Carnaxide | Vila Utopia - Page 2 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Lisboa > Projectos

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old June 25th, 2009, 10:37 PM   #21
A J
Registered User

A J's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Zurb View Post
É também por causa destes tipos que lisboa vai perdendo população
Não posso concordar com isto. Seja a falar de Oeiras, de Odivelas, da Amadora, do que seja... como disse o Barragon cada um puxa a sardinha para o seu lado. Acho que seria péssimo esperar numa cadeira sentado à espera que Lisboa desse o passo que deveria ter dado...

Se Lisboa perde habitantes só posso dizer que as pessoas não mudam unicamente por mudar.

A Serra de Carnaxide fica no norte da primeira imagem do ultimo post com imagens.

Acerca das imagens vê se isto ajuda.
A J no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old June 25th, 2009, 10:55 PM   #22
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15781

não.

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2009, 05:59 PM   #23
Zurb
Registered User

Likes (Received): 23

Quote:
Originally Posted by A J View Post
Não posso concordar com isto. Seja a falar de Oeiras, de Odivelas, da Amadora, do que seja... como disse o Barragon cada um puxa a sardinha para o seu lado. Acho que seria péssimo esperar numa cadeira sentado à espera que Lisboa desse o passo que deveria ter dado...

Se Lisboa perde habitantes só posso dizer que as pessoas não mudam unicamente por mudar.

A Serra de Carnaxide fica no norte da primeira imagem do ultimo post com imagens.

Acerca das imagens vê se isto ajuda.
O problema é que aquilo parece mais uma manta de retalhos sem planeamento nenhum. vão comprando um terreno e depois moldam os lotes e já está, parece um puzzle. E as pessoas mudam porque é mais barato (se calhar já não naquela zona) mas se trabalharem em Lisboa não faz sentido estar a escolher casas mesmo ao lado da cidade, até porque vão perder muito em deslocações e só têm o carro como transporte viável. não percebo qual a vantagem neste momento. Já num outro tópico um empreendimento que vão fazer na zona de empresas ao lado de Monsanto, quem olha para lá pensa que Lisboa é do outro lado da cril; completamente sem nexo

Obrigado pelo link já me registei no site, vamos ver se a imagem da serra de Carnaxide aparece. a seta a vermelho mostra o loteamento em semi circulo (se calhar a vontade é fazer um circulo completo )

Abraço

Zurb no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old June 26th, 2009, 07:07 PM   #24
A J
Registered User

A J's Avatar

Também já tinha reparado nesse loteamento. Se reparares pela ferramenta de voltar a imagens mais antigas no Google Earth consegues reparar que estão nisso há alguns anos...

Quanto às vantagens isso dava pano para manhas Não são só esses factores que muitos têm em conta...
Old June 26th, 2009, 11:47 PM   #25
trigger7
Registered User

trigger7's Avatar

Likes (Received): 147

É isso mesmo Zurb e Marco Bruno. Mais um caso flagrante de péssimo urbanismo! Constroem umas porcarias no meio do nada sem transportes nem malha de ruas e avenidas organizadas. Dos futuros moradores 100% terá que usar transporte indivídual. Vejam como se constroem bairros novos em Espanha. Basta ver Badajoz, por exemplo. Tudo junto à cidade.

trigger7 no está en línea   Reply With Quote
Old June 27th, 2009, 11:33 AM   #26
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Tudo junto à cidade mas imensamente denso ... como se consegue viver ali

Aquela urbanização perto do Amadora-Sintra já está assim há uns anos... penso que foi abandonada... Ali é para um parque do género do monsanto.

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Old June 27th, 2009, 12:35 PM   #27
trigger7
Registered User

trigger7's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Tudo junto à cidade mas imensamente denso ... como se consegue viver ali

Aquela urbanização perto do Amadora-Sintra já está assim há uns anos... penso que foi abandonada... Ali é para um parque do género do monsanto.
Isso quer dizer que viver no centro da cidade de Lisboa por exemplo, Pça de Londres, Saldanha é muito dificil viver? Muito denso?
Pois eu vivo bem no centro de Lisboa em Arroios e acho que é bem mais fácil viver aqui que nos subúrbios dispersos e desorganizados. Quase não preciso de andar de automóvel para me deslocar dentro de Lisboa. Demoro uns invejáveis 15 minutos de casa à faculdade, 5 estações de metro, quase todos lá demoram muito mais. Tenho tudo a meu alcance aqui, cinemas, baixa e chiado para passear, lojas, supermercados, noite, transportes para todo o lado.
Num centro de uma cidade é que se vive bem.
Old June 27th, 2009, 01:13 PM   #28
A J
Registered User

A J's Avatar

cinemas
baixa e chiado para passear - não tenho uma baixa e chiado mas tenho comercio que chegue e para passear tenho parques e centros desportivos com percursos no meio da natureza e à beira-rio portanto
matas - como já referi
lojas - como já referi
supermercados -a pé não faltam e de carro ainda este mês vou ficar a 2 minutos de grandes superfícies portanto
noite - bastam-me os transportes para lá, mas para aquelas saídas mais calmas temos cafés e restaurantes abertos.
transportes - a poucos metros varias carreiras para o centro de Lisboa (com poucas paragens)

Conclusão: "Num centro de uma cidade é que se vive bem." Depende do estilo de cada um.
Old June 27th, 2009, 02:27 PM   #29
trigger7
Registered User

trigger7's Avatar

Ok, já estou a entrar num campo mais subjectivo, depende dos gostos de cada um e do estilo de vida. Depende também do subúrbio que se compara.
Mas pelo menos pode-se dizer que há vantagem a nível de mobilidade viver dentro da cidade. É um facto que os tempos de viagem trabalho casa são em média muito menores para quem vive dentro da cidade. Até para fora da cidade, andas no sentido oposto às massas.
Pelo que tenho visto este tema do mau urbanismo/arquitectura em Portugal já foi mais que falado aqui no forum e já devem estar fartos! Mas sinto necessidade de desabafar

Last edited by trigger7; June 27th, 2009 at 03:55 PM.
Old June 27th, 2009, 02:55 PM   #30
A J
Registered User

A J's Avatar

Quote:
Originally Posted by trigger7 View Post
Ok, já estou a entrar num campo mais subjectivo, depende dos gostos de cada um e do estilo de vida. Depende também do subúrbio que se compara.
Mas pelo menos pode-se dizer que há vantagem a nível de mobilidade viver dentro da cidade. É um facto que os tempos de viagem trabalho casa são em média muito menores para quem vive dentro da cidade. Até para fora da cidade, andas no sentido oposto às massas.
Pelo que tenho visto este tema do mau urbanismo/arquitectura em Portugal já foi mais falado aqui no forum e já devem estar fartos! Mas sinto necessidade de desabafar
Nunca é demais essa discussão e está mais do que provado que ainda há muito por fazer e muitas vezes ainda se cometem erros. Não nos podemos esquecer é que muito do que está mal planeado não implica má qualidade de vida.
Old June 27th, 2009, 03:54 PM   #31
trigger7
Registered User

trigger7's Avatar

Quote:
Originally Posted by A J View Post
Não nos podemos esquecer é que muito do que está mal planeado não implica má qualidade de vida.
Pois aí é que discordo. A longo prazo trás má qualidade de vida não só para os moradores mas para todos. Todos as vertentes e sectores são prejudicados a longo prazo.
-Mobilidade nas zonas urbanas;
-Dificuldade de implementar carreiras de transportes rodoviários eficientes e atractivos porque não há espaço para faixas BUS, as ruas e avenidas não tem comprimento para ligar bairros, concelhos diferentes.
-Turismo;
-Economia e produtividade. As pessoas como só podem ir de carro e porque vão quase todas, demoram mais tempo a chegar ao trabalho e atrasam-se, o que diminui a produtividade das empresas. Gasta-se mais petróleo em Portugal.
-Ambiente: mais emissões de CO2.
-Agricultura: Perdem-se terrenos agrículas
-Falta de terrenos para construir vias e equipamentos estruturantes (temos o caso da CRIL que demorou 30anos?), encontrar terrenos com tamanho suficiente para um aeroporto perto de Lisboa é difícil, etc. Vejam como se separa nitidamente as zonas urbanizaveis das não urbanizaveis em Valencia.
-Falta de espaço e de planeamento para estabelecer uma zona industrial de grande dimensão e concentrada, com llinhas para comboios de mercadorias. Como se pode vêr em Barcelona.
Comparo com cidades espanholas porque não é preciso ir mais longe.
Há concerteza mais consequências negativas de um mau planeamento mas não me ocorre agora.

Valência:

Barcelona:

Old June 27th, 2009, 04:13 PM   #32
trigger7
Registered User

trigger7's Avatar

Eu vejo um país como um organismo. A saúde desse país mede-se pelos índices económicos e humanos. O páises são composto por orgãos vitais, as cidades. Esses orgãos são responsáveis pela saúde do país. As cidades são irrigadas por uma rede de vasos como são os orgãos. Os vasos e os orgãos têm que ter uma certa estrutura para serem o mais eficientes possíveis. Quando é tudo feito sem um planeamento global tudo adoece.
Eu acho que isto é um dos principais motivos porque não conseguimos crescer mais a partir de 2002. Crescemos em 90 até encalharmos no nosso factor inibidor.
Old June 27th, 2009, 05:03 PM   #33
A J
Registered User

A J's Avatar

Tudo o que disseste faz todo sentido. Não concordo é quando olhamos para coisas mal feitas na teoria e afirmamos que na prática também o sejam.

As coisas estão mal feitas e temos, muitas vezes, um urbanismo decente, e agora ? Isso é que é importante. Se a estrutura das nossas cidades é diferente temos que adaptar esses conceitos à nossa realidade a não ser que já estejas a pensar no próximo terramoto.
Old June 28th, 2009, 01:06 PM   #34
trigger7
Registered User

trigger7's Avatar

Pois um terramoto é que se calhar salvava isto. Uma oportunidade de começar de novo.Tal como o marquês de pombal. A estrutura das nossas cidades para mim não são apenas diferentes, são debilitantes e incapacitantes.
Old June 28th, 2009, 01:18 PM   #35
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Espanha cresceu por causa da construção ... e agora vê-se o número de urbanizações inacabadas e inabitadas.

De qualquer forma nem deverias olhar para Oeiras como um concelho com falta de planeamento meu deus... vai ao norte

Old June 29th, 2009, 12:23 PM   #36
trigger7
Registered User

trigger7's Avatar

Dizer que Espanha cresceu apenas devido à construção civil é um bocado redutor. Existem também inúmeras industrias que eles têm em peso que nós temos pouco. E também têm muitas empresas que se internacionalizaram e que ganharam uma dimensão enorme.

Falo de Oeiras como falo da Amadora como falo de Gondomar como falo de qualquer subúrbio em Portugal. Está quase tudo mal planeado.

Mas se calhar já chega de dizer mal, já toda a gente sabe que isto é assim. Precisava de desabafar
Old June 29th, 2009, 01:14 PM   #37
Fern
...

Fern's Avatar

Likes (Received): 2152

Quote:
Originally Posted by trigger7 View Post
Pois um terramoto é que se calhar salvava isto. Uma oportunidade de começar de novo.Tal como o marquês de pombal. A estrutura das nossas cidades para mim não são apenas diferentes, são debilitantes e incapacitantes.
O problema é que mesmo neste forúm há quem ache, por exemplo, que as cidades satélite/concelhos limítrofes de Lisboa têm todo o direito de competir com a capital, pois tal é saudavél e obriga Lisboa a trabalhar mais...

A verdade é que enquanto nao houverem estruturas organizadas a organização do nosso território será sempre a pior da Europa. Eu já visitei muitos países Europeus, alguns mais pobres que o nosso, e nenhum exibia um urbanismo tão mau quer nas grandes cidades quer nas zonas rurais.
Old June 29th, 2009, 01:17 PM   #38
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

Likes (Received): 44

Nesse aspecto a Câmara de Oeiras tem investido bastante em planeamento.

Em relação a Lisboa, a cidade tem sido muito mal gerida nos últimos anos. Isso também não tem ajudado.
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old June 29th, 2009, 01:29 PM   #39
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Likes (Received): 241

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Espanha cresceu por causa da construção ... e agora vê-se o número de urbanizações inacabadas e inabitadas.

De qualquer forma nem deverias olhar para Oeiras como um concelho com falta de planeamento meu deus... vai ao norte
Já te disse várias vezes que o planeamento ou falda dele não é o se vê pela configuração das ruas, vistas do espaço.
Pões-te a ver as cidades no google earth e depois ficas com ideias erradas.

Qualquer área do Norte, com o aspecto aparentemente desorganizado, tem melhor aspecto do que os suburbios de Lisboa. Vistos no google earth, as urbanizações de Sintra, Loures, Odivelas ou Amadora até têm um desenho, por vezes interessante. Mas visto de terra, são monos de 12 andares a trepar as colinas. Tudo a desaguar na IC19, para posteriormente chagar ao local de trabalho, em Lisboa. Isso é planeamento?

No Norte há pré-existências de casinhas dispersas pelo vasto território.
O planeamento tem que contar com esse facto. Não vais agora concentrar tudo e demolir o que existe.
O facto de haver industrias e establecimentos comerciais "misturados" com habitação e que tanta gente critica, desde estejam bem integrados até são favoráveis a um bom planeamento. As pessoas podem ir a pé para o trabalho, já que a fábrica fica ao lado da sua casa.

Quando vês uma imagem do google earth de uma zona do Norte dizes: "que horror, que desorganização". Mas se te mostar uma imagem tirada do solo dessa mesma zona vais ter outra opinião.

Planeamento não é o desenho das ruas que se vê no google earth, é muito mais do que isso!
Miguel_Arq no está en línea   Reply With Quote
Old June 29th, 2009, 01:37 PM   #40
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

Likes (Received): 44

Muita gente que mora nos subúrbios já não trabalha em Lisboa mas noutros concelhos.
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
carnaxide, design, empreendimento, oeiras

Thread Tools

Posting Rules