Bobadela - Loures - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Lisboa > Imagens

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old September 24th, 2008, 10:36 PM   #1
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 16986

Bobadela - Loures

Bobadela

A Bobadela é uma freguesia portuguesa do concelho de Loures, com 3,22 km² de área e 8 577 habitantes (2001). Densidade demográfica: 2 663,7 h/km².

Geografia

Localizada na zona oriental do concelho, a freguesia da Bobadela é banhada pelos rios Tejo (a leste) e Trancão (a sul e a oeste), sendo que este último a separa das freguesias de Unhos (a oeste) e de Sacavém (a sul e sudoeste); a norte e noroeste faz fronteira com a freguesia de São João da Talha, da qual se desmembrou.

Inclui o sítio da Bobadela, e ainda os bairros da Bela Vista, da Cortiça, da Figueira, dos Fojos, da Petrogal, dos Telefones e dos Covões.

Evolução da população da Bobadela (1991 – 2001)

1991 8 923
2001 8 577

História

Embora a freguesia da Bobadela seja de criação recente (separou-se em Agosto de 1989 da freguesia de São João da Talha), o topónimo reflecte uma origem antiga: parece provir do árabe budel, que significa «porta franca» (subentenda-se, uma porta de acesso a Lisboa, através da ponte sobre o Trancão), ou mais provavelmente do nome Abu 'Abd Allah (em árabe, «filho do servo de Deus»).

Aqui passou algumas temporadas el-rei D. Manuel I, aquando de surtos periódicos de peste ocorridos na capital durante o seu reinado, sendo na altura esta terra conhecida pela pureza das suas águas, consideradas medicinais.

A Bobadela conheceu elevado desenvolvimento económico durante o século XX, a que se associou um grande crescimento demográfico. Isso viria a conduzir à criação da paróquia eclesiástica em 1985, da freguesia civil em 1989, e da elevação desta última ao estatuto de vila em 4 de Junho de 1997.

Mapa:

Links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bobadela_(Loures)

http://www.jf-bobadela.pt/

http://www.bobadela.net/

Fotos 09.08

Bairro da Petrogal

Centro da Bobadela

Zona Antiga

Urbanização da Parreirinha

Vistas para a PVG, Sacavém e Lisboa

Alcobaça :: Mosteiro de Alcobaça :: Batalha :: Leiria

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old September 24th, 2008, 11:35 PM   #2
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

Likes (Received): 44

Boas fotos! A zona é um bocado desorganizada.
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old September 24th, 2008, 11:48 PM   #3
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 382

mto bem Barras ve-se bem a ponte dali
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old September 24th, 2008, 11:51 PM   #4
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1200

Esta terra conheço-a mais ou menos bem, por isso posso falar não só pelas fotos. É uma terra feia no geral, típica dos subúrbios lisboetas, sempre o mesmo tipo de prédios: feios, por sinal, alguns já precisam de uma pintura. Não gosto. Para além de que estão tremendamente concentrados, todos juntos, a maioria ao longo da subida; nota-se uma grande desorganização.

Há muitas marquises e alguma falta de cuidado nalgumas zonas. E há aí prédios que o que se vê por fora não corresponde necessariamente ao que está lá dentro...
Old September 25th, 2008, 01:19 AM   #5
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

A nova urbanização está muito boa... a zona antiga está um pouco desorganizada é verdade...

O que caracteriza esta localidade é mesmo os bairros sociais da petrogal (e outros que não sei o nome) que na foto aérea podem ver do lado direito.

Old September 25th, 2008, 06:24 PM   #6
Ennis
BANNED

Likes (Received): 9

Que belas fotos consegues fazer, tudo em conduzindo... jà me diràs teu segredo..

A nova urbanização da parreirinha està um "must", belos prédios, e sobretudo uma nova avenida impecàvel... é assim que eu gosto de ver as cidades portuguesas...
Ennis no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2008, 07:45 PM   #7
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

o segredo é ajax limpa vidros

a nova urbanização tem uma vista

Old September 25th, 2008, 07:45 PM   #8
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

delete

Old November 26th, 2008, 06:40 PM   #9
jpfg
( ͠° ͟ʖ ͡°)

jpfg's Avatar

Likes (Received): 2615

"Os Fojos", aquelas torres perto da N10, eram na altura que foram feitas um bom projecto... o cc que lá havia era do melhor que havia na altura... à dois anos voltei a dar uma volta por lá e fiquei parvo por ver aquilo às moscas... o V. da Gama arrasou completamente com aquilo...
A zona da N10 também lá vai ficando arranjada, e o bairro social da petrogal aparenta ser um sítio agradável de se viver, apesar de as casas serem um pouco humildes...

quando ao novo bairro perto da secundária... ainda não passei por lá, só conheço o que dá para ver da variante à nacional 10, mas a sensação que me dá é que está a ficar demasiado densa...

já agora, há um projecto muito interessante de um complexo de armazéns (não sei bem ao certo o que é....) que foi concluído à coisa de dois anos mesmo ao lado do rio trancão que tem lá uns grandes viadutos :p

Quote:
Aqui passou algumas temporadas el-rei D. Manuel I, aquando de surtos periódicos de peste ocorridos na capital durante o seu reinado, sendo na altura esta terra conhecida pela pureza das suas águas, consideradas medicinais.
eh lá, pureza nas águas do trancão??!
jpfg no está en línea   Reply With Quote
Old November 26th, 2008, 07:47 PM   #10
Luís Raposo Alves
Registered User

Luís Raposo Alves's Avatar

Likes (Received): 1958

Tiraste fotos apenas às partes piores porquê? Bobadela e a Póvoa de Santa Iria do outro thread têm zonas muito mais bonitas que essas!

É o mesmo que eu espetar aqui fotos de Benfica e depois dizer que Lisboa é aquilo!
Luís Raposo Alves no está en línea   Reply With Quote
Old November 26th, 2008, 09:27 PM   #11
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

jpfg tirei fotos ao centro logístico no thread de Sacavém

https://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=715556

Acho que esta nova urbanização está boa.. não a acho densa... tem bastantes zonas verdes... e uma vista

Quanto ao bairro da petrogal etc está muito bom em termos de qualidade de vida, muito verde etc. Penso que deveria existir uma requalificação dos edifícios e das vias.

Old November 26th, 2008, 09:43 PM   #12
napolit
Registered User

Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post

Muito boas fotos .

Os bairros antigos é o "normal" do que já muitas vezes falou-se. Ainda assim sempre gosto muito de ver fotos desse tipo de bairros.

A arquitectura dos novos bairros é interessante, mas nao veio nada de positivo em este novo bairro. Um bairro feito para o transporte privado, sem comêrcios, avenidas por onde há poucos lugares para as pessoas passar de uma beira à outra, meteram só um troço de relva no centro da avenida (que pelo menos está bem cuidado) e nada mais ..., e sem zonas verdes à vista destas fotos, cidade betao típica dos ensanches do século XIX mas sem comêrcio, sem lugares de passeio, com menor densidade (e portanto menos equipamentos), etc. Posso estar enganado porque um bairro nao se conhece com umas poucas fotos, mas já vi vários bairros mais assim por Lisboa, entao imagino que é do mesmo estilo.

Last edited by napolit; November 26th, 2008 at 09:51 PM.
napolit no está en línea   Reply With Quote
Old November 29th, 2008, 12:21 PM   #13
jpfg
( ͠° ͟ʖ ͡°)

jpfg's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
jpfg tirei fotos ao centro logístico no thread de Sacavém

https://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=715556

Acho que esta nova urbanização está boa.. não a acho densa... tem bastantes zonas verdes... e uma vista

Quanto ao bairro da petrogal etc está muito bom em termos de qualidade de vida, muito verde etc. Penso que deveria existir uma requalificação dos edifícios e das vias.
ok, dá-me essa sensação porque passo muitas x's pela variante à N10... suponho que os edifícios tenham sido projectados para terem vista para o Tejo e acabaram por ficar todos em banda e talvez isso engane, porque cria um pouco um efeito de parede parecendo assim bastante denso... tenho que passar por lá um dia destes... quanto à arquitectura deles, nada a dizer, são simples e bonitos...

espero que não te importes que eu passe as fotos do centro logístico para aqui então :p

a zona do trancão está a ficar muito bela, quem diria :p
Old November 29th, 2008, 12:22 PM   #14
jpfg
( ͠° ͟ʖ ͡°)

jpfg's Avatar

olha, a nova urbanização ali em cima na 1ª foto...
Old November 29th, 2008, 04:37 PM   #15
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Claro que não me importo

Pois é... fica bem no alto com uma vista deslumbrante sobre a VG.

Old March 16th, 2009, 04:57 PM   #16
Lampiao2000
You may call me Lamp...

Lampiao2000's Avatar

Likes (Received): 76

Quote:
Originally Posted by Ennis View Post
Que belas fotos consegues fazer, tudo em conduzindo... jà me diràs teu segredo..

A nova urbanização da parreirinha està um "must", belos prédios, e sobretudo uma nova avenida impecàvel... é assim que eu gosto de ver as cidades portuguesas...
Ele deve ter a máquina fotográfica colada ao volante, hehehehe.
Lampiao2000 no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2009, 10:11 PM   #17
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Assim ficavam tortas

Old March 16th, 2009, 10:54 PM   #18
Lampiao2000
You may call me Lamp...

Lampiao2000's Avatar

Likes (Received): 76

Pois, também pensei nisso, mas se a metesses em cima do tablier ficava mais longe.
Pronto, fica no teu ombro, como a arma do Predador.
Lampiao2000 no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2009, 12:14 PM   #19
PulseFighter
BANNED

Likes (Received): 3

Falta aí a fotografia do edifício do reactor nuclear, o mais importante ícone da Bobadela
PulseFighter no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2009, 06:05 PM   #20
Gnlima
Registered User

Likes (Received): 1

A Quinta da Parreirinha, tem zonas comerciais que ainda não abriram em todos os prédios e zona de habitação por cima. É um bairro muito novo de classe média onde os apartamentos rondam os 200 mil euro. Tem ruas largas e ladeadas por árvores além de nos limites e no centro da urbanização terem dois grandes jardins. Não é perfeito a nível de transportes mas o rodinhas tem dado uma ajuda além de ter outros autocarros a passar. As casas tem bastantes bons acabamentos, boas áreas, e boas vistas (mas regra geral má sonorização como nos prédios novos tem acontecido frequentemente).

As fotos da Quinta da Parreirinha estão bastante mal tiradas. Sem ser as do centro da avenida que não havia como fugir...

Abr
Gnlima no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
bairro, bela, bobadela, nuclear, parreirinha, petrogal, quinta, vista

Thread Tools

Posting Rules