Brasil | Ônibus Rodoviários - Page 916 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 205 votes, 4.98 average.
Old August 7th, 2018, 09:03 PM   #18301
rdish
Setas não me definem

Likes (Received): 1611

Essa política da Cometa se manteve pro grupo JCA inteiro? Se o grupo quiser entrar nesse mercado, poderia usar outra empresa, ué.

Mas nessas rotas de BH a Vitória e ao litoral capixaba, se fosse pra alguma empresa entrar pra concorrer, seria a Águia Branca né?

Mudando de assunto, mas falando de possibilidades de empresa X em rota Y, li em algum lugar que a Viação Rio Doce, de Caratinga, tem a intenção de no futuro entrar na rodoviária de BH. Já conseguiu linha para São Paulo, com a aleatória São Paulo / Além Paraíba (linha esta que não tem oficialmente nenhuma seção). A maneira mais fácil de atingir esse objetivo de ter linha em BH é com linha ANTT... Mas qual rota seria palatável pra ela, sem sair muito de sua área de atuação?

shiinoliveira liked this post
rdish no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old August 7th, 2018, 09:06 PM   #18302
paulista1978
Registered User

Likes (Received): 5041

Catarinense opera linhas bem longas, como SP x Ararangua. Acho que Foz x SP/Rio tambem é bem longa.
paulista1978 no está en línea   Reply With Quote
Old August 7th, 2018, 09:08 PM   #18303
rdish
Setas não me definem

Quote:
Originally Posted by paulista1978 View Post
Catarinense opera linhas bem longas, como SP x Ararangua. Acho que Foz x SP/Rio tambem é bem longa.
Se essa é longa, imagina a Foz do Iguaçu / BH via Juiz de Fora que a CAT voltou recentemente a operar...
Advertisement

Old August 7th, 2018, 09:09 PM   #18304
Rafael Lopes
예누자이

Rafael Lopes's Avatar

Likes (Received): 9365

Quote:
Originally Posted by rdish View Post
Essa política da Cometa se manteve pro grupo JCA inteiro? Se o grupo quiser entrar nesse mercado, poderia usar outra empresa, ué.

Mas nessas rotas de BH a Vitória e ao litoral capixaba, se fosse pra alguma empresa entrar pra concorrer, seria a Águia Branca né?

Mudando de assunto, mas falando de possibilidades de empresa X em rota Y, li em algum lugar que a Viação Rio Doce, de Caratinga, tem a intenção de no futuro entrar na rodoviária de BH. Já conseguiu linha para São Paulo, com a aleatória São Paulo / Além Paraíba (linha esta que não tem oficialmente nenhuma seção). A maneira mais fácil de atingir esse objetivo de ter linha em BH é com linha ANTT... Mas qual rota seria palatável pra ela, sem sair muito de sua área de atuação?
Acho que se restringe só à Cometa, senão a Catarinense não operaria para SP nem compraria a Kaiowá (entrando assim no RJ e em BH).

Se tivéssemos mais políticos como Thatcher no país, o PT não se criaria aqui.
Rafael Lopes no está en línea   Reply With Quote
Old August 7th, 2018, 09:28 PM   #18305
Luiz Guilherme
Registered User

Likes (Received): 2650

Quote:

Apesar de não ter nenhuma estrutura da divisa ES/MG pra BH, acredito que a VAB seria a candidata ideal pra operar essas linhas.

No caso da Rio Doce foi comprando a linha, que era da Itapemirim. Pra ela seria interessante alguma rota saindo de BH para a Bahia via Vale do Aço/Valadares. Não ia fugir muito do que já opera hoje.
Luiz Guilherme está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 7th, 2018, 09:55 PM   #18306
ThiagoRPereira
Registered User

Likes (Received): 322

Alguem aqui já utilizou o leito da Catarinense? Vou para o Rio no final do mês e terei que ir direto trabalhar após voltar de ônibus. Por isso gostaria de uma poltrona que seja boa para conseguir descansar/relaxar um pouco na estrada. Ao pesquisar vi que o leito-cama da 1001 está quase R$200 porém o leito da Catarinense está custando cerca de R$130, só que nunca viajei nele e não conheço alguém que já o tenha feito, por isso o questionamento. Se alguém já utilizou ambos qual compensa mais? Apesar de não saber quase nada sobre a diferença dos dois eu estou inclinado a gastar um pouquinho mais e voltar no leito-cama da 1001 já que, como o próprio nome diz, ele vira uma cama.....
ThiagoRPereira no está en línea   Reply With Quote
Old August 7th, 2018, 09:59 PM   #18307
Káio Augusto
OFF

Káio Augusto's Avatar

Likes (Received): 10488

Vá de Leito Cama. É muito bom. Eu fiz RJOxBHZ e quando sai da Novo Rio, eu apaguei.

Os pontos de vistas aqui apresentados são apenas MEUS
e NÃO foram revistos ou aprovados pela SETOP SEINFRA/SINTRAM/Consórcio Ótimo. Eu não falo em nome deles.
Káio Augusto no está en línea   Reply With Quote
Old August 7th, 2018, 10:05 PM   #18308
rdish
Setas não me definem

Quote:
Originally Posted by Luiz Guilherme View Post
Apesar de não ter nenhuma estrutura da divisa ES/MG pra BH, acredito que a VAB seria a candidata ideal pra operar essas linhas.
Mais ou menos. A Águia Branca opera na BR 116, com as linhas que eram da Salutaris. Deve ver alguma coisa de estrutura deles pros lados de Realeza, onde 116 e 262 se cruzam. Além disto, ela opera a linha Ponte Nova / São Paulo, e Ponte Nova é relativamente próximo da BR 262, na região de Rio Casca. E hoje a Águia Branca já opera BH / Conceição da Barra, junto com a Gontijo, então no mínimo estrutura compartilhada com outras empresas a Águia Branca deve ter de BH até Monlevade.
Old August 7th, 2018, 10:06 PM   #18309
ThiagoRPereira
Registered User

Likes (Received): 322

Quote:
Originally Posted by Káio Augusto View Post
Vá de Leito Cama. É muito bom. Eu fiz RJOxBHZ e quando sai da Novo Rio, eu apaguei.
Com qual empresa vc fez? Então, tô questionando justamente por não conhecer ambos os serviços e saber a real diferença entre o leito e o Leito Cama. Fui dar mais uma pesquisada no site da 1001 e vi que se eu for no Leito Cama que parte as 17:00hrs a passagem tá quase R$60 a menos do que se eu pegar o das 20:00hrs. Normal essa diferença de valores só por ter saída 3hrs antes?
ThiagoRPereira no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2018, 12:05 AM   #18310
Luiz Guilherme
Registered User

Likes (Received): 2650

Quote:
Quote:
Mais ou menos. A Águia Branca opera na BR 116, com as linhas que eram da Salutaris. Deve ver alguma coisa de estrutura deles pros lados de Realeza, onde 116 e 262 se cruzam. Além disto, ela opera a linha Ponte Nova / São Paulo, e Ponte Nova é relativamente próximo da BR 262, na região de Rio Casca. E hoje a Águia Branca já opera BH / Conceição da Barra, junto com a Gontijo, então no mínimo estrutura compartilhada com outras empresas a Águia Branca deve ter de BH até Monlevade.
Na verdade, em BH ela utiliza a estrutura (mesmo que capenga nos dias atuais) da Itapemirim. Se não estou enganado, Ponte Nova está mais para BH do que para Realeza, propriamente dita.

Não sei como procedem numa emergência, nunca vi um reserva da VAB nem em João Monlevade, nem Realeza, muito menos BH. Em feriadões, os reforços vem pra BH em horários extras e voltam vazios pro ES.

Quote:
Originally Posted by ThiagoRPereira View Post
Quote:
Com qual empresa vc fez? Então, tô questionando justamente por não conhecer ambos os serviços e saber a real diferença entre o leito e o Leito Cama. Fui dar mais uma pesquisada no site da 1001 e vi que se eu for no Leito Cama que parte as 17:00hrs a passagem tá quase R$60 a menos do que se eu pegar o das 20:00hrs. Normal essa diferença de valores só por ter saída 3hrs antes?
Normal. O leito-cama durante o dia tem um "peso" de semi-leito, então cobram menos mesmo, pouquíssima demanda. Se colocar o mesmo preço da noite, bate banco.
Luiz Guilherme está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 8th, 2018, 12:06 AM   #18311
Olhaotrem
'66-'03-'13-'14

Olhaotrem's Avatar

Likes (Received): 23583

A VAB poderia seccionar a SP-VIX, pois passa no Rio.
O desaforo é a ausência do argumento.
Olhaotrem no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2018, 01:45 AM   #18312
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 55877

Durante muito tempo, existiu um tipo de transporte pirata entre São Paulo e Sorocaba, utilizando Doblòs; os veículos ficavam parados perto das rodoviárias das duas cidades e uma pessoa ficava chamando os passageiros pelo grito.

Pois bem, esse tipo de serviço praticamente foi extinto. Hoje, passei perto do antigo "ponto" das Doblòs e não tinha mais ninguém.
Rodalvesdepaula está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 8th, 2018, 02:15 AM   #18313
Dom Rodrigo
Registered User

Likes (Received): 976

Quote:
Originally Posted by paulista1978 View Post
A Cometa ainda tem aquela máxima de não operar a mais de 600 km da base São Paulo. Não acho que ela iria pra Vitoria ou Brasilia, mesmo partindo de BH.
Cometa está certissima. Cai naquela máxima que diz que acima de 500 km o passageiro é do avião.

Olhaotrem, paulista1978 liked this post
Dom Rodrigo no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2018, 07:16 AM   #18314
icaroav
Registered User

icaroav's Avatar

Likes (Received): 464

Quote:
Linhas rodoviárias tem que ser igual ao setor aéreo: Solicitação para abertura de mercado. E pronto.
Simmm mds!!! Não aguento isso de monopólio de linhas! Pra sair de POA e ir pro interior do RS é um absurdo. Pra ir pra minha cidade o preço é maior q CWB - POA de avião!!

jaraujo liked this post
icaroav no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2018, 07:19 AM   #18315
shiinoliveira
Registered User

shiinoliveira's Avatar

Likes (Received): 3036

Quote:
Alguem aqui já utilizou o leito da Catarinense? Vou para o Rio no final do mês e terei que ir direto trabalhar após voltar de ônibus. Por isso gostaria de uma poltrona que seja boa para conseguir descansar/relaxar um pouco na estrada. Ao pesquisar vi que o leito-cama da 1001 está quase R$200 porém o leito da Catarinense está custando cerca de R$130, só que nunca viajei nele e não conheço alguém que já o tenha feito, por isso o questionamento. Se alguém já utilizou ambos qual compensa mais? Apesar de não saber quase nada sobre a diferença dos dois eu estou inclinado a gastar um pouquinho mais e voltar no leito-cama da 1001 já que, como o próprio nome diz, ele vira uma cama.....

Leito/Leito 150°/1ªClasse/GTV são diferentes de Leito Cama. Leito Cama tem uma divisória vertical separando o fim do espaço da sua cadeira pro da frente, e o apoio de perna fica na horizontal. Os outros serviços nada mais são do que o antigo rodonave, são uma poltrona que funciona do mesmo jeito que a Semi-Leito, só é mais larga (é 2x1 ao invés de 2x2). Dizem que reclina mais, mas pra mim já que o apoio de perna continua na diagonal não faz a menor diferença... Uma vez a Expresso do Sul me vendeu um cama mas apareceu um GTV 1350 salafrário na hora do embarque...

[aliás, o que diabo significa GTV? Agora até DD vem escrito GTV...]

Sobre Leito Cama ser mais barato de dia: Isso é praxe tanto na JCA quanto na EB (que agora praticamente só opera com carro VAB a serviço, exceto um LD [que já já vai embora], os convencionais e os executivos).
Old August 8th, 2018, 02:43 PM   #18316
paulista1978
Registered User

Quote:
É aquela história que comentei aqui uma vez...

A Águia Branca podia simplesmente ter pedido uma LOP e dado a cara pra bater, entrando na SP/Rio. Mas o negócio é tão engessado, que precisou comprar a Expresso Brasileiro.

Isso mostra que esse mercado não é tão livre assim... rs
Até hoje quando vejo a AB fazendo Rio x SP, acho uma "estranha no ninho". Por mais que se diga aqui que "passageiro não liga pra pintura, ele quer transporte de A para B com segurança, conforto, etc", tem uma tradição muito forte em quem viaja de ônibus frequentemente. Tem gente que só faz a linha de 1001 e ponto, outros só de Exp. Brasileiro e por aí vai.
Old August 8th, 2018, 02:47 PM   #18317
paulista1978
Registered User

Quote:
Se for comprar pela internet, veja o mapa de poltronas. O cama tem 8 poltronas, duas fileiras do lado "acostamento" e 3 no lado "motorista". Ja o leito normal tem 9 poltronas em 3 fileiras iguais. Esse CAT é o que sai da Barra Funda. Veja a duração pois tem uns pinga pinga que vem do norte do PR.
Old August 8th, 2018, 02:51 PM   #18318
paulista1978
Registered User

Quote:
Originally Posted by Olhaotrem View Post
A VAB poderia seccionar a SP-VIX, pois passa no Rio.
Acho o contrario: vender conexão "casada" SP-Rio e Rio-Vitoria. SP-VIT ainda tem muita demanda em viagem direta. Com conexão seria uma opção se o pax quisesse viajar de manhã por exemplo..

Olhaotrem liked this post
Old August 8th, 2018, 02:51 PM   #18319
rdish
Setas não me definem

Quote:
Na verdade, em BH ela utiliza a estrutura (mesmo que capenga nos dias atuais) da Itapemirim. Se não estou enganado, Ponte Nova está mais para BH do que para Realeza, propriamente dita.

Não sei como procedem numa emergência, nunca vi um reserva da VAB nem em João Monlevade, nem Realeza, muito menos BH. Em feriadões, os reforços vem pra BH em horários extras e voltam vazios pro ES.
Raul Soares está a 40km de Rio Casca e a 110km de Realeza. Já BH é quase 200Km distante.

Como é muito raro ter alguma emergência, acho que, se tem reserva, fica em Raul Soares mesmo, de lá atendendo emergências até as proximidades de Monlevade ou Nova Era. Em Ipatinga acho que também não tem, embora a AB opere a linha Ipatinga / Aimorés. Estrutura mesmo deve ter em Valadares, onde passa muita linha da AB, então emergências de Nova Era em diante provavelmente são atendidas de GV.

Anyway, só vejo a AB operando BHZ/Espírito Santo numa hipotética venda da Itapemirim, ou de parte dela.
Old August 8th, 2018, 02:55 PM   #18320
paulista1978
Registered User

Quote:
Tem um ponto de apoio bem no trevo da 116 com 262, que poderia ser compartilhada pela BH x Vitoria e SP x Vit da Conquista.
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
brasil, ônibus, transportes

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules