Ponte de Lima - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Norte > Imagens

Imagens Minho, Douro e Trás-os-Montes

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old May 25th, 2007, 06:22 AM   #1
Mr Strangelet

Likes (Received): 2

Ponte de Lima

"Ponte de Lima é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e subregião do Minho-Lima, com cerca de 2 800 habitantes. É caracterizada pela sua arquitectura rústica e pela área envolvente, banhada pelo Rio Lima.

É sede de um município com 321,20 km² de área e 44 343 habitantes (2001), subdividido em 51 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira.

Recebeu foral de Dona Teresa em 4 de Março de 1125, sendo a vila mais antiga de Portugal." (wikipedia)

(em ambos os sites da wikipedia aparecem mais sites relacionados)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_de_Lima
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muralhas_de_Ponte_de_Lima
www.cm-pontedelima.pt
www.pontedelima.com
http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_p...ode_pass=74696

Quote:
Originally Posted by Miguel_Arq View Post
Mapa da Região de Entre Douro e Minho

Seguindo as margens do Rio Lima, a partir de Viana de Castelo, rapidamente se chega a Ponte de Lima. O trajecto demora cerca de 10 minutos.

Ponte de Lima tem actualmente uma população de 44.667 habitantes.

Uma via romana servindo um dos trajectos mais utilizados na idade média entre Portugal e a Galiza atravessava o Rio Lima nesta vila. Ponte do Lima era um ponto fulcral no eixo viário Norte-Sul, e por isso cedo foi repovoada. Recebeu foral em 1125 por D.Teresa. A vila foi crescendo até que em 1359 por iniciativa de D.Pedro se constrói a muralha com as suas nove torres, e seis portas.

FOTOGRAFIAS DE PONTE DE LIMA:

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

Last edited by Barragon; November 13th, 2009 at 02:11 AM.
Mr Strangelet no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old May 25th, 2007, 12:19 PM   #2
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 382

o berço do queijo Limiano o paço do marquês além de lindissimo tem uma vista de bradar excelente trabalho Stranglet
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2007, 02:31 PM   #3
checco24
Checco24

checco24's Avatar

Likes (Received): 49

Linda,adoro , já estive diversas vezes aí, só n percebo uma coisa é a falta de ligação da vila com o rio, aquele parque de estacionamento eh horrivel,deveriam construir um jardim...
checco24 no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old May 25th, 2007, 02:44 PM   #4
doria

Likes (Received): 3

eu gosto é dos patos
doria no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2007, 02:49 PM   #5
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Quote:
Originally Posted by checco24 View Post
Linda,adoro , já estive diversas vezes aí, só n percebo uma coisa é a falta de ligação da vila com o rio, aquele parque de estacionamento eh horrivel,deveriam construir um jardim...
de facto....
Old May 25th, 2007, 03:10 PM   #6
Mr Strangelet

Quote:
Originally Posted by Arpels View Post
o berço do queijo Limiano o paço do marquês além de lindissimo tem uma vista de bradar excelente trabalho Stranglet
Obrigadissimo Arpels...O fecho da fabrica do queijo foi so o inicio duma era de desemprego

Quote:
Originally Posted by checco24
Essa é neste momento a questão mais polémica na vila...Ninguem gosta daquela imagem, toda a gente propõe o que tu propuseste, uma espécie de parque...Parece-me que é uma questão de tempo até isso acontecer, a questão é quanto tempo...
Em primeiro lugar é preciso terem coragem de tirar dali a feira que funciona ali quase desde que ponte de lima recebeu o foral...E como nesta terra ha muita gente conservadora, é do caraças...Ja se fez um parque novo, que a principio era para a feira, mas no fim ficou para a feira do gado
O outro problema é o do estacionamento, é preciso arranjar alternativas, e das que ja foram propostas, ninguem parece estar interessado...Enfim...Diverte-se a fazer jardins na outra margem do rio, e nesta margem é o que se ve...

Quote:
Originally Posted by doria
eu gosto é dos patos
Para uma terra ainda tão pequena é vergonhosa a quantidade deles, eu tb tenho vergonha, a parte nova da vila é muito triste
Old May 25th, 2007, 03:19 PM   #7
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

ya
Old May 25th, 2007, 03:47 PM   #8
doria

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by Mr Strangelet View Post
Para uma terra ainda tão pequena é vergonhosa a quantidade deles, eu tb tenho vergonha, a parte nova da vila é muito triste
porquê??
doria no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2007, 04:16 PM   #9
snitrom

Likes (Received): 1

Como eu já fui feliz em Ponte de Lima!

Tem um centro magnifico . Só fico triste que nas imediações do centro esteja a acontecer a tristeza da urbanização portuguesa. Mas ainda tenho esperança, até porque o estrago não é assim tão grande, e é perfeitamente recuperável.

E Ponte de Lima é daquelas vilas que gostaria que fosse sempre vila, é como Sintra, se deixa de ser vila perde aquele cariz de típica vila portuguesa.
snitrom no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2007, 05:16 PM   #10
Fern
...

Fern's Avatar

Likes (Received): 2160

Temos amigos de Ponte de Lima e já ficamos em casa deles (um casarão antigo) uns dias e mesmo assim estou a ver que não consegui visitar metade da vila! É linda!!

Seria uma boa ideia por isto nos foruns internacionais. Não te importas que eu o faça ou preferes fazer tu?
Fern no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2007, 05:34 PM   #11
Mr Strangelet

Quote:
Originally Posted by doria View Post
porquê??
Porque para uma vila onde a construção da parte nova é relativamente recente, as coisas estao a crescer de uma forma um pouco desordenada e sem preocupaçao em criação de espaços verdes nas novas urbanizações...

Quote:
Originally Posted by Snitrom
Como eu já fui feliz em Ponte de Lima!

Tem um centro magnifico . Só fico triste que nas imediações do centro esteja a acontecer a tristeza da urbanização portuguesa. Mas ainda tenho esperança, até porque o estrago não é assim tão grande, e é perfeitamente recuperável.

E Ponte de Lima é daquelas vilas que gostaria que fosse sempre vila, é como Sintra, se deixa de ser vila perde aquele cariz de típica vila portuguesa.
Today 01:47 PM
Tão cedo podes ter a certeza que não passa a cidade, até porque ja houveram diversas oportunidades para isso, mas ninguem quer que passe a cidade

Quote:
Originally Posted by Fern
Temos amigos de Ponte de Lima e já ficamos em casa deles (um casarão antigo) uns dias e mesmo assim estou a ver que não consegui visitar metade da vila! É linda!!

Seria uma boa ideia por isto nos foruns internacionais. Não te importas que eu o faça ou preferes fazer tu?
Realmente a vila tem muito para ver. Visto a vossa boa aceitação eu vou pondo mais fotografias

Tas a vontade para por nos foruns internacionais, depois deixa aqui o link para a thread
Old May 25th, 2007, 05:46 PM   #12
Herrmando
Registered User

Likes (Received): 1001

É talvez a mais bela Vila do Norte de Portugal, uma vez q Sintra é intocável. Podia ser mais bem aproveitada a nível turístico e com um pouco mais de investimento.
Herrmando no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2007, 05:53 PM   #13
Fern
...

Fern's Avatar

Não se trata de ser intocável, mas Sintra tem muito mais para oferecer, a começar pelo número infindavel de palácios e palacetes que pontuam a vila.

@Mr Strangelet- Vou começar pelo forum brasileiro então
Old May 25th, 2007, 05:59 PM   #14
Herrmando
Registered User

Likes (Received): 1001

Eu acho intocável... Sintra é das mais belas vilas, mas do mundo! E obviamente mto por causa disso (palacios/palacetes/castelos/vegetaçao/serra)...
Herrmando no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2007, 06:02 PM   #15
Mr Strangelet

Quote:
Originally Posted by Herrmando View Post
É talvez a mais bela Vila do Norte de Portugal, uma vez q Sintra é intocável. Podia ser mais bem aproveitada a nível turístico e com um pouco mais de investimento.
Eu sou suspeito para falar, mas tb concordo

Neste momento o turismo em ponte de lima está mais direccionado ao turismo sénior (e a verdade é que eles ficam maravilhados) e aos piqueniques de domingo...Mas a verdade é que desde ha uns tempos para ca se tem notado um aumento brutal de turistas estrangeiros, principalmente nórdicos, em todas as alturas do ano!!

Quote:
Originally Posted by Fern
Não se trata de ser intocável, mas Sintra tem muito mais para oferecer, a começar pelo número infindavel de palácios e palacetes que pontuam a vila.

@Mr Strangelet- Vou começar pelo forum brasileiro então
Um dia destes também vou fazer um percurso dos solares em ponte de lima, depois ponho aqui...Não te esqueças de por o link da thread
Old May 25th, 2007, 06:27 PM   #16
Fern
...

Fern's Avatar

https://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=478255
Old May 25th, 2007, 07:23 PM   #17
tcpor
Nobre. Leal. Invicto.

tcpor's Avatar

Likes (Received): 13

Gosto de Ponte de Lima mas não a acho assim tão bonita para a considerar a "mais bonita do Norte de Portugal". Sinceramente do trio da área (Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos do Valdevez) é a que menos me atrai... Gostos!
Conhecem Paredes de Coura, Monção, Arcos do Valdevez, Vila do Gerês, Peso da Régua, Pinhão, etc., etc.? Fica tudo no Norte e são todas vilas... À vossa consideração.

Abraços,
Old May 25th, 2007, 07:41 PM   #18
mynuster
12 Years of SSC!

mynuster's Avatar

Likes (Received): 425

boas fotos

a vila parece estar bem cuidada
Old May 25th, 2007, 08:50 PM   #19
pedrodepinto
Feliz 2019 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Likes (Received): 706

Quote:
Originally Posted by mynuster View Post
, à primeira vista...
Bom thread !
pedrodepinto no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2007, 09:34 PM   #20
Mr Strangelet

Quote:
Originally Posted by mynuster View Post

Podia estar mais bem cuidada...A igreja Matriz teve uma operação de limpeza ha 5 anos e foi parcial, a Ponte medieval desespera por uma intervenção de limpeza e por luz publica...as torres de São Paulo e da Cadeia Velha também...De resto é a questão do areal, e mais algumas questões pontuais.

Mas no geral está bem conservada
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
arcozelo, lima, minho, ponte de lima, verde

Thread Tools

Posting Rules