1997 x 2005 - Skyline do Bairro Olaria (Porto Velho) do mesmo ângulo, 8 anos depois! - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 3rd, 2007, 04:18 AM   #1
BR 364
R.I.P. Niki

BR 364's Avatar

Likes (Received): 8437

1997 x 2005 - Skyline do Bairro Olaria (Porto Velho) do mesmo ângulo, 8 anos depois!

Quando eu fiz essa primeira foto (sim, as duas fotos são minhas! ) em 1997, eu não planejava fazer uma comparação futuramente. Mas... revirando minhas coisas guardadas na casa da minha mãe, em Porto Velho, me deparei com essa foto de 1997, de cima do prédio onde morávamos naquela época. Me lembrei que eu tinha fotos mais recentes tiradas desse mesmo ângulo (não milimetricamente o mesmo ângulo, mas quase) e resolvi fazer esse comparativo do skyline do Bairro Olaria em dois momentos diferentes, 1997 e 2005, oito anos depois.

As fotos foram recortadas para que mostrassem a mesma área e ambas foram redimensionadas para o mesmo tamanho.

1997

2005

Advertisement

Old January 3rd, 2007, 04:26 AM   #2
nando02
Qui sait?

nando02's Avatar

Likes (Received): 182

Aumentou bastante!!!!
que continue crescendo!!
nando02 no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2007, 04:27 AM   #3
Compton_
From Siará

Compton_'s Avatar

Likes (Received): 905

É, não foi aquela cooooooisa de crescimento que nos faça dizer: nossa como o skyline de PV tá maior!

Mas de qualquer maneira ta valendo! Tambem acho muito legal comparar fotos velhas com a visão atual.
Advertisement

Old January 3rd, 2007, 04:37 AM   #4
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Likes (Received): 2453

Teve um aumento bom! Mas acho que daqui uns 5/10 anos a evolução ficará mais evidente numa eventual comparação!

Ganhos de até 35 mil dólares mensais através de fraudes? Clique AQUI e saiba como!!!
bs.eduardo no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2007, 05:08 AM   #5
BR 364
R.I.P. Niki

BR 364's Avatar

É, depois que eu fiz o tópico eu vi que o impacto visual da comparação não foi o esperado...

Mas o número de prédios de uma foto pra outra aumentou de 7 pra 15 (considerando apenas os prédios altos), sendo que de dois desses 15 aparece apenas uma pontinha por cima de outro prédio. Um crescimento de mais de 100% no número de prédios de uma imagem pra outra em 8 anos é considerável. Pena que essa comparação realmente não deixou isso muito claro.

Talvez porque na 1ª foto eu foquei todos os prédios que a cidade tinha naquela época e não mostrei o imenso vazio que havia ao redor. Se eu tivesse pego uma área maior na 1ª foto, eu poderia fazer uma comparação mais abrangente e talvez aí sim a diferença ficaria mais visível.
Old January 3rd, 2007, 05:11 AM   #6
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Likes (Received): 8

hehhehe ! Belo registro !
Daqui uns anos tira outra e assim por diante ! Ficará show a montagem quando tiver tiver umas 15 fotos !
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2007, 05:15 AM   #7
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Likes (Received): 2453

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
É, depois que eu fiz o tópico eu vi que o impacto visual da comparação não foi o esperado...

Mas o número de prédios de uma foto pra outra aumentou de 7 pra 15 (considerando apenas os prédios altos), sendo que de dois desses 15 aparece apenas uma pontinha por cima de outro prédio. Um crescimento de mais de 100% no número de prédios de uma imagem pra outra em 8 anos é considerável. Pena que essa comparação realmente não deixou isso muito claro.

Talvez porque na 1ª foto eu foquei todos os prédios que a cidade tinha naquela época e não mostrei o imenso vazio que havia ao redor. Se eu tivesse pego uma área maior na 1ª foto, eu poderia fazer uma comparação mais abrangente e talvez aí sim a diferença ficaria mais visível.
Opa, o impacto não foi o esperado mas é um belo registro. Será interessante pra comparar daqui a 20, 30 anos, com toda certeza. Mesmo assim dá pra notar que a cidade deu uma encorpada boa.

Ganhos de até 35 mil dólares mensais através de fraudes? Clique AQUI e saiba como!!!
bs.eduardo no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2007, 05:31 AM   #8
Diogo_Gardoni
Rio Eterno

Diogo_Gardoni's Avatar

Likes (Received): 40

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post

Mesmo assim... De 7 para 15, houve um acréscimo de 8 prédios. Média de 1 prédio por ano. Valeu pelo registro, mas aumento de 100% não quer dizer muita coisa às vezes... Uma cidade que, por exemplo, tinha 1 prédio há oito anos e hoje tem 2 também teve um crescimento de 100%...
Coração do meu Brasil
Diogo_Gardoni no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2007, 05:35 AM   #9
Vargas
Registered User

Likes (Received): 1200

PVH ta se verticalizando; foi um bom aumento nesses 8 anos, otimo registro!
Vargas no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2007, 05:42 AM   #10
RRC
**16º ano**

RRC's Avatar

Likes (Received): 26742

Legal, vários prédios surgiram, parece que um dos mais antigos até passou por um ebelezamento, ficou mais bonitinho.

Muito boa sacada fotografar antes e depois do mesmo ângulo

Conheça SP
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2007, 05:45 AM   #11
BR 364
R.I.P. Niki

BR 364's Avatar

Quote:
Originally Posted by Diogo_Gardoni View Post
Mesmo assim... De 7 para 15, houve um acréscimo de 8 prédios. Média de 1 prédio por ano. Valeu pelo registro, mas aumento de 100% não quer dizer muita coisa às vezes... Uma cidade que, por exemplo, tinha 1 prédio há oito anos e hoje tem 2 também teve um crescimento de 100%...
Sim, é verdade, mas esse crescimento de 7 pra 15 que eu mencionei é referente apenas à área delimitada nas fotos. Considerando a cidade toda, o crescimento foi de 8 pra 26 em 10 anos. É bem verdade que desses 26, tem 8 ainda em construção, mas em 1997 haviam 8 prontos e nenhum em construção. Hoje são 18 prontos e 8 em construção. Isso considerando apenas os prédios com mais de 12 andares, que são mais fáceis de mensurar. Se considerarmos também os prédios entre 7 e 9 andares, eu calculo que tenha crescido de 12 pra uns 40 ou 45 +ou-...
Old January 3rd, 2007, 02:21 PM   #12
Rondon
♫♫♫♫♫♫♫♫

Rondon's Avatar

Vcs tem que dá um desconto né...

A construção de edifícios altos em Porto Velho é recente. E digo mais: só nesta foto de 2005 pra cá já estão começando a aparecer mais 4 edifícios altos e futuramente mais 2: um hotel (o Íbis - 12 andares) e outro edíficio (Rio Tapajós - 19 andares) que começarão a ser construídos este ano.
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2007, 02:35 PM   #13
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Likes (Received): 662

Valeu pelo esforço BR, para nossa região esse crescimento isso ta excelente!
Old January 3rd, 2007, 02:45 PM   #14
Kaplan
Registered User

Likes (Received): 99

Ótima comparação!
Kaplan no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2007, 02:58 PM   #15
+Jampa
Sou Paraíba e não NEGO!!!

+Jampa's Avatar

Likes (Received): 955

é vai...aumentou bastante!
oq isso em primeiro plano?uma escola?
Old January 3rd, 2007, 03:34 PM   #16
Rondon
♫♫♫♫♫♫♫♫

Rondon's Avatar

Não, isso é a Esplanada das Secretárias Estaduais. Futuramente não sei o que vai acontecer com elas (se serão desativadas ou não), pq o governador está querendo construir um CPA (Centro Político Administrativo) para concentrar todos estes orgão públicos. Eu ouvi falar que já tem 20 milhões para as obras, e ele pretende começar logo...
Old January 3rd, 2007, 03:35 PM   #17
Rondon
♫♫♫♫♫♫♫♫

Rondon's Avatar

Ahhh, esqueci de falar: do lado da Esplanada fica o SESC
Old January 3rd, 2007, 05:31 PM   #18
Kelsen
Dando um tempo.

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 30712

Outra coisa interessante é que as árvores continuam todas lá!

"Alguma coisa há, e o nada absoluto não há" - Mario Ferreira dos Santos.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2007, 05:38 PM   #19
sjmolive
Wellington from Minas

sjmolive's Avatar

Likes (Received): 864

Bom trabalho, BR!

Grande comparação. Salvei em meu computador as fotos.

Uma dúvida -- Quem é o BIG PVH? O Thiago ou o Diego ou um outro?!

Abraços

Samuel
Old January 3rd, 2007, 06:40 PM   #20
Rondon
♫♫♫♫♫♫♫♫

Rondon's Avatar

Quote:
Originally Posted by Kelsen View Post
Outra coisa interessante é que as árvores continuam todas lá!
E se vc ver melhor, estão todas podadas
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules