém possui frota menor a de metrópoles das regiões do Nordeste ... é porque além de ser bem menor, Belém é de longe a metrópole menos industrializadas do país ... o que não acontece com Manaus (que possui porte semelhante) e nem com as metrópoles nordestinas!!

Como Manaus é tão ou mais industrializada quanto as cidades do Centro-Sul, o que dizer da grande diferença existente entre ela e cidades do mesmo porte (Como Curitiba, Porto Alegre, Goiânia e Campinas)?!

É a mesma diferença existente entre Belém e cidades do Centro-Sul pouco industrializadas (exemplo inexistente ... talvez Goiânia seja o exemplo mais próximo, mas ainda não é um exemplo coerente ... )

Cada empresa e principalmente indústrias, possuem suas frotas particulares ...

Veículos não são só para o uso pessoal (a contrário do que muita gente acredita) ...
... e nem a quantidade de veículos de uma cidade refletem necessariamente o poder aquisitivo da população!!

O crescimento de uma frota de veículos é no máximo o reflexo de uma economia em crescimento ... e não de uma população ganhando melhor ...

Se a população está ganhando melhor, é necessário uma análise mais aprofundada (unir os dados da frota, com uma análise da própria renda, do mercado imobiliário, do surgimento de novas empresas e franquias e etc)

Querer comparar as cidades das regiões Norte e Nordeste com o Centro-Sul brasileiro é perca de tempo na maioria dos casos ...
Rafael_Rosato no está en línea   Reply With Quote
Old June 29th, 2010, 01:59 AM   #248
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Likes (Received): 94

Simples. É só fazer uma listinha das metrópoles por emprego formal.

As diferenças regionais vão estar escancaradas.
Old June 29th, 2010, 04:01 AM   #249
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

Likes (Received): 150

Quote:
Originally Posted by Rafael_Rosato View Post
Desculpe me intrometer ... mas é que sempre se discuti isso, algo que pra mim sempre pareceu tão natural ...

Primeiro - O transito está ruim?! Ao que parece, o maior problema de Belém, é que o fluxo de veículos de carga, circula junto com o tráfego municipal e inter-municipal ...

Acredito que Belém precise de um anel viário (ligando a rodovia de acesso a área metropolitana ao porto de Belém por ex.) e de opções paralelas a rodovia que se transformou no principal corredor viário ...

Segundo - Se Belém possui frota menor a de metrópoles das regiões do Nordeste ... é porque além de ser bem menor, Belém é de longe a metrópole menos industrializadas do país ... o que não acontece com Manaus (que possui porte semelhante) e nem com as metrópoles nordestinas!!

Como Manaus é tão ou mais industrializada quanto as cidades do Centro-Sul, o que dizer da grande diferença existente entre ela e cidades do mesmo porte (Como Curitiba, Porto Alegre, Goiânia e Campinas)?!

É a mesma diferença existente entre Belém e cidades do Centro-Sul pouco industrializadas (exemplo inexistente ... talvez Goiânia seja o exemplo mais próximo, mas ainda não é um exemplo coerente ... )

Veículos não são só para o uso pessoal (a contrário do que muita gente acredita) ...
... e nem a quantidade de veículos de uma cidade refletem necessariamente o poder aquisitivo da população!!

O crescimento de uma frota de veículos é no máximo o reflexo de uma economia em crescimento ... e não de uma população ganhando melhor ...

Se a população está ganhando melhor, é necessário uma análise mais aprofundada (unir os dados da frota, com uma análise da própria renda, do mercado imobiliário, do surgimento de novas empresas e franquias e etc)

Querer comparar as cidades das regiões Norte e Nordeste com o Centro-Sul brasileiro é perca de tempo na maioria dos casos ...

Eu imaginava isso também!!
Não vou ser omisso em minfa opinião... Por algumas vezes afirmei que a grande quantidade de veículos com placas de fora poderia fazer a diferença na frota de Belém... Mas de certa forma sempre existe um equilibrio ai... O maior problema no trânsito de Belém é o sistema viário defasado, que só agora começa a tomar rumo com as investidas do atual governo estadual!!!
Old June 29th, 2010, 04:09 PM   #250
Grande Manaus
O amor pelo Amazonas

Grande Manaus's Avatar

Likes (Received): 28

Quote:
Originally Posted by Rondon View Post
Simples. É só fazer uma listinha das metrópoles por emprego formal.

As diferenças regionais vão estar escancaradas.
Estamos discutindo sobre frotas de veículos ..rsrsrs

A Tratar : Região Norte

13.000 posts e 89 Threads
Grande Manaus no está en línea   Reply With Quote
Old June 29th, 2010, 04:17 PM   #251
Grande Manaus
O amor pelo Amazonas

Grande Manaus's Avatar

Likes (Received): 28

Belém com uma frota pequena e se somado a uma RM conurbada com outras cidades tem um trânsito caótico sim ,está sufocado em um sistema viário sem muitas opções ..

Quando eu morei em Belém ,ví simplesmente o trânsito parar alí próximo da BR-316 e algumas de suas principais avenidas ..

13.000 posts e 89 Threads
Grande Manaus no está en línea   Reply With Quote
Old June 29th, 2010, 04:20 PM   #252
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Likes (Received): 551

A culpa é do amazongate. Foi ele que levou a discussão pro lado sócio-econômico da questão. Briga com ele.
Old June 29th, 2010, 04:22 PM   #253
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

Likes (Received): 150

Quote:
Originally Posted by Grande Manaus View Post
Belém com uma frota pequena e se somado a uma RM conurbada com outras cidades tem um trânsito caótico sim ,está sufocado em um sistema viário sem muitas opções ..

Quando eu morei em Belém ,ví simplesmente o trânsito parar alí próximo da BR-316 e algumas de suas principais avenidas ..
Virou rotina
Me assusto quando vejo o trafego fluindo normal.... Raramente acontece!! Já que na maior parte do dia a via "BR 316" fica com transito congestionado!!!
Old June 29th, 2010, 05:29 PM   #254
Sr.França
\,,/

Sr.França's Avatar

Likes (Received): 1

Só o Ação Metrópole para salvar nossas vidas.

@marcosfranca11
Sr.França no está en línea   Reply With Quote
Old June 29th, 2010, 05:59 PM   #255
Lucas Barros
Registered User

Lucas Barros's Avatar

Likes (Received): 19

Graças ao governo esse ação metropole esta se tornando realidade.
Old June 29th, 2010, 08:34 PM   #256
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Likes (Received): 94

Quote:
Originally Posted by Grande Manaus View Post
Estamos discutindo sobre frotas de veículos ..rsrsrs

A Tratar : Região Norte
Briga com o Amazongate. Isso não é problema meu.
No mais, só comparei metrópoles com metrópoles...
Old June 30th, 2010, 08:54 PM   #257
amazongate
Sub Lege Progrediamur

amazongate's Avatar

Likes (Received): 51

Quote:
Originally Posted by Rafael_Rosato View Post

Sem dúvida a frota particular de empresas e indústrias faz diferença, mas não creio que seja algo tão impactante assim a ponto de gerar uma diferença de mais de 150.000 veículos entre a frota de Belém e a de demais metrópoles de porte semelhante, pode ser que eu esteja errado, claro, mas realmente não acredito que as frotas de indústrias e afins sejam assim tão determinantes no nº de veículos.

Sobre o trânsito da capital, eu sei que é pesado em função da má estrutura e planejamento viário.

Continuando, acho que a questão sócio econômica conta muito sim, uma cidade com mais de 1,4 milhões de habitantes e mais de 400.000 pessoas dessa população abaixo da classe C (fora a RM), obviamente não terá uma frota semelhante a de cidades do centro-sul em hipótese alguma. (se bem que eu não comparei Belém com as cidades do centro-sul antes, só estou falando agora porque você tocou no assunto.) =p

Enfim, só falei sobre isso nos posts anteriores porque assim como o Jamba, eu já estava meio saturado dessas explicações mirabolantes para a frota de veículos baixa na RMB, e acho que o fato de Belém praticamente só gerar postos de trabalho com salário pífios está ligado com a baixa frota de veículos da capital, claro que não é só isso, mas já citei outros fatores que considero preponderantes para o estabelecimento dessa situação.

Eu creio que a renda da população de uma cidade reflete sim nos bens de consumo que podem ser adquiridos pelos habitantes, no caso, a baixa renda de grande parte da população de Belém gera impactos no número de veículos da cidade, sim.
(carros não são eletrodomésticos que qualquer um pode comprar, pelo menos não por aqui).
Não que esse fator sozinho seja a explicação pra tudo, mas que faz diferença, faz. (pelo menos eu penso que faz)

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post

A culpa é do amazongate. Foi ele que levou a discussão pro lado sócio-econômico da questão. Briga com ele.
Quote:
Originally Posted by Rondon View Post
Briga com o Amazongate. Isso não é problema meu.
No mais, só comparei metrópoles com metrópoles...
Ué, eu falei de Belém e RM especificamente, não toquei no nome de outras cidades, o pessoal que quis se meter.

Brincadeira hein, a discussão é aberta a todos, é o objetivo do fórum, até porque a discussão do assunto sócio econômico é tão somente para tentar chegar a uma explicação plausível para a baixa frota da RMB, então, sob meu viés, considero pertinente ao tópico.
Old June 30th, 2010, 09:57 PM   #258
Guajará
Belém -Pa

Guajará's Avatar

Likes (Received): 127

A matéria ajuda a entender sobre o transito caótico de Belém, questionado no thread:

publicada no jornal O Liberal 30/06/2010 Atualidades 7.
Old June 30th, 2010, 10:28 PM   #259
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Likes (Received): 551

Quote:
Originally Posted by amazongate View Post
Ué, eu falei de Belém e RM especificamente, não toquei no nome de outras cidades, o pessoal que quis se meter.

Brincadeira hein, a discussão é aberta a todos, é o objetivo do fórum, até porque a discussão do assunto sócio econômico é tão somente para tentar chegar a uma explicação plausível para a baixa frota da RMB, então, sob meu viés, considero pertinente ao tópico.
Eu acho pertinente sim. É que enquanto vc estava expondo aspectos sócio-econômicos negativos de Belém, ninguém se manifestou quanto a desviar-se do tema.
Old June 30th, 2010, 10:44 PM   #260
Guajará
Belém -Pa

Guajará's Avatar

Likes (Received): 127

Exatamente.

Reply

Tags
frota de veiculos, regiao norte

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules