Teresina - A maior Cidade Nordestina fora do Litoral. Quase 80 fotos - Page 3 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old April 21st, 2010, 02:21 AM   #41
atmBrasil
Back to the Jungle

atmBrasil's Avatar

Likes (Received): 2

Teresina superou todas as expectativas!!!!
Advertisement

Old April 21st, 2010, 04:03 AM   #42
Yang Xangai
João Paulo

Yang Xangai's Avatar

Likes (Received): 390

Quote:
Originally Posted by DSoares View Post
poxa, me surpreendi com a cidade....está de parabéns....parece que está em constante desenvolvimento....

qual a população atual de Teresina??
Teresina tem mais de 800mil, mas a RM tem mais de 1,1milhões.
Yang Xangai no está en línea   Reply With Quote
Old April 21st, 2010, 11:17 AM   #43
Febo
Soy Viejo, Deme!

Febo's Avatar

Likes (Received): 2146

Boas fotos de Teresina! Mas o governador nao teve melhor idéia do que planejá-la nesta regiao, nao? Ainda mais quando naquela época nao tinha ar condicionado...

Deve ser terrívelmente quente o ano todo, nao é? Tem alguma época um pouco mais respirável?
Advertisement

Old April 21st, 2010, 03:18 PM   #44
Keyser_Soze
Casual Travel Photography

Keyser_Soze's Avatar

Likes (Received): 429

O Império não tinha melhor idéia do que construir o Rio naquele lugar tórrido, numa faixa estreita entre a Serra e o Mar, sem saneamento, que alaga quando chove, empurrando os pobres para cima do morro enquanto o próprio Imperador fazia uma cidade para ser sua residência de verão - Petrópolis - por não suportar o calor?

É cada uma. Não, aqui não faz um calor insuportável o ano todo. Embora faça muito calor durante o segundo semestre, durante o primeiro temos as mínimas entre as Capitais Nordestinas. A precipitação pluviométrica anual daqui é similar à de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, segundo o InMet (ou seja, aqui NÃO é um deserto, e chove muito), com concentração das chuvas entre dezembro e maio, fortes e com grande ocorrência de raios. A fazenda onde foi construída Teresina se chamava Chapada do Corisco por isso; Teresina é o terceiro ponto onde mais ocorrem raios no mundo, perdendo apenas para as regiões montanhosas orientais do Congo e para Cingapura. Neblina densa ocorre durante estes meses.

Fotos de ©Fernando Oliveira (duas primeiras) e ©Marcio Anderson (ultima). Sao da atualizacao, ainda a sair, mas nao aguentei este comentario. Quanto as razoes da construcao de Teresina ali (desculpem, meu teclado desconfigurou do nada), se voce quiser realmente saber, recomendo http://www.teresinapanoramica.com/fundacao.html e http://www.teresinapanoramica.com/contemporanea.html . O Conselheiro Saraiva foi simplesmente genial construindo a cidade ali, e sua iniciativa foi extremamente bem-sucedida.

Quote:
Originally Posted by Febo View Post
Boas fotos de Teresina! Mas o governador nao teve melhor idéia do que planejá-la nesta regiao, nao? Ainda mais quando naquela época nao tinha ar condicionado...

Deve ser terrívelmente quente o ano todo, nao é? Tem alguma época um pouco mais respirável?

Teresina Info - Bilingual tourist information about Teresina

Viana Photography - Casual Travel Photography and Fine Art
Keyser_Soze no está en línea   Reply With Quote
Old April 21st, 2010, 07:17 PM   #45
AyrtonB
Register

AyrtonB's Avatar

Likes (Received): 726

Teresina não é quente o ano todo...

E aguardando a Atualização do teresinapanoramica...
AyrtonB no está en línea   Reply With Quote
Old April 21st, 2010, 07:38 PM   #46
Cirax
Registered User

Cirax's Avatar

Likes (Received): 107

Poxa, a cidade está com um urbanismo impecável. Cada dia melhor.
Não pensei que a ponte estaiada fosse ficar tão bonita, e com esse mirante...
Aqui em Natal existia um projeto de ponte estaiada com mirante,
mas o projeto depois foi substituido pelo atual, sem mirante.
Também sou fã dos seus edifícios!!
And death ?
Death is an invigorating breath !
It's always time to start over.
Birth, death , rebirth and progress always still ...
Cirax no está en línea   Reply With Quote
Old April 21st, 2010, 07:45 PM   #47
Luis_RiodeJaneiro
Registered User

Luis_RiodeJaneiro's Avatar

Likes (Received): 107

wowwwwww!!! surpreendente !!! tão bom constatar que o Brasil se desenvolve, até aonde a gente pensava que não tinha nada!! Teresina está realmente bombando !!! eu não sabia dessa ponte estaiada !! coisa linda !! e dá pra subir lá no alto ??/ o q é aquilo , um restaurante panorâmico??
Luis_RiodeJaneiro no está en línea   Reply With Quote
Old April 21st, 2010, 09:06 PM   #48
Sr. Gatti
Registered User

Sr. Gatti's Avatar

Likes (Received): 3

Lindas Fotos!!
Parabéns pelo Thread!!!
Old April 21st, 2010, 11:47 PM   #49
Patativa do Agreste
Capital do Forró

Patativa do Agreste's Avatar

Likes (Received): 1617

cidade linda
moderna e muito bem cuidada

´´...é por isso que Caruaru é A Capital do Forró...``
Patativa do Agreste no está en línea   Reply With Quote
Old April 22nd, 2010, 12:39 AM   #50
Yang Xangai
João Paulo

Yang Xangai's Avatar

Likes (Received): 390

Ah pessoal, me perdoem Keyser e Ayrton.. mas Teresina é quente demais durante TODO o ano.

A diferença é que de março pra julho é menos quente, só isso, mas todos os outros meses são insuportáveis.

@Luis, é um restaurante panoramico sim.
Yang Xangai no está en línea   Reply With Quote
Old April 22nd, 2010, 03:15 AM   #51
Keyser_Soze

Keyser_Soze's Avatar

Bom, Yang, aí eu não vou discutir. Não com você.
Machado de Assis pôs na boca de um de seus personagens, sobre o Rio e seu calor: "Reconheçamos: é uma cidade inabitável". E ela está aí até hoje, com 40° no verão, só que no Piauí é feio, lá não é.

Quote:
Originally Posted by Yang Xangai View Post
Ah pessoal, me perdoem Keyser e Ayrton.. mas Teresina é quente demais durante TODO o ano.

A diferença é que de março pra julho é menos quente, só isso, mas todos os outros meses são insuportáveis.

@Luis, é um restaurante panoramico sim.

Old April 22nd, 2010, 03:24 AM   #52
LUiGi_AM
BANNED

Linda cidade, parabéns!!! Virei fã de Teresina!!!

LUiGi_AM no está en línea   Reply With Quote
Old April 22nd, 2010, 03:28 AM   #53
LUiGi_AM
BANNED

O metrô de teresina é de superficie?
LUiGi_AM no está en línea   Reply With Quote
Old April 22nd, 2010, 03:42 AM   #54
DouG Wq
Registered User

DouG Wq's Avatar

Likes (Received): 720

Linda cidade! Adorei o verde e as avenidas.

Silva
DouG Wq no está en línea   Reply With Quote
Old April 22nd, 2010, 03:51 AM   #55
Keyser_Soze

Keyser_Soze's Avatar

Não é um metrô, apesar da população (e do governo) chamar o sistema assim, são trens urbanos.

Quote:
Originally Posted by LUiGi_AM View Post
O metrô de teresina é de superficie?

Old April 22nd, 2010, 03:51 AM   #56
Caruaruense
Agreste Pernambucano

Caruaruense's Avatar

Likes (Received): 3812

Teresina está de encher os olhos! Linda demais!
Old April 22nd, 2010, 07:36 PM   #57
AyrtonB
Register

AyrtonB's Avatar

Likes (Received): 726

Não me importo com o calor de Teresina...qualquer pessoa se acostuma...e pelo menos não temos que comprar chuveiro elétrico...

Last edited by AyrtonB; December 13th, 2017 at 09:29 AM.
AyrtonB no está en línea   Reply With Quote
Old April 22nd, 2010, 11:40 PM   #58
Febo
Soy Viejo, Deme!

Febo's Avatar

Quote:
Originally Posted by Keyser_Soze View Post
O Império não tinha melhor idéia do que construir o Rio naquele lugar tórrido, numa faixa estreita entre a Serra e o Mar, sem saneamento, que alaga quando chove, empurrando os pobres para cima do morro enquanto o próprio Imperador fazia uma cidade para ser sua residência de verão - Petrópolis - por não suportar o calor?

É cada uma. Não, aqui não faz um calor insuportável o ano todo. .... O Conselheiro Saraiva foi simplesmente genial construindo a cidade ali, e sua iniciativa foi extremamente bem-sucedida.

Hehe, sei que fui um pouco veemente com meu comentário, mas nao era pra levar a mal

Nao vai comparar a fundaçao do Rio! Ficaram é fascinados com aquela paisagem que vc descreve, e na época nao tinha favelas nos morros, impossível eles terem previsto isso! Além disso, o Rio tem uma época bem mais fresca, com temperaturas de 20 e poucos graus. Já Teresina é SEMPRE mais de 30, e rara vez baixa de 23, um sufoco.
Além do mais, devemos ser objetivos quanto ao meu comentário: a regiao de Teresina era bem inóspita, quente e afastada do mar.
Eu posso entender outras cidades portuárias que apesar de serem quentes, tem saída ao mar. Ou Manaus, ao Rio Amazonas. Ou o caso de Brasília afastada do mar, mas nao a toa foi construida num lugar alto, livre de altas temperaturas. É isso que me chama a atençao de Teresina, planejada num lugar inóspito(naquela época) como o interior nordestino e longe do mar. Na verdade nao sei tanto sobre a história, talvez o rio haja sido muito importante, foi só uma observaçao considerando a regra geral de assentamentos.

Fora disso, nao tenho nada contra a cidade em si, só fiz comentários positivos, acho até muito bom que tenha um metrô enquanto a segunda cidade argentina nao tem!!

Abraço
Old April 23rd, 2010, 02:52 AM   #59
Keyser_Soze

Keyser_Soze's Avatar

Febo, imagine-se em 1852, governando a pobre província do Piauhy, com uma capital fincada no sertão (Oeiras), longe de tudo e de todos, com uma aristocracia rural decadente. O Ceará tinha sua Capital no litoral, o Maranhão também, e Caxias florescia como um centro de comércio a 80 km da fronteira com o Piauí. Saraiva, o presidente da província, tinha 27 anos, era ousado. Entendeu que precisava colonizar o interior do Estado mas em outro lugar que não Oeiras, distante e mal-servida de estradas. Aliás, este era outro problema em 1852, como construir estradas sem dinheiro, sem tecnologia, no fim do mundo? Resposta: hidrovias. O local onde Teresina foi construído nunca foi "inóspito". Desde 1760, pelo menos, já havia uma povoação de pescadores, a Vila do Poty. Fica na confluência de dois dos maiores rios do Nordeste, o Parnaíba e o Poty.

Te parecem inóspitos esse verde, essas lagoas, esses rios? Se fizesse a Capital no litoral, ela seria esmagada por Fortaleza e São Luís, e o interior não seria colonizado. Com a hidrovia do Parnaíba, ele colocou a Capital a meio-caminho entre o litoral e o interior, acabou com a ameaça que Caxias representava (hoje Caxias é quase Grande Teresina) e fez uma cidade que, 150 anos depois, tem o diferencial que é o título deste post: a maior cidade nordestina fora do litoral. A primeira planejada do Brasil.
Quanto à temperatura, não adianta eu falar, só dados. Máximas e mínimas históricas das Capitais brasileiras.

Brasília Julho 1°C Outubro 34°C
Manaus Julho 17°C Setembro 38°C
Rio Branco Agosto 6°C Dezembro 40°C
Palmas -- --
Teresina Julho 14°C Outubro 40°C
Natal Junho 15°C Maio 38°C
Recife Novembro 14°C Março 35°C
Aracaju Junho 13°C Março 35°C
B. Horizonte Junho 3°C Outubro 37°C
R. de Janeiro Julho 6°C Janeiro 42°C
Curitiba Julho -6°C Janeiro 34°C
Porto Alegre Julho -4°C Janeiro 40°C
Cuiabá Junho 3°C Outubro 43°C
Macapá Janeiro 19°C Novembro 39°C
Belém Agosto 18°C Março 37°C
Porto Velho Julho 10°C Outubro 37°C
São Luiz Março 17°C Novembro 34°C
Fortaleza Agosto 17°C Dezembro 35°C
João Pessoa Julho 16°C Novembro 35°C
Maceió Junho 12°C Janeiro 38°C
Salvador Julho 12°C Fevereiro 35°C
Vitória Julho 11°C Janeiro 40°C
São Paulo Agosto 0°C Setembro 37°C
Florianópolis Julho 0°C Fevereiro 39°C
Campo Grande Junho -1°C Novembro 40°C
Goiânia Julho 3°C Setembro 38°C

Mês de menor e maior temperatura média das capitais brasileiras:

Brasília Julho 19,2°C Outubro 22,4°C
Manaus Fevereiro 26,0°C Outubro 27,6°C
Rio Branco Junho 23,2°C Outubro 25,7°C
Palmas Janeiro 25,5°C Setembro 28,0°C
Teresina Fevereiro 23,6°C Outubro 29,0°C
Natal Julho 24,4°C Fevereiro 27,7°C
Recife Agosto 23,9°C Janeiro 26,6°C
Aracaju Agosto 24,5°C Março 27,2°C
B. Horizonte Julho 18,1°C Fevereiro 23,2°C
R. de Janeiro Julho 21,3°C Fevereiro 26,5°C
Curitiba Junho 12,2°C Fevereiro 19,9°C
Porto Alegre Junho 14,3°C Fevereiro 24,7°C
Cuiabá Julho 22,0°C Novembro 27,2°C
Macapá Março 25,7°C Outubro 27,9°C
Belém Fevereiro 24,5°C Abril 26,7°C
Porto Velho Junho 23,5°C Outubro 25,8°C
São Luiz Fevereiro 25,7°C Novembro 27,0°C
Fortaleza Julho 25,7°C Janeiro 27,3°C
João Pessoa Julho 23,7°C Outubro 27,7°C
Maceió Agosto 23,5°C Janeiro 26,3°C
Salvador Julho 23,6°C Março 23,7°C
Vitória Julho 21,7°C Março 29,5°C
São Paulo Julho 15,8°C Fevereiro 22,4°C
Florianópolis Julho 16,3°C Fevereiro 24,7°C
Campo Grande Junho 19,1°C Janeiro 24,4°C
Goiânia Julho 20,8°C Outubro 24,6°C

Já mostrei com fotos e com dados. Se querem continuar achando que é o inferno, paciência. Phoenix fica no meio do Deserto do Arizona, tem um milhão e meio de habitantes e é sede de uma região metropolitana de mais de 4 milhões. Faz 38º ou mais em 110 dias do ano, em torno de 20 dias chega a 43º e em 1990 a temperatura chegou a 50º. Las Vegas é mundialmente conhecida, tem quase 2 milhões de habitantes e fica no Deserto de Mojave. Chove pouquíssimo, com sol direto em mais de 300 dias por ano; temperaturas de 34 a 40º, com invernos muito curtos. E, que eu saiba, nenhuma das duas tem o clima como sua característica mais notável, nem ficam perguntando porque fizeram a cidade ali (como se o resto do Brasil tivesse clima temperado).

Mas, como eu disse, no Piauí é feio fazer 36º C. No Rio é bonito fazer a segunda maior temperatura do planeta como fez esse ano, "lá tem praia". Sei. Para 6 milhões de pessoas, 11 milhões no Grande Rio?

Abraços.

Quote:
Originally Posted by Febo View Post
Hehe, sei que fui um pouco veemente com meu comentário, mas nao era pra levar a mal

Nao vai comparar a fundaçao do Rio! Ficaram é fascinados com aquela paisagem que vc descreve, e na época nao tinha favelas nos morros, impossível eles terem previsto isso! Além disso, o Rio tem uma época bem mais fresca, com temperaturas de 20 e poucos graus. Já Teresina é SEMPRE mais de 30, e rara vez baixa de 23, um sufoco.
Além do mais, devemos ser objetivos quanto ao meu comentário: a regiao de Teresina era bem inóspita, quente e afastada do mar.
Eu posso entender outras cidades portuárias que apesar de serem quentes, tem saída ao mar. Ou Manaus, ao Rio Amazonas. Ou o caso de Brasília afastada do mar, mas nao a toa foi construida num lugar alto, livre de altas temperaturas. É isso que me chama a atençao de Teresina, planejada num lugar inóspito(naquela época) como o interior nordestino e longe do mar. Na verdade nao sei tanto sobre a história, talvez o rio haja sido muito importante, foi só uma observaçao considerando a regra geral de assentamentos.

Fora disso, nao tenho nada contra a cidade em si, só fiz comentários positivos, acho até muito bom que tenha um metrô enquanto a segunda cidade argentina nao tem!!

Abraço

Old April 23rd, 2010, 07:36 AM   #60
Febo
Soy Viejo, Deme!

Febo's Avatar

Brigadao! Valeu por ter tido a moléstia de me explicar a história da fundaçao, tirou um pouco a minha burrice! Nao me lembrava muito da história do nordeste.

Ah, e sou eu que tenho um problema com o clima de qualquer lugar, quando é quente ou quando é frio. por exemplo sempre pergunto como fazem para viver nos EUA com tanto frio

Mais uma vez, obrigado
Advertisement

Reply

Tags
brazil, nordeste, piauí, ponte, teresina

Thread Tools

Posting Rules