daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average.
Old November 7th, 2009, 09:34 PM   #1
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Likes (Received): 4

Arte nos cemitérios de Porto Alegre

Vou apresentar três cemitérios de Porto Alegre que acredito vão dar o que falar, seja simplesmente pela quantidade de personalidades locais e nacionais neles sepultadas, seja pela beleza das obras de arte e pela história que encerram em si mesmos.

São eles o cemitério da Santa Casa de Misericórdia, o cemitério da Irmandade de São Miguel e Almas e o cemitério Evangélico, vizinhos uns dos outros na colina originalmente adquirida na sua totalidade pela Santa Casa para esse fim, ao longo da atual Avenida Oscar Pereira, em local ermo, afastado da cidade oitocentista e atendendo assim às demandas higiênicas da época.

E funerárias! Dizem que antes de 1850, ano em que o primeiro foi inaugurado, os cães passeavam pela Praça da Matriz e pelo centro do burgo portoalegrense com fêmures, costelas, crânios e outras partes das pessoas sepultadas na descida da encosta onde existe a Cúria, primitivo local do repouso eterno da cidadezinha. Ou seja, não dava mais, faltava espaço e sobejavam corpos.

E assim, surgem nossos monumentos. Bom passeio!

Cemitério da Santa Casa de Misericórdia

1.

2.

3.

4.

5. Pietá

6. A Dor e a Consolação

7. O intendente positivista Otávio Rocha, falecido durante a gestão

8.

9. Outra Pietá

10. Mais Pietá

11. Pietá em pé

12.

13. O Beijo na Eternidade

14.

15. Linda imagem!!!

16. Anjo erotizado

17. Grande Teixeirinha!

18. Poder econômico e Poder Político: família tradicional e o Patriarca positivista Júlio de Castilhos (à dta.)

19. Pinheiro Machado assassinado.

20. Gal. Daltro Filho exaltado.

21. Mausoléu Mostardeiro

22.

23.

24.

25.

Pessoal, vou ter que parar agora. Volto depois com fotos dos outros cemitérios. Valeu!

Last edited by Minuano; November 7th, 2009 at 10:24 PM.
Minuano no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old November 7th, 2009, 10:31 PM   #2
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 340

bah, cemiterios me deixam tão... sei la...

sauhasuhsauhsa

mas belas esculturas.
Gui_Poa no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2009, 08:51 PM   #3
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Cemitério da Irmandade de São Miguel e Almas

Situado defronte ao cemitério da Santa Casa, é uma original estrutura de vários andares, consolidada a partir dos anos 20 do século passado. As fotos não mostram a riqueza dos mausoléus e a grandiosidade do conjunto, simplesmente porque é necessário autorização especial para fotografar no seu interior - que eu não tinha

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.
Old November 9th, 2009, 02:09 PM   #4
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Cemitério Evangélico

Instalado pouco acima da Santa Casa, esse cemitério da comunidade germânica lembra um jardim em socalcos, em desnível de terreno, no topo da colina, lembrando muito pouco os cemitérios tradicionais.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.
Old November 9th, 2009, 06:50 PM   #5
missioneiro
Registered User

missioneiro's Avatar

Likes (Received): 260

MAGNIFICO THREAD, sou apaixonado pela arte tumular. Por sinal rsrs ontem estive no cemiterio municipal de Sto Angelo e coincidentemente tirei umas fotos, mas NADA comparado com a beleza destes cemiterios. O da Santa Casa fica .. rsrs na Santa Casa? Ali no centro? Achei o terreno pequeno para um cemiterio ali. E a visitacao eh livrE? Qdo for pra poa QUERO visitar este, muito lindo, estes tumulos do sec XIX e inicio do XX SAO EXCEPCIONAIS

LINDISSIMO THREAD!!! PARABENS!!!

Gostei da frase do tumulo do Julio:

Os vivos sao sempre e cada vez mais governados pelos mortos

-> Ruinas de Sao Joao Batista - RS - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=936386 [Saint John Ruins, old jesuitic town]
missioneiro no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2009, 06:52 PM   #6
missioneiro
Registered User

missioneiro's Avatar

Me da uma nostalgia melancolica e meio morbida visitar cemiterios... lugares de uma paz profunda e ao mesmo tempo... nos lembra que somos... mortais! Entao... Carpe diem.

-> Ruinas de Sao Joao Batista - RS - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=936386 [Saint John Ruins, old jesuitic town]
Old November 9th, 2009, 07:32 PM   #7
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Quote:
Originally Posted by Xinah_Poa to Gui_Poa View Post
bah, cemiterios me deixam tão... sei la...

sauhasuhsauhsa

mas belas esculturas.
Normal, mas vale a pena conhecer esses três - de preferência em dia de sol.

OBS: Tá devendo as igrejas.

Last edited by Minuano; November 9th, 2009 at 07:41 PM.
Old November 9th, 2009, 07:40 PM   #8
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Quote:
Originally Posted by missioneiro View Post
MAGNIFICO THREAD, sou apaixonado pela arte tumular. Por sinal rsrs ontem estive no cemiterio municipal de Sto Angelo e coincidentemente tirei umas fotos, mas NADA comparado com a beleza destes cemiterios. O da Santa Casa fica .. rsrs na Santa Casa? Ali no centro? Achei o terreno pequeno para um cemiterio ali. E a visitacao eh livrE? Qdo for pra poa QUERO visitar este, muito lindo, estes tumulos do sec XIX e inicio do XX SAO EXCEPCIONAIS

LINDISSIMO THREAD!!! PARABENS!!!

Gostei da frase do tumulo do Julio:

Os vivos sao sempre e cada vez mais governados pelos mortos
Obrigado, missioneiro.

Os três ficam na subida da Av. Oscar Pereira. P. ex., quem vem do Centro pega a Av. da Azenha pela pista direita e sobe a referida avenida. Acho que ali ainda é Azenha. Os dois primeiros não obstruem o acesso, não sei ao certo quanto ao alemão, mas acho que sem problemas, só tem que cuidar os horários.
São espaços muito ricos e fazem meditar sobre a trnsitoriedade da nossa vida: Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, o rival Ramiro Barcelos, famílias ricas do Estado, nobreza, estão no cemitério da Santa Casa, longe dos Hospitais (esses sim no Centro).
Posta tuas fotos, vale a pena enriquecer o assunto.
Old November 9th, 2009, 10:01 PM   #9
Gui_Poa

Gui_Poa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Minuano View Post
Normal, mas vale a pena conhecer esses três - de preferência em dia de sol.

OBS: Tá devendo as igrejas.

Eu preciso de uma digital nova e da ajuda de outros foristas para criar um trédi com fotos de igrejas.

ahusasauhhsa

Quero bater umas fotos da Igreja São Pedro na Cristovon, acho tão bonita.
=D
Old November 9th, 2009, 10:02 PM   #10
Gui_Poa

Gui_Poa's Avatar

Muito bonito esse cemitéio alemão..
hehe

Poa tem uns cemitérios bem bonitos, aquele ao lado do Olimpico, acho uma loucura de grande.
Tem uns tumulos bem bonitos tambem.

Não faço a menor idéia dos nomes dos cemiterios.

Sera que dava pra fazer alguma atração turistica em cemitérios?

Tem muita gente que gosta de ver, temos belas esculturas.
Old November 9th, 2009, 10:30 PM   #11
missioneiro
Registered User

missioneiro's Avatar

Quote:
hehe

Poa tem uns cemitérios bem bonitos, aquele ao lado do Olimpico, acho uma loucura de grande.

Acho que da pra fazer um tour sim, em Buenos Aires o cemiterio de la Recoleta eh famosissimo e atrai mtos turistas e fiquei impressionado com a beleza dos cemiterios de POA O_o lindoes!! vlw

Old November 9th, 2009, 10:34 PM   #12
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

Likes (Received): 1256

Nossa, não sou fã de cemiterios, mas gostei desses de Porto Alegre, ao menos pelas fotos estão bem preservados! São todos ádministrados pela prefeitura?

A daqui bem que podia se espelhar na de POA

Muito bom o thread
Old November 9th, 2009, 11:46 PM   #13
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1628

O túmulo de Pinheiro machado é um dos mais incríveis que já vi! Há tempos quero ir a esse cemitério só para ver ele. Gosto, também, da obra positivista para Júlio de Castilhos.

Mas não gosto desse tipo de cemitério, acho forte demais, triste demais, doloroso demais. Enfim, dramático demais! Acho que dá para minimizar a dor da perda a partir de um espaço mais simples e calmo, sem tantos conflitos, exageros e abarrocados.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2009, 04:24 AM   #14
RG
RG

RG's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
hehe

Esse passeio pelos cemitérios já faz parte do roteiro turístico oficial de Poa.
RG no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2009, 09:03 PM   #15
joker-rs
Colorado

joker-rs's Avatar

Muito bom essas fotos dos cemitérios! Obrigado por postá-las! Gosto muito dessa arte, apesar de mórbida!

Na faculdade eu tinha um professor que disse que o homem passou a ter uma memória e uma história a partir do momento que passou a enterrar seus mortos!

Parabéns pelas fotos, Minuano!
joker-rs no está en línea   Reply With Quote
Old November 11th, 2009, 05:27 PM   #16
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Quote:
Originally Posted by dricobel View Post
Nossa, não sou fã de cemiterios, mas gostei desses de Porto Alegre, ao menos pelas fotos estão bem preservados! São todos ádministrados pela prefeitura?

A daqui bem que podia se espelhar na de POA

Muito bom o thread
Obrigado!!!
Não, dois deles estão ligados a ordens religiosas e outro creio que à Igreja Luterana.
Old November 11th, 2009, 05:28 PM   #17
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Quote:
Originally Posted by joker-rs View Post
Muito bom essas fotos dos cemitérios! Obrigado por postá-las! Gosto muito dessa arte, apesar de mórbida!

Na faculdade eu tinha um professor que disse que o homem passou a ter uma memória e uma história a partir do momento que passou a enterrar seus mortos!

Parabéns pelas fotos, Minuano!
Obrigado, Jocker!!!
Old November 11th, 2009, 05:30 PM   #18
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Flick e RG, valeu!!!
Old November 12th, 2009, 01:24 PM   #19
jonaspoa
Registered User

Likes (Received): 1

Pessoal adorei esse tópico! Eu faço pesquisa sobre arte funerária aqui em Porto Alegre. Meu foco é muito mais a simbologia que envolve os túmulos. Se alguém quiser conhecer mais eu tenho 1 blog e 1 fotoog somente sobre o assunto:

http://www.fotolog.com.br/cemirgs/
http://casa-aloys.blogspot.com/

Até eu encontrei em POA o túmulo do famoso arquiteto e artista plástico José Lutzenberger e postei: http://casa-aloys.blogspot.com/2009/...zenberger.html É interessante que lá existe o palácio do comércio e a igreja São José desenhados em uma placa.

Sobre esse lance de tour cemiterial na cidade. Ele na verdade não existe oficialmente. O que ocorre são caminhadas gratuítas que foram desenvolvidas pelo projeto Viva o Centro a Pé e pela Santa Casa de Misericórdia. Até publiquei um video do passeio: http://www.youtube.com/watch?v=7Ku3k...layer_embedded

Queria pedir para quem tenha fotos de outros cemitérios do estado se poderia me doar. O CEMIRGS (cemitérios do Rio Grande do Sul) é um projeto que visa reunir fotografias de arte funerária de todo o estado.

Éisso ae, até mais!

Doe suas fotos antigas de porto alegre para arquivopoa@gmail.com

BLOG QUE DISSECA PORTO ALEGRE:

www.arquivopoa.blogspot.com
jonaspoa no está en línea   Reply With Quote
Old November 12th, 2009, 01:46 PM   #20
joker-rs
Colorado

joker-rs's Avatar

Quote:
Originally Posted by jonaspoa View Post
Pessoal adorei esse tópico! Eu faço pesquisa sobre arte funerária aqui em Porto Alegre. Meu foco é muito mais a simbologia que envolve os túmulos. Se alguém quiser conhecer mais eu tenho 1 blog e 1 fotoog somente sobre o assunto:

http://www.fotolog.com.br/cemirgs/
http://casa-aloys.blogspot.com/

Até eu encontrei em POA o túmulo do famoso arquiteto e artista plástico José Lutzenberger e postei: http://casa-aloys.blogspot.com/2009/...zenberger.html É interessante que lá existe o palácio do comércio e a igreja São José desenhados em uma placa.

Sobre esse lance de tour cemiterial na cidade. Ele na verdade não existe oficialmente. O que ocorre são caminhadas gratuítas que foram desenvolvidas pelo projeto Viva o Centro a Pé e pela Santa Casa de Misericórdia. Até publiquei um video do passeio: http://www.youtube.com/watch?v=7Ku3k...layer_embedded

Queria pedir para quem tenha fotos de outros cemitérios do estado se poderia me doar. O CEMIRGS (cemitérios do Rio Grande do Sul) é um projeto que visa reunir fotografias de arte funerária de todo o estado.

Éisso ae, até mais!
Muito legal teu blog! Parabéns!!!! Não deixa de postar porque vou acompanhar o blog!

joker-rs no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules