12/01/2008 Parabéns Belém do Pará pelos 392 anos de história - Page 5 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 11th, 2008, 06:58 PM   #81
dricobel
...

dricobel's Avatar

Likes (Received): 4448

Uirapuru hoje no Pôr-do-Som

FOLCLORE Danças da Amazônia são a atração de hoje na Estação das Docas, a partir das 18h, com entrada franca

O grupo folclórico Uirapuru se apresenta hoje no projeto Pôr-do-Som, promovido pela Organização Pará 2000, Secult e Governo do Estado. O show, que começa às 18h, contará com 20 bailarinos e oito músicos, oferecendo uma verdadeira viagem pelas danças da Amazônia ao longo da Orla da Estação das Docas. O espetáculo tem entrada franca.
A apresentação anterior do Uirapuru no projeto Pôr-do-Som destacava a cultura negra. Desta vez, o espetáculo do grupo será sobre a diversidade cultural amazônica. “Vamos fazer um show diferente do que fizemos em dezembro. Será um espetáculo bem regional, valorizando as danças da Região Norte”, conta Cláudia Peniche, coreógrafa e coordenadora do Uirapuru.
A abertura do espetáculo será feita com uma apresentação da Ciranda do Norte, dança típica da fronteira entre o Pará e o Amazonas. Na seqüência, duas coreografias em ritmo de carimbó: Belém, Meu Bem, canção gravada por Leci Brandão e que exalta as maravilhas do Estado do Pará; e Vestido Estampado, de Márcio Montoril, há mais de dez anos integrando o repertório do Uirapuru.
O grupo promete uma novidade neste show: a Dança da Farinhada. “Essa dança fala da feitura da farinha de tapioca pelo caboclo de Americano do Sul”, explica Peniche, responsável por todas as coreografias do grupo. O Uirapuru também apresentará coreografias de lundum e siriá.
dricobel no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old January 11th, 2008, 07:01 PM   #82
dricobel
...

dricobel's Avatar

União garante segurança durante os festejos
Uma parceria firmada entre a Guarda Municipal de Belém (GMB), as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros vai garantir a segurança em todos os eventos da programação comemorativa pelos 392 anos de Belém, amanhã. Só a GMB vai colocar nas ruas um efetivo de 300 homens. O efetivo total das quatro corporações envolvidas no esquema de segurança deve somar 550 homens.
A segurança foi pensada e programada para todos os itens da programação festiva, da alvorada de fogos no Ver-o-Peso e missa matinal na igreja da Trindade, às 7 horas, ao show popular na Aldeia Amazônica, que deve entrar pela madrugada do dia 13.
A GMB, que vai coordenar o esquema de segurança, estará a postos dentro e fora dos palcos das celebrações. A Ronda da Capital (Rondac) e o Grupamento de Ações Táticas (GAT) da Guarda, especializados no policiamento de rua, estarão de prontidão do início ao fim da programação, com carros e motocicletas.
A guarda feminina, incluindo as servidoras lotadas no setor administrativo, deve fazer a segurança no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, onde acontecerá a solenidade de entrega do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco, um dos pontos altos da programação de aniversário da cidade, e que terá a presença do prefeito, Duciomar Costa, da governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, e de outras autoridades listadas para receber a homenagem.
Os 300 homens da Guarda Municipal estarão espalhados ainda no complexo do Ver-o-Rio, na feira do Ver-o-Peso e na Aldeia Amazônica. As polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros do Pará se farão presentes no Ver-o-Peso, Hangar e Aldeia Amazônica. O efetivo contará com o reforço do canil e da cavalaria.
Old January 11th, 2008, 08:13 PM   #83
dricobel
...

dricobel's Avatar

Semana de atrações gratuitas pelos 392 anos de Belém

BELÉM - A população paraense terá uma uma programação especial para comemorar os 392 anos de fundação da cidade de Belém, com atividades educativas, visitas monitoradas, exibição de documentários, tiros de canhão, música popular brasileira, clássica e instrumental, e muito carimbó.

O aniversário da capital paraense é comemorado no dia 12 de janeiro, mas a programação da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) terá uma semana de duração. A partir desta terça-feira (8), o acesso a todos os museus do Sistema Integrado de Museus (SIM) é gratuito, permanecendo assim até a próxima terça-feira (15).

Nesta quarta-feira (9), no Teatro Gasômetro, no Parque da Residência, será realizado o Encontro dos Mestres e Grupos de Carimbó, com dança, música e troca de experiência com os mestres desse ritmo tipicamente paraense, valorizando uma das danças mais características da cultura regional. O encontro terminará com uma grande apresentação de grupos de carimbó no anfiteatro do Parque da Residência.

Na quinta-feira (10), Felipe Cordeiro e Leandro Dias, jovens músicos paraenses, apresentarão no Theatro da Paz o show “Emaranhado”, um repertório de sambas, choros, baladas, valsas, entre outros gêneros.

Na sexta-feira (11), às 20 horas, o Theatro da Paz receberá o show de lançamento do DVD de 20 anos de carreira do músico Ney Conceição, um dos mais importantes baixistas brasileiros. No DVD, Ney Conceição apresenta uma parte do seu universo musical, com composições, ídolos e parceiros, incluindo participações especiais de João Bosco, Nelson Faria, Chico Chagas e Robertinho Silva.

Ainda no dia 11, o Sistema Integrado de Museus exibirá, às 9 horas, no auditório do Museu de Arte Sacra, o documentário “Belém 150 anos”, aberto ao público.

No sábado (12), dia do aniversário, todos os espaços da Secult estarão abertos à visitação com entrada franca. No Forte do Presépio, por exemplo, haverá tiros simbólicos dos canhões do século XVII preservados no espaço e, em seguida, a Banda de Música do Exercito fará uma apresentação.

Praça e teatro - Secult e os órgãos de cultura do Estado realizarão também no dia 12, de 9 às 13 horas, uma vasta programação na Praça Batista Campos, com apresentações artísticas, contação de historia, jogos educativos, oficina de origami, sessão de autógrafos do escritor Daniel Leite e vendas de livros.

A partir das 20 horas, no Theatro da Paz, haverá apresentação de Gala Lírica, com o coral Marina Monarcha e solistas. A entrada é franca, com retirada de ingressos na bilheteria do TP.

No dia 12, o Mangal das Garças também comemora três anos de funcionamento. Na programação, show de música instrumental do Trio Ternura, apresentação da Cia. 7 da Arte, com atores fantasiados de animais, e o espetáculo "Fio de Pão - A Lenda da Cobra Norato", da Cia. In Bust Teatro com Bonecos.

Já no domingo (13), às 20 horas, haverá o show "Francis ao Vivo", com Francis Hime e banda. Compositor, cantor, pianista, arranjador e maestro, Francis Hime é considerado um dos principais nomes da música popular brasileira, reunindo em sua carreira obras populares e eruditas.

Encerrando a programação de aniversário da cidade, na terça-feira, (15) , às 19h30, o Museu da Imagem e do Som exibe o Vídeo Instalação "Entre o rio e a metrópole", que reúne cinco vídeos - de cinco minutos cada -, no Laboratório das Artes da Casa das Onze Janelas.

Toda a programação é gratuita.

Fonte: Secult - A.L
Sponsored Links
Advertisement

Old January 11th, 2008, 09:47 PM   #84
_isaacnewton_
Isaac Globetrotter

_isaacnewton_'s Avatar

Likes (Received): 2

Ai ai, que vontade de estar em Belem nesse período.

Mto mais coisas pra fazer. Massa mesmo!

Amo Belém!
Old January 11th, 2008, 09:54 PM   #85
dricobel
...

dricobel's Avatar

Tem uma vasta programação cultural na cidade!!! Mais realmente prefiro a época do círio.
Old January 11th, 2008, 10:09 PM   #86
flaino
Paid'égua! 10 pra ti!

flaino's Avatar

Likes (Received): 94

vigia... dizem q é o lugar no carnaval
Old January 11th, 2008, 10:18 PM   #87
dricobel
...

dricobel's Avatar

muito bom por sinal, nunca fui, mais já escutei cada história !!!
Homem se veste de mulher e vice-versa!!!!ahauahauahaua, deve ser a mior putaria............
Old January 12th, 2008, 12:30 PM   #88
paraense

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Drico-bel View Post

Tem uma vasta programação cultural na cidade!!! Mais realmente prefiro a época do círio.
TB prefiro o cirio de nazaré
paraense no está en línea   Reply With Quote
Old January 12th, 2008, 01:56 PM   #89
dricobel
...

dricobel's Avatar

Parabens cidade das mangueiras pelos 392 anos de história
Old January 12th, 2008, 02:08 PM   #90
rrrjp
Registered User

rrrjp's Avatar

Likes (Received): 774

Parabéns Belém!

Um presente do Brasil!
linda, preservada e moderna!
rrrjp no está en línea   Reply With Quote
Old January 12th, 2008, 05:49 PM   #91
flaino
Paid'égua! 10 pra ti!

flaino's Avatar

Likes (Received): 94

parabens a mais antiga e eterna metrópole da amazonia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Old January 12th, 2008, 07:50 PM   #92
dricobel
...

dricobel's Avatar

Quote:
Originally Posted by rrrjp View Post
Parabéns Belém!

Um presente do Brasil!
linda, preservada e moderna!
valeu rrrjp, belém agradece!!!
Old January 12th, 2008, 08:13 PM   #93
dricobel
...

dricobel's Avatar

Artigo encontrado no Portal Amazônia, escrito pelo amazonense Abrahim Bazé. fiquei profundamente emocionado com cada palavra descrita !!! Lindo mesmo

Artigo: Belém da Saudade12 de janeiro de 2008.

Queria Belém,

Nos últimos dias tenho pensado na última viagem que aí estive, com a equipe do Amazon Sat, revendo e gravando a Belle Époque dos teus casarões, que a modernidade dos teus sonhos não apagou, os teus desenganos e, por que não, o teu amanhã e uma Amazônia iluminada.

O meu sonho, em traje de soirée o dernier cri do “Paris N’ América” te vejo assistir “La Bohème”, no esplendor do teu Theatro da Paz. Em êxtase, a bailar nos saraus do Palacete Pinho, onde impecáveis acepipes foram encomendados à Casa Carnavalhaes. Soberbamente cocotte, a mostrar sua arquitetura construída no período do látex. Tardes alegres na matinée do Cinema Olympio e, necessariamente depois, saborear o charlotine, na terrasse do Grande Hotel, às 17:00 horas a espera da tradicional chuva da tarde.

Ah! Belém, quanta saudade. E, perdoe-me a pretensão de querer ver-te na sedução do teu passado.

Também te vejo – e nem por isso menos querida – em estamparia de chita, a sacudir a sonolência da cidade velha com a frivolidade do teu comércio pujante. A luz das lamparinas e lampiões perdendo seus brilhos para o sol que acabara de nascer, reluzindo frenesir de suor na pele morena de tuas meninas-moças nos batuques dos arrabaldes da grã-finagem.

Ah! Belém, quanta saudade da hora do ângelus e o canto das cigarras, cúmplice, da missa das 18:00 horas na Matriz.

Belém querida, me afogo em nostalgia do teu passado glorioso e desperto para o teu amanhã venturoso. Preservar os teus retratos, guardar as tuas ruínas, recolher os teus pedaços e, a partir deles, reinventar os teus sonhos. Tu completas 392 anos. Quero continuar sentindo saudades até o tempo que te conheci, das mangueiras frondosas da avenida Nazaré, do Círio de Nazaré, do carimbó, da tua culinária que é só tua.

Te fotografar na minha mente é apropriar-me de retratos múltiplos e variados na beleza dos tempos de antanho.

Parabéns
Old March 20th, 2008, 11:21 AM   #94
pedro7

oi,

Fantastico thread sobre essa cidade maravilhosa!

Falando da Paris da Amazonia e da Belle Epoque....

Estou precisando de seu saberes para completar o meu trabalho.

Sou estudante frances fazendo um mestrado de historia relacionado com amazonia. Meu sujeito e os imigrantes franceses na amazonia na segunda metade do século XIXe, por esto estudo com fontes diplomática mas gostaria obter mais fotos de cidade como Manaus e Belém.
Como eu nasci em Belém gostaria presentar fotos da cidade no final do seculo XIXe o nos anos 1900, mas todo isto com referencia a os franceses claro.

Você nao teria fotos de lojas francesas em belém, de nome de lojas em frances ?

Muito obrigado pela ajuda e parabéns Belém !
pedro7 no está en línea   Reply With Quote
Old March 20th, 2008, 01:36 PM   #95
dricobel
...

dricobel's Avatar

Olá pedro7, primeiramente seja bem vindo ao SSC!
Você mora em que lugar da França atulamente?
Você pode encontrar essas fotos aqui no SSC, basta procurar nos tópicos do norte, encontrara inumeros threads referentes a Belém e também Manaus!
Se precisar de algo mais aprofundado sobre a cidade, basta perguntar, se eu souber não exitarei em ajudar!
Sobre as lojas lembro da Paris N'América na rua Santo Antonio.... Se não me engano aqui nesse thread existe uma foto dela...... Algum forista local sabe da existência de outras francesas em Belém? Sera que podem contribuir com pedro7?
Grande abraço!

Last edited by dricobel; March 20th, 2008 at 02:19 PM.
Old March 20th, 2008, 02:19 PM   #96
pedro7

Quote:
Originally Posted by Drico-bel View Post
Olá pedro7, primeiramente seja bem vindo ao SSC!
Você mora em que lugar da França atulamente?
Você pode encontrar essas fotos aqui no SSC, basta procurar nos tópicos do norte, encontrara inumeros threads referentes a Belém e também Manaus!
Se precisar de algo mais aprofundado sobre a cidade, basta perguntar, se eu souber não exitarei em ajudar!
Sobre as lojas lembro da Paris N'América na rua Santo Antonio.... Se não me engano aqui nesse thread existe uma foto dela...... Algum forista local sabe da existência de outras francesas em Belém? Sera que podem contribuir com pedro7?
Grande abraço!
Morou na cidade de La Rochelle frente ao oceano atlântico entre Bordeaux e Nantes mais e cresci no Alpes franceses perto de uma cidade olímpica (Grenoble).

Vou fazer uma pesquisar no forum para encontrar umas fotos antigas com referencia a franceses.

E que essa loja de Paris'N America nao sei si foi controlada por franceses mesmo, por exemplo em Manaus se encontra muitas lojas em 1900 com nome frances mais com donos brasileiros.

Sei que os franceses estavam presente nos hoteis (hotel do commercio o hotel do palacio de crystal) em Belem na Belle epoque e tambem nas padarias e otros commercios de luxo.

Tenho exemplo do senhor Raoul Buisson que tenia uma garage em belem nos ano 1910, a publicidade era :
"O mais antigo e a mais importante casa de automoveis do norte do Brazil"
Rua da industria 79

Eu sei que nao devem mais existir mais si alguns conseguiria fotos de esse tipo de commercio seria, eu acho, uma paso importante para a historia de Belem.

Muito obrigado de novo pela ajuda
pedro7 no está en línea   Reply With Quote
Old March 20th, 2008, 03:47 PM   #97
dricobel
...

dricobel's Avatar

vou no que posso te ajudar
Old March 20th, 2008, 04:09 PM   #98
Alexandre Lima

Likes (Received): 5