IP8 - A26 | Sines-Beja - Page 4 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 15th, 2009, 12:11 AM   #61
pc327
pc327

pc327's Avatar

Likes (Received): 28

Na minha opinião assim tinha ficado 5 estrelas. Ic33 por melides era uma grande ideia. Do que tá aqui a unica coisa que devem fazer como está é a variante ao hospital entre Santo andré- Santiago.
pc327 no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old February 15th, 2009, 02:42 AM   #62
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 16019

Têm que fazer alguma coisa... mesmo o acesso a Santiago desde Santo André está péssimo por entre as casinhas da Aldeia de Santo André e Escatelares

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old February 15th, 2009, 02:43 AM   #63
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post

Qual é a necessidade de construir uma parte do IC33 de novo? No caso do IC4 este poderia curvar um pouco mais para o lado de Sines antes de entroncar com o IP8...

É prioritário, mas não tanto no meu entender quanto a construção do IC33 (este último deveria ser em AE também).
Não é construir... é como deveria ter sido feito.

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Old February 18th, 2009, 07:37 PM   #64
Ricardo Jorge
Registered User

Ricardo Jorge's Avatar

Likes (Received): 7

Ora aqui está o que deveria ser feito (perante o que existe):
Se bem que tenho dúvidas que entre Santiago do Cacém e Ermidas precisasse de ser via-dupla...
image hosted on flickr

Para lá de Beja, não conheço bem a orografia do terreno mas, acima de tudo, acho que o IP8, depois da ligação a Serpa, deveria seguir em direcção a Moura, Amareleja, Barrancos, servindo uma zona muito carenciada de acessos, fazendo também ligação assim ao empreendimento de Alqueva, e ajudando a fixar as pessoas nesta região.
Tenho uma pequena dúvida: se o IC33 deveria amarrar na A6 a nascente ou poente de Évora. Não conheço a fundo a zona entre a Tourega e Guadalupe, mas sei que é sensível em termos de património arqueológico.

Last edited by Ricardo Jorge; February 18th, 2009 at 07:46 PM.
Ricardo Jorge no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2009, 09:23 PM   #65
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Então o que dizes da minha proposta?

Old February 18th, 2009, 10:05 PM   #66
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1088

Prefiro a do Ricardo Jorge à do Barragon se bem que coloco duas dúvidas. O actual IC33 entre Santiago do Cacém e Grândola não pode ser duplicado? Se assim for não será necessário fazer um novo trajecto paralelo. A ligação a Jerez de los Caballeros também me parece que só fará sentido no caso dos espanhóis se decidirem a não fazer a ligação até Rosal de la Frontera.
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2009, 11:07 PM   #67
beto_chaves
Here since 2007

beto_chaves's Avatar

Likes (Received): 232

Parece-me bem! Acho este traçado entre Beja e Sines com mt mais sentido.

2 questões: depois de Beja não seria preferivel continuar o traçado em perfil de auto-estrada até Moura? Mm sabendo q será mt mais dispendioso...não será preferível? até para ligar Espanha ao Alqueva?

No teu mapa Ricardo Jorge há saída directa para o aeroporto de Beja?

cumprimentos
Old February 18th, 2009, 11:48 PM   #68
JoniP
Registered User

JoniP's Avatar

Likes (Received): 119

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post

É prioritário, mas não tanto no meu entender quanto a construção do IC33 (este último deveria ser em AE também).
Para mim também é tão prioritário a contrução de uma auto estrada Porto Viseu como o IC33 entre Sines e Évora.. Se repararem bem são situações semelhantes.. Ambas evitam uma volta desnecessaria e permitem ligações mais rápidas para a Europa.. De resto acho bem essas propostas com esta ressalva de prioridades..
JoniP no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2009, 12:02 AM   #69
Viriatuus
Registered User

A diferença é que Porto/Viseu não está..., como direi..., dentro do que se quer como zona..., digamos, útil do País... Agora basta olhar para a dimensão económica e demográfica do Porto e de Viseu e compará-la com a de Sines e Évora...
Old February 19th, 2009, 01:59 AM   #70
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

custo benefício de fazer estrada no meio do nada plano e custo benefício de fazer estrada nas montanhas quando já existe A1 e A25.

Old February 19th, 2009, 02:31 AM   #71
Ricardo Jorge
Registered User

Ricardo Jorge's Avatar

Likes (Received): 7

Obrigado a todos pelo feedback!

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Então o que dizes da minha proposta?
Era talvez o que devesse ter feito no princípio. A única coisa que modificaria era a proximidade do eixo Sines-Beja a Santiago do Cacém, que atravessaria os terrenos agrícolas mais férteis e mais produtivos: Gilbardinho, Pomar Grande, etc, e também expropriando muita gente. Punha-o mais a Norte de Santiago.

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post
Prefiro a do Ricardo Jorge à do Barragon se bem que coloco duas dúvidas. O actual IC33 entre Santiago do Cacém e Grândola não pode ser duplicado? Se assim for não será necessário fazer um novo trajecto paralelo. A ligação a Jerez de los Caballeros também me parece que só fará sentido no caso dos espanhóis se decidirem a não fazer a ligação até Rosal de la Frontera.
Por mim, quanto menos se gastar, melhor, mas há problemas: o IC33 entre São Francisco e Grândola tem umas inclinações horríveis, e no ponto mais alto passa num sítio caricato onde para o duplicar tens que derrubar o ponto mais alto (e marco geodésico principal) da Serra de Grândola

Quote:
Originally Posted by beto_chaves View Post
Parece-me bem! Acho este traçado entre Beja e Sines com mt mais sentido.

2 questões: depois de Beja não seria preferivel continuar o traçado em perfil de auto-estrada até Moura? Mm sabendo q será mt mais dispendioso...não será preferível? até para ligar Espanha ao Alqueva?
Era uma questão de estudar a viabilidade e deixar logo todo o espaço reservado para uma duplicação.

Quote:
Originally Posted by beto_chaves View Post
No teu mapa Ricardo Jorge há saída directa para o aeroporto de Beja?

cumprimentos
Claro, é o 2º nó

Quote:
Originally Posted by JoniP View Post
Para mim também é tão prioritário a contrução de uma auto estrada Porto Viseu como o IC33 entre Sines e Évora.. Se repararem bem são situações semelhantes.. Ambas evitam uma volta desnecessaria e permitem ligações mais rápidas para a Europa.. De resto acho bem essas propostas com esta ressalva de prioridades..
O problema é que Porto-Viseu é montanha atrás de vale e vale atrás de montanha... só de olhar para a N227 até mete medo. Talvez uma extensão do IC29 (via Gondomar?) até ao IP3. Mas eu acho que o IP1/IP5 já faz uma boa articulação, faz ali uns 90º em Aveiro, mas é o que acontece en Torres Novas na ligação A1-A23 (Lisboa - Castelo Branco), onde o terreno dita tudo... também não há grandes hipóteses. A orientação das linhas de água/serras em Portugal é toda Este-Oeste ou Sudoeste-Nordeste.
Ricardo Jorge no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2009, 02:51 AM   #72
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

O meu mapa está relacionado com o que se deveria ter feito desde o início.

Concordo com a AE passar mais a norte de Santiago como tens na tua proposta.

Quando chego ao alto da serra meto em ponto morto e faço uns belos 8km sem gastar gota

Old February 19th, 2009, 03:26 PM   #73
JoniP
Registered User

JoniP's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
custo benefício de fazer estrada no meio do nada plano e custo benefício de fazer estrada nas montanhas quando já existe A1 e A25.
Não será mais meio do nada que o alentejo.. Além do Grande Porto e Viseu tem Arouca e São Pedro do Sul provavelmente mais povoadas que Évora ou Sines.. Além disso existem diversas aldeias espalhadas todas elas com muito maior densidade que o alentejo..

Quote:
Originally Posted by Ricardo Jorge View Post
Mas eu acho que o IP1/IP5 já faz uma boa articulação, faz ali uns 90º em Aveiro
Sendo assim sou levado a dizer que IP1/IP6 já faz uma boa articulação.. É fácil dizer que já é bom quando não se passa lá.. Par mim são situações semelhantes sendo que Viseu e Porto são bastante maiores e mais importantes que Sines e Évora!
Old February 19th, 2009, 03:30 PM   #74
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by Ricardo Jorge View Post
Para lá de Beja, não conheço bem a orografia do terreno mas, acima de tudo, acho que o IP8, depois da ligação a Serpa, deveria seguir em direcção a Moura, Amareleja, Barrancos
Excelente mapa Ricardo. Como fazes as cores das AE?
Em relação a esta sugestão para o troço fronteiriço para o IP8 não concordo. Parece-me mais adequado no corredor VV Ficalho - Sevilha 1+1 preparado para 2+2.
Seja como fôr esse "desvio" para Barrancos justifica-se complementarmente (1+1) pelas razões que apontaste.
Sky11 no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2009, 03:45 PM   #75
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Par mim são situações semelhantes sendo que Viseu e Porto são bastante maiores e mais importantes que Sines e Évora!
JoniP, não são bem semelhantes.
No caso Porto - Albergaria - Viseu há um angulo 80º-90º. Repara que do Porto a Albergaria é "uma recta" e de Albergaria a Viseu o sentido é ligeiramente sudeste.
No caso Sines - Marateca - Évora há um angulo 100º-110º. Repara que depois de Alcácer a A2 inflecte para ocidente (até à Marateca) e depois na Marateca segue até Évora num sentido ligeiramente sudeste.

A prova final é medir as distências por AE (A1+A25) e (A2+A6) e depois compara as distâncias com as respectivas linhas "a direito". Comparar em %.

Além disso a orografia é tramada a norte e plana no Alentejo.
A norte, a A29 irá anular parte substâncial do actual angulo.

A importância das localidades é relativa. Não colocando em causa a óbvia importância do Porto (como cidade e como região) também temos de saber valorizar a importãncia estratégica do porto de Sines.
Sky11 no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2009, 04:25 PM   #76
NelsonMirandaPT

Likes (Received): 0

Quote:
Não será mais meio do nada que o alentejo.. Além do Grande Porto e Viseu tem Arouca e São Pedro do Sul provavelmente mais povoadas que Évora ou Sines.. Além disso existem diversas aldeias espalhadas todas elas com muito maior densidade que o alentejo..

Precisa de voltar a aprender a analisar textos. O utilizador barragon queria mesmo reforçar a sua visão dizendo que no Alentejo, não existe NADA.
NelsonMirandaPT no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2009, 05:22 PM   #77
JoniP
Registered User

JoniP's Avatar

Quote:
Originally Posted by Sky11 View Post
JoniP, não são bem semelhantes.
No caso Porto - Albergaria - Viseu há um angulo 80º-90º. Repara que do Porto a Albergaria é "uma recta" e de Albergaria a Viseu o sentido é ligeiramente sudeste.
No caso Sines - Marateca - Évora há um angulo 100º-110º. Repara que depois de Alcácer a A2 inflecte para ocidente (até à Marateca) e depois na Marateca segue até Évora num sentido ligeiramente sudeste.

A prova final é medir as distências por AE (A1+A25) e (A2+A6) e depois compara as distâncias com as respectivas linhas "a direito". Comparar em %.
Decidi aceitar o desafio.. Medi
Entre a VCI e A25 (fim de Viseu) 137km
Linha recta 83km
Rácio - 1.65 ou seja + 65%

Entre A2 (nó da N120) e A6 (fim de évora) 126km
Linha recta 76km
Rácio - 1.65 ou seja + 65%

Acho que não preciso de dizer mais nada a este respeito!

Em relação aos ângulos.. Experimentem fazer o somatório de ângulos para se fazer o trajecto entre o Porto e Castelo Branco em AE!! É o terror! Não há praticamente nenhuma AE em Portugal com a direcção Nordeste - Sudoeste..

Quote:
Além disso a orografia é tramada a norte e plana no Alentejo.
A norte, a A29 irá anular parte substâncial do actual angulo.
A orografia é mais uma razão para se criar uma estrada em condições.. Circular com destino a Arouca e aldeias no Eixo Porto Viseu é muito mau.. Além disso como várias pessoas que defenderam TTT diziam.. A ponte é paga pelos utilizadores por isso pode-se fazer à vontade.. Pois eu digo.. Façam uma AE com portagem.. Onde escreveste A29 querias dizer A32.. Para ser verdadeiramente útil para mim deveria, na zona de vale de Cambra, inflectir para o interior paralela à N227 por norte fazendo de variante a esta e assim encurtar as distâncias de forma significativa..

Quote:
A importância das localidades é relativa. Não colocando em causa a óbvia importância do Porto (como cidade e como região) também temos de saber valorizar a importãncia estratégica do porto de Sines.
Tal como a do porto de Leixões.. Como disse as situações são semelhantes em muitos aspectos.. Por isso não entendo a vossa relutancia em relação a este caso..
Old February 19th, 2009, 05:26 PM   #78
NelsonMirandaPT

Likes (Received): 0

Mas porquê que se está a falar do Norte, porto e afins, numa thread sobre Sines, Beja e o Alentejo?
NelsonMirandaPT no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2009, 05:37 PM   #79
Viriatuus
Registered User

Quote:
Mas porquê que se está a falar do Norte, porto e afins, numa thread sobre Sines, Beja e o Alentejo?
A partir do momento em que se podem comparar cenários/casos porque não?
Old February 19th, 2009, 05:41 PM   #80
Viriatuus
Registered User

Sky11:

Quote:
Relativa? Porquê, ou em relação a quê? E que eu não vejo comparação possível entre o Porto e quer Sines ou Évora ,e embora com menor diferença, entre Viseu e Évora ou mesmo Sines. Sem desprimor para qualquer das localidades citadas...
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
a26, alentejo, beja, ip8, sines

Thread Tools

Posting Rules