daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Outros Temas > Além-Fronteiras / Around The World

Reply

Thread Tools
Old October 31st, 2009, 06:20 PM   #1
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Likes (Received): 1085

Ponferrada e Las Médulas - Espanha

Ponferrada é uma cidade, município e capital da comarca de El Bierzo situada na província de León e por sua vez esta na comunidade autónoma de Castilla y León. Está situada na confluência dos rios Sil e Boeza, e tem uma população de 69 292 habitantes, sendo a segunda cidade em importância da província.

Ainda que existam indícios de povoamentos tanto no Neolítico, nas margens do Sil, como na Idade do Ferro e na época romana, é apenas desde o século XI que a povoação se encontra documentada. No final desse século, o Bispo Osmundo ordena a construção de uma ponte, no ano 1082, para os peregrinos do Caminho de Santiago, devido à difícil travessia do Rio Sil. Tendo sido reforçada com ferro, daí virá o nome que será dado à povoação que cresce em seu redor, mas margens do rio Sil.

Outra teoria sobre o nome de Ponferrada provém igualmente de Pons Ferrata, mas com a tradução de ponte fortificada. Devido à construção da Igreja de San Pedro no ano de 1086, em seu redor surgiu a Puebla de San Pedro, nome original de Ponferrada, para passar a chamar-se pouco depois Ponte Ferrato.

Passou por diversas mãos, tendo sido primeiramente propriedade dos Templários, que se encarregavam da defesa do Caminho de Santiago. Ao desaparecer a ordem, passou para as famílias Osorio, Conde de Lemos entre outros, até que os Reis Católicos a reclaram como sua, originando uma disputa com o Conde de Lemos e seu filho, no século XVI, levando a diversas batalhas no castelo.

Em 2008 foi celebrado o centenário da concessão do título de cidade a Ponferrada, coincidindo com o centenário da coroação da Virgen de la Encina como padroeira de El Bierzo.

Fonte: Adaptado de Ponferrada

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

No mesmo dia em que visitei Astorga tinha planeado como última visita do dia um passeio até Las Médulas, sem paragem em Ponferrada que, confesso, tinha em muito pouca conta e não me atraía minimamente...

Uma vez que a chegada à cidade foi atribulada, perdi-me uma série de vezes, devido a uma péssima sinalização nos arredores, parecia Portugal, acabei por precisar de acalmar os nervos e por isso lá decidi dar uma voltinha pelo centro!

E ainda bem que o fiz pois esta paragem não planeada acabou por se revelar uma bela surpresa! O passeio foi curto, uma hora ou pouco mais pelo pequeno centro histórico que se apresentou a mim como alvo de um profundo processo de recuperação urbana.

Apesar de algumas ruas ainda estarem a precisar de obras urgentes, o que estava recuperado, e que não era pouco, estava simplesmente impecável, pintadinho de fresco, com muito bom gosto e muito limpo. Adorei!

Fica o passeio.

Percurso

Já estacionado, em vez de ir directamente ao centro dei uma volta pela Calle del General Vives, passando junto ao Parque Gyl e Carrasco (El Plantio) e à estátua dedicada ao escritor Enrique Gil y Carrasco.

Descendo a Calle del General Vives, pouco interessante, a sua característica mais notável é a de ter sobreiros ou azinheiras como árvores de alinhamento, entro no centro histórico pela Calle de Santa Beatriz de Silva.

Passando pela Calle Antigua Subida.

Quase no topo da rua encontra-se um pequeno miradouro de onde se abarca grande parte da cidade nova e os característicos telhados de lousa de Ponferrada.

Ao longe, o novo delírio dos amantes de torres de Ponferrada, a Torre de la Rosaleda!

Bonitas casas no cimo da rua.

A Calle de Santa Beatriz desemboca numa das principais praças do centro, a Plaza del Ayuntamiento. Um belo espaço circundado por casas coloridas que lhe dão um ar muito acolhedor.

A Casa Consistorial, obra de 1692.

Adorei as cores da cidade histórica!

A Torre do Relógio e Puerta de las Eras, antiga porta da cidade.

Para lá da torre fica a Calle del Reloj que leva à Plaza de la Basílica.

Calle de las Carnicerías, logo à esquerda após o arco.

Seguindo pela Calle del Reloj, recheada de belos edifícios seculares.

Convento Concepcionistas, Torre del Reloj e Real Cárcel, hoje Museu del Bierzo.

Vista geral do Museu.

No fim da rua encontra-se a grande Plaza de la Basílica. Ao fundo a Basílica de la Encina, começada em 1572. A torre foi terminada em 1614.

À esquerda de quem entra na praça, fica a bonita Calle del Paraisín.

De volta à Praça.

Dali já se vislumbra o grande monumento da cidade, lá chegaremos...

Descendo pela Calle Gil y Carrasco,

Museu da la Radio, instalado na Casa de los Escudos.

E frente a nós o impressionante, é mesmo, Castillo de los Templarios. A primeira fortificação data de 1187. A fortaleza foi reconstruída em numerosas ocasiões ao longo da Idade Média. A zona palaciana e algumas torres foram reformadas recentemente para nelas se instalar um centro cultural.

Só para ver este castelo já vale a pena ir a Ponferrada!

A entrada é impressionante! Muito bela!

Ao lado do castelo fica a Iglesia de San Andrés.

Vista para a zona nova, na outra margem do Sil.

Na margem escarpada sobre a qual se encontra o castelo, fica a Ladera del Castillo, um jardim onde se podem observar muitas espécies autóctones.

O Rio Sil que, algumas dezenas de quilómetros a jusante escavará, tal como o Douro, impressionantes desfiladeiros.

O castelo na sua plenitude visto da margem oposta.

De volta ao lado de cá, a Calle del Hospital, com o seu casario tradicional.

Construções recentes de acordo com a arquitectura tradicional na Avenida del Castillo. O resultado é excelente!

Estava a ficar tarde e na hora de subir. Voltei pela Calle Temple, por trás da Iglesia de San Andrés,

e depois pela Calle Comendador, onde se encontram lado a lado edifícios restaurados com outros quase a cair... parecia o Porto!

Os telhados de telha são aqui uma raridade. A meio vê-se uma casinha com o telhado de lousa original.

Portal da Basílica, que estava fechada...

E lá segui pela Travesía Tras la Encina, que bela marquise!

E depois pela Calle Aceiterías em direcção à Plaza del Ayuntamiento.

Já na Plaza del Ayuntamiento, dei ainda um pulinho até à muito florida Calle Jardines. O nome não podia ser mais apropriado!

Já quase a chegar ao Bolinhas que me aguardava ansiosamente, passei ainda pela Iglesia de San Antonio.

E antes de partir, uma foto à Calle Ancha com a Plaza del Ayuntamiento ao fundo.

Depois deste belo passeio pelo centro histórico de Ponferrada só havia mais uma coisa a visitar e que era a Torre de la Rosaleda, claro!

Fica situada no limite noroeste da cidade, numa grande zona de expansão que é quase tão grande como a cidade existente! Agora que a bolha rebentou provavelmente tão depressa não será urbanizada...

É tudo enorme, grandes avenidas, edifícios altos. Onde é que estarão a pensar ir buscar gente para encher tanta casa?...

Uma igreja nova.

E ei-la, no fim da Rosaleda!

É no mínimo interessante e alta o suficiente para nos deixar verdes de inveja! Parabéns aos Ponferradinos!

Posto isto, adeus Ponferrada! Ainda me faltava uma paragem antes do retorno a Portugal!

A caminho, rumo à montanha...

Pelo caminho, uma paragem onde se avistava o maior choupal que alguma vez vi! Uma verdadeira floresta com a cidade ao longe.

Alguns quilómetros depois, montanha acima, chega-se finalmente a Las Médulas, mais especificamente ao Miradouro de Orellán, de onde se tem uma vista abrangente do sítio. Basicamente, é para quem está com pressa, e que era o meu caso!

Para quem não sabe, Las Médulas são os restos de uma exploração mineira de ouro da época romana, nas imediações do povoado de mesmo nome. Os grandes trabalhos de engenharia realizados para a exploração do minério provocaram uma grande destruição do meio ambiente mas, teve como resultado uma paisagem grandiosa e espectacular de rochas avermelhadas, perfeitamente integradas com a vegetação de castanheiros e carvalhos. Foi declarado Património da Humanidade da UNESCO em 1997.

Mais informação em Las Médulas

Vista desde o parque de estacionamento, bem no alto da serra.

Ponferrada lá longe...

Desde o parque de estacionamento, há que caminhar cerca de 1km até ao miradouro. É puxado que se farta, tava a ver que não aguentava até lá acima! As vistas ajudavam.

E pronto, chegado lá acima não havia nada mais que fazer senão babar-me um bocadinho e fotografar! É de facto uma paisagem impressionante e quem não saiba a história por trás dela não diria nunca que não se trataria de obra da natureza!

É de facto impressionante o contraste de cor, entre a rocha e a vegetação!

Custa mesmo a acreditar que isto era um monte, completamente escavado pelos romanos!

O miradouro, pendurado sobre o precipício!

Lindo!

Ainda dei um pequeno passeio na floresta, onde me deparei com castanheiros seculares!

E já não dava mais, estava de rastos e havia um enxame de moscas/mosquitos à minha volta que não me largavam!

E já de volta ao parque, com duas belas encinas (azinheiras) a servir de moldura à fotografia.

Tive pena de não ter visitado desde o chão, andar lá em baixo no meio e visitar as "grutas" escavadas na rocha. O acesso é pela povoação de Las Médulas. Fica para a próxima!

Espero que tenham gostado de mais este passeio por terras de León!

Last edited by JohnnyMass; October 31st, 2009 at 08:13 PM.
JohnnyMass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 31st, 2009, 06:41 PM   #2
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 1236

desconhecia lás Médulas ... que lindíssimo Pena andarem já a comer a montanha lá ao fundo

A cidade está muito bonita está tudo arranjadinho no centro ... que edifícios belíssimos e a pedra dos telhados excelente!

A torre é terrível... a zona de expansão é de facto enorme não sei como é que vão encher aquilo tudo

Mete as fotos no fórum espanhol também as outras eles agradecem! As fotos estão excelentes mais umas vez

The Latest Photo Reports: Região de Lisboa :: Alentejo

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 07:05 PM   #3
Ennis
BANNED

Likes (Received): 1

Cada vez fico mais estonteado com este pais... que coisa louca de tanta beleza. Cada cidade mais bonita que outra, mãe do céu..

Uma foto que me fez pensar uma coisa engraçada, é que hà paises onde no lugar de colocar marquizes e roupa às janelas, preferem colocar flores (como aquela rua florida no centro historico).

O castelo, a cidade moderna e o centro historicos estão de babar... e mesmo as casinhas mais antigas que precisam de obras ficam bem assim como estão... dão um charme terrivel.

Enfim... fico sem palavras quando vejo fotos de Espanha. Grande pais (em todos os sentidos do termo) sim senhor.

Felicidades aos espanhois, que sabem fazer as coisas como deve ser.
Ennis no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 07:32 PM   #4
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

um dia destes faço um thread dedicado a ti só com fotos de roupa pendurada à janela em Espanha. Ou julgas que não existe também? E se reparares bem, na primeira foto, o que não faltam não marquises naqueles prédios...

Last edited by JohnnyMass; October 31st, 2009 at 07:39 PM.
JohnnyMass no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 07:33 PM   #5
pauloluso
Metro Lisboa

pauloluso's Avatar

Likes (Received): 155

Nesta serie, houve 2 partes que apreciei bastante, o centro histórico, o castelo de Ponferrada e las Médulas.
Estas marquises e este centro histórico estão um mimo.

Só desgostei da nova parte da cidade. Não acho piada nenhuma e a torre então, que monstro feio. Mais valia não a terem construído.

Não tira o mérito ao fotografo que as fotos estão muito boas.
pauloluso no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 07:38 PM   #6
Ennis
BANNED

Quote:
Originally Posted by JohnnyMass View Post
um dia destes faço um thread dedicado a ti só com fotos de roupa pendurada à janela em Espanha. Ou julgas que não existe também?
Não é tão flagrante como em certos paises..
Old October 31st, 2009, 07:50 PM   #7
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 118

as medulas as medulas é o resultado de um desastre ambiental em grande escala da época Romana, contudo resultou dali algo belo sem duvida, a cidade é bonita, bem estimadinha tb
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 08:07 PM   #8
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ennis View Post
Não é tão flagrante como em certos paises..
Estender a roupa ajuda a diminuir a nossa pegada ecológica. Ainda vai chegar o dia em que será obrigatório estender roupa à janela vais ver.
Old October 31st, 2009, 08:10 PM   #9
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Quote:
Originally Posted by pauloluso View Post
Só desgostei da nova parte da cidade. Não acho piada nenhuma e a torre então, que monstro feio. Mais valia não a terem construído.

Não tira o mérito ao fotografo que as fotos estão muito boas.
Tem zonas de vivendas muito jeitosinhas, os prédios é que são altos demais, fica muito massificado. Não acho a torre assim tão feia, não é linda mas tb não é nenhum monstro! Piores só mesmo as do Estoril-Sol!
Old November 1st, 2009, 12:09 AM   #10
Ennis
BANNED

Quote:
Originally Posted by JohnnyMass View Post
Estender a roupa ajuda a diminuir a nossa pegada ecológica. Ainda vai chegar o dia em que será obrigatório estender roupa à janela vais ver.
Hà outros métodos mais estéticos para fazer isso.
Old November 1st, 2009, 12:21 AM   #11
PortoNuts
Registered User

PortoNuts's Avatar

Likes (Received): 916

Belíssimo!

Obrigado pelas fotos. Espanha é de facto um país maravilhoso!
Old November 1st, 2009, 12:46 AM   #12
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 568

Espectacular! Fantástico! Fui a Ponferrada há muitos anos, como está diferente! Parece outra cidade, na altura não lhe achei grande piada... e não fui a Las Médulas... Belas fotos Johnny!
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2009, 12:47 AM   #13
faialense
Registered User

faialense's Avatar

Likes (Received): 139

Eu não tenho por hábito ser invejoso mas quando vejo imagens como estas de Espanha é como quem me dá facadas...

Estive em Ponferrada há uns 15 anos, era puto na altura, aquilo parecia pouco maior do que Chaves ou Mirandela... Hoje dá um banho em qualquer "grande cidade" portuguesa...

Faço minhas as palavras do Ennis, um grande bem-haja a Espanha! Parabéns, vocês conseguiram-no!

É cruel para um Estado falhado como Portugal ter uma vizinhança tão rica e opulenta...

Sinto-me quase como um Mexicano a olhar para o outro lado do muro, para a terra do milk and honey...

Felizmente ainda temos a União Europeia para podermos usufruir deste mundo... até um dia...

Last edited by faialense; November 1st, 2009 at 01:06 AM.
faialense no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2009, 12:52 AM   #14
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 568

Eu percebo o queres dizer mas também não exageremos...
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2009, 01:07 AM   #15
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Claro. Há uma coisa que vocês devem ter em mente quando vêm os meus threads e que é: regra geral eu só mostro o lado bom das coisas. Não faltam com certeza edifícios horrorosos naquela parte nova!
Old November 1st, 2009, 07:26 PM   #16
Obidos
_La Nada_

Obidos's Avatar

Likes (Received): 5

Ponferrada nao foi uma cidade muito bonita. Confesso que depois de ver as fotos tem melhorado mesmo muito, nem estava à espera. Acho que fizeram um grande esforço e vai a pena uma visita.
Eu estive lá muitas vezes mas há anos. Agora é que pode ser mesmo uma cidade bonita. Embora interessante foi sempre.
A grande área de expansao onde fica a Torre de la Rosaleda, edifício mais alto de Castilla y León (já superou à torre da catedral de Salamanca) certeza vai sufrir a crise, mas Ponferrada é uma área que sempre teve grandes recursos mineiros e considerada uma área rica. Claro é que há crise, como en todo lado, mas na área, muito povoada, acho que há demanda para boa parte do que fizeram
Las Médulas... ufffff lindíssimo.
Obrigado pelo thread e pelas fotografías, como sempre, magníficas
Old November 1st, 2009, 09:57 PM   #17
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

obrigado!
Old November 2nd, 2009, 02:47 PM   #18
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 1236

Aqui em Portugal não se utiliza aquele tipo de telhados a não ser em raras excepções no norte. Engraçado que depois em Puebla já se utiliza bastante... mas em Bragança não.

The Latest Photo Reports: Região de Lisboa :: Alentejo

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old November 2nd, 2009, 05:02 PM   #19
Puto
trás pa diente

Puto's Avatar

Likes (Received): 18

Gostei bastante da zona histórica de Ponferrada, mas gostei especialmente do urbanismo da cidade, especialmente o novo. Agora, tanta zona urbanizada, onde é que vão buscar gente para lá por? De que vive a cidade e a zona envolvente?

E Las Médulas, apenas uma palavra, fantástica, uma paisagem simplesmente fantástica.
Old November 2nd, 2009, 07:27 PM   #20
Obidos
_La Nada_

Obidos's Avatar

Likes (Received): 5

Principalmente da minería, uma área muito rica em recursos mineiros. Serviços e turismo rural cada vez mais desenvolvido pois é uma área muito bonita paisagisticamente e também tem aldeias com muito charme e património, como Villafranca del Bierzo, Molinaseca etc.

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Aqui em Portugal não se utiliza aquele tipo de telhados a não ser em raras excepções no norte. Engraçado que depois em Puebla já se utiliza bastante... mas em Bragança não.
Na área de Alcañices (Aliste) também utiliza-se esse tipo de telhados

Reply

Tags
castilla y león, españa, espanha, león, ponferrada, spain

Thread Tools

Posting Rules