PE | Transporte na Região Metropolitana do Recife - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 644 votes, 4.94 average.
Old March 29th, 2009, 12:30 AM   #1
Ap_Recife
Viva o Frevo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 6758

PE | Transporte na Região Metropolitana do Recife

Olá pessoal.

Estou criando esse thread para discutirmos sobre o transporte metropolitano no Recife.

Bons tempos estão surgindo. Novos terminais integrados à linha 3 (azul) do metrô e também nas outras duas linhas antigas.

Novos corredores de ônibus também estão surgindo na cidade.

VLTs também estão na pauta.

Vamos às notícias. Mais pra frente tem um verdadeiro raio x sobre esses novos terminais integrados e corredores.

Contribuição do forista Timbu:

Quote:
Originally Posted by Timbu View Post
Ap_Recife, coloca na primeira página

Download do conceito acima

Corredor Norte-Sul - Copa 2014

Todos os dados e imagens a seguir foram retirados do site do Grande Recife Consórcio de Transportes:

http://www.granderecife.pe.gov.br

Governo do Estado investe na ampliação
do Sistema Estrutural Integrado

Investimentos na ampliação do SEI garantem a construção de novos equipamentos e a ampliação do benefício para novas áreas da RMR

O compromisso de campanha do
governador Eduardo Campos,
de aumentar a rede de terminais
de integração, para a população da Região Metropolitana do Recife (RMR), ganhou novo fôlego em 2008. A ampliação do Sistema Estrutural Integrado (SEI) já começou a virar realidade.

Dos 11 terminais de integração previstos para serem entregues até 2010, três já estão em construção, sendo que o Terminal Pelópidas Silveira, localizado na PE-22, será entregue à população no início de 2009. Já os terminais do Cabo de Santo Agostinho e Xambá, deverão
estar prontos, respectivamente, até o final do primeiro semestre do próximo ano e meados de 2010.

Em paralelo com as obras de construção, o Governo do Estado, em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte e a Prefeitura do Recife, viabilizou a ampliação de rede de atendimento do SEI, que ganhou um avanço significativo no último mês de dezembro, quando foi inaugurado o novo Terminal Integrado da Caxangá. Essa ação não teria sido possível sem a grande contribuição da PCR, que foi responsável pelo investimento.

O Terminal irá beneficiar diretamente cerca de 20 mil pessoas que utilizam o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana
do Recife (STPP/RMR) dos municípios de Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata. As obras de requalificação do TI foram executadas pela Prefeitura do Recife e entregues ao governo estadual, que repassou o equipamento ao Grande Recife Consórcio de Transporte, responsável pela gestão e operação do STPP/RMR.

Construído em uma área de 3.340,9 m², com um custo de aproximadamente R$ 1,9 milhão, o Terminal está operando com sete linhas integradas, e uma frota de 41 veículos, realizando 508 viagens nos dias úteis. Todas as linhas estão operando com tarifas do anel A, a mais baixa do STPP/RMR. Além disso, a mudança de operacionalização no TI beneficiou todas as comunidades no entorno da avenida Caxangá, que terão a opção de deslocamentos para as regiões Sul (Cabo de Santo Agostinho) e Norte (Ilha de Itamaracá), e para o centro do Recife, pagando apenas uma única tarifa por sentido.

São quatro linhas alimentadoras,que transportam os usuários do subúrbio para o terminal; duas linhas perimetrais, trafegando pelos grandes corredores sem ligação com o centro do Recife; e uma linha troncal, levando os passageiros do terminal integrado, através da avenida Caxangá, para o centro.

O que é o SEI?

O Sistema Estrutural Integrado - SEI é uma rede de transporte público composta de linhas de ônibus e metrô. Todas estas linhas são integradas através de terminais especialmente construídos, o que possibilita uma multiplicidade de ligações de origem-destino, através de viagens modais ou multi-modais.

O SEI é voltado para o transporte de massa e apresenta uma configuração espacial constituída por eixos Radiais e Perimetrais. No cruzamento destes dois eixos, ficam situados os Terminais de Integração que permitem ao usuário a troca de linha sem pagar nova tarifa.

Como funciona o SEI?

O acesso do subúrbio aos Terminais de Integração se dá através das Linhas Alimentadoras. Ao todo, são 10 Empresas Operadoras, responsáveis por 78 linhas, das quais 51 são alimentadoras, 7 Perimetrais, 11 Radiais, 3 Interterminais e 3 cirrculares, atendendo dez dos quatorze municípios da Região Metropolitana do Recife.

Os terminais integrados são fechados e proporcionam aos usuários um ambiente limpo, seguro e confortável. Todos possuem equipamentos como lanchonetes, lojas, funcionários treinados para funções específicas (como segurança e vigilância) que facilitam, ainda mais, a utilização do Sistema por parte dos usuários.

Mapa do Sistema Estrutural Integrado (SEI).

As cores do SEI:

Os ônibus do SEI foram pintados com as cores da bandeira de Pernambuco para facilitar a identidade visual. Confira:

Ônibus amarelos - linha alimentadora: trazem os usuários do subúrbio até o terminal integrado mais próximo.

Ônibus azuis - linha radial: levam o usuário dos Terminais de Integração até o centro do Recife.

Ônibus brancos - Linha circular: levam os usuários a áreas do entorno do terminal

Ônibus verdes - linha interterminal: levam o usuário de um Terminal de Integração para outro

Ônibus vermelhos - linha perimetral: cruzam grandes corredores sem passar pelo centro da cidade.

Como foi implantado o SEI?

Todas as linhas que fazem parte do SEI foram inseridas no Sistema após negociação com as comunidades, prefeituras e empresas operadoras. Para isto, foram realizadas reuniões com lideranças de entidades populares da RMR, instituições e órgãos oficiais no sentido de esclarecer o funcionamento do Sistema. Cartilhas informativas, panfletos, mapas e até um grupo de teatro foram usados para demonstrar nas comunidades as vantagens os usuários passariam a usufruir com o novo Sistema.

Detalhes sobre a implantação dos novos terminais integrados e corredores de ônibus.

Last edited by Ap_Recife; July 22nd, 2009 at 05:25 PM.
Ap_Recife no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old March 29th, 2009, 12:43 AM   #2
Ap_Recife
Viva o Frevo

Ap_Recife's Avatar

Algumas imagens

O novo corredor da Agamenon Magalhães, avenida que corta a cidade de norte a sul e considerada a "espinha dorsal" do Recife. O projeto está sendo elaborado.

Corredor leste-oeste

Alguns corredores da cidade. Fotos antigas.
Av. Visconde de Jequitinhonha (zona sul)

A. Gov. Agamenon Magalhães (trecho na zona norte)

Av. Guararapes (centro)

Last edited by Ap_Recife; March 29th, 2009 at 12:54 AM.
Ap_Recife no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2009, 12:55 AM   #3
CHRM_Rec
Registered User

CHRM_Rec's Avatar

Likes (Received): 13

Vamos ver se serão realmente melhorias...Tenho medo do que pode ser feito na av. Domingos Ferreira. Esse projeto sem a via mangue não é uma boa...
Advertisement

Old March 29th, 2009, 12:58 AM   #4
Patativa do Agreste
Capital do Forró

Patativa do Agreste's Avatar

Likes (Received): 1641

otimo trabalho Ap
o sistema de transporte publico em Recife é imenso ,
depois que concluirem esses terminais integrados e corredores novos,
vai desafogar bastante.

seria interessante no futuro puxar o VLT na direção norte pra Olinda,Paulista,Abreu e LIma

´´...é por isso que Caruaru é A Capital do Forró...``
Patativa do Agreste está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 29th, 2009, 12:59 AM   #5
zolin
Grande Campinas (S.Paulo)

zolin's Avatar

Likes (Received): 6355

Parabèns.!!!
Belo trabalho o seu.!!!
Parabéns.!!!
zolin está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 29th, 2009, 01:02 AM   #6
Patativa do Agreste
Capital do Forró

Quote:
Originally Posted by CHRM_Rec View Post
Vamos ver se serão realmente melhorias...Tenho medo do que pode ser feito na av. Domingos Ferreira. Esse projeto sem a via mangue não é uma boa...
concordo
mas eles estão fazendo esse corredor nessa avenida , contando com a segunda etapado Via mangue

afinal de contas o que falta pra iniciar o Via Mangue pra valer ?????

Old March 29th, 2009, 01:04 AM   #7
Ap_Recife
Viva o Frevo

Ap_Recife's Avatar

Quote:
Originally Posted by CHRM_Rec View Post
Independentemente disso, os ônibus estão circulando por lá. Acredito que vá melhorar.

Quote:
Originally Posted by Patativa do Agreste View Post
otimo trabalho Ap
o sistema de transporte publico em Recife é imenso ,
depois que concluirem esses terminais integrados e corredores novos,
vai desafogar bastante.

seria interessante no futuro puxar o VLT na direção norte pra Olinda,Paulista,Abreu e LIma
Em relação ao VLT: haverá uma linha de Cajueiro Seco (linha 3 do metrô) até o Cabo.

Falava-se em colocar tbm um VLT sobre a Agamenon, mas acho que esse corredor vai inviabilizar esse projeto.

Obrigado.

Quote:
Originally Posted by zolin View Post
Parabèns.!!!
Belo trabalho o seu.!!!
Parabéns.!!!
Obrigado pela visita.
Old March 29th, 2009, 01:06 AM   #8
Ap_Recife
Viva o Frevo

Ap_Recife's Avatar

Quote:
concordo
mas eles estão fazendo esse corredor nessa avenida , contando com a segunda etapado Via mangue

afinal de contas o que falta pra iniciar o Via Mangue pra valer ?????
Parece que já estão construindo as casas para os moradores da área. Depois da retirada desse pessoal a obra começa (segundo li).
Old March 29th, 2009, 01:11 AM   #9
Patativa do Agreste
Capital do Forró

Quote:
Originally Posted by Ap_Recife View Post
Parece que já estão construindo as casas para os moradores da área. Depois da retirada desse pessoal a obra começa (segundo li).
ah certo, então deve demorar um pouco, espero que iniciem ainda esse ano

sobre o VLT sera de fundamental importancia esse VLT ate o Cabo,
muito importante

Old March 29th, 2009, 01:18 AM   #10
Romão
Registered User

Romão's Avatar

Likes (Received): 44293

excelente trabalho Ap,vou analisar tudo com calma.
Old March 29th, 2009, 01:29 AM   #11
MasterPE
Registered User

MasterPE's Avatar

Likes (Received): 105

CAENGA já tá pronto , interessante ele fala sobre a PE-15 e não cita os viadutos da PE-15 (que chamam de outro nome) . Tem muita coisa boa aí como a ABDIAS .
Old March 29th, 2009, 01:33 AM   #12
MasterPE
Registered User

MasterPE's Avatar

Likes (Received): 105

Quote:

Até pré-projeto futurista tinha para isso , elevado estilo Tókio . E recursos federais prometidos .
Old March 29th, 2009, 02:51 AM   #13
Caruaruense
Agreste Pernambucano

Caruaruense's Avatar

Likes (Received): 3812

Parabéns pelo thread Ap! Espero que você sempre esteja atualizado-o com novas informações. Sabia que tem tudo para se transformar num excelente guia para quem é de fora? Basta você aperfeiçoá-lo, caso tenha tempo!

Valeu!
Caruaruense no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2009, 02:53 AM   #14
breno recife
Registered User

Likes (Received): 1

que trabalhão em ap!

eu acho que a saida para nosso trânsito é a priorização do transporte público!
breno recife no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2009, 02:55 AM   #15
Ap_Recife
Viva o Frevo

Ap_Recife's Avatar

Quote:
Originally Posted by Caruaruense View Post
Parabéns pelo thread Ap! Espero que você sempre esteja atualizado-o com novas informações. Sabia que tem tudo para se transformar num excelente guia para quem é de fora? Basta você aperfeiçoá-lo, caso tenha tempo!

Valeu!
Obrigado.

Este é um espaço aberto a todos. Criei o thread, mas espero que todos possam colaborar com notícias/imagens/projetos.
Old March 29th, 2009, 02:56 AM   #16
Ap_Recife
Viva o Frevo

Ap_Recife's Avatar

Quote:
Originally Posted by breno recife View Post
que trabalhão em ap!

eu acho que a saida para nosso trânsito é a priorização do transporte público!
O trabalho maior foi salvar esses slides um por um.

Eu não sabia fazer de outra forma e só achei assim.

O que é que eu não faço por essa cidade???

Valeu.
Old March 29th, 2009, 02:11 PM   #17
Ap_Recife
Viva o Frevo

Ap_Recife's Avatar

Mais um terminal integrado ao metrô: PE-22

Terminal Integrado que beneficia diretamente os moradores de bairros como Maranguape I, Maranguape II, Engenho Maranguape, Alameda Paulista, Loteamento Conceição, Praia da Conceição e Maria Farinha, no município de Paulista (RMR).

Imagens do Grande Recife Consórcio de Transportes.

Old March 29th, 2009, 02:14 PM   #18
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Belo trabalho, deu para ter uma noção da infra-estrutura de transporte de massa da cidade.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2009, 02:15 PM   #19
Ap_Recife
Viva o Frevo

Ap_Recife's Avatar

Valeu.
Old March 29th, 2009, 04:47 PM   #20
augustus
Registered User

augustus's Avatar

Likes (Received): 8

Salvador x Recife

O sistema da grande Recife é mil vezes melhor que o sistema da grande Salvador. A topografia ajuda, mas ações planejadas e construídas sistematicamente ao longo de anos sem abortos políticos execráveis fizeram com que o deslocamento por lá seja melhor do que aqui em Salvador.
augustus no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules