[RJ] Bairro Imperial de São Cristóvão - Page 6 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 73 votes, 4.95 average.
Old October 2nd, 2010, 11:36 PM   #101
Francisco_agf
Registered User

Francisco_agf's Avatar

Likes (Received): 1589

Por que o viaduto ligando a Ponte à Linha vermelha não pode passar pelo Caju em vez de Sao Cristovao? A associação de moradores do bairro podia discutir isso...
Francisco_agf no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old October 3rd, 2010, 12:14 AM   #102
Az_Rio_Br
Carioca

Az_Rio_Br's Avatar

Likes (Received): 129

Quote:
Originally Posted by Francisco_agf View Post
Por que o viaduto ligando a Ponte à Linha vermelha não pode passar pelo Caju em vez de Sao Cristovao? A associação de moradores do bairro podia discutir isso...
Eh neh, deve se ter discutido isso, porém, a força sobre o projeto deve ter sido muito grande. Há a intenção de se ligar ligar a saída da Ponte à L. Vermelha. Mas me parece eu o ponto de ligação para o novo viaduto tem a ver com o projeto de revitalização da ZP, pois com a demolição da Perimetral , falou-se na criação de um ligação entre a saída da via expressa(continuação do futuro mergulhão com a Linha Vermelha).

Veja só, faz muito sentido se olharmos de novo. Pela próximidade com o fim dos elevados fica evidente a versatilidade das ligações. Assim evita-se que peguem a Francisco Bicalho, para quem for sair da futura ZP revitalizada em direção à Zona Sul via Rebouças. O lance de ser uma via expressa pesaria muito no trânsito da Leopoldina, e com o aumento do movimento na região, já viu né.... Infelizmente, nesse caso eu até concordo com essa intervenção.:/
Az_Rio_Br no está en línea   Reply With Quote
Old October 3rd, 2010, 12:25 AM   #103
Az_Rio_Br
Carioca

Az_Rio_Br's Avatar

Esqueci de falar, se pelo menos fizessem um viaduto mais interessante na área, pensando já na valorização do Bairro e da região em torno, poderiam fazer uma estrutura mais elevada, afastando do solo e liberando mais iluminação natural, e melhorando a circulação de ar. Pelo menos não ficaria o lixo que é a LV sobre a Figueira de Melo. Deviam inclusive por aqueles abafadores de som, até hoje esqueceram disso.
Sponsored Links
Advertisement

Old October 5th, 2010, 12:43 AM   #104
Pedrop.rio
Moderator

Pedrop.rio's Avatar

Likes (Received): 3545

Pessoal, o viaduto não vai passar por aí não, ele vai passar pelo Caju mesmo, sobre um ramal da MRS.
Pedrop.rio no está en línea   Reply With Quote
Old October 5th, 2010, 12:50 AM   #105
Pablo Itt
Registered User

Pablo Itt's Avatar

Likes (Received): 911

Aí daqui a alguns anos vem um outroprefeito querendo derrubar este futuro monstrengo.
Dá para entender?
Pablo Itt no está en línea   Reply With Quote
Old October 5th, 2010, 01:35 AM   #106
Az_Rio_Br
Carioca

Az_Rio_Br's Avatar

Quote:
Originally Posted by pedrop.rio View Post
Pessoal, o viaduto não vai passar por aí não, ele vai passar pelo Caju mesmo, sobre um ramal da MRS.
Qual viaduto vc quer? o da saída da Ponte ou uma ligação possível entre a saída do mergulhão e a linha vermelha??? Foi isso q eu propus. Esse ramal ai da MRS é lá no Caju. Pra lá só sei de um viaduto novo que ligaria o fim da PONTE à Linha Vermelha.Esse nem tem nada a ver..
Old October 5th, 2010, 03:23 AM   #107
Pedrop.rio
Moderator

Pedrop.rio's Avatar

Likes (Received): 3545

Sim, mas o viaduto em amarelo não existirá, será feito apenas o do Caju. Os dois projetos serviriam para a mesma coisa (ligar a ponte a linha vermelha). Não se trata do que eu quero, se trata do projeto que já está sendo tocado pela CCR.

E em nenhum momento me referi à sua ligação em verde, você desenha o que quiser aí, o papel aceita tudo...
Pedrop.rio no está en línea   Reply With Quote
Old October 5th, 2010, 03:43 AM   #108
Pedro 66
Registered User

Pedro 66's Avatar

Likes (Received): 13

Muito legal a iniciativa de duplicar a Quinta!!

Mas isso me lembrou de outro projeto, que era a duplicação do Zoológico, com a compra de uma área ao norte dele, que pertence ao exército.

Alguém sabe às quantas anda esse projeto??
Old October 5th, 2010, 03:59 AM   #109
Az_Rio_Br
Carioca

Az_Rio_Br's Avatar

Quote:
Originally Posted by pedrop.rio View Post
Sim, mas o viaduto em amarelo não existirá, será feito apenas o do Caju. Os dois projetos serviriam para a mesma coisa (ligar a ponte a linha vermelha). Não se trata do que eu quero, se trata do projeto que já está sendo tocado pela CCR.

E em nenhum momento me referi à sua ligação em verde, você desenha o que quiser aí, o papel aceita tudo...
Rapaz, não fique irritado, eu só explicitei no texto a diferença, nada mais. E quanto a este viaduto em laranja, seria construído pela Prefeitura. Quanto ao lance de afirmar que o viaduto em amarelo não sairá eu não sei, pois oq eu digo é constante em reportagens postadas já aqui no SSC.

Informação constante nessas reportagens:

Quote:
Prefeitura do Rio investirá 5 bilhões em projetos na cidade
By Blog Carioca, on janeiro 17th, 2010

Um viaduto de dois andares, como o Elevado do Joá, permitirá a ligação direta do Túnel Rebouças com a Avenida Brasil e a Ponte Rio-Niterói, sem passar pela Avenida Francisco Bicalho. Na Zona Sul, o Jardim de Alah ganhará guarda-corpos diferentes, e sairá do papel a nova emergência do Hospital Miguel Couto, num terreno cercado por tapumes desde 2006, na esquina da Avenida Bartolomeu Mitre com a Rua Mário Ribeiro, no Leblon. Sem falar na obra de drenagem que promete acabar com as enchentes na Rua Alexandre Ferreira, em frente à Hípica, na Lagoa. Em Jacarepaguá, a Estrada dos Bandeirantes será alargada e passará a ter ciclovia. Na Barra, será instalado no canteiro central da Avenida Ayrton Senna, perto da orla, um memorial em homenagem às vitimas do Holocausto. E a Pavuna será palco da estreia do projeto de lonas culturais de concreto.

Anunciadas pelo prefeito Eduardo Paes, essas intervenções fazem parte de um ambicioso pacote de investimentos – em andamento ou que começarão a ser executados até o fim do primeiro semestre deste ano – que soma R$ 5,05 bilhões e será tocado pelas secretarias de Obras e de Habitação. Sem querer citar prazos de execução, Paes diz, no entanto, que algumas obras se estenderão até o fim de seu governo, em dezembro de 2012. Entre as mais demoradas estão os corredores expressos de ônibus batizados de BRTs (sigla de Bus Rapid Transit), interligando a Barra à Penha (TransCarioca) e a Santa Cruz (TransOeste), que encabeçam a lista dos projetos mais caros que sairão em breve do papel.

- Fiquei impressionado quando pedi uma tabela e vi que havia mais de R$ 4 bilhões de obras em execução ou começando – conta Paes.

Tráfego cairá 20% na Francisco Bicalho
A estimativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) é que o fluxo da Avenida Francisco Bicalho seja reduzido em 20% – por ali passam hoje 162 mil veículos por dia – quando for inaugurado o novo viaduto sobre a Rua São Cristóvão, que interligará a Linha Vermelha à Perimetral. Ele terá 930 metros de extensão e custará quase R$ 37 milhões.

Entre as intervenções mais caras do pacote, estão as de saneamento de Santa Cruz e das bacias de Jacarepaguá e de Sepetiba. A lista de obras – já licitadas ou em vias de licitação – inclui um programa para asfaltar 600 quilômetros de ruas e avenidas de todas as regiões da cidade, orçado em R$ 420 milhões. Prevê também o projeto Bairro Maravilha, que terá R$ 334 milhões para a recuperação de cerca de 500 outras vias e praças nas zonas Norte e Oeste.

Fonte: O GLOBO
Tal informação havia sido confirmada a pouco tempo, cerca de 1 mês atrás em outra reportagem:

Quote:
Originally Posted by Az_Rio_Br View Post
Prefeitura licita novo viaduto no Centro do Rio
Ele sai da Perimetral, entra em São Cristóvão e acaba na Linha Vermelha.
O projeto vai custar R$ 66 milhões.

A licitação para a construção de um viaduto ligando a Perimetral à Linha Vermelha, no Centro do Rio, foi publicada no Diário Oficial do município nesta quarta-feira (25). O novo viaduto vai facilitar a vida dos motoristas que circulam pelo bairro.

O viaduto fará um trajeto novo pra levar todo o trânsito que sai na Francisco Bicalho para a Linha Vermelha. Ele sai da Perimetral, entra na Rua São Cristovão e termina na Linha Vermelha.

O projeto vai custar R$ 66 milhões e fica pronto em 20 meses.

Fonte:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/n...ro-do-rio.html
Se ele fora cancelado, não sei. Mas eu sei que fariam outro viaduto no Caju sim, contudo os objetivos desses viadutos são distintos. Um é para canalizar o fluxo de veículos que saem da ponte e tomariam o rumo da baixada/ilha e que costumam pegar a avenida Brasil.

O de São Cristóvão seria para o Túnel Rebouças, sem a Francisco Bicalho. Outra função.
Old October 5th, 2010, 04:02 AM   #110
Az_Rio_Br
Carioca

Az_Rio_Br's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pedro 66 View Post
Muito legal a iniciativa de duplicar a Quinta!!

Mas isso me lembrou de outro projeto, que era a duplicação do Zoológico, com a compra de uma área ao norte dele, que pertence ao exército.

Alguém sabe às quantas anda esse projeto??
Nada ainda. Quem sabe a área do galpão da Quinta, que será usado como área de hospitalidade para as Olimpíadas, seja aproveitado pelo Zoo. O chato, é que apesar do verde atrás do Zoo, ali o terreno é muito íngreme.
Old October 11th, 2010, 07:33 PM   #111
Patrick-RJ
A volta do malandro

Patrick-RJ's Avatar

Likes (Received): 67

Prefeitura termina etapa de revitalização da Quinta da Boa Vista
Publicada em 11/10/2010 às 10h12m
O Globo

RIO - A primeira etapa do programa de revitalização do parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte, termina nesta segunda-feira, véspera de feriado. O trabalho, que começou no dia 13 de setembro , incluiu a recuperação de 100 metros quadrados de calçadas de concreto, pavimentação asfáltica com uso de 60 toneladas de asfalto, renivelamento de meio-fio, reconstrução de caixas de ralo, reposição de grelhas e desobstrução do sistema de drenagem.

A Comlurb realizou a poda, destoca e remoção de árvores, recuperação de bancos de concreto e pintura de bancos de madeira. Equipes da CET-Rio refizeram a sinalização horizontal das vias internas do parque. Já a Rioluz normalizou o sistema de iluminação pública com recuperação de 118 lâmpadas apagadas e normalização de 18 lâmpadas acesas. Também foram substituídas 64 luminárias antigas por outras mais modernas e eficientes, além da retirada de três postes de ferro e um de concreto que estavam desativados. A iluminação da fachada do Museu Nacional foi recuperada, assim como a do lago com dez novas luminárias. A Rioluz refez ainda 400 metros de rede aérea. Light e Oi fizeram a limpeza da rede aérea, com retirada e substituição de cabos.

A Quinta da Boa Vista, onde estão situados o Museu Nacional, o Jardim Zoológico da cidade e o Museu da Fauna, possui 155 mil metros quadrados e foi residência real de 1822 a 1889. A área foi ajardinada em 1869, de acordo com projeto do francês Auguste Glaziou. Em 1910, o então presidente Nilo Peçanha, realizou no parque uma grande obra de modernização quando, inclusive, a Quinta foi cercada, ganhou novos passeios, portões já com os brasões da Repúblicas, gradis, sanitários, mesas, jardim terraço, o Templo de Apolo e o Pagode Chinês.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010...-922760706.asp
Old October 11th, 2010, 08:50 PM   #112
Az_Rio_Br
Carioca

Az_Rio_Br's Avatar

Sei não hein. So passando lá para constatar, mas pelo que vi do ônibus, o canal não foi limpo... Vi que realmente pintaram uns bancos, mas foi spo oq notei, mais nada. Tem que terminar de reformar aquele Museu... Seria muito leal se saísse essa notícia no jornal. Se houvesse um baita patrocinador disposto a fazê-lo...
Old October 11th, 2010, 08:57 PM   #113
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 6266

Até agora foi feita UMA das etapas de revitalização. Outras virão e contemplarão mais coisas. O ruim é que não conhecemos os detalhes de cada etapa.
raffasoares no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2010, 09:15 PM   #114
Az_Rio_Br
Carioca

Az_Rio_Br's Avatar

Quote:
Originally Posted by raffasoares View Post

Até agora foi feita UMA das etapas de revitalização. Outras virão e contemplarão mais coisas. O ruim é que não conhecemos os detalhes de cada etapa.
Acho que se referiam simplesmente ao lance da expansão da Quinta. Não tenho muita fé de que seja algo tão grande assim. Mas se for, que seja algo sensacional. Aquele parque tava muito largado.E a cada ano, fazem mais e mais eventos por lá, provando como a área central do Rio está reaquecendo muito.
E não é só a Quinta que precisa de um bom UP. O largo da Cancela e a Rua São Cristóvão podiam sofrer uma melhoria legal.

Alguém pode me informar qual é a delegacia/unidade da polícia Civil que tem ali na Cancela(com a saída no sinal da Rua Dom Meinrado)???
Old October 13th, 2010, 04:26 AM   #115
didibobrio
Registered User

didibobrio's Avatar

Likes (Received): 139

Quote:
Originally Posted by Az_Rio_Br View Post
Acho que se referiam simplesmente ao lance da expansão da Quinta. Não tenho muita fé de que seja algo tão grande assim. Mas se for, que seja algo sensacional. Aquele parque tava muito largado.E a cada ano, fazem mais e mais eventos por lá, provando como a área central do Rio está reaquecendo muito.
E não é só a Quinta que precisa de um bom UP. O largo da Cancela e a Rua São Cristóvão podiam sofrer uma melhoria legal.

Alguém pode me informar qual é a delegacia/unidade da polícia Civil que tem ali na Cancela(com a saída no sinal da Rua Dom Meinrado)???
Fala meu amigo, ali é a DPMA - Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Esta delegacia trata de assuntos referentes a crimes ambientais como o nome já diz.
Falando nela, precisa de uma reforma aquela DP.
didibobrio no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2010, 02:45 PM   #116
Thuin
Reset

Thuin's Avatar

Likes (Received): 3137

Vai pra "cidade da polícia." A área toda vai ser usada, pelo render e pelos números citados, para a expansão da Quinta, e nada pro Zôo.
Thuin no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2010, 06:32 PM   #117
Pablo Itt
Registered User

Pablo Itt's Avatar

Likes (Received): 911

De volta ao passado.Para dar um ar mais imperial ao thread vejam estas pérolas.
Recebi de um forista de outro forum umas imagens antigas sobre a construção da estrada de ferro Rio D'Ouro pro volta de 1882. Esta via foi construída para que se pudesse construir um novo sistema de captação de água para a cidade, ete é apenas um no meio de vários.
Espero que gostem.

Logo atrás da Cadeg e do conjunto do Reidy ainda dá para ver o que sobrou.
Este reservatório abastecia a região, apesar do nome não sei se era de exclusividade do palácio imperial.
Postei lá no Rio antigo também.
Pablo Itt no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2010, 11:27 PM   #118
Az_Rio_Br
Carioca

Az_Rio_Br's Avatar

Quote:
Originally Posted by Thuin View Post
Vai pra "cidade da polícia." A área toda vai ser usada, pelo render e pelos números citados, para a expansão da Quinta, e nada pro Zôo.
Sério, vai para a Cidade da Polícia???? Bem, isso me anima com possíveis usos do espaço. Mas como o SSC não é para especular, então só rezo pra que possa sair algo legal naquele terreno. Atualmente a Dom Meinrado é uma rua muito contraditória. Como saída da Quinta para a Cancela, com o seu portal e bem em frente de uma área verde tão bela. É um absurdo como aquilo fica do jeito que está. Se fizessem um empreendimento legal ali ou mesmo uma outra expansão da Quinta. Seria ótimo...

Mas Thuin, a área no render divulgado pela imprensa não mostra esse local que eu citei, mostra? É que eu só tinha visto melhorias para o entorno da Av Bartolomeu de Gusmão, que já era muito bom.
Old October 13th, 2010, 11:44 PM   #119
Az_Rio_Br
Carioca

Az_Rio_Br's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pablo Itt View Post
Logo atrás da Cadeg e do conjunto do Reidy ainda dá para ver o que sobrou.
Este reservatório abastecia a região, apesar do nome não sei se era de exclusividade do palácio imperial.
Postei lá no Rio antigo também.
Cara, fiquei chocado como Benfica era muito mais água... Eram grandes área de Mangue pelo jeito.. E po, essas estruturas dos reservatórios do Pedregulho estão lá ainda, sempre tive essa curiosidade: qual seria a função daquele lugar...

Enfim, descobri! Po, mas bem que poderiam intervir com algo de melhor para a região ali não? Assim como no edifício do condomínio do Pedregulho.
Old October 23rd, 2010, 06:47 PM   #120
Az_Rio_Br
Carioca

Az_Rio_Br's Avatar

Notícia

Quote:
http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/e...cle-id=1232327

Centro Cultural de Tradições Nordestinas será revitalizado e terá fachada modificada

Serão investidos R$ 11,7 milhões na mudança da fachada, pintura e reforma no interior do Pavilhão

22/10/2010

Foto: Banco de Imagem/Prefeitura do RioA RioUrbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, lança edital de licitação para as obras de revitalização do Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga. A prefeitura vai investir R$ 11,7 milhões na reforma do equipamento e a previsão é de que as obras sejam concluídas em um ano.

O projeto de revitalização do Pavilhão de São Cristóvão é baseado em referências nordestinas e materiais típicos, como forma de preservar a cultura da região. Para isso, a reforma prevê mudanças na fachada, que vai receber um grande painel com lonas que remetem a rendas típicas nordestinas. Na entrada serão colocados mastros com as bandeiras dos estados brasileiros e serão feitos painéis com pinturas e elementos decorativos.

No interior do Centro Cultural, os palcos vão ganhar nova pintura, o piso será trocado e a estrutura será recuperada. Localizada no centro do Pavilhão, a Praça dos Repentistas terá uma arquibancada em forma de mini-anfiteatro. A pavimentação interna passará por uma limpeza com hidrojateamento e aplicação de pintura acrílica. O local terá uma nova programação visual com postes e placas sinalizadoras de ruas e instalações elétricas, identificações visuais de lojas. Totens e painéis iluminados com mapa da feira serão recuperados; palcos e fachadas terão iluminação cênica.

O Pavilhão também passará por serviços de inspeção, limpeza e desobstrução das redes de água, esgoto e drenagem.

Quotado do Thread Notícias do Rio III
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
museu, são cristóvão

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules