daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old November 7th, 2009, 01:33 AM   #61
Rafael_BH
Registered User

Rafael_BH's Avatar

Likes (Received): 4

Eu já não acho que BH e POA sejam assim tão parecidas. Claro que há uma ou outra semelhança, mas nada que também não exista entre bairros dessas cidades e alguns do Rio e SP. Já fui a POA 4x e creio que a cidade tem um ar platino que BH nunca terá. Por outro lado, BH respira montanha, coisa que tá bem longe de ocorrer com POA. Talvez a arborização densa e bem cuidada nesses bairros (Moinhos e Lourdes) seja parecida, mas não passa muito disso.

BTW, adorei as fotos do Minas, BrunoBHZ!
Rafael_BH no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old November 8th, 2009, 08:36 PM   #62
Charles Tôrres
Ex - CharlesBH

Charles Tôrres's Avatar

Likes (Received): 13

Quote:
Originally Posted by Rafael_BH View Post
Eu já não acho que BH e POA sejam assim tão parecidas. Claro que há uma ou outra semelhança, mas nada que também não exista entre bairros dessas cidades e alguns do Rio e SP. Já fui a POA 4x e creio que a cidade tem um ar platino que BH nunca terá. Por outro lado, BH respira montanha, coisa que tá bem longe de ocorrer com POA. Talvez a arborização densa e bem cuidada nesses bairros (Moinhos e Lourdes) seja parecida, mas não passa muito disso.

BTW, adorei as fotos do Minas, BrunoBHZ!
O que você quis dizer com "ar platino"?

blog: BHUMAFOTOPORDIA.COM
Charles Tôrres no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2009, 09:55 PM   #63
JPBrazil
Registered User

Likes (Received): 5

Ele está falando da semelhança com cidades como Montevideo e cidades argentinas.
JPBrazil no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2009, 11:45 PM   #64
portoimagem-II
O maior site sobre POA

portoimagem-II's Avatar

Likes (Received): 768

Nem eu acho as duas cidades parecidas. Apenas tem algumas boas semelhanças, sendo a que eu acho mais notável o relevo ondulado, ingreme e com montanhas - coisa que mais nenhuma grande metrópole brasileira tem, pelo menos na magnitude de POA e BH (mais em BH).

O Rio tem, mas é de forma diferente: o que predomina é o relevo plano, e as montanhas são fincadas no plano. E não há número expressivo de prédios em lugares altos no Rio: a maioria é no "asfalto".
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2009, 02:43 AM   #65
Rafael_BH
Registered User

Rafael_BH's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by CharlesBH View Post
O que você quis dizer com "ar platino"?
Quote:
Originally Posted by JPBrazil View Post

Ele está falando da semelhança com cidades como Montevideo e cidades argentinas.
Obrigado JPBrazil. Foi exatamente isso que quis dizer. Me referi àquela peculiaridade que possuem as cidades assentadas nos arredores da bacia do Rio de la Plata, a exemplo de Buenos Aires e Montevideo.
Rafael_BH no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2009, 12:27 PM   #66
Charles Tôrres
Ex - CharlesBH

Charles Tôrres's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rafael_BH View Post
Obrigado JPBrazil. Foi exatamente isso que quis dizer. Me referi àquela peculiaridade que possuem as cidades assentadas nos arredores da bacia do Rio de la Plata, a exemplo de Buenos Aires e Montevideo.
Quote:
Originally Posted by JPBrazil View Post

Entendi.

Old November 9th, 2009, 12:41 PM   #67
Charles Tôrres
Ex - CharlesBH

Charles Tôrres's Avatar

Eu acho que BH e POA são sim muito parecidas. Mas é claro, são duas cidades distintas, cada uma carrega consigo a sua personalidade. BH e POA são muito parecidas na estrutura como cidade... um centro bem definido, estilo "downtown" americana... arquitetura diversificada, do art déco ao neomodernismo, do neoclassicismo ao brutalismo... sem contar a infinidade de prédios velhos e meio decadentes no centro da cidade.... os bairros de classe-média-alta de ambas cidades seguem um padrão muito parecido, com predios baixos dividindo quarteirões com antigos casarões, tudo num ambiente bastante arborizado... relevo montanhoso contribuindo com belas panorâmicas... o povo é caloroso e ambos tem costumes parecidos... por esses e outros tantos motivos que eu vejo bastante semelhança entre as duas cidades, são cidades únicas... mas claro, cada uma tem suas peculiaridades.

Old November 9th, 2009, 02:14 PM   #68
portoimagem-II
O maior site sobre POA

portoimagem-II's Avatar

Likes (Received): 768

Desculpem postar essas fotos aqui, pois são conhecidas,
mas ilustram bem algumas cenas que acho semelhantes entre Poa e BH

- Ladeiras

- Paisagem com montanha

- Cidade conurbada da região metropolitana também com predios e montanhas na paisagem

- Prédios com montanhas ao fundo

- Paisagem pobre com montanha

- Bairros altos

- Esse bairro, lá no solo, lembra a Pampulha, pois é cheio de mansões modernistas

Last edited by portoimagem-II; November 9th, 2009 at 03:04 PM.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2009, 06:07 PM   #69
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 758

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post

25 - Adoro "a toice". Era tipo quinta de tarde, e esse pessoal todo no clube hahaha

O que vem a ser "a toice"? Algo parecido como jogo de peteca?
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2009, 06:09 PM   #70
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Bruno,

Vi e revi o seu thread. E fiquei encantado com Lourdes. Que bairro mais gostoso de se viver... Ele parece ser "quente". Uma mistura assim dos bairros de Laranjeiras, Flamengo e Urca, aqui no Rio.

E admirando suas fotos não consigo entender a fixação que Mary tem pelo Belvedere. Pelas fotos, eu julgo que morar no bairro de Cidade Jardim ou em Lourdes deva ser muito melhor do que no distante e "frio" Belvedere.

Mas um dia preciso conhecer tudo in loco para melhor julgar.
Old November 9th, 2009, 06:19 PM   #71
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Bruno,

Algumas perguntas:

1) O bairro de Lourdes fica próximo de Cidade Jardim e da Savassi?

2) A última vez que estive em Belo Horizonte, no longínquo ano de 1999, jantei num restaurante que ficava num bairro muito legal. O nome do restaurante era TASTE VIN e eu depois de jantar ainda ganhei de presente um prato da Confraria da Boa Lembrança como presente. PERGUNTO: O restaurante TASTE VIN ainda existe? Caso positivo, em qual bairro ele se situa? Em Lourdes?

Old November 9th, 2009, 07:43 PM   #72
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 284

Porto Imagem,
Realmente suas fotos poderiam ter sido tiradas aqui. Nestes ângulos, as duas cidades se parecem muito mesmo.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2009, 07:46 PM   #73
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 649

Quote:
Originally Posted by Osmar Carioca View Post
O que vem a ser "a toice"? Algo parecido como jogo de peteca?
hahaha Não... "A toice" é um neologismo usado na minha família, é o "estado de estar a toa, sem fazer nada útil". Tipo estar jogando peteca em plena tarde de um dia de semana.

Quote:
Bruno,

Vi e revi o seu thread. E fiquei encantado com Lourdes. Que bairro mais gostoso de se viver... Ele parece ser "quente". Uma mistura assim dos bairros de Laranjeiras, Flamengo e Urca, aqui no Rio.

E admirando suas fotos não consigo entender a fixação que Mary tem pelo Belvedere. Pelas fotos, eu julgo que morar no bairro de Cidade Jardim ou em Lourdes deva ser muito melhor do que no distante e "frio" Belvedere.

O Belvedere é um estilo de bairro bem diferente, mas tem seu encanto também. É legal visitá-lo num fim-de-semana, fim de tarde. O bairro é muito plano e se desenvolveu em torno de uma praça com pista de caminhada e alguns aparelhos para alongamento. Fica cheio de gente caminhando e correndo, se exercitando, é um clima muito diferente. Pode parecer nada a ver, mas a sensação que me passa lembra um balneário turístico, as pessoas descem direto dos aps em roupas esportivas, ficam correndo pelo bairro, as praças lotadas. Muito tranquilo e seguro. As pessoas correm no meio da rua, os carros andam bem devagar e saem da própria faixa, para não atrapalhar os caminhantes. E é num canto da cidade, com muito verde, vistas panorâmicas, a serra... São diferentes, é difícil comparar.

Quote:
Bruno,

Algumas perguntas:

1) O bairro de Lourdes fica próximo de Cidade Jardim e da Savassi?

2) A última vez que estive em Belo Horizonte, no longínquo ano de 1999, jantei num restaurante que ficava num bairro muito legal. O nome do restaurante era TASTE VIN e eu depois de jantar ainda ganhei de presente um prato da Confraria da Boa Lembrança como presente. PERGUNTO: O restaurante TASTE VIN ainda existe? Caso positivo, em qual bairro ele se situa? Em Lourdes?
O Lourdes faz 'divisa' com os dois, Savassi e Cidade Jardim. Um cantinho de Lourdes encosta no Cidade Jardim, ficam separados pela avenida do Contorno. Já a Rua da Bahia separa Lourdes da Savassi, há bastante movimento entre os dois. A rua da Bahia é justamente a rua que percorri no início do thread. A casa da foto 5 e 6, por estar à esquerda na rua, já é Savassi, e na 7, 8 e 9 eu já tinha entrado mesmo na Savassi.

O Taste Vin fica em Lourdes, e ainda existe. A carta de vinhos e os suflês deles são muito elogiados na cidade. Essa região do Taste Vin ficou bastante badalada nos últimos anos, com a abertura de bares, restaurantes e pizzarias na esquina logo adiante: Tizé, Maria de Lourdes, O Dádiva (foto 61), D'Artagnan, Piú... Tá bem legal

Obrigado pelos comentários, demorou mais veio!
Old November 9th, 2009, 08:14 PM   #74
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
O Taste Vin fica em Lourdes, e ainda existe. A carta de vinhos e os suflês deles são muito elogiados na cidade. Essa região do Taste Vin ficou bastante badalada nos últimos anos, com a abertura de bares, restaurantes e pizzarias na esquina logo adiante: Tizé, Maria de Lourdes, O Dádiva (foto 61), D'Artagnan, Piú... Tá bem legal

Obrigado pelos comentários, demorou mais veio!
Apesar do tempo, eu lembro-me que a região em volta do Taste Vin era super bonita! Minhas lembranças do restaurante e do entorno são as melhores possíveis.
Old January 24th, 2011, 07:13 PM   #75
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Likes (Received): 1040

Bom, vamos por partes.

[QUOTE=Daniel Athias;45590217]mas nao da pra falar muito em ausencia de luxo em se trantando de Lourdes...afinal eh o m2 mais caro de BH(8mil o m2)...e nao ha belvedere q derrube isso...

Não é bem assim. A melhor parte do Belvedere talvez custe bem pouco a menos que o Lourdes, que tem partes bem mais deterioradas, perto do centro, onde o metro quadrado chega a uns 5 mil, coisa que não acontece no Belvedere, que tem um metro quadrado caro e homogêneo, no geral mais caro que o Lourdes sim. Digamos que apenas um miolo desse bairro seja mais caro que o belvedere, mas o belvedere é caro no todo, por igual.

Last edited by CharlesZSBH; January 24th, 2011 at 07:13 PM. Reason: correção
CharlesZSBH no está en línea   Reply With Quote
Old January 24th, 2011, 07:22 PM   #76
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Quote:
Originally Posted by Daniel Athias View Post
mas nao da pra falar muito em ausencia de luxo em se trantando de Lourdes...afinal eh o m2 mais caro de BH(8mil o m2)...e nao ha belvedere q derrube isso...
conheço bem essa area q vc fotografou...e eu nem acho a pior parte de lourdes nao(marilia de dirceu deve ser a melhor..)
A pior parte sei lah deve ser a imediata ao centro...tipo na sao paulo nos 1os quarteroes de lourdes...q andam meio largadoes...comercio mais popular...muros pixados...sei lah eh a interseçao entre o centro e o luxo de lourdes
essa casinha azul q vc fotografou e gostou eh um centro medico q eu fui nas ferias passadas...(lembro q no laboratorio a moça era bem bonita...vergonha de entregar minha "colheta" pra ela- vide comercial da skol-)
por pouco vc n tira foto do predio da minha mae(q mora ai em bh)...mas acho q o predio vizinho bonitao chamou mais tua atençao!...
bom acho q faltou fotos do bonissima...do the art from mars e do comercio bacana da rua espirito santo...
sem falar da espetacular praça da liberdade...e do La Ville
eu sei...muita coisa pra fotografar...
mas eu gostei...
agora n troco lourdes por belvedere nao(belvedere pra mim se equipara a barra no rio)...de todos os bairros de bh...meu preferido eh o savassi(e o comercio exuberante q ele tem)
(acho q savassi e lourdes se equiparariam na devida proporçao a parte tradicional da zona sul do rio...)

Vamos lá, já que sempre há essas comparações: Só um miolo do Lourdes é um pouquinho mais caro que o Belvedere, bairro mais homogêneo, e no geral mais caro que Lourdes sim, que tem partes piorzinhas perto do centro bem mais baratas, coisa que não acontece com o Belvedere.

Para mim, a melhore parte do Lourdes está acima da Marília de Dirceu: os prédios são melhores e há menos bagunça, menos trânsito. Se a gente reparar bem, nem há muitos prédios bonitos nessa rua.

Realmente, a pior parte do Lourdes é a mais próxima ao Centro, com prédios bem comuns.

Respeito sua opinião, mas eu já prefiro o Belvedere, bem mais tranquilo, bem mais novo, com aspecto mais pujante que Lourdes, no geral, onde prédios de luxo se misturam a prédios comuns. Gosto do Lourdes sim, mas não está entre meus cinco bairros prediletos não.

Quanto à Savassi, anda bem deteriorada, em algumas partes: pichações, calçadas, mistura de tudo quanto é tipo de gente (gangues, inclusive, que saem dos bairros para aprontar lá). Cansei de ver brigas lá e pouco frequento o lugar.

Last edited by CharlesZSBH; January 24th, 2011 at 07:23 PM. Reason: correção
Old January 24th, 2011, 07:32 PM   #77
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Quote:
Bruno,

Pois eu já consigo entender a fixação que a Mary tem pelo Belvedere, porque eu também tenho.

Mas creio que sua opinião é porque você não conhece. Quanto ao Cidade Jardim, eu até concordo, mas é um bairro mais de casas, então fica difícil comparar.

Ande um dia pelo belvedere: asfalto, casas, prédios, urbanização, luxo, tudo, na minha opinião, melhor que o Lourdes, bairro mais velho.

No Lourdes, por ser mais central, você vê mais povão (nada contra), coisa que não ocorre no Belvedere, bem mais elitizado na minha opinião.

Essa história de ser longe ... Isso depende do referencial. O belvedere tem vistas lindas, e está perto das montanhas, o que conta muito.

Quanto ao frio de que você falou, é ótimo. Num dia como o de hoje, curtir um clima bem mais ameno do que no abafado Lourdes, já que o bairro é um bloco de concreto sem nenhuma mata, sem muita circulação de ar. Já olhei apartamento lá e quase morri de calor. O bairro é arborizado, sim, mas isso não é suficiente para refrescá-lo, diante de tanto concreto.

Apesar de o Belvedere ter prédios demais, é num trecho alto, livre por todos os lados, com clima de montanha, verde, um bela parte de casas, enfim, questão de gosto.

Gosto do Lourdes qualquer hora talvez até mude para lá, por causa de minha mãe, para ficar mais próximo do Centro, portanto apenas estou levantando pontos que me fazem preferir o belvedere, bairro que eu vejo que parece sofrer um preconceito por aqui.
Old January 27th, 2011, 12:02 AM   #78
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Likes (Received): 28

"Um passeio sem luxo e sem granito pelo bairro de Lourdes, em Belo Horizonte" Pinta-se e borda-se com a Maria Theresa.. kkk

Att, PBH
PietroBH no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2011, 02:21 AM   #79
GIANI
Um mineiro no DF

GIANI's Avatar

Likes (Received): 5

Muito bom rever Lourdes, este bairro maravilhoso de BH que poderia estar nas melhores cidades do país!
No mês passado passei por Lourdes e gostei muito de tudo que vi, principalmente da Rua Curitiba, onde fica uma concentração interessante de boas opções gastronômicas, como o Dádiva, o Café Santa Sophia, o D'Artagnan, Wari - um peruano recém aberto, o próprio Taste-Vin fica nas imediações também, especializado em cozinha francesa, considerado dos melhores da cidade, twendo sido indicado pelo Guia 4 Rodas/12 como o lugar que serve os melhores suflês do Brasil, além de ter uma das mais conceituadas e honestas cartas de vinho também! Adoro Beagá!
GIANI no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2011, 03:01 AM   #80
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Quote:
Originally Posted by GIANI View Post
Muito bom rever Lourdes, este bairro maravilhoso de BH que poderia estar nas melhores cidades do país!
No mês passado passei por Lourdes e gostei muito de tudo que vi, principalmente da Rua Curitiba, onde fica uma concentração interessante de boas opções gastronômicas, como o Dádiva, o Café Santa Sophia, o D'Artagnan, Wari - um peruano recém aberto, o próprio Taste-Vin fica nas imediações também, especializado em cozinha francesa, considerado dos melhores da cidade, twendo sido indicado pelo Guia 4 Rodas/12 como o lugar que serve os melhores suflês do Brasil, além de ter uma das mais conceituadas e honestas cartas de vinho também! Adoro Beagá!
A Rua Curitiba é uma rua de contrastes: na parte do Centro, tem trechos bem feios, mas, quando você entra no Lourdes por essa rua, a única pergunta que se faz é: como algo pode melhorar tanto, em tão pouca distância? Ótimos prédios, arborização farta, casas lindas, restaurantes de primeira. Você encontra outras partes assim em BH, mas em se tratando de restaurantes, nenhum bairro bate essa região não.

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules