Pinhal Novo - Page 2 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Lisboa > Imagens

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old April 9th, 2009, 12:17 AM   #21
jmmv
Registered User

jmmv's Avatar

Likes (Received): 40

do Pinha Novo só conheço a estação, que diga-se é 2 em 1 (estação velha e nova) e um pouco do seu arredor, principalmente do parque/praça...

parece uma vila que faz a ponte de ligação entre o Alentejo e a zona da AM de Lisboa, tal como Vendas Novas...

bom trabalho
jmmv no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old April 9th, 2009, 12:23 AM   #22
alentejolover
Registered User

alentejolover's Avatar

Likes (Received): 2564

Quote:
Originally Posted by jmmv View Post
parece uma vila que faz a ponte de ligação entre o Alentejo e a zona da AM de Lisboa, tal como Vendas Novas...

Vendas Novas tem a vantagem das bifanas
Old April 9th, 2009, 12:44 AM   #23
fidalgo
the mitty

fidalgo's Avatar

Likes (Received): 31000

aos pinhalnovenses e arredores é dado o nome de "caramelos"
e a vontade de se separarem levou a um grupo de ilustres a criar a Frente de Libertação Caramela, quiçá o mais hilariante blog da nossa praça

Quote:

Ti Balbina Acocorada lança nobo livro de poesia caramela

Sou os chispes da minha alma, é o novo título da Ti Balbina Acocorada.
O lançamento do livro vai ser no próximo sábado, dia 14 de Março, por bolta das 14h00 em frente à biblioteca de Pinhal Novo, e segundo Alcindo Escabador, o organizador do evento, a organização não se responsabiliza se alguns exemplares forem lançados selbáticamente por alguns fãns da Ti Balbina, “de incontro às montras da biblioteca im sinal de justo protesto por este estaminé da pseudo-cultura caramela nã ter sequer um único livro do maior bulto actual da poesia caramela contemporânea, e de nunca ter pricurado saber alguma coisa sobre a sua obra”.
Tal como aconteceu na sua obra anterior “"Poesia com Chispes de Luz", o prefácio vai ser da autoria do António Estalisnau Tarimba (mais conhecido por Toino das Ideias Parbas).
Deixamos aqui um pequeno excerto do que o Toino escrebeu: “Nesta nova obra, a Ti Balbina Acocorada prossegue a sua doce depuração de uma Poesia sensitivo-rude, de tradição feminista selbagem, que nos embala num regresso à nossa alma gémea caramela, que é afinal uma só. Li Sou os chispes da minha alma de uma assintada num acero descampado perto do Lau e absorbi a essência natural das suas palabras mágicas. Debo dizer que Ti Balbina canta o mundo e o molda à sua pessoa e nos insina o simples das palabras. Atrabés das metáforas e das segundas palabras-sentidos, é capaz de nos fazer oubir as motorizadas da nossa infância (em escape libre), de nos fazer ber (e cheirar) o pitróile do intigamente.
Ela escrebe poesia como quem bende hortelã e óregãos (em ramáiges ainda frescas) na rafórma agráira, é a boz caramela mais pura e actual, um refrão inbisibél mas acústico, uma mulher malina que não procura a fama e faz da obscuridade a luz clandestina da sua criação artístico-rural.
A sua poesia de alta radiação caramela é como criolina a desincardir os nossos obidos, uma labaige à cera do pensamento, elebando-nos a caramelos-gaiatos-quase-parbos em liberdade total, com a alma nos chispes.

Balintia é o mê nome

Tenho os chispes
im brasa
tenho bico
Na asa
Tenho fijão de molho
E biajo sempre de motorizada

Sou mulher rija
E malina
Nã tenho cadija
O mê nome é ti balbina

Fui escriturária e
Pé descalça
Ainda bou à raforma agráira
Nunca usei calça

É domingo:
Bou ao marcado
Tenho cabalo dado
Nunca lhe olhei pó dente
Nim usei datargente

Sou balente
Sou malina
Bou ó cagatóiro
Nunca usei
supositóiro

Sou a Ti Balbina
Se for praciso
bebo criolina

Sou acocorada e
Às bezes malcriada
Antes só
do que mal acumpanhada

Bou mímbóra

Bou desinfetar a basilha
Bou buer áuga e grabilha

Gosto da bicheza brabia
Como ratos e nã me dá azia

Bou ao urinol como ós homes
Ponho-me de cócoras
E nã uso pedra pomes

Esgrabato à parba
Bebo binho
E nã desidrato

Fiz de mim própria selbaige
Mas escolhi a minha biaige

Bou mimbora bou partir
A mim éi que
nã mapanham a dormir
fidalgo no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old April 9th, 2009, 12:58 AM   #24
Pelha
Registered User

Pelha's Avatar

Likes (Received): 145

Quote:
Originally Posted by alentejolover View Post
tipo de urbanização já "alentejanada"...
Sim, mas com uma mistura suburbana.. nem é Alentejo nem Lisboa, mais parece a Palestina!

Falaram em bifanas de Vendas Novas..
Pelha no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2009, 01:00 AM   #25
nepTunuspt
Registered User

nepTunuspt's Avatar

Likes (Received): 0

Elah.. o Pinhal novo num thread
é uma das dores de cabeça do Concelho de Palmela, visto ser a zona mais desenvolvida do concelho e com capacidades para se expandir. Em que ponto isso pode ser uma dor de cabeça? - a vontade de passar a concelho.
Expandiu-se sobretudo nos anos 80, sendo dois dos bairros mais marcantes desse periodo, o Bairro da Sul Ponte, a Noroeste da Vila, e o bairro d'Os Mochos, que dá nome ao centro comercial onde se encontra o Pingo Doce.
As urbanizações que aí se fala, tanto a Sul -Urbanização Val'Flores ( a das palmeiras maravilhosas)- como a urbanização a Norte -urbanização Villa Serena- foram impulsionadas por uma firma construtora de presença vincada na vila (CORIGUES) pelo grande volume construtivo no Pinhal Novo, que, por motivos alheios, faliu, ficando-se a urbanização a norte parada no que diz respeito ao que será (um dia...) o "edifício Serena", constituido por 16 edifícios que se subdivide nas tipologias de habitação e comércio/serviços. A sul, as trocas sucessivas de donos, bem como dos planos de urbanização, e também por outros motivos que me ultrapassam, só agora se começam a erguer os primeiros esqueletos.

Há por aí ainda a imagem de um edifício "mais moderno", que é o novo mercado municipal, que deu lugar a um anterior, denominado pelos habitantes de "Arquitectura do meio-bidom". Vou tentar arranjar fotos do mercado antigo...
nepTunuspt no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2009, 01:11 AM   #26
nepTunuspt
Registered User

nepTunuspt's Avatar

aí está ele...
Antigo mercado Municipal do Pinhal Novo

deixo ainda uma breve descrição por parte do blog que acompanha todos os movimentos da vila;

"Repare-se naquelas magníficas empenas de forma arrojada, recobertas com uma camada de reboco caiado com grande riqueza plástica. Repare-se na delicada tensão entre as curvaturas da cobertura (muito usada nas nossas coelheiras), com a volumetria clássica do meio-bidom virado ao contrário.
Como obra-prima da Arquitectura Caramela, constitui o paradigma de linguagens e técnicas, assentes no improvisionismo, muito enraizadas na nossa cultura. A praça é por isso um marco que identifica o auspicioso movimento caramelo das construções-rápidas como as coelheiras, cabanas ferramenteiras, tanques de água, adegas, e principalmente garagens de quintal, para não falar em habitações injustamente clandestinas.

Na reunião, (tida secretamente numa das lojas abandonadas dos Mochos) foi decidida a proposta para o embalsamamento do arquitecto que conseguiu pôr a este nível as mais relevantes características do caramelismo urbano. Tal obra trouxe ao de cima « os aspectos semânticos do neo-capoeirismo pinhalnovence, e mais não digo.» Disse o nosso Presidente da F.L.C. enquanto tirava cagaitas das unhas.

Caramelo, está marcada para o dia 25 de Abril a ocupação brabia do espaço. Não faltes. Serão servidas entrameadas e vinho à descrição. Este espaço vai funcionar temporariamente como pombal, enquanto que, ao mesmo tempo, levantamos o edifício a património da localidade com um dos seguintes nomes:
- Castelo Caramelo
- Museu Guggenheim
- Pombal do Ti Florival Catarro
- Praça.

Não há movimento que não tenha o seu cogumelo. Não há pau que dobre um caramelo."

in http://caramelosapiens.blogspot.com/...1_archive.html

Last edited by nepTunuspt; April 9th, 2009 at 01:24 AM.
Old April 9th, 2009, 01:17 AM   #27
nepTunuspt
Registered User

nepTunuspt's Avatar

http://caramelosapiens.blogspot.com/

faltou o nome do blog lol
Old April 9th, 2009, 01:28 AM   #28
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 14931

Boa já passou para a página 2 já posso meter mais fotos

Os Caramelos vêm do Pateo Caramelo

neptunus conheces bem os bairros A villa Serena está muito boa...

Arronches :: Campo Maior :: Monforte :: Cabeço de Vide :: Fronteira :: Sousel :: Alburquerque

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2009, 01:32 AM   #29
pauloluso
Metro Lisboa

pauloluso's Avatar

Likes (Received): 269

Pois é. Faltava o Pinhal Novo. Como é que nunca me lembrei de ir lá tirar umas fotos?
Eu cá sei. Ciúmes do comboio não chegar ao Montijo talvez

Primeiro de tudo. Parabéns pelo molho de fotos.

Por acaso, nas tuas fotos confirmei umas coisas que já tinha lido num blog ferroviário sobre umas enormidades da nova estação.

Reparei nestes pormenores.
Algum comboio consegue passar aqui ou é para testar descarrilamentos? Os carris frente a torre são para saltar para lá?
Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Cais desalinhados?
Quote:
Era preciso tanta altura de gravilha?

Quote:
A estação ainda está em obras?
Lanços de carris espalhados, futuras passagens subterraneas?
Quote:
Esta estação tem coisas muito curiosas.
pauloluso no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2009, 01:47 AM   #30
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

É por causa daquela torre.... é normal que aquelas duas linhas não estejam em uso...

A entrada da torre é um vortex para outra dimensão... de onde vem o comboio fantasma.

Arronches :: Campo Maior :: Monforte :: Cabeço de Vide :: Fronteira :: Sousel :: Alburquerque

Old April 9th, 2009, 01:58 AM   #31
jmmv
Registered User

jmmv's Avatar

Likes (Received): 40

Quote:
Originally Posted by pauloluso View Post

A estação ainda está em obras?
Lanços de carris espalhados, futuras passagens subterraneas?
Acho que não está em obras, pelo menos está igual ás das ultimas vezes que lá passei... e acho que não é necessário estar disponível todas as "faixas"... e a estação é subterrânea. Por de baixo da zona de embarque e dos carris está uma estação, estilo local de espera, bilheteria, e algumas lojas...
jmmv no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2009, 02:03 AM   #32
nepTunuspt
Registered User

nepTunuspt's Avatar

Quote:
É por causa daquela torre.... é normal que aquelas duas linhas não estejam em uso...

A entrada da torre é um vortex para outra dimensão... de onde vem o comboio fantasma.
...aposto que o maquinista é o cotinelli telmo
Old April 9th, 2009, 02:03 AM   #33
pauloluso
Metro Lisboa

pauloluso's Avatar

Likes (Received): 269

Pois mais valia terem mandado abaixo a tal torre e ter feito aquilo como deve ser.
Se calhar ainda estão a espera dos novos traçados para as linhas vindo do aeroporto.

Na última foto, parece que ainda estão algumas coisas para acabar.
pauloluso no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2009, 02:08 AM   #34
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Aquele local é para a nova torre... a situação está em tribunal

Old April 9th, 2009, 02:28 AM   #35
nepTunuspt
Registered User

nepTunuspt's Avatar

desconheço qualquer âmbito judicial no que se refere à torre. Tenho conhecimento sim, da tentativa por parte da REFER de já ter tentado demolir a torre, porém faz parte do património municipal, dado que a faz manter-se ainda de pé.
O que a mantém de pé, é o facto de ser um marco arquitectónico da vila, projectado pelo arquitecto Cotinelli Telmo.

"A torre de Controlo e Manobra da Estação de Caminhos-de-ferro, teve o seu início como projecto em Maio de 1936, sendo inaugurada a sua construção em Outubro de 1938. Surge como obra de apoio técnico, às quais o arquitecto empregou a sua influência dos tempos que corriam.
Na estação onde se iria implantar a torre a projectar, a exiguidade de espaço convidava a formas diferentes. Sublinha-se o facto de esta torre, surgir no seguimento da torre de Controlo e Manobra de Ermesinde (inaugurada em Agosto de 1937) a qual, segundo a crítica da altura, continha um aspecto mais cenográfico que utilitário. Deste modo, a torre criada para a estação do Pinhal Novo, surge num carácter amadurecido por experiências anteriores, seguindo uma linguagem arquitectónica ainda em fase experimental no nosso país.
A torre de controlo da estação do Pinhal Novo, com a “invulgar estrutura construtiva de aparência revolucionariamente invertida na arte de edificar”(Boletim CP nº152 Março 1942), na época da sua construção (1938), vinha contrariar os dogmas fundamentais da doutrina académica.
A torre de sinalização e manobra é actualmente património de interesse municipal, ditado pela Assembleia Municipal de 05 de Junho de 2002, após tentativa de demolição por parte da REFER, que contou com a resistência de um apoio local de protecção ao património, bem como da Ordem dos Arquitectos."

São alguns excertos de um trabalho que fiz há tempos sobre a torre.

"Piranezzi" feito pelo arquitecto, que consta no projecto do mesmo (cedido pela REFER)

Torre eleita maravilha do concelho
Old April 9th, 2009, 02:33 AM   #36
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Pois... sei que existe uma grande confusão

Estou a ver que tens raízes no PN

Old April 9th, 2009, 02:47 AM   #37
nepTunuspt
Registered User

nepTunuspt's Avatar

Quote:
Pois... sei que existe uma grande confusão

Estou a ver que tens raízes no PN
morei uma década no Pinhal Novo. Depois disso, ainda que trocando a vila pela cidade, é onde e para onde trabalho
Old April 10th, 2009, 02:33 AM   #38
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Zona a Noroeste da Linha

Entrada da Vila

Zona da estação e centro antigo

Vista da Ponte Oeste

Escola Primária

Zona do campo de Futebol

Outras Zonas

Old April 10th, 2009, 02:44 AM   #39
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Não sei se as últimas fotos serão de algum bairro social ...

Na Ortofoto este bairro está situado na zona limite da vila do lado oeste.

Old April 10th, 2009, 02:44 AM   #40
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Quote:
Originally Posted by nepTunuspt View Post
morei uma década no Pinhal Novo. Depois disso, ainda que trocando a vila pela cidade, é onde e para onde trabalho
Costumas então apanhar o CP para Setúbal ou será o Fertagus?

Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
arraiados, cascalheira, estação, fonte da vaca, frio, lagoa, novo, palha, palhota, pinhal, pinhal novo, rio, valdera, vale, vila

Thread Tools

Posting Rules