Brasil | Ônibus Rodoviários - Page 78 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 205 votes, 4.98 average.
Old July 30th, 2013, 09:59 PM   #1541
Suburbanist
on the road

Suburbanist's Avatar

Likes (Received): 25431

Gente, com poucas excessões viagens de ônibus de longa distância são coisas com imagem associada à classe baixa, imigrantes ilegais (já que nào pedem ID em ônibus como em avião), e outras associações negativas.

É um mercado cujo volume é irrisório perto dos outros modais (carros e aviòes, essencialmente, e em alguns corredores específicos, trens).
Advertisement

Old July 30th, 2013, 10:18 PM   #1542
Suburbanist
on the road

Suburbanist's Avatar

Likes (Received): 25431

Quote:
Originally Posted by Luiz FS View Post
O que tem que mudar é a mentalidade, pois a concorrência com o setor aéreo principalmente em linhas de longa distância é grande e muitas que não mudarem estarão fadadas ao fracasso.
A demanda por linhas de longa distância, acima de 500km, nào pára de cair segundo a própria ABRATI.

É um mercado em franca redução. Sempre vai haver algum mercado, mas ele tende a virar um nicho pequeno.

Viagens longas pertencem ao avião (ou trens de alta velocidade, que o Brasil não tem). Viagens mais curtas sofrem concorrência com o aumento da motorização individual. É uma relidade que busólogos fanáticos terão de aceitar: em 20-30 anos, o número de empresas de longa distância vai reduzir-se dramaticamente, seja por consolidação ou falência.

Sempre vai ter o doido que quer levar uma mudança dentro de ônibus, ou a pessoa doente (sim, é uma doença) que tem um medo irracional de entrar em avião, e uma quantidade minúscula e ínfima de pessoas que tem problemas médicos com presurização rápida.
Old July 30th, 2013, 10:36 PM   #1543
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 55810

Tanto que a Greyhound desativou as suas linhas "costa-a-costa" (é possível atravessar os EUA de ônibus, mas só fazendo umas quatro baldeações) e as linhas longas da Eurolines são usadas somente por imigrantes de Portugal e Leste Europeu que se dirigem à "Europa Rica".
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2013, 11:10 PM   #1544
Daniel_Sousa
Registered User

Likes (Received): 19030

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
Tanto que a Greyhound desativou as suas linhas "costa-a-costa" (é possível atravessar os EUA de ônibus, mas só fazendo umas quatro baldeações) e as linhas longas da Eurolines são usadas somente por imigrantes de Portugal e Leste Europeu que se dirigem à "Europa Rica".
E tem que ser assim aqui também . Seccionar essas linhas gigantes e aumentar o uso do avião. Aliás ano passado já falamos disso lembram?
Old July 30th, 2013, 11:42 PM   #1545
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 55810

Quote:
Originally Posted by Daniel_Sousa View Post
E tem que ser assim aqui também . Seccionar essas linhas gigantes e aumentar o uso do avião. Aliás ano passado já falamos disso lembram?
Claro que lembro.

Tito Mascioli, o fundador da Viação Cometa, sempre defendia a sua tese de que ônibus só é vantajoso para distâncias até 600 Km; acima disso, o avião é a melhor opção. Reza uma lenda que, por causa desse pensamento, a Cometa se recusou a operar a linha São Paulo-Brasília, quando a mesma foi convidada pelo governo.

A ANTT tinha uma grande chance, desperdiçada, para se aplicar a tese do sr. Mascioli no ProPass. Poder-se-ia muito bem formar hubs em várias cidades (São Paulo, Curitiba, Londrina, Feira de Santana, Montes Claros, Goiânia, Barreiras, Santa Maria, Palmas, Concórdia, Juazeiro do Norte...) e criar linhas interestaduais somente entre esses hubs, tendo as linhas estaduais como "alimentadoras" (excetuando, é claro, as linhas semi-urbanas que atravessam divisas estaduais).

Um exemplo: hoje, há uma linha de ônibus de São Paulo até Rio do Sul (SC), que para em tudo que é lugar. Esse mesmo trajeto poderia ser feito de várias maneiras, se adotado a política de hubs:

Opção 1: São Paulo - Curitiba + Curitiba - Rio do Sul

Opção 2: São Paulo - Florianópolis (desembarque em Itajaí) + Itajaí - Rio do Sul

Opção 3: São Paulo - Curitiba + Curitiba - Porto Alegre (desce no entroncamento da 470 com a 116) + Concórdia - Blumenau (desce em Rio do Sul)

Luiz FS liked this post
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2013, 02:11 AM   #1546
Luiz FS
Registered User

Likes (Received): 1212

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
Claro que lembro.

Tito Mascioli, o fundador da Viação Cometa, sempre defendia a sua tese de que ônibus só é vantajoso para distâncias até 600 Km; acima disso, o avião é a melhor opção. Reza uma lenda que, por causa desse pensamento, a Cometa se recusou a operar a linha São Paulo-Brasília, quando a mesma foi convidada pelo governo.

A ANTT tinha uma grande chance, desperdiçada, para se aplicar a tese do sr. Mascioli no ProPass. Poder-se-ia muito bem formar hubs em várias cidades (São Paulo, Curitiba, Londrina, Feira de Santana, Montes Claros, Goiânia, Barreiras, Santa Maria, Palmas, Concórdia, Juazeiro do Norte...) e criar linhas interestaduais somente entre esses hubs, tendo as linhas estaduais como "alimentadoras" (excetuando, é claro, as linhas semi-urbanas que atravessam divisas estaduais).

Um exemplo: hoje, há uma linha de ônibus de São Paulo até Rio do Sul (SC), que para em tudo que é lugar. Esse mesmo trajeto poderia ser feito de várias maneiras, se adotado a política de hubs:

Opção 1: São Paulo - Curitiba + Curitiba - Rio do Sul

Opção 2: São Paulo - Florianópolis (desembarque em Itajaí) + Itajaí - Rio do Sul

Opção 3: São Paulo - Curitiba + Curitiba - Porto Alegre (desce no entroncamento da 470 com a 116) + Concórdia - Blumenau (desce em Rio do Sul)
As vezes penso que o ideal seriam assim mesmo, criando vários hubs regionais em cidades estratégicas, e claro, liberando a concorrência nas linhas pré-definidas e criando linhas diretas entre capitais desde que não ultrapassem 1000km, como SP - Rio, Recife - Salvador, POA - Florianópolis.

Seria um sistema misto, onde ao mesmo tempo as linhas seriam pré - definidas e de autorização, onde nessas linhas haveria a livre concorrência, e claro, com parcerias entre as grandes empresas e empresas menores para garantir a conexão nas cidades maiores para cidades menores que passariam a serem não atendidas.

Cadê o direito de ir e vir, Haddad, ou diria, Malddad?
Luiz FS no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2013, 02:25 AM   #1547
brunogoiania
Registered User

Likes (Received): 2117

e bom lembrar que as linhas de ônibus tem algumas características um pouco distintas do avião.

o avião faz o trajeto entre as grandes cidades a linha Goiânia-BH por exemplo vai pegando passageiros pelo interior de goiás e desembarcando em minas gerais para muitas pessoas que utiliza essa linha o avião não é muita vantagem.
brunogoiania está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 31st, 2013, 02:05 PM   #1548
jaraujo
Registered User

Likes (Received): 4075

Passeando pelo site OB, achei esse veículo. Que diacho esse carro está fazendo em linha "urbana"? É linha urbana mesmo? Não vejo nada nos dizeres de "seletivo".

Que serviço esse veículo faz? Alguém já deu uma volta?

http://onibusbrasil.com/foto/1941882/
jaraujo no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2013, 02:06 PM   #1549
jaraujo
Registered User

edit
Old July 31st, 2013, 04:58 PM   #1550
rnnbe
Avante, para o porvir!

rnnbe's Avatar

Likes (Received): 942

Esses dias fui e voltei pra Toledo PR de ônibus.

Optei pela ida de Expresso Brasileiro (RJ-SP) depois Brasil Sul (SP-Campo Mourão) e por fim Expresso Nordeste (Campo Mourão-Toledo).

Foi uma viagem fantástica, fui muito bem tratado em todas as empresas e isso só reforçou minha tese de que o Oeste Paranaense detêm as melhores empresas de ônibus do Brasil.

Na Brasileiro andei de G7 Scania, na Brasil Sul um G7 LD O-500, e na Expresso Nordeste veio um Irizar i6 Volvo.

Eu fico me perguntando, como pode existir gente no mundo que paga por esse trajeto de Pluma em carro de 20 anos?

Meu amigo que me aguardava no retorno na Novo Rio disse que viu um Paradiso G4 B10M chegando de Buenos Aires da Pluma, que sacodiu a rodoviária ao chegar de tão velho que era... Chega a ser absurda a discrepância do serviço.

Na última vez que fui a Cascavel voltei de Pluma e é pra nunca mais. Viagem ruim, ônibus velho (Jum Buss 380 K112), passageiros mau-educados...

Enquanto dessa vez fui muito bem tratado em todas as empresas, e principalmente na Brasil Sul que mesmo no convencional coloca TV ligada e carro semi-leito.

rnnbe no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2013, 05:03 PM   #1551
Luiz FS
Registered User

Likes (Received): 1212

Quote:
Originally Posted by jaraujo View Post
Passeando pelo site OB, achei esse veículo. Que diacho esse carro está fazendo em linha "urbana"? É linha urbana mesmo? Não vejo nada nos dizeres de "seletivo".

Que serviço esse veículo faz? Alguém já deu uma volta?

http://onibusbrasil.com/foto/1941882/
É uma linha seletiva, vai do centro de Osasco para São Bernardo do Campo, é um veículo até que confortável, aqui na RMSP essa pintura cinza identifica o serviço seletivo.

Cadê o direito de ir e vir, Haddad, ou diria, Malddad?
Luiz FS no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2013, 05:07 PM   #1552
rnnbe
Avante, para o porvir!

rnnbe's Avatar

E queria deixar uma curiosidade aqui para vocês.
O Terminal da Barra Funda em SP é o mais completo do Brasil.

Integra CPTM, EMTU, Metrô, Interestadual e até Internacional no mesmo ambiente.

Nem o Tietê consegue ser tão completo assim! SP sempre dá uma aula de administração pro resto do Brasil e claro, não podia deixar de elogiar isso.

Sei que a cidade tem suas falhas, mas o transporte público é bem eficiente, palavra de uma pessoa que estuda o assunto e já viajou meio Brasil observando isso.

image hosted on flickr

http://www.flickr.com/photos/onildo_lima/3086095883/

Luiz FS, jaraujo, Rodalvesdepaula liked this post
Old July 31st, 2013, 05:23 PM   #1553
jaraujo
Registered User

Quote:
Originally Posted by rnnbe View Post
Esses dias fui e voltei pra Toledo PR de ônibus.

Optei pela ida de Expresso Brasileiro (RJ-SP) depois Brasil Sul (SP-Campo Mourão) e por fim Expresso Nordeste (Campo Mourão-Toledo).

Foi uma viagem fantástica, fui muito bem tratado em todas as empresas e isso só reforçou minha tese de que o Oeste Paranaense detêm as melhores empresas de ônibus do Brasil.

Na Brasileiro andei de G7 Scania, na Brasil Sul um G7 LD O-500, e na Expresso Nordeste veio um Irizar i6 Volvo.

Eu fico me perguntando, como pode existir gente no mundo que paga por esse trajeto de Pluma em carro de 20 anos?

Meu amigo que me aguardava no retorno na Novo Rio disse que viu um Paradiso G4 B10M chegando de Buenos Aires da Pluma, que sacodiu a rodoviária ao chegar de tão velho que era... Chega a ser absurda a discrepância do serviço.

Na última vez que fui a Cascavel voltei de Pluma e é pra nunca mais. Viagem ruim, ônibus velho (Jum Buss 380 K112), passageiros mau-educados...

Enquanto dessa vez fui muito bem tratado em todas as empresas, e principalmente na Brasil Sul que mesmo no convencional coloca TV ligada e carro semi-leito.

Olá Rnnbe, como foi a viagem com o Irizar, é um véiculo confortável?
Nunca tive a oportunidade de andar neles.

Eu achava que a Pluma era algo bom.
Old July 31st, 2013, 05:46 PM   #1554
rnnbe
Avante, para o porvir!

rnnbe's Avatar

Quote:
Originally Posted by jaraujo View Post
Olá Rnnbe, como foi a viagem com o Irizar, é um véiculo confortável?
Nunca tive a oportunidade de andar neles.

Eu achava que a Pluma era algo bom.
Amigo, jaraujo,

Então, adorei muito o Irizar, nunca havia andado em um. Quando cheguei desembarquei da Brasil Sul em Campo Mourão, vi um Irizar indo para Assis. Logo caiu a ficha que eu iria andar de Irizar pela primeira vez e fiquei ansioso esperando o meu carro para Toledo. Chegou ele, o Ar estava gelado (Quarta passada fazia 5 graus em Campo Mourão quando embarquei), tinha água a vontade na geladeira, as poltronas eram confortáveis e deitavam bem.

Estava passando um filme na TV e achei muito melhor que o G7! Valeu muito a pena, a passagem custou uns R$38,00 e foi uma boa experiência.

A Pluma é horrível, tudo de pior, uma das piores empresas disparado!

Com a Volvo então fica tudo melhor! E de bônus encostou isso aqui lá na rodoviária para esquentar minha manhã...

(Foto de autoria própria):

Old August 1st, 2013, 01:17 AM   #1555
Marreco
Registered User

Marreco's Avatar

Likes (Received): 3150

A Águia Branca pirou de vez...

Estão cobrando r$219,00 no ônibus leito VIX-SP
Old August 1st, 2013, 04:27 PM   #1556
jaraujo
Registered User

Quote:
Originally Posted by Marreco View Post
A Águia Branca pirou de vez...

Estão cobrando r$219,00 no ônibus leito VIX-SP
Ida e volta né?
Old August 1st, 2013, 06:31 PM   #1557
Marreco
Registered User

Marreco's Avatar

Só ida!!!

Se fosse um leito cama...mas um leito G7! O mais engraçado da história é que a Itapemirim com aquele Busscar antigão está cobrando o mesmo preço... ABSURDO!!!
Old August 1st, 2013, 06:42 PM   #1558
jaraujo
Registered User

Quote:
Originally Posted by Marreco View Post
Só ida!!!

Se fosse um leito cama...mas um leito G7! O mais engraçado da história é que a Itapemirim com aquele Busscar antigão está cobrando o mesmo preço... ABSURDO!!!
Ô bicho eu até tentei achar essa passagem mas achei de no máximo 159.

Qual data você procurou?

Apareceram duas opções, Double Plus e Double Leito. Esse mesmo que você viu?

Sobre o G7, acho que não tem como você sair fora dele, para leito deve ser todos essa carroceria mesmo.

Mas qual você prefere como passageiro, um G7 ou o Busscar antigão?

E onde essas linhas passam para cobrar caro assim, passam por BH ou segue direto?
Old August 1st, 2013, 07:10 PM   #1559
Marreco
Registered User

Marreco's Avatar

Eu iria com o Busscar da mirim!

Olha ai...
image hosted on flickr

dfgd

image hosted on flickr

zfdvc

Daniel_Sousa liked this post
Marreco no está en línea   Reply With Quote
Old August 1st, 2013, 07:23 PM   #1560
jaraujo
Registered User

O Marreco, o da Mirim tá até mais barato. Mas diga aí, como conseguiu achar essa passagem tão cara da Aguia Branca?

Bom pensei que você ia preferir o plástico G7. rsrs

Eu sempre quando criança sonhava em viajar no Mirim Rodonave Busscar, mas nunca tive a oportunidade. Espero que esses veículos sejam bem cuidados.
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
brasil, ônibus, transportes

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules