Brasil | Ônibus urbanos - Page 1235 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 334 votes, 4.98 average.
Old October 5th, 2019, 07:00 PM   #24681
Káio Augusto
OFF

Káio Augusto's Avatar

Likes (Received): 10835

Quem tá querendo sair não está conseguindo. E nem preciso falar quem que quer sumir da face da terra...

Káio Augusto no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old October 12th, 2019, 05:00 PM   #24682
brunogoiania
Registered User

Likes (Received): 2164

pesquisa interessante sobre o citybus 2.0,a HP parece ter encontrado o caminho para recuperar parte dos passageiros perdidos para os aplicativos,infelizmente o serviço tem a restrição da área de cobertura que está sendo expandida aos poucos

https://www.ntu.org.br/novo/NoticiaC...idNoticia=1215

K.Mouse21st liked this post
brunogoiania no está en línea   Reply With Quote
Old Yesterday, 03:52 PM   #24683
_Lucas_
Registered User

Likes (Received): 3501

Andando na linha - A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo decidiu realizar três viagens de ônibus em linhas pouco convencionais

A linha mais longa de São Paulo

A linha 477P-10/Ipiranga-Rio Pequeno tem o trajeto mais longo da cidade de São Paulo, com 78 km e 304 metros de extensão, ida e volta. Ela passa por 18 bairros (como Butantã, Pinheiros, Itaim Bibi, Moema, Saúde e Ipiranga, além de atender as estações São Judas, Saúde e Praça da Árvore do metrô) e 215 pontos ao longo do caminho. Em um dia normal, fora do chamado horário do rush, gasta-se aproximadamente 3 horas em apenas um sentido.

Parece a Amazônia, mas é São Paulo

A linha 6l05-10/Barragem-Terminal Parelheiros passa pelas aldeias Tenondé Porã e Krukutu, localizada às margens da represa Billings. São comunidades indígenas que tiveram suas terras regularizadas em meados de 1987. Tenondé Porã conta com uma população de aproximadamente 2.000 pessoas; já a Krukutu não tem mais que 500 habitantes.

De fato, no trecho mais rural do percurso, a paisagem não lembra em nada a São Paulo dos prédios, trânsito e poluição. A linha também atende aos interessados em Ecoturismo. Na tribo Tenondé Porã, por exemplo, está localizada a Cachoeira de Marsilac.

O ônibus que liga a 'ilha' a SP

A linha 6L11-10/Ilha do Bororé-Terminal Grajaú leva à Ilha do Bororé, que está localizada no extremo sul de São Paulo. Ela é cercada pela Represa Billings e pela Mata Atlântica. Apesar de ser chamado de 'ilha', trata-se de um bairro - que fica numa península da represa e pode ser acessado a partir do Grajaú por uma balsa.

Matéria completa: https://www.estadao.com.br/infografi...-linha,1042790

Will_NE liked this post
_Lucas_ no está en línea   Reply With Quote
Old Yesterday, 05:54 PM   #24684
e.brandao
Old Miracatiba

e.brandao's Avatar

Olhando somente pela exoticidade (não sei se existe esta palavra, rs), é bem legal ver essa linha 477P. Eu acho um milagre gigante ela permanecer ativa até hj sem ter rolado nenhum corte. Mas acho que ela não irá tão longe. Operacionalmente creio que não deve ser facil para empresa e a prefeitura manter.

Colocaria a 856R - Lapa/Socorro nessa lista tbm.
Old Yesterday, 06:35 PM   #24685
Rafael Lopes
예누자이

Rafael Lopes's Avatar

Likes (Received): 9859

Quote:
Originally Posted by e.brandao View Post
Olhando somente pela exoticidade (não sei se existe esta palavra, rs), é bem legal ver essa linha 477P. Eu acho um milagre gigante ela permanecer ativa até hj sem ter rolado nenhum corte. Mas acho que ela não irá tão longe. Operacionalmente creio que não deve ser facil para empresa e a prefeitura manter.

Colocaria a 856R - Lapa/Socorro nessa lista tbm.
A 477P vai ser extinta no novo sistema mas o problema vai ser a sua substituição pois há pedaços faltantes nos projetos.

Até ano passado a linha mais longa da cidade era a 213C/31, que dava a volta ao mundo pela ZL com seus pouco mais de 80 km. Saía da Vila Califórnia, não muito longe da divisa com São Caetano, passava por Vila Alpina, São Lucas, Jd. Planalto, Jd. Grimaldi, Sapopemba, São Mateus, Iguatemi, Jacu-Pêssego, Vila Carmosina, Itaquera, São Miguel e Itaim Paulista, levando cerca de 3h de viagem. A linha foi cortada em Itaquera (atende como 513C/31) mas continua longa.

Mas a linha mais longa que tivemos mesmo foi a 3310 - Term. Amaral Gurgel x Cidade Tiradentes. Por ser circular, não tinha ponto fixo na ZL e a viagem toda tinha 102 km de extensão. Do Centro até pouco adiante do Metrô Vila Matilde a viagem era reta mas depois ela começava a se embrenhar em tudo que é bairro: Vila Guilhermina, Cidade Patriarca, Vila Ré, Parque Paineiras, Cidade A. E. Carvalho, Itaquera, Parada XV de Novembro, Jd. Helena, Guaianases, Vila São Geraldo, Jd. São Paulo, COHAB Juscelino, Inácio Monteiro, Prestes Maia, Cidade Castro Alves (o Centro da Cidade Tiradentes), Barro Branco, Metalúrgicos, Ferroviários e Gráficos, a partir daí voltando para o Centro. Era uma linha noturna mas sua última viagem (4h) ainda pegava o trânsito pesado da Radial na volta (durante a madrugada a volta toda levava umas 2h mas no último horário já teve caso de motorista chegando no Centro às 9h da manhã).

Se tivéssemos mais políticos como Thatcher no país, o PT não se criaria aqui.
Rafael Lopes no está en línea   Reply With Quote
Old Yesterday, 06:44 PM   #24686
WFR
Registered User

WFR's Avatar

Likes (Received): 3703

Eu vi essa matéria ontem e achei interessante principalmente essa linha que pega balsa (um pequeno off: tem um lugar na zona sul de SP que tem um mirante que dá pra ver até o mar - tenho vontade de conhecer)

Existe alguma linha de SP (municipal) que invade outros municípios? Aqui em BH tem uma linha da BHTrans que quase chega no centro de um outro município aqui

Isso inclusive é motivo de várias tretas entra o gestor do metropolitano, pois essas linhas roubam passageiros das linhas metropolitanas
Old Yesterday, 07:13 PM   #24687
brunopsantos13
Registered User

brunopsantos13's Avatar

Likes (Received): 431

Tem a linha 5108-10 (Jd. Celeste x Term. Pq. D. Pedro II), que adentra o município de Diadema, cerca de 1 km da divisa.
brunopsantos13 no está en línea   Reply With Quote
Old Yesterday, 07:36 PM   #24688
Rafael Lopes
예누자이

Rafael Lopes's Avatar

Quote:
Originally Posted by WFR View Post
Existe alguma linha de SP (municipal) que invade outros municípios? Aqui em BH tem uma linha da BHTrans que quase chega no centro de um outro município aqui

Isso inclusive é motivo de várias tretas entra o gestor do metropolitano, pois essas linhas roubam passageiros das linhas metropolitanas
Têm várias linhas (e também tem o contrário: linhas de outros municípios que entram na capital). Alguns exemplos:

* 6840/10 - Term. Rod. Jardim Jacira x Term. Capelinha (TP em Itapecerica da Serra, 1 km além da divisa);
* 1765/10 - Jardim Cabuçu x Metrô Tucuruvi (ela entra na Vila Galvão, em Guarulhos, para poder acessar o bairro na volta);
* 2024/10 - Cachoeira x DIB (ponto de controle fica ao lado do Restaurante DIB, em Mairiporã);
* As linhas do Pq. Continental (7282/10, 874C/10, 8019/10 etc.), que antes faziam TP no Term. Vila Yara (em Osasco) mas que hoje contornam o terminal;
* As linhas que trafegam pela Av. dos Remédios pelo lado osasquense (8003/10, 917H/10 etc.);
* 5025/10 - Jardim Guairacá x Metrô Tamanduateí (atravessa o Bairro Fundação, em São Caetano do Sul, para ir da Vila Prudente à Vila Carioca).

Do outro lado temos:

* 002 - Estação Ferraz x CDHU Itajuíbe (linha municipal de Ferraz de Vasconcelos com TS no Conj. Hab. Itaim Paulista IV);
* 003 - Estação Ferraz x Cambiri (outra linha municipal de Ferraz de Vasconcelos, com TS na Vila Yolanda);
* 006-1 - Shopping União x Jardim Tereza (linha municipal de Osasco que trafega pelo Jardim Boa Vista);
* 025 - Jardim Piratininga x Jardim d'Abril (outra linha municipal de Osasco, com TS do lado paulistano do Jardim d'Abril);
* 043 - Helena Maria x CDP Raposo Tavares (outra linha municipal de Osasco, com TS ao lado do CDP da Raposo).

E por aí vai.

Celso Jorge liked this post
Old Yesterday, 08:44 PM   #24689
MIchel Silva94
Registered User

Likes (Received): 394

Achava q a maior linha da cidade seria alguma q fosse para o T. Parelheiros. Essas rurais da Traswolff eu tenho vontade de conhecer.
MIchel Silva94 no está en línea   Reply With Quote
Old Yesterday, 09:03 PM   #24690
WFR
Registered User

WFR's Avatar

O que seria TS e TP?
Old Yesterday, 09:31 PM   #24691
theunknownumeda
Line 9 - Emerald

theunknownumeda's Avatar

Likes (Received): 434

Brasil | Ônibus urbanos

Quote:
O que seria TS e TP?

TP = Terminal Primário
TS = Terminal Secundário

São as duas pontas da linha, por exemplo:

6500/10 - Terminal Santo Amaro/Terminal Bandeira

O Terminal Santo Amaro é o TP da 6500. Já o Terminal Bandeira é o TS.
theunknownumeda no está en línea   Reply With Quote
Old Yesterday, 10:11 PM   #24692
WFR
Registered User

WFR's Avatar

Quote:
Originally Posted by theunknownumeda View Post
TP = Terminal Primário
TS = Terminal Secundário

Ah tá.

Aqui mesmo as linhas que vão para duas estações, a gente chama de PC1 e PC2 (Ponto de Controle)
Old Yesterday, 11:20 PM   #24693
Rafael Lopes
예누자이

Rafael Lopes's Avatar

Quote:
Originally Posted by theunknownumeda View Post
TP = Terminal Primário
TS = Terminal Secundário

TP é Terminal Principal.

Ponto de Controle usamos para designar o ponto de virada de letreiro em uma linha circular (uma espécie de TS virtual), para marcar o retorno da viagem.

Uma curiosidade sobre a Ilha do Bororé: o acesso principal se dá pela balsa no final da Av. Dona Belmira Marin, vindo do Grajaú, mas há um acesso secundário por trás, vindo do Varginha pela Av. Paulo Guilguer Reimberg, porém sem asfalto. E do outro lado do bairro é possível acessar a área rural de São Bernardo do Campo também por uma balsa, a de Taquacetuba (também é uma península). Dali em frente, com muita estrada de terra, é possível chegar ao Riacho Grande e à Via Anchieta por uma terceira balsa, a João Basso.

Last edited by Rafael Lopes; Yesterday at 11:42 PM.
Old Today, 01:57 AM   #24694
Káio Augusto
OFF

Káio Augusto's Avatar

Likes (Received): 10835

Quote:
Ah tá.

Aqui mesmo as linhas que vão para duas estações, a gente chama de PC1 e PC2 (Ponto de Controle)
No caso ilustrado ai, o TS seria o Ponto Retorno. PC1 e PC2 seria se houvessem partidas tanto do TP quanto do TS.

Káio Augusto no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 02:34 AM   #24695
MLeandro
Registered User

MLeandro's Avatar

Likes (Received): 18856

Quote:
Originally Posted by MIchel Silva94 View Post
Achava q a maior linha da cidade seria alguma q fosse para o T. Parelheiros. Essas rurais da Traswolff eu tenho vontade de conhecer.
Quando eu morava em Campinas eu ouvia falar dessa linha de SP que metade do trajeto é balsa. Deve ser uma coisa bastante exótica, ou então deve ser um ônibus por vida

Aliás, acho que SP deve ser a única capital do Brasil que ainda mantém linhas assim. Em todos os outros lugares elas foram seccionadas ou trocadas por linhas com logística mais realista.
Old Today, 03:12 AM   #24696
Gustavo996
Registered User

Likes (Received): 166

Quote:
Originally Posted by Rafael Lopes View Post
Têm várias linhas (e também tem o contrário: linhas de outros municípios que entram na capital). Alguns exemplos:

* 6840/10 - Term. Rod. Jardim Jacira x Term. Capelinha (TP em Itapecerica da Serra, 1 km além da divisa);
* 1765/10 - Jardim Cabuçu x Metrô Tucuruvi (ela entra na Vila Galvão, em Guarulhos, para poder acessar o bairro na volta);
* 2024/10 - Cachoeira x DIB (ponto de controle fica ao lado do Restaurante DIB, em Mairiporã);
* As linhas do Pq. Continental (7282/10, 874C/10, 8019/10 etc.), que antes faziam TP no Term. Vila Yara (em Osasco) mas que hoje contornam o terminal;
* As linhas que trafegam pela Av. dos Remédios pelo lado osasquense (8003/10, 917H/10 etc.);
* 5025/10 - Jardim Guairacá x Metrô Tamanduateí (atravessa o Bairro Fundação, em São Caetano do Sul, para ir da Vila Prudente à Vila Carioca).

Do outro lado temos:

* 002 - Estação Ferraz x CDHU Itajuíbe (linha municipal de Ferraz de Vasconcelos com TS no Conj. Hab. Itaim Paulista IV);
* 003 - Estação Ferraz x Cambiri (outra linha municipal de Ferraz de Vasconcelos, com TS na Vila Yolanda);
* 006-1 - Shopping União x Jardim Tereza (linha municipal de Osasco que trafega pelo Jardim Boa Vista);
* 025 - Jardim Piratininga x Jardim d'Abril (outra linha municipal de Osasco, com TS do lado paulistano do Jardim d'Abril);
* 043 - Helena Maria x CDP Raposo Tavares (outra linha municipal de Osasco, com TS ao lado do CDP da Raposo).

E por aí vai.
Apenas mais um exemplo que notei hoje, a 575A (Shop. Metrô Tatuapé - Divisa São Caetano), no sentido Divisa São Caetano, atravessa um pequeno trecho da Avenida do Estado, de São Caetano. Já no sentido Tatuapé, ela passa pelo outro lado da mesma avenida, porém do lado da divisa de São Paulo, a Avenida Doutor Francisco Mesquita.
Gustavo996 no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 04:52 AM   #24697
Will.83
Registered User

Will.83's Avatar

Likes (Received): 188

Quote:
Originally Posted by MLeandro View Post
Quando eu morava em Campinas eu ouvia falar dessa linha de SP que metade do trajeto é balsa. Deve ser uma coisa bastante exótica, ou então deve ser um ônibus por vida

Aliás, acho que SP deve ser a única capital do Brasil que ainda mantém linhas assim. Em todos os outros lugares elas foram seccionadas ou trocadas por linhas com logística mais realista.
O intervalo é de 20 minutos e na balsa, ele tem prioridade assim como os carros oficiais.

A balsa é guiada por dois cabos de aço presos nas extremidades das ruas (o lado da ilha tem um posto do exército). Vale a visita uma vez na vida.
Old Today, 05:44 AM   #24698
_Lucas_
Registered User

Likes (Received): 3501

Achei um vídeo que mostra a travessia de balsa:

Advertisement

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules