RJ | Metrô-Rio - Obras da Linha 4 - Page 7 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 234 votes, 5.00 average.
Old November 6th, 2010, 05:13 AM   #121
Gordonrj
Registered User

Gordonrj's Avatar

Likes (Received): 367

Acho que esse ainda é o tunel de serviço... li que esse tunel teria mais de 200m de extensão !!

Tambem as vezes nao acredito que teremos metro na barra.. um sonho antigo.. mas quero mesmo é que chegue na Alvorada
Gordonrj no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old November 6th, 2010, 02:01 PM   #122
CARIOCAemSSA
Registered User

CARIOCAemSSA's Avatar

Likes (Received): 38209

Quote:
Originally Posted by fnobrega View Post
Chega a ser engraçado gente...quando imaginavamos aqui no SSC que em idos de 2010 veríamos as obras avançarem em direção à Barra da Tijuca....um sonho que era tão distante tá se consolidando e transformando-se em realidade. Apesar de todos os problemas e não ser ainda o projeto dos sonhos de todos nós, em 2016, no ano do RJ poderemos ter uma nova cidade.
Tem hora que me belisco pra ver se é verdade...rs
Eu tenho que concordar com você. Ver essa obra andando me deixa muito feliz.
CARIOCAemSSA no está en línea   Reply With Quote
Old November 6th, 2010, 04:32 PM   #123
caduroxbr
BANNED

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by Gordonrj View Post
Acho que esse ainda é o tunel de serviço... li que esse tunel teria mais de 200m de extensão !!

Tambem as vezes nao acredito que teremos metro na barra.. um sonho antigo.. mas quero mesmo é que chegue na Alvorada
Será tão dificil e caro assim a segunda economia do país e que se diz tanto amiguinha do governo federal e com uma fortuna de petróleo, construir mais duas ou tres estações depois da estação Jardim Oceanico e fazer uma integração DECENTE que juntasse onibus, BRT e metro na Alvorada?
Lá vai ser aonde o BRT vai chegar e ja tem um terminam rodoviario pro lá, por que não levar o metro? Demanda haverá de sobra, isso sem contar a cidade da musica, os condominios, o novo parque que deve ter o o rock in rio e os inumeros shoppings e comércios da av. das américas.

Só vou estar satisfeito com o metro aqui quando o metro chegar a Alvorada e tiver pelo menos uma estação em Niterói.
caduroxbr no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old November 6th, 2010, 09:01 PM   #124
Gordonrj
Registered User

Gordonrj's Avatar

Essa estação na Alvorada seria o ideal !! Mas acredito que sua construção só seria viavel com 2 linhas de Metro cruzando a Barra , no caso a Linha 6 e a 4 ...
Digo isso pq a região é muito cheia..acho que 1 linha só nao daria vazão a quantidade de usuarios.. e com 2 linhas o fluxo poderia ser dividido.. alem do mais .. com 2 linhas poderiamos até ampliar a linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes ou instalar um VLT que seria integrado ao Metro na Alvorada .
A ideia seria um VLT pelo canteiro central , mas com o BRT .. a solução seria por via subterranea, e ja que iriam constuir vias subterraneas que seja para o Metro que é muito mais eficiente e tem muito mais capacidade..
Apenas um sonho para o transporte de alta capacidade da região..
Old November 8th, 2010, 05:32 PM   #125
kampfer
Registered User

kampfer's Avatar

Likes (Received): 59

Quote:
Chega a ser engraçado gente...quando imaginavamos aqui no SSC que em idos de 2010 veríamos as obras avançarem em direção à Barra da Tijuca....um sonho que era tão distante tá se consolidando e transformando-se em realidade. Apesar de todos os problemas e não ser ainda o projeto dos sonhos de todos nós, em 2016, no ano do RJ poderemos ter uma nova cidade.
Tem hora que me belisco pra ver se é verdade...rs
É verdade, Nobrega, mas tem gente que só aparece para se queixar de tudo. Vivemos ao longo de décadas, onde nada ou quase nada foi feito neste estado, em termos de obras de infraestrutura, de renovação da máquina pública (através de concursos públicos só para o Estado foram inúmeros na gestão atual). Conheço várias pessoas que já estão atuando e que estão enfrentando muita pressão da turma antiga acomodada. Mas isto está mudando. Estou ficando na trave em alguns concursos, mas estou chegando lá !!!
Porém não podemos nos esmorecer e nos dar por vencido. Temos que fazer prevalecer o controle social, sempreeeeeeeeeee !!. 2011 será um início de um grande quebra-quebra na nossa cidade. Já era tempo. Mas ainda assim, terá alguns reclamando de engarrafamento, obras, etc. É o preço de uma urbanização de verdade e que a nossa cidade e nosso estado merece !!
kampfer no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2010, 02:29 AM   #126
capa
Registered User

Likes (Received): 1

A obra parece que está indo bem, qual a previsão de data para conclusão?
capa no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2010, 02:19 PM   #127
sekelsenmat
Registered User

Likes (Received): 50

Quote:
Originally Posted by caduroxbr View Post
Será tão dificil e caro assim a segunda economia do país e que se diz tanto amiguinha do governo federal e com uma fortuna de petróleo, construir mais duas ou tres estações depois da estação Jardim Oceanico e fazer uma integração DECENTE que juntasse onibus, BRT e metro na Alvorada?
Bom, eu pessoalmente não vejo um grande diferença entre eles já dizerem que planejam algum dia extender a L1 até a Alvorada e a situação atual. Lembre-se que os planos mudam com cada novo governador, então planejar coisas muito a diante faz pouco sentido, quanto mais promete-las.

Eu acredito que ocorrá o seguinte: A L1 é concluída como planejado agora e daí o pessoal vai começar a reclamar que deveria ir mais para dentro da Barra e daí adicionam novos planos para extender ela pra Alvorada e eventualmente constroem. Eu chutaria que ela chega na Alvorada em 2020 ...

My blog about trains, politics and urbanism.
sekelsenmat no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2010, 05:00 PM   #128
Gordonrj
Registered User

Gordonrj's Avatar

Quote:
Originally Posted by capa View Post
A obra parece que está indo bem, qual a previsão de data para conclusão?
Até o final de 2015 o trecho J.Oceanico- gavea ja deve estar em operação..
Só nao sei o que virá depois.. se a ligação será feita em Botafogo ou se vao extender a Linha 1 a partir de G. Osorio ate a estação Gavea..
Old December 5th, 2010, 05:29 PM   #129
Nighto
Registered User

Nighto's Avatar

Likes (Received): 8541

Eu confesso que acho meio sem sentido inaugurar Jardim Oceânico-Gávea sem ter uma ligação metroviária até a Gávea, seja de Ipanema/General Osório, Morro São João, Botafogo ou Carioca.

Imagina a cena? Você embarca em (digamos) Botafogo, vai até Ipanema/General Osório de metrô, pega o famigerado "Metrô Na Superfície" até a Gávea, vai até o Jardim Oceânico de metrô e pega o (hoje com esse nome) Barra Expresso até a Alvorada. Acho que ninguém vai querer fazer isso :P

Isso me lembra um pouco a Linha 5 de Sampa, mas eu conheço praticamente nada da geografia de lá então não posso opinar muito. Mas eu tenho a impressão de apesar dela ser desconectada do sistema (antes da construção da L4) você podia chegar lá de CPTM.

[]s
Nighto no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2010, 05:39 PM   #130
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

A Linha 5 do Metrô-SP não é desconectada do sistema. Ela é conectada à Linha 9. Pelas características da demanda da região, ela é mais ou menos como um ramal da Linha 9.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2010, 11:29 PM   #131
Gordonrj
Registered User

Gordonrj's Avatar

Tem varios problemas pra Linha 4 estrear "isolada" do sistema.. um deles o acesso dos trens.. vao construir um CM provisorio em pontos da via para manutenção das composições ? Fora o acesso delas aos trilhos.. uma mao de obra imensa.. sem contar essa parte operacional.. então eles devem fazer uma ligação mesmo entre Gen. Osorio - Gavea..
Outra coisa que fico pensando sempre que vou a Ipanema. é : aquela parede no fundo da estação é o limite de escavação ? ou existe mais coisas atras daquilo.. pq numa suposta obra de ampliação .. os caras dinamitando a pedra em pleno serviço vai ser uma missão e tanto
Mesmo com varias frentes de obra.. o trecho após Gen. Osorio vai ser complicadissimo .. alem do terreno "dificil" , o transito na regiao vai ficar infernal pq muitas ruas deverão ser interditadas..
Old December 6th, 2010, 01:58 AM   #132
phverano
phverano

phverano's Avatar

Likes (Received): 81

Pelo que eu li, ha muito tempo atras, que essa camada de pedra ao final da estação estaria ha uns poucos metros de areia... acho que uns 5.... mas tenho que garimpar a noticia...
phverano no está en línea   Reply With Quote
Old December 7th, 2010, 04:00 AM   #133
Gordonrj
Registered User

Gordonrj's Avatar

Quote:
Originally Posted by phverano View Post

Pelo que eu li, ha muito tempo atras, que essa camada de pedra ao final da estação estaria ha uns poucos metros de areia... acho que uns 5.... mas tenho que garimpar a noticia...
Então a estação é o ultimo trecho rochoso ??
Pelo jeito o custo vai ser alto pra construir alem da estação G. Osorio .. nem sei que tipo de metodo construtivo seria utilizado ali.. uma maquina tuneladora pra "furar" a areia .. talvez o velho metodo de vala aberta .. que foi usado na linha 1 nos anos 70.. pq o solo tende a ceder. vao ter que conter tudo..
Old December 8th, 2010, 12:19 PM   #134
Nighto
Registered User

Nighto's Avatar

Likes (Received): 8541

Quote:
Metrô: estudo ambiental do trecho Gávea-Ipanema começa em janeiro
Publicada em 07/12/2010 às 23h33m
Ruben Berta

RIO - O governo estadual lançou nesta terça-feira licitação para a contratação de uma empresa que ficará responsável pelo estudo de impacto ambiental do trecho Gávea-Ipanema do metrô. Os recursos previstos para o projeto são de R$ 1,3 milhão. O resultado da licitação está previsto para o fim de janeiro e o estudo vai durar dez meses.

O governo informou que o traçado exato do trecho, com os locais das estações, ainda está sendo decidido, sendo impossível determinar o custo total da obra. O trecho ligará a Linha 1 à Linha 4 (Barra-Zona Sul), cujas escavações começaram em setembro deste ano. A primeira explosão ocorreu na Pedra do Focinho do Cavalo, que integra o Maciço da Tijuca, na Barra.

O trecho da Zona Sul tem causado apreensão entre os moradores da região, que chegaram a formar um grupo - chamado "O metrô que o Rio precisa" - para discutir o tema. Para a presidente da Associação de Moradores do Leblon, Evelyn Rosenzweig, o projeto precisaria ser mais discutido com a sociedade:

- A gente quer entender as razões pelas quais o estado optou pelo trecho Gávea-Ipanema em vez da opção por Jardim Botânico, Humaitá e Laranjeiras - diz Evelyn, integrante do grupo.
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010...-923225197.asp
Nighto no está en línea   Reply With Quote
Old December 10th, 2010, 08:54 AM   #135
Lanito
Registered User

Lanito's Avatar

Likes (Received): 7322

O Certo seria a Linha 1 acabar na Gávea e a Linha 4 partir da estação da Central ou da Nova estação São João em Botafogo.
Lanito no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2010, 12:42 AM   #136
fnobrega
Registered User

fnobrega's Avatar

Likes (Received): 659

21.dez.2010
Buraco do tatu
por Michel Castellar em 21.dez.2010 às 18:34h I

O Rio correu e mais um presente foi colocado no saco para ser entregue ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge: terminou nesta terça-feira a escavação do túnel de serviço da linha 4 do metrô, Zona Sul/Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Com o término dessa etapa, realizada na Barra da Tijuca, agora, os técnicos passarão a cavar o túnel principal, por onde passarão os trilhos da linha 4.

As obras do túnel de via serão iniciadas já no dia 03 de janeiro. E no dia 24 de janeiro será aberta a licitação para empresas interessadas em realizar o estudo de impacto ambiental do trecho entre Gávea e Ipanema.

E para fechar o ano de 2010, no dia 30, o COI também visitará o local.

Fonte:http://blogs.lancenet.com.br/rio2016/
fnobrega no está en línea   Reply With Quote
Old December 23rd, 2010, 07:11 PM   #137
danielsc7
Registered User

Likes (Received): 92

Quote:
21.dez.2010
Buraco do tatu
por Michel Castellar em 21.dez.2010 às 18:34h I

O Rio correu e mais um presente foi colocado no saco para ser entregue ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge: terminou nesta terça-feira a escavação do túnel de serviço da linha 4 do metrô, Zona Sul/Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Com o término dessa etapa, realizada na Barra da Tijuca, agora, os técnicos passarão a cavar o túnel principal, por onde passarão os trilhos da linha 4.

As obras do túnel de via serão iniciadas já no dia 03 de janeiro. E no dia 24 de janeiro será aberta a licitação para empresas interessadas em realizar o estudo de impacto ambiental do trecho entre Gávea e Ipanema.

E para fechar o ano de 2010, no dia 30, o COI também visitará o local.

Fonte:http://blogs.lancenet.com.br/rio2016/
Respondeu a dúvida da galera
danielsc7 no está en línea   Reply With Quote
Old December 26th, 2010, 04:27 PM   #138
C010T3
Registered User

C010T3's Avatar

Likes (Received): 1776

Olhem o vídeo:

C010T3 no está en línea   Reply With Quote
Old December 26th, 2010, 04:33 PM   #139
C010T3
Registered User

C010T3's Avatar

Likes (Received): 1776

image hosted on flickr

http://www.flickr.com/photos/amar-ba...48945595/show/
C010T3 no está en línea   Reply With Quote
Old December 26th, 2010, 05:37 PM   #140
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Nossa, interessante, ehehe. Mas sei lá, será que a população da região vai querer algo tão chamativo?
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
barra da tijuca, metro rio, rio de janeiro, subway

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules