daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte > Notícias da Região

Closed Thread

Thread Tools Display Modes
Old November 4th, 2009, 04:01 AM   #81
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Likes (Received): 553

Quote:
Originally Posted by Manauense View Post
A verdadeira isonomia de tratamento ocorre quando se trata desigualmente os desiguais.
Às vezes eu percebo - perdoem-me se eu estiver enganado - uma tentativa enorme de desqualificar o Amazonas, seja por meio de rankings ou por comparações com estados que estão inseridos em realidades completamente diferentes.
Mas se a realidade do Amazonas é completamente diferente dos outros estados, então não deveríamos fazer comparações em hipótese alguma, nem mesmo quando os índices do Amazonas estão melhores que os de outros estados, concorda? Porque se não fica complicado. Quando os índices são favoráveis ao Amazonas, compara-se com outros estados sem problema algum. Quando são desfavoráveis, aí a realidade do Amazonas é completamente diferente...

Sponsored Links

Old November 4th, 2009, 04:17 AM   #82
Sabah
Orgulho de ser do Pará!

Sabah's Avatar

Likes (Received): 38

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Mas se a realidade do Amazonas é completamente diferente dos outros estados, então não deveríamos fazer comparações em hipótese alguma, nem mesmo quando os índices do Amazonas estão melhores que os de outros estados, concorda? Porque se não fica complicado. Quando os índices são favoráveis ao Amazonas, compara-se com outros estados sem problema algum. Quando são desfavoráveis, aí a realidade do Amazonas é completamente diferente...

A verdade é que aqui no SSC todos acabam sem querer puxando pro lado do seu estado,
Mas falando desses dois estados, Amazonas e Rondônia vivem realidades completamente diferentes,

O Amazonas tem uma grande cidade, Manaus(uma BIG cidade), por mais que existam outros pólos, poucos são os que ultrapassam 100 mil habitantes,

Já Rondônia, tem tem uma população bem distribuída, tem uma capital que está quase no mesmo nível de várias cidades do interior. É na minha opinião o estado mais bem interiorizado da Amazônia.
Sabah no está en línea  
Old November 4th, 2009, 04:33 AM   #83
Manauense
Manaus, Amazonas, Brasil

Manauense's Avatar

Likes (Received): 17

Quote:
BR 364, nem sempre fica claro quando se está diante de uma comparação ou de uma mera desqualificação por meio de comparação. Simples assim.
Old November 4th, 2009, 12:41 PM   #84
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Likes (Received): 94

Quote:
O Polo Industrial de Manaus (PIM) é realmente um sucesso, senão vejamos.
Na Região Norte do Brasil, que possui 7 (sete) estados, somente Belém tem estrutura de serviços equivalente ou superior a de Manaus. Ainda que se desconsidere completamente a parcela populacional que vive interior do estado do Amazonas e consumidora de vários serviços oferecidos na capital, o mercado consumidor da capital amazonense é grande, principalmente por se tratar do oitavo município mais populoso do Brasil, que conta com mais de 1.700.000 habitantes, conforme contagem feita pelo IBGE no ano de 2007.
No tocante à oferta de serviços, a cidade de Manaus, mesmo sem acesso rodoviário asfaltado ao centro-sul brasileiro - o que contribui para a composição dos elevados custos dos produtos que são importados de outros estados -, não está aquém de Cuiabá e Campo Grande (capitais interligadas à malha rodoviária nacional e que possuem amplo mercado consumidor formado pela classe "média" dos municípios do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul), o que demonstra a força do mercado consumidor da "distante" Manaus.
O PIM, de fato, impulsiona a economia amazonense e ninguém duvida disto.
Claro que, em uma comparação de Manaus com as metrópoles do centro-sul e do Nordeste, a capital amazonense fica em desvantagem quanto aos números referentes ao mercado consumidor. Eu ficaria surpreso se ocorresse o contrário, considerando-se as dificuldades impostas pelo próprio governo federal e por grupos econômicos de interesses oligárquicos que, ATÉ HOJE, ainda não permitiram a ligação de Manaus com o restante do Brasil pela via rodoviária ou ferroviária.
Manaus é forte por causa do PIM, concordo. Contudo, se não houvesse o PIM, o Amazonas provavelmente teria seguido o caminho de outros estados amazônicos, quem sabe, comparando-se aos que adotam como atividade econômica principal o agronegócio. Terra não falta, água também não. No solo amazonense existe floresta (de várzea e de terra-firme), cerrado, planícies, planalto... Certamente não faltariam opções para o desenvolvimento do estado do Amazonas... Como não se pode prever o imprevisível, valemo-nos do que existe de verdade. O PIM (felizmente) existe.
Com a "boa vontade" do governo federal, bastaria uma ligação rodoviária com Rondônia ou com o Mato Grosso, para escoar-se a produção local.
Desde 1967, o foco principal da economia amazonense é a receita gerada pelo Polo Industrial de Manaus, que gera mais de 100.000 empregos diretos e indiretos. Preservou-se boa parte dos recursos naturais do interior do estado, uma vez que a capital passou a receber migrantes de vários municípios interioranos (e também de outros estados). Não significa que o interior ficou desabitado, mas limitou-se a viver e atividades para a manutenção do sustento da população local. Quem daqui deste fórum conhece, não apenas por dados do IBGE, os municípios do interior amazonense?!
Muitos que interpretam os dados estatísticos nacionais de forma descontextualizada da realidade sócio-econômica amazonense, não conseguem entender bem o que se passa no estado. Eu já tive a oportunidade de viajar e conhecer de perto a realidade de municípios de TODAS as macrorregiões do estado do Amazonas e, com exceção de três ou quatro localidades muito pobres que conheci, a maioria das localidades conta com asfalto nas ruas, luz elétrica, sistema de transporte para a capital (ainda que o meio de tranporte utilizado seja o barco ou o avião) e não há miséria como muitos imaginam.
Falar em classe média de municípios com imensa população rural é ignorar a realidade do ribeirinho amazonense. No interior, as pessoas consomem o que precisam. De fato, não há shoppings em São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá nem mesmo em Parintins. Todavia, em todos esses municípios há um movimento constante de pessoas - economicamente pobres ou não - que consomem os serviços ofertados em Manaus.
Não gosto de quem tenta desmerecer um estado de feições tão particulares quanto o Amazonas, principalmente tendo subsídios para promover uma análise com parâmetros mais justos. O SSC é lido por pessoas do Brasil inteiro. Um dos motivos de eu ter feito o meu cadastro neste fórum foi o de ler comentários parciais e incompletos sobre o Amazonas.
A verdadeira isonomia de tratamento ocorre quando se trata desigualmente os desiguais.
Às vezes eu percebo - perdoem-me se eu estiver enganado - uma tentativa enorme de desqualificar o Amazonas, seja por meio de rankings ou por comparações com estados que estão inseridos em realidades completamente diferentes. Eu já percebi quando um forista informa algo positivo sobre o estado (ou sobre a capital), alguns outros dizem: "Ah, só está assim por causa do PIM." ou "Só existe a capital"... Falta o interesse em raciocinar acerca dos dados. As comparações são realizadas com base em modelos distintos...
Realmente, o Norte é diferente sim. Talvez o Amazonas seja o mais diferente de todos os estados nortistas, mas justiça seja feita, é uma terra de muitas riquezas, materiais e imateriais.
Com o PIM, mas não só pelo PIM, o Amazonas têm crescido. Não precisa ser igual ao Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo ou Paraná. O Amazonas tem luz própria e será cada vez melhor na medida em que se tornar melhor para os amazonense e para todos aqueles que nele vivem. Eu acredito no potencial do estado de que tanto me orgulho: AMAZONAS.

Mas é esse exercício que eu tenho praticado em toda a minha participação neste thread. Reconhecer que o Amazonas é diferente de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Rondônia etc...

Já tô craque nisso...

Vc que não tá querendo dar o braço a torcer e reconhecer que o interior destes Estados contribuem substancialmente na economia da capital, diferentemente do Amazonas, onde a economia da CAPITAL dá substrato para a manutenção do interior (nossa, mais uma vez reconhecendo as diferenças )

Last edited by Rondon; November 4th, 2009 at 01:05 PM.
Rondon no está en línea  
Old November 4th, 2009, 01:00 PM   #85
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Quote:
Quote:
BR 364, nem sempre fica claro quando se está diante de uma comparação ou de uma mera desqualificação por meio de comparação. Simples assim.
Mas aí a gente não vai poder comparar o Amazonas com ninguém. Vai virar uma entidade isolada.
Vão ser os 26 estados mais o DF e o Estado diferente, o Amazonas.

PS: em todos os lugares do Brasil existe o Bolsa-Família. Mas no Amazonas existe além desse benefício, existe o Bolsa Floresta. Não estou querendo desmerecer o programa ou não, não é a minha função aqui, até por que ele tem um objetivo. Mas aqui em Rondônia não existe, nem no MT, nem em GO, nem em SP. Isso não é reconhecer diferenças?

Last edited by Rondon; November 4th, 2009 at 01:55 PM.
Rondon no está en línea  
Old November 4th, 2009, 01:45 PM   #86
Ferraz/RBR
Registered User

Ferraz/RBR's Avatar

Likes (Received): 118

Em 2007, PIB atinge R$ 2,7 trilhões e cresce 6,1%

A taxa de crescimento em relação a 2006 (6,1%) decorreu do desempenho positivo dos Serviços (6,1%), da Indústria (5,3%) e da Agropecuária (4,8%).

A economia brasileira, em 2007, apresentou expansão em volume do Produto Interno Bruto (PIB) de 6,1% em relação ao ano anterior. Em valores correntes, o resultado alcançado foi de R$ 2,661 trilhões, e o deflator do PIB, 5,9%. Neste período, o PIB per capita atingiu R$ 14.183,11.

http://www.ibge.gov.br/home/presiden...87&id_pagina=1
Ferraz/RBR no está en línea  
Old November 4th, 2009, 01:49 PM   #87
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Haja Coração!

O PIB 2007 tá chegando!
Rondon no está en línea  
Old November 4th, 2009, 01:50 PM   #88
Ferraz/RBR
Registered User

Ferraz/RBR's Avatar

Likes (Received): 118

E dessa vez eu quero ver do que os rondonienses vão reclamar. Agropecuária (+4,8%) em 2007.
Ferraz/RBR no está en línea  
Old November 4th, 2009, 01:52 PM   #89
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Comemorar... não sei, na verdade, tá mais pra recuperação do que crescimento mesmo...

Mas se recuperar, tá de bom tamanho
Rondon no está en línea  
Old November 4th, 2009, 02:53 PM   #90
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ferraz/RBR View Post
E dessa vez eu quero ver do que os rondonienses vão reclamar. Agropecuária (+4,8%) em 2007.
Mesmo assim foi o setor que menos cresceu.

Serviços: 6,1%
Indústria: 5,3%
Agropecuária: 4,8%
Old November 4th, 2009, 03:11 PM   #91
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Não querendo ser pessimista, mas...

Agropecuária – A atividade Agropecuária apresentou crescimento em volume de 4,8% no VAB, em relação a 2006, que pode ser explicado, sobretudo, pelo desempenho da lavoura no ano de 2007.

A variação da participação da atividade Agropecuária no VAB da economia (de 5,5%, em 2006, para 5,6%, em 2007) resulta, além do crescimento em volume da atividade, da elevação de 8,8% dos preços médios praticados.

Na atividade Agricultura, Silvicultura e Exploração florestal observa-se um acréscimo, em volume, de 6,6 % no VAB. O Valor Adicionado Bruto da atividade Pecuária e Pesca cresceu 1,0%, em volume, no ano de 2007, taxa inferior aos 2,9% verificados em 2006. Apesar do aumento dos efetivos de aves e suínos (11,5% e 2,2% respectivamente) em comparação com o ano anterior, houve uma redução de 3,0% no efetivo dos bovinos, de acordo com os dados da Pesquisa da Pecuária Municipal 2007, do IBGE.

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/presiden...87&id_pagina=1

Ou seja, para a pecuária bovina 2007 foi ainda pior do que 2006...
Espero que RO tenha sido uma exceção dentro do setor.
Old November 4th, 2009, 03:26 PM   #92
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

No Censo Agro 2006, Rondônia tinha 8,5 milhões de cabeças de gado. Em 2008, esse número já era de 11 milhões, que está se mantendo estável desde então.
Rondon no está en línea  
Old November 4th, 2009, 03:32 PM   #93
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Hum, mas olhando os dados do Idaron, a evolução histórica do rebanho do Estado teve redução sim entre 2006 e 2007:

http://www.seapes.ro.gov.br/Boletins...0Municipal.htm

Mas fazendo uma análise bem grosseira, o rebanho do Estado teve crescimento entre 2005 e 2006, e isso não condiz com o fato do Estado ter tido queda no PIB do setor primário durante este período. Os números do rebanho em si não determinam isso. Outros fatores estão envolvidos.

Last edited by Rondon; November 4th, 2009 at 03:37 PM.
Rondon no está en línea  
Old November 4th, 2009, 03:49 PM   #94
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Pois é, as exportações de carne bovina do estado tiveram aumento nesse período, vamos ver até que ponto isso vai refletir no PIB da pecuária.
Old November 4th, 2009, 07:12 PM   #95
Jorge Luís
Just..The Doctor..

Jorge Luís's Avatar

Likes (Received): 130

Quote:
Estou devendo mais do que você... Mais de 120 mil...
Mais n em cheque, alinea 12

non omne quod licet honestum est
Jorge Luís no está en línea  
Old November 5th, 2009, 02:01 PM   #96
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rondon View Post
Haja Coração!

O PIB 2007 tá chegando!
E tá chegando mesmo...

Vendo no site do IBGE, eles divulgaram as informações do PIB Nacional no 05/11/2008. Esse ano divulgaram ontem, dia 04/11/2009...
Já o PIB dos Estados foi divulgado dia 14/11/2009... então faltam cerca de 9 ou 8 dias para sair o resultado estadual...
Rondon no está en línea  
Old November 5th, 2009, 03:07 PM   #97
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

E o PIB municipal ?
Old November 5th, 2009, 03:09 PM   #98
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Ano passado, a divulgação do PIB municipal ocorreu dia 16/12/2008... ainda vai demorar um pouco então...
Rondon no está en línea  
Old November 5th, 2009, 03:27 PM   #99
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Geralmente é assim, PIBs estaduais em novembro, PIBs municipais em dezembro.

Eu queria que o IBGE reduzisse essa defasagem na divulgação dos PIBs, de dois anos pra um ano apenas.
Old November 5th, 2009, 03:50 PM   #100
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Pelo menos os estaduais vão vir antes

O IBGE bem que podia surpreender e divulgar o PIB de 2007 e 2008 juntos. Mas como foi divulgado, ocorreu a revisão apenas nos dados de 2007, portanto sem chances para os dados 2008.

Closed Thread

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules