Ramal de Acesso ao Porto de Aveiro - Page 3 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Ferrovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old June 29th, 2009, 01:20 PM   #41
Fern
...

Fern's Avatar

Likes (Received): 2152

Quote:
Originally Posted by avergafanha View Post
Obrigado Viriatuus,

Este tipo de engenharia (tabuleiros pendurados) está muito na moda, e é muito bonita, mas, sinceramente, ali naquele sítio encostada a um tabuleiro da A25, muito mais largo, não fica nada bem, além de não ter nenhuma vista por estar ali escondida.
Já não há nada a fazer!

cumprimentos
Pelo que vejo neste caso nem era necessário construir uma ponte estaiada, visto que o tabuleiro parece estar sustentado por pilares.
Advertisement

Old June 29th, 2009, 01:43 PM   #42
emarques
Registered User

emarques's Avatar

Likes (Received): 170

Os pilares podem chegar para carregar a estrutura em si mas não ser suficientes para aguentar a carga dinâmica quando estiverem comboios com 22,5t/eixo e 8t/m a passar-lhe em cima (espero que tenham calculado a coisa para as cargas máximas mais altas que a ferrovia portuguesa prevê).

Compraste muita coisa, compras-te sempre tantas prendas?
emarques no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2009, 07:41 PM   #43
calcioipg
...

Likes (Received): 49

A escolha de fazer o ramal de acesso ao porto de aveiro pelo lado direito no sentido vilar formoso - Aveiro não me parece na minha opinião a melhor escolha, pois considero que se fosse feita pelo lado esquerdo possibilitava outro tipo de vantagens sobre a actual escolha.
1º maioria da estrutura não seria sobre viaducto, como estão a fazer actualmente;
2º aproveitava-se o antigo ramal feito, já que penso eu não esta nenhuma habitação feita por cima desse traçado;
3º e por ultima nao criava um impacto visual como esta actualmente a acontecer;

Assim penso que se colocassem a linha pelo lado esquerdo no sentido Vilar Formoso - Aveiro possibilitaria mais prós do que contras
calcioipg no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old September 10th, 2009, 06:46 PM   #44
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Likes (Received): 72

conheces Aveiro? Não me parece... pelo lado esquerdo tens o Rossio... o impacte visual seria o mesmo, porque os viadutos sobre a A25 seriam na mesma necessários, ainda mais, porque na gafanha o ramal teria que cruzar novamente a A25 para seguir para o porto, que se encontra no... lado direito da A25... e o ramal vem de cacia, imagina, do lado direito da A25... o antigo canal não é mais que 500 metros e encontra-se envolto em habitação...

quem inquinou o processo foi a SIMRIA, que obrigou à construção em viaduto por causa de uma conducta...
Old September 10th, 2009, 09:19 PM   #45
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Visita à ligação ferroviária do Porto de Aveiro e ao novo lanço da A29

O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, visita sexta-feira (11/09), às 10h30, as obras da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro.

Local de partida: Sede da Administração do Porto de Aveiro

Às 11h30, o Ministro visita o lanço Angeja-Estarreja da Concessão Costa de Prata (A29).

Local: Nó de Salreu da A29

Lisboa, 10 de Setembro de 2009

www.moptc.pt
Old September 11th, 2009, 04:12 AM   #46
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Porto de Aveiro: Ramal ferroviário concluído em Novembro
José Luís Cacho diz que calendário vai ser respeitado. Ontem foi consignada a terceira fase da empreitada

A construção do ramal ferroviário entre a Linha do Norte e o porto de Aveiro ficará concluída em Novembro, respeitando o calendário definido para a obra, assegurou ontem José Luís Cacho.
Segundo o presidente da administração portuária, a empreitada está a decorrer “dentro da normalidade”, pelo que “vai ser possível” cumprir os prazos estabelecidos para o projecto.
Ontem, realizou-se a consignação da terceira fase da obra, que consiste na instalação da super- estrutura de via na plataforma ferroviária e na criação dos acessos aos terminais, já construídos no interior do território portuário.
Esta intervenção foi adjudicada ao consócio Ferrovias e Construções/Somafel – Engenharia e Obras Ferroviárias por 3,7 milhões de euros, com um prazo de execução de 120 dias. Àquele valor somam-se os materiais de via, a fornecer pela REFER, avaliados em 3,3 milhões de euros.
Esta empreitada corresponde à última fase do conjunto das obras relativas à ligação ferroviária ao porto, correspondendo a um investimento total de 85 milhões de euros, incluindo já a plataforma multimodal de Cacia.
Segundo a REFER, trata-se de um projecto de “inequívoca importância local, regional e nacional para o transporte de mercadorias e a competitividade do porto de Aveiro”. Para José Luís Cacho, o ramal ferroviário será “o motor do desenvolvimento do porto nos próximos anos”.

Rui Cunha

Diário de Aveiro
Old September 12th, 2009, 06:20 AM   #47
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Porto de Aveiro: Plano prevê ferrovia pronta até final do ano
A ligação ferroviária ao porto de Aveiro deverá estar pronta no final do ano. Numa primeira fase, conseguirá retirar 15 por cento das mercadorias transportadas por estrada

O transporte de mercadorias entre o porto de Aveiro e a Linha do Norte, em Cacia, através da linha ferroviária, poderá ser iniciado imediatamente após a conclusão da obra. A ligação por ferrovia ao porto de Aveiro está em fase de construção, prevendo-se que esteja concluída até final do ano, anunciou ontem o ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações, Mário Lino, durante uma visita às obras desta infra-estrutura. Um dos efeitos desta nova alternativa é a estimativa de que 15 por cento do tráfego de mercadorias que actualmente é feito por estrada passe para o comboio, valor que poderá aumentar para os 40 por cento com as mercadorias transportadas no “hinterland” até “uma boa parte de Espanha”, segundo explicou a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

João Peixinho

Diário de Aveiro
Old September 13th, 2009, 01:08 AM   #48
calcioipg
...

djou23
Registered User

Posts: 1,132 conheces Aveiro? Não me parece... pelo lado esquerdo tens o Rossio... o impacte visual seria o mesmo, porque os viadutos sobre a A25 seriam na mesma necessários, ainda mais, porque na gafanha o ramal teria que cruzar novamente a A25 para seguir para o porto, que se encontra no... lado direito da A25... e o ramal vem de cacia, imagina, do lado direito da A25... o antigo canal não é mais que 500 metros e encontra-se envolto em habitação...

quem inquinou o processo foi a SIMRIA, que obrigou à construção em viaduto por causa de uma conducta...

Não só conheço Aveiro, como vivo a 5km de lá...mais propriamente em Cacia.

Quanto ao facto do que dizes...no lado esquerdo à A25 tens o canal de S.Roque do qual entre este e a a25 tens um parque de estacionamento com pouca utilidade a meu ver.

Levantaste um bom problema que é o facto da plataforma de cacia estar no lado contrario ao que referi... mas com um ponte de média dimensão por cima da A25, indo este dar a meio do canal do antigo ramal de S. Roque. resolviria-se o problema. O antigo ramal de S. Roque seria so aproveitado já a meio... o inicio do ramal podia ser aproveitado numa futura e pequenissima rede de metro, ao qual ia de encontro ao que o nosso presidente de câmara projectou.

Mais a frente no caso da gafanha... não aponto uma soluçao pois nao sou engenheiro, mas mesmo não o sendo considero que haveria soluções possiveis de contornar o problema, sem elevados custos. Se conseguisem passar do lado esquerdo para o lado direito da a25 na zona de saida da a25 para a zona de Aveiro, era a meu a ver melhor.
Mas como a obra já está quase feita,,, não me posso queixar, pois e melhor vê-la feita do que nao a ver....
E já agora eu não sou totalmente contra ao que foi feito como podes constatar.
Saudações Caciences
Old September 13th, 2009, 03:23 AM   #49
nexp
Registered User

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by calcioipg View Post
Quanto ao facto do que dizes...no lado esquerdo à A25 tens o canal de S.Roque do qual entre este e a a25 tens um parque de estacionamento com pouca utilidade a meu ver.
A solução que propões só seria útil se a linha fosse primordialmente para uma rede de transportes urbanos e atravessasse a cidade, de resto prefiro vê-la onde está. E esse estacionamento que falas é mesmo muito utilizado pelos frequentadores nocturnos da zona da praça do peixe.

Esta obra, que concordo que é necessária, deveria ter sido pensada de uma maneira mais ponderada e com a participação de várias entidades públicas da região, não digo que seja viável a curto prazo, mas deveria ter-se considerado outro tipo de utilizações para a linha, em particular para criar uma rede de mobilidade regional.

Mas há ainda algumas coisas que não entendo:
- Ainda não me souberam explicar muito bem porque é necessário tanto traçado em viaduto, já ouvi diversas teorias, desde condutas, dificuldade do comboio em vencer declives, impacto na área das salinas, etc..
- Não entendo a razão de, visto ser em viaduto e que já faz um perfil em "U", necessitar daquela vedação.
- Porque raio aquela solução de ponte para atravessar o canal, quando colada tem uma ponte da rodoviária que vence o mesmo vão com muito menos impacto visual.

nexp
nexp no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2009, 06:52 PM   #50
calcioipg
...

nexp é só para dizer que tambem sou utilizador daquele parque de estacionamento até aqueles senhores que ajudam a estacionar irem para lá.

Mas quando referi a passagem por lá era justamente no continuar do possivel metro de aveiro. Era juntar 2 em 1,e s possivel fazer uma paragem ai, para servir possiveis clientes para a praça do peixe. Mas agora e tarde, pois o viaducto está practicamente construido.
O que se podia fazer era avançar com a obra ate junto a ponte da Barra e criar uma estaçao terminal de comboio para passageiros, possibilitando assim uma ligaçao ferroviaria ate a praia da barra , podendo atrair clientes da beira baixa e de castela e leao.
k dizes sobre essa ideia?

Saudaçoes caciences
Old September 14th, 2009, 07:24 PM   #51
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Quote:
Não só conheço Aveiro, como vivo a 5km de lá...mais propriamente em Cacia.
Já joguei no Estrela Azul

Quote:
Isso é só perto do Rossio, atrás não estou a ver muito espaço... ainda assim, não vejo a necessidade de construir mais dois viadutos apenas para colocar a linha do outro lado da A25.

Quote:
O antigo ramal de S. Roque seria so aproveitado já a meio... o inicio do ramal podia ser aproveitado numa futura e pequenissima rede de metro, ao qual ia de encontro ao que o nosso presidente de câmara projectou.
Não irias aproveitar sequer 100m da antiga linha... e terias que atravessar o canal de S. Roque duas vezes... Acho que a solução para integrar um possível metro nesta linha, para as praias, seria melhor com uma ligação por Ílhavo

Quote:
Mais a frente no caso da gafanha... não aponto uma soluçao pois nao sou engenheiro, mas mesmo não o sendo considero que haveria soluções possiveis de contornar o problema, sem elevados custos. Se conseguisem passar do lado esquerdo para o lado direito da a25 na zona de saida da a25 para a zona de Aveiro, era a meu a ver melhor.
não te esqueças que a linha é para andar comboios, e um viaduto desses, com as limitações de pendor, teria muito mais impacto visual. Vê o viaduto que estão a fazer junto ao nó de Aveiro e imagina aquilo, muito maior, por ciam da A25. Os custos seriam ainda maiores e a obra muito mais dificil do que já é na Gafanha...
Old September 14th, 2009, 07:36 PM   #52
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Quote:
Originally Posted by nexp View Post
deveria ter-se considerado outro tipo de utilizações para a linha, em particular para criar uma rede de mobilidade regional.
pelo menos fazer a obra de maneira a deixar essa possibilidade em aberto. Mas a linha vem de cacia, que já tem a linha do norte... E não vai ao centro da cidade, nem está articulada com a estação de Aveiro, o que invalida uma ligação às gafanhas e à Barra...

Quote:
Mas há ainda algumas coisas que não entendo:
- Ainda não me souberam explicar muito bem porque é necessário tanto traçado em viaduto, já ouvi diversas teorias, desde condutas, dificuldade do comboio em vencer declives, impacto na área das salinas, etc..
O problema é uma conduta da SIMRIA, que está precisamente por baixo do viaduto. Tentaram negociar o desvio da conduta, mas seria uma obra cara e até perigosa para a ria. Não chegaram a um entendimento sobre quem pagaria essa obra de desvio da conduta e avançaram com a solução em viaduto, que no fundo até nem é muito mais cara do que fazê-lo ao nível da A25, porque mesmo assim seria necessário obras de sustentação junto à ria...

Quote:
- Porque raio aquela solução de ponte para atravessar o canal, quando colada tem uma ponte da rodoviária que vence o mesmo vão com muito menos impacto visual.
porque numa andam comboios e noutra automoveis, e o pendor tem de ser muito diferente...
Old September 14th, 2009, 09:40 PM   #53
calcioipg
...

Já agora a ligação do ramal será em que tipo de bitola? iberica, europeia ou bi-bitola?

Saudações Caciences
Old September 14th, 2009, 10:12 PM   #54
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1070

Bibitola? Achas? Não, será só ibérica...
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2009, 11:44 PM   #55
Bit0r7
Bit0r7

Bit0r7's Avatar

Likes (Received): 2

Portos portugueses registam crescimento superior
Os portos portugueses têm vindo a captar tráfego que antes se destinava aos portos espanhóis. A afirmação é do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, que, durante uma visita às obras para a ligação ferroviária ao porto de Aveiro, avançou ainda que os portos nacionais têm crescido mais que os espanhóis. "É uma luta difícil, mas temos que a fazer e temos condições para a ganhar”, revelou Mário Lino à agência Lusa, sublinhando a aposta e o investimento do Governo no sector portuário.
Em relação ao porto de Aveiro afirmou ser "um dos portos portugueses mais importantes e com boas condições naturais para se desenvolver", adiantando ainda que a ligação ferroviária, a Plataforma Multimodal de Cacia e o porto, vai permitir "um escoamento mais fácil e competitivo das mercadorias". De recordar que esta ligação ferroviária representa um investimento de 85 milhões de euros. Prevendo-se a conclusão da obra para o final deste ano, a Administração do Porto de Aveiro estima que o movimento de mercadorias atinja os cinco milhões de toneladas/ano nos próximos cinco anos (actualmente é de 3,5 milhões)

Fonte: Transportes em Revista
Bit0r7 no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2009, 11:51 PM   #56
emarques
Registered User

emarques's Avatar

Likes (Received): 170

Pergunta: este ramal permite aos comboios entrarem na linha do norte a partir do porto de Aveiro em ambas as direcções, ou é a cena do costume e só dá para ir para um lado?

Compraste muita coisa, compras-te sempre tantas prendas?
emarques no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2009, 11:54 PM   #57
Bit0r7
Bit0r7

Bit0r7's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by emarques View Post
Pergunta: este ramal permite aos comboios entrarem na linha do norte a partir do porto de Aveiro em ambas as direcções, ou é a cena do costume e só dá para ir para um lado?
- A cena do costume... lol acesso pelo lado de Cácia, portanto sentido N/S apenas
Bit0r7 no está en línea   Reply With Quote
Old September 15th, 2009, 12:30 PM   #58
calcioipg
...

Quote:
Originally Posted by emarques View Post
Eu não sei bem, mas a linha ao chegar à plataforma multimodal em cacia vem com com o sentido de ir para norte... caso ela precise de ir para sul ela terá à semelhança da pampilhosa estar a trocar a locomotiva de sentido.

Podia haver uma solução, caso ela quisesse ir para sul, que era o das mercadorias serem tranportados desde a porto a Cacia por duas locomotivas, uma a frente da mercadoria e outra atrás. A de trás serveria unicamente para iniciar o percurso de Cacia para sul, deixando aí a locomotiva inicial para trás.

O facto de ela chegar a Cacia com o sentido Norte é fulcral, pois lembre-se que esta plataforma vem de encontro à futura linha Aveiro-Salamanca, logo como esta linha irá ter entre canelas e salreu uma ligação até a futura estação de aveiro ( a que fica no meio dos pinhais ), será mais importante esta chegar com o sentido para norte.

Saudações Caciences
Old September 16th, 2009, 05:00 AM   #59
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Quote:
O facto de ela chegar a Cacia com o sentido Norte é fulcral, pois lembre-se que esta plataforma vem de encontro à futura linha Aveiro-Salamanca, logo como esta linha irá ter entre canelas e salreu uma ligação até a futura estação de aveiro ( a que fica no meio dos pinhais ), será mais importante esta chegar com o sentido para norte.
exactamente! E o objectivo é levar as mercadorias do porto para a plataforma de cacia, e daí seguirem para outro ponto da rede.
Old September 16th, 2009, 12:04 PM   #60
calcioipg
...

O que acho mal não terem feito... foi entre Cacia e Estarreja, ou seja entre o percurso da plataforma ate ao percurso da nova estação de Aveiro, não terem posto a linha em bi bitola... seria bom pois permitia intermodalidade de carris. Até porque a linha foi remodelada há sensilvelmente 5 anos.

Já agora há algum thread que fale da linha Aveiro-Salamanca?

Saudações Caciences
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
aveiro, ferrovia, ílhavo, ponte

Thread Tools

Posting Rules