Um rápido passeio pelo centro histórico de Porto Alegre/RS. Trilegal! - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old March 1st, 2018, 07:27 AM   #1
HSilva
Registered User

HSilva's Avatar

Likes (Received): 6252

Um rápido passeio pelo centro histórico de Porto Alegre/RS. Trilegal!

Um rápido passeio pelo Centro Histórico de Porto Alegre! Trilegal!

Há muito tempo tinha vontade de conhecer a capital gaúcha e nas férias de janeiro deste ano fiz um rápido passeio por Porto Alegre e Gramado. Compartilho aqui um breve registro de prédios históricos de Porto Alegre que podem ser visitados facilmente num passeio a pé pela região central da capital gaúcha.

Praça da Matriz – No coração da cidade!

Destaque para Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Estátua de Leonel Brizola

Praça

Monumento a Júlio de Castilhos no centro da praça

Theatro São Pedro

Palácio da Justiça

Palácio Farroupilha

Biblioteca Pública

Outros prédios históricos no entorno da Praça

Região da Praça da Alfândega

Caminhando pela Rua dos Andradas, conhecida também como Rua da Praia, onde há belos prédios históricos, chegamos à Praça da Alfândega. Destaques: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Santander Cultural e Memorial do Rio Grande do Sul

Monumento a Carlos Drummond de Andrade e Mário Quintana

Monumento ao General Manuel Luís Osório, patrono da Cavalaria do Exército Brasileiro e herói da Guerra do Paraguai

Mercado Municipal de Porto Alegre e entorno.

O mercado é um dos principais pontos turísticos da cidade

Táxi na cor laranja, símbolo da cidade

Região do Museu Militar

Igreja Nossa Senhora das Dores.

Até tive vontade de subir essa escadaria, mas já estava caminhando a um bom tempo, deixei para a próxima...

Outros prédios históricos da cidade.

Caminhando ou fazendo o passeio na linha de ônibus de turismo se vê muitos prédios históricos pela cidade, muitas esculturas, verdadeiras obras de arte, como a Casa de Cultura Mario Quintana! Alguns estavam fechados para reforma como o Centro Cultural Usina do Gasômetro! Para quem curte monumentos históricos como eu, um programa perfeito!

Já conhecia as outras duas capitais do Sul. A maior impressão que levei de Porto Alegre foi a simpatia e receptividade das pessoas da cidade. Foi algo surpreendente. Jamais vou esquecer uma ligação que fiz a uma agência para ter informações sobre passeios a Gramado. E a atendente logo perguntou de onde eu era, onde estava hospedado, há quantos dias estava na cidade, o que já tinha visto e etc. Então ela me disse: “Eu não acredito que tu ainda não visitou este e aquele lugar”; “Ninguém no hotel te explicou isso?”; “Eu fico indignada quando não explicam isso a um turista”!! Então, ela ficou durante uns 20 minutos me passando um roteiro de tudo que eu deveria visitar pela cidade, fosse andando a pé, de ônibus e tudo mais. No final, eu nem usei os serviços da agência já que ela deu todas as dicas de como fazer os passeios!!

Monumento no Parque Redenção (Parque Farroupilha)

Bah! Foi muito bom!

Last edited by HSilva; March 1st, 2018 at 08:52 AM.
HSilva no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old March 1st, 2018, 01:13 PM   #2
portoimagem-II
Longe demais das Capitais

portoimagem-II's Avatar

Likes (Received): 10605

Cara, as tuas fotos estão lindas! Parabéns!

Foi um verdadeiro prazer olhar o teu thread!

HSilva liked this post
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old March 1st, 2018, 02:23 PM   #3
Fakroef
Registered User

Fakroef's Avatar

Likes (Received): 623

Belas fotos! sempre bom para matar a saudade de POA...

Vale a pena mencionar que nesta sua foto esta casa rosa é a construção mais antiga que ainda existe na cidade, de 1790 se não me falha a memória. Foi sede da Assembléia Legislativa durante muito tempo.

cassianoitu liked this post
Fakroef no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old March 1st, 2018, 02:35 PM   #4
ZekaPOA
Registered User

ZekaPOA's Avatar

Likes (Received): 1657

Belo passeio, excelentes fotos!

Impressionante como não percebemos as belezas que batem na nossa cara! tantos detalhes, esculturas, arquitetura refinada e passamos reto...

Aqui alguns prédios que não foram identificados.

Palácio Piratini - Sede do Governo do Estado

Clube do Commercio

MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Prédios da Prefeitura. O da frente chamado de Prefeitura Velha, e o de trás, de Prefeitura Nova.
O gabinete do Prefeito é no mais antigo.

Antiga Cervejaria Brahma, todo restaurado e hoje abriga parte do Shopping Total.

Confeitaria Colombo, local de encontro da sociedade portoalegrense em sua época.

cassianoitu liked this post
ZekaPOA está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 1st, 2018, 02:38 PM   #5
ZekaPOA
Registered User

ZekaPOA's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fakroef View Post
Belas fotos! sempre bom para matar a saudade de POA...

Vale a pena mencionar que nesta sua foto esta casa rosa é a construção mais antiga que ainda existe na cidade, de 1790 se não me falha a memória. Foi sede da Assembléia Legislativa durante muito tempo.

Creio que a Casa Rosa seja esta.

Old March 1st, 2018, 05:33 PM   #6
Jeptan
Mourão

Jeptan's Avatar

Likes (Received): 3210

Tudo bem cuidado e limpo.

Jeptan no está en línea   Reply With Quote
Old March 1st, 2018, 06:08 PM   #7
serranojr
Registered User

serranojr's Avatar

Likes (Received): 771

Há uma obsessão pela cor laranja aí,, né? Quantos prédios históricos nessa cor. Os táxis. Isso não é uma crítica, só uma observação. Muito lindo o centro histórico de POA. Conheci pessoalmente. Uma coisa que sempre reparo nessas fotos dessa cidade é que a Catedral nunca faz justiça, nas fotos, pelo que ela realmente é na realidade. Você ali , no local, fica boquiaberto com o tamanho dela, com a beleza dela. Ela é simplesmente gigante e belissima. Não sei porque, as fotos não passam tanto isso.

Bonja liked this post
serranojr no está en línea   Reply With Quote
Old March 1st, 2018, 07:44 PM   #8
cassianoitu
Jesus is the way!

cassianoitu's Avatar

Likes (Received): 4227

Poa e linda em todos os sentidos!! Parabéns pelas fotos!!

HSilva liked this post
cassianoitu no está en línea   Reply With Quote
Old March 1st, 2018, 07:54 PM   #9
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

Quote:
Originally Posted by serranojr View Post
Há uma obsessão pela cor laranja aí,, né? Quantos prédios históricos nessa cor. Os táxis. Isso não é uma crítica, só uma observação. Muito lindo o centro histórico de POA. Conheci pessoalmente. Uma coisa que sempre reparo nessas fotos dessa cidade é que a Catedral nunca faz justiça, nas fotos, pelo que ela realmente é na realidade. Você ali , no local, fica boquiaberto com o tamanho dela, com a beleza dela. Ela é simplesmente gigante e belissima. Não sei porque, as fotos não passam tanto isso.

É verdade! É que no chão é difícil enquadrar a catedral, pegando a sua altura, pois a cúpula fica mais para trás. Eu já havia notado isso.

Por outro lado, fotografias aéreas pegam muito bem o tamanho da igreja.
Old March 1st, 2018, 07:55 PM   #10
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

Quote:
Originally Posted by ZekaPOA View Post
Creio que a Casa Rosa seja esta.

Este não é o "Forte Apache"?
Old March 1st, 2018, 08:37 PM   #11
NaMosca
Registered User

NaMosca's Avatar

Likes (Received): 9744

Excelente! Faz tempo que não vou à Porto Alegre, mas tive a impressão que o centro está melhor cuidado.

Bonito thread

djole13, HSilva liked this post
NaMosca no está en línea   Reply With Quote
Old March 1st, 2018, 09:15 PM   #12
Pietrin
von Schwaben nach Baden

Pietrin's Avatar

Likes (Received): 5798

Não adianta: por mais ingrata que Porto Alegre seja com seus moradores (e vice-versa), é difícil não se impressionar com a capital dos gaúchos. Penso que talvez seja o centro histórico mais subestimado do Brasil. Os palacetes ecléticos de Theo Wiederspahn são de deixar boquiaberto.

A catedral é mais bonita por fora do que por dentro... imagino como seria a antiga por dentro. Um crime a terem derrubado.

Dos prédios que você fotografou, destaco o Comando Militar do Sul, o MARGS e a Alfândega, o Edifício Imperial (aquele prédio art deco em reformas do lado do clube do commercio) e o Palácio Piratini.

Do patrimônio histórico mais relevante do centro, só faltou praticamente o viaduto da Borges (infotografável pois parece um lixão e o conjunto de edifícios da UFRGS.

E quanto ao que você disse da população, sim, socialmente o portoalegrense é o meu preferido entre as 3 capitais do Sul. São abertos na medida certa, atenciosos e preocupados contigo. Pena votarem tão mal

Obrigado pelo thread.
Pietrin está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 1st, 2018, 11:10 PM   #13
noize
NON FVCKOR FVCKO

noize's Avatar

Likes (Received): 533

Bah, como é bela minha cidade. Sempre bom ver esse olhar de quem é de fora, que sempre capta algo que passa batido por nós da cidade, na correria da rotina.

Belíssimo thread, muito obrigado.

HSilva liked this post
noize no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2018, 03:17 AM   #14
HSilva
Registered User

HSilva's Avatar

Likes (Received): 6252

Quote:
Originally Posted by Pietrin View Post

Do patrimônio histórico mais relevante do centro, só faltou praticamente o viaduto da Borges (infotografável pois parece um lixão e o conjunto de edifícios da UFRGS.
Passei pelo viaduto também, mas sem câmera! Mas achei que o local renderia boas fotos sim!

Quote:
Originally Posted by Pietrin View Post
E quanto ao que você disse da população, sim, socialmente o portoalegrense é o meu preferido entre as 3 capitais do Sul. São abertos na medida certa, atenciosos e preocupados contigo. Pena votarem tão mal
Sim, como disse, me chamou a atenção mesmo a simpatia da população da cidade!
HSilva no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2018, 03:36 AM   #15
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Likes (Received): 680

Belas fotos! Por um algum momento esqueci dos graves problemas e dos "mas..." que circunda toda essa região: o monumento é bonito, mas a praça está um lixo; a rua da praia é bonita, mas tomada de ambulantes; o largo glenio peres é único, mas.... apesar de tudo, esperamos ansiosamente por dias melhores para nossa cidade.

Fico feliz que tenhas gostado!

Bonja liked this post
Eduhaus no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2018, 04:23 AM   #16
Alexcnhs
Planalto norte.

Alexcnhs's Avatar

Likes (Received): 101

Que rica seleção HSilva, adorei o enfoque nas estátuas, sou apaixonado por elas, essa parte do centro de POA ainda não conheci, conheci só a parte degradada, que mesmo assim é linda, na minha opinião é um dos Downtowns mais imponentes do Brasil. Quanto a receptividade na cidade, a minha impressão também é das melhores, , pelas pessoas que conheci lá.
Parabéns pelas fotos.
Alexcnhs no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2018, 04:50 AM   #17
ZekaPOA
Registered User

ZekaPOA's Avatar

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Este não é o "Forte Apache"?
Sim, e foi por um tempo sede do Governo do RS, até 1921, quando mudou-se para o Palácio Piratini.

Aqui, um pouco da história do "Forte Apache":

O prédio conhecido como Forte Apache originalmente foi construído para sediar a Assembléia Legislativa Provincial; inicialmente possuía subsolo, dois pavimentos e dois torreões. Em 1871 foi concluída a primeira etapa de obras e em 1894 foi construída a ala sul, com repartições públicas e a Estação do Telégrafo, dando ao prédio a forma de "U". Em 1896 foi acrescentado o terceiro pavimento, ficando o prédio com apenas um torreão na esquina. A partir desta data o imóvel passou a ser a sede do Governo do Estado, sob a denominação de Palácio Provisório, até que fosse concluído o Palácio Piratini, em 1921. No terreno estão edificados, além do prédio principal, as antigas cocheiras e estrebarias, construídas em 1906 para a guarda do Palácio Provisório. O prédio recebeu várias denominações durante sua história: Edifício para Assembléia Provincial, Edifício das Repartições Públicas, Edifício das Obras Públicas e Palácio das Cocheiras. No meio popular, é fortemente reconhecido pelo nome de "Forte Apache", em função de sua forma quadrada e do torreão na esquina.
Sem manutenção adequada, a edificação deteriorou-se, tendo sido desativada por más condições de habitabilidade.

O prédio, de propriedade do Poder Executivo, foi cedido ao Judiciário em troca da restauração e recuperação do mesmo. Em 2002 foram concluídas as obras de restauração, preservando e recuperando suas características originais, às quais foram acrescentados elementos contemporâneos, para que pudesse ser adaptado à função atual de Memorial do Ministério Público.

Fonte: Arquivo IPHAE

http://www.iphae.rs.gov.br/Main.php?...sAc&item=15729

portoimagem-II liked this post
Old March 2nd, 2018, 05:27 AM   #18
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
É verdade! É que no chão é difícil enquadrar a catedral, pegando a sua altura, pois a cúpula fica mais para trás. Eu já havia notado isso.

Por outro lado, fotografias aéreas pegam muito bem o tamanho da igreja
.

image hosted on flickr

Pietrin, JoaoMab, Bonja, serranojr liked this post

Last edited by portoimagem-II; March 2nd, 2018 at 06:00 AM.
Old March 2nd, 2018, 07:23 AM   #19
Thiago Braga Freire
Registered User

Thiago Braga Freire's Avatar

Likes (Received): 161

Parabéns pelo thread HSilva. tuas fotos ficaram bem bacanas. Andaste bastante pelo centro da cidade. Me atentei mais as fotos focadas nos detalhes dos prédios, nas estátuas, porque eu não tenho olhar aguçado para descobrir estes detalhes. Gostei bastante.

Valeu, abraço!

HSilva liked this post
Thiago Braga Freire no está en línea   Reply With Quote
Old March 5th, 2018, 01:15 PM   #20
Fakroef
Registered User

Fakroef's Avatar

Likes (Received): 623

Quote:
Originally Posted by ZekaPOA View Post
Sim, e foi por um tempo sede do Governo do RS, até 1921, quando mudou-se para o Palácio Piratini.

Aqui, um pouco da história do "Forte Apache":

O prédio conhecido como Forte Apache originalmente foi construído para sediar a Assembléia Legislativa Provincial; inicialmente possuía subsolo, dois pavimentos e dois torreões. Em 1871 foi concluída a primeira etapa de obras e
http://www.iphae.rs.gov.br/Main.php?...sAc&item=15729
O outro prédio é quase 100 anos mais antigo que este, eu posso ter me enganado que foi a assembleia legislativa mas sei que é o mais antigo da cidade.
Fakroef no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules