RJ | Bonde de Santa Teresa - Page 10 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 76 votes, 5.00 average.
Old February 25th, 2012, 08:02 PM   #181
ThalesVeiga
Registered User

ThalesVeiga's Avatar

Likes (Received): 184

Mas todos os 13 bondes e meio? Isso tá estranho... Quando eles falam 5 ou 6, são os que operavam (ainda funcionavam), mais existem mais 7 ou 8 parados na oficina, fora os 3 que são de manutenção, como na foto da notícia.
ThalesVeiga no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old February 25th, 2012, 08:59 PM   #182
Uhr Ban
Uhrrhrhrhhshsjzshzinjzzxz

Uhr Ban's Avatar

Quote:
Originally Posted by Suburbanist View Post
Bonde aberto?

Deveiram proibir essa tosqueira em nome da segurança de passageiros.

Seria o mesmo que defender carros sem cinto de segurança.

Um absurdo total.
Tosqueira e absurdo total, seu comentário, isso sim.!!!...a velocidade do bonde é muito baixa.

Os onibus nomais andam a mais de 80 e nem mesmo tem cinto...

Fechado, a segurança piora. Em caso de acidente, sem ter como escapar, vidros e ferragens entrariam nos corpos dos passageiros, mutilando-os até a morte. Assim, penso eu, quando estou num onibus ou van...

Se voce acha que não é seguro só por ser aberto, não utilize-o. Simples assim!!
Uhr Ban no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2012, 09:04 PM   #183
caoscarioca
Registered User

Likes (Received): 111

Quote:
Originally Posted by Uhr Ban View Post
Tosqueira e absurdo total, seu comentário, isso sim.!!!...a velocidade do bonde é muito baixa.

Os onibus nomais andam a mais de 80 e nem mesmo tem cinto...

Fechado, a segurança piora. Em caso de acidente, sem ter como escapar, vidros e ferragens entrariam nos corpos dos passageiros, mutilando-os até a morte. Assim, penso eu, quando estou num onibus ou van...

Se voce acha que não é seguro só por ser aberto, não utilize-o. Simples assim!!
Tem que haver condições minimas de segurança. Tenta coloca rum bonde desses abertos para rodas na Europa. Não vai sair da garagem.

Acho que as mudanças são boas. Cabe saber se o maquinário vai ser adequado e como vai ser feita a operação. Ou seja, se vão acabar com o preço artificialmente baixo.
Advertisement

Old February 25th, 2012, 09:05 PM   #184
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 56654

Quote:
Originally Posted by Rodrjgw View Post
De "O Globo" de hoje, 25/05/2012

Sinceramente, gostei do projeto. Vai dar uma cara nova ao bonde e mais segurança ao usuário.

Mas, fico pensando: os assentos do bondinho não são transversais, sem corredor no meio? Para implantar esta reforma, só abrindo um corredor interno por entre os bancos.

A bilhetagem eletrônica será algo fantástico! Vai possibilitar a integração com os demais modais com o RioCard e o Bilhete Único Carioca, além de controlar a tarifação específica para moradores e turistas (uma dica: turista usaria um cartão turístico e o morador, o RioCard).

Sério mesmo, ficou muito melhor que eu pensava. Para quê VLT moderno se é possível prover transporte coletivo de qualidade com os bondinhos modernos pseudo-antigos?
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2012, 10:12 PM   #185
caoscarioca
Registered User

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
Sinceramente, gostei do projeto. Vai dar uma cara nova ao bonde e mais segurança ao usuário.

Mas, fico pensando: os assentos do bondinho não são transversais, sem corredor no meio? Para implantar esta reforma, só abrindo um corredor interno por entre os bancos.

A bilhetagem eletrônica será algo fantástico! Vai possibilitar a integração com os demais modais com o RioCard e o Bilhete Único Carioca, além de controlar a tarifação específica para moradores e turistas (uma dica: turista usaria um cartão turístico e o morador, o RioCard).

Sério mesmo, ficou muito melhor que eu pensava. Para quê VLT moderno se é possível prover transporte coletivo de qualidade com os bondinhos modernos pseudo-antigos?
O bonde tinha 8 fileiras a 4 pessoas cada, ou seja> 32 lugares.

Vai morrer um lugar por fileira e ter aum corredor.

Mas discordo com voce, pra mim nao deve haver integracao porque o Bonde NAO é transporte Publico regular. É a mesma coisa que cobrar integracao para o Bondinho do Corcovado.

Podem ate manter um preco acessível, tipo o mesmo preco do onibus, para nao impossibilitar o uso por moradores. Mas nao sou a favor de uma vantagem competitiva para o Bonde. Na verdade acho que deve haver uma desvantagem competitiva do Bonde em ralcao a onibus para controlar a demanda.
Old February 25th, 2012, 11:23 PM   #186
Pavunense
Registered User

Pavunense's Avatar

Likes (Received): 11

Mas alguém sabe realmente quantos bondes ainda estão na Oficina de Santa Teresa ?
E na T'Trans, em Três Rios ?
E quantos foram desmanchados, de acordo com a reportagem abaixo ?

Quanto ao pátio nos fundos da Leopoldina, conhecido como Alfredo Maia, este mês começaram a limpar, para a instalação do canteiro de obras da linha 4 do metrô, apagando tudo que aparece na foto da reportagem.

Pedaços de bondes de Santa Teresa foram abandonados em terreno na Leopoldina

Restos de bondinhos de Santa Teresa jazem na Leopoldina (Foto: Marcelo Carnaval Agência O Globo)

Maria Elisa Alves

RIO - Num cemitério de veículos, localizado atrás da Estação Ferroviária da Leopoldina, estão sepultados pedaços de trens, restos mortais de dormentes e também alguns dos tradicionais bondinhos de Santa Teresa. A denúncia é do vereador Paulo Messina (PV), que esteve no local e gravou vídeos onde, segundo ele, aparecem chassis, volantes e partes dos veículos, que são tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e não poderiam virar sucata.

Uma das principais atrações turísticas de Santa Teresa e um dos meios de transporte preferidos dos moradores, os bondinhos pararam de circular depois de um acidente que deixou seis mortos e 35 feridos, em agosto. Laudo do ICCE apontou 23 falhas no veículo que colidiu.

Segundo Messina, é um absurdo que bondinhos tenham sido desmontados e levados para o terreno.

- É um patrimônio histórico destruído. É chocante. Há peças aparentemente novas expostas ao tempo, estragando - diz Messina.

O vereador afirma ainda que o secretário estadual de Transporte, Júlio Lopes, autorizou a doação de cerca de 60 toneladas de aço e ferro dos bondinhos de Santa Teresa à ONG Rio Solidário, cuja presidente de honra é a primeira-dama do estado, Adriana Ancelmo. Datado de 2008, o documento diz que foram doados aço e sucata ferrosa, que eram bens imprestáveis de bondes de Santa Teresa.

- Se os bondes são tombados, não podem ter partes doadas. Precisam ser recuperados - diz Messina, que entregou as fotos do cemitério e uma cópia do documento sobre a doação ao MP.

A Secretaria de Transporte afirmou que a doação feita à ONG não foi de material oriundo dos veículos, mas sim de trilhos retirados das ruas de Santa Teresa entre 2006 e 2007, durante uma reforma. Em nota, a assessoria da ONG, por sua vez, informou que a doação feita pela Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), responsável pelos bondes, era formada apenas por "restos de materiais inservíveis (ferro-velho, mesas, cadeiras)". Segundo a nota, não seriam "partes ou peças de bondes". O material teria sido vendido a uma empresa de Campo Grande por R$ 25 mil.

Já a Central disse que vai apurar a denúncia de que há bondes sucateados no terreno atrás da estação de trem. Atualmente, segundo a empresa, há 12 bondes na oficina em Santa Teresa, um na estação Carioca e outro na TTrans, empresa que começou a fazer a reforma dos veículos, mas teve o contrato cancelado por determinação do Tribunal de Contas do Estado em 2009. O Inepac vai mandar técnicos ao cemitério hoje para verificar se a sucata é de bens tombados.

Notícia publicada em 20/10/11 - 0h00
Atualizada em 3/11/11

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/pedacos-...oldina-2897970
Pavunense no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2012, 11:34 PM   #187
Uhr Ban

Uhr Ban's Avatar

Quote:
Originally Posted by caoscarioca View Post
O bonde tinha 8 fileiras a 4 pessoas cada, ou seja> 32 lugares.

Vai morrer um lugar por fileira e ter aum corredor.

Mas discordo com voce, pra mim nao deve haver integracao porque o Bonde NAO é transporte Publico regular. É a mesma coisa que cobrar integracao para o Bondinho do Corcovado.

Podem ate manter um preco acessível, tipo o mesmo preco do onibus, para nao impossibilitar o uso por moradores. Mas nao sou a favor de uma vantagem competitiva para o Bonde. Na verdade acho que deve haver uma desvantagem competitiva do Bonde em ralcao a onibus para controlar a demanda.
¨¨ Discordo totalmente. Se nao fosse pela baixa tarifa e outras caracteristicas presentes no bonde, o sistema jamais teria sobrevivido e certamente nao teriamos este icone turistico.

Ja tentaram, na epoca da CTC, operar com bonde fechado e nao deu certo. Foi extremante condenado pela população.

Se querem preservar o bonde, que recomponham suas peças originais e evitem mais um franks. Aos que anseiam por segurança, VLT's modernos. Simples.

Agora, mudando de assunto> achei importante a reativação do ramal da Francisco muratori. Isso direciona uma operaçao voltada aos moradores, deixa a est. carioca mais para fins turisticos. (infelizmente, pra mim, que seria mais perto do meu trabalho na cinelandia).
Old February 25th, 2012, 11:49 PM   #188
Uhr Ban

Uhr Ban's Avatar

Acho tambem, que existem alterações mais importantes a serem feitas que o fechamento do veiculo. Se for pensar em segurança, algo que totalmente inseguro são estes pantografos em roldana. Quando estava em operação, eles escapavam no minimo, umas 8 vezes por viajem. Chegava a ser ridiculo, toda hora, o ajudante do motorneiro ir lá, descer, puxar a cordinha e encaixar novamente. As vezes tinha até que subir no teto do bonde podendo causar um grave acidente, ao eletrocutar um funcionario.

Muitas vezes, cabos se soltavam e faíscas voavam por todo o lado. Eu mesmo, ja tomei uma chuvinha de faisca na cabeça. Lembro tambem, que isso ocorreu da ultima vez que andei de bonde e o falecido motorneiro Nelson indagou, após parar o bonde e contar uma historia bizarra:" - É, tem gente que pensa que isso aqui é brincareira..."
Old February 25th, 2012, 11:52 PM   #189
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 56654

Em Lisboa, os bondes antigos que usavam pantógrafos em roldana usam os pantógrafos ferroviários atuais. É algo a ser considerado em Santa Tereza.
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2012, 11:54 PM   #190
Davidsr377
Registered User

Davidsr377's Avatar

Likes (Received): 5226

Na primeira e última vez que utilizei o serviço de Bonde, que foi a poucos dias do acidente, subi no bonde número 07 que só na subida, soltou a vara/pantógrafo da rede aérea 3 vezes, e na volta o outro bonde soltou 4 vezes, realmente não é nada seguro esse tipo de pantógrafo/vara com roldana..
Davidsr377 no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2012, 01:56 AM   #191
caoscarioca
Registered User

Quote:
Originally Posted by Uhr Ban View Post
¨¨ Discordo totalmente. Se nao fosse pela baixa tarifa e outras caracteristicas presentes no bonde, o sistema jamais teria sobrevivido e certamente nao teriamos este icone turistico.

Ja tentaram, na epoca da CTC, operar com bonde fechado e nao deu certo. Foi extremante condenado pela população.

Se querem preservar o bonde, que recomponham suas peças originais e evitem mais um franks. Aos que anseiam por segurança, VLT's modernos. Simples.

Agora, mudando de assunto> achei importante a reativação do ramal da Francisco muratori. Isso direciona uma operaçao voltada aos moradores, deixa a est. carioca mais para fins turisticos. (infelizmente, pra mim, que seria mais perto do meu trabalho na cinelandia).
Uhr Ban

Talvez há 30 anos atrás quando o Turismo nao era tao importante. Mas voce acha mesmo que 60 centavos sustentam o Bonde? Nao sustentam nem sustentávam. A tafifa nunca foi atualizada por uma questao puramente populista e demagogica. Deixavam o Bonde cair aos pedacos mas pelo menos era "social".

Transporte público em termos de Bonde sao os modernos VLTs que andam pela europa. O nosso Bonde de Santa é atracao turistica e histórica, nao transporte público. Do meu Blog: (http://www.caoscarioca.com.br/2012/b...blico-regular/)

Mesmo com todas essas reformas ele nao tem quesitos minimos de acessibilidade.

Qual o grande problema do Bonde custar a mesma coisa que ônibus? Vai continuar acessivel e vai dar uma reprimida na demanda que é certamente muito maior que a demanda, ainda mais com veiculos com menor capacidade.

O Ramal da franciso muratoria acho desnecessário. Vai gerar problemas operacionais que nao precisariam existir alem de transtornos e risco de aciddente já que o Bondevai descer pela contra mao da via.
Old February 26th, 2012, 02:04 AM   #192
caoscarioca
Registered User

Uhr Ban

Uma pergunta rápida. Você considera o Bonde de Santa Teresa Transporte Público Regular? Ou seja, mesma coisa que ônibus por exemplo?
Old February 26th, 2012, 02:41 AM   #193
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 7960

Alguém sabe o que farão com os 14 bondes históricos que rodavam no sistema, esses sim verdadeiro patrimônio da cidade? Não encontro essa informação em nenhuma fonte.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2012, 04:37 AM   #194
caoscarioca
Registered User

Quote:
Originally Posted by Vinicius View Post
Alguém sabe o que farão com os 14 bondes históricos que rodavam no sistema, esses sim verdadeiro patrimônio da cidade? Não encontro essa informação em nenhuma fonte.
Nao sao mais 14 há algum tempo. A carcaca desses 14 foram reaproveitadas no projeto horrorosa da TTRANS, 10 foram "reformados"

Sobraram 4 "originais", sendo que um deles foi o que sofreu o acidente e deu PT.

Entao de fato há 3 Bondes Históricos. Se nao me engano é isso.

Se dependesse de mim preservariam 2 para o sistema como peca história de exposicao na oficina do bairro e 1 poderia ser doado a um museu.
Old February 26th, 2012, 04:48 AM   #195
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 7960

Obrigado pela informação, mas você sabe se esses dez bondes chegaram a ser entregues? Pensei que o projeto de modernização tinha sido paralisado pelo Ministério Público.

E os novos bondes terão mesmo corredor:

Imagem de O Dia
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2012, 05:21 AM   #196
ThalesVeiga
Registered User

ThalesVeiga's Avatar

Likes (Received): 184

Bem que esse 1 poderia ser doado a Santos...
ThalesVeiga no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2012, 09:53 AM   #197
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Likes (Received): 2484

Ainda acho que será perdida a chance de implantarmos um bom meio de transporte regular, com serviços turísticos, no bairro. O bonde antigo não é transporte regular, mas é perfeitamente possível conviver no sistema os bondes antigos, para serviços turísticos, e bondes novos com visual retrô para o sistema regular. O ramal Francisco Muratiori poderia-se se integrar com linhas de ônibus ou até mesmo um VLT na R. do Riachuelo por meio de um plano inclinado, deixado a estação Carioca apenas para fins turísticos (apesar de achar que, para esta segregação, fosse interessante criar uma "estação Central" para o sistema no lugar da "parada Portinha").

Bem, ainda espero que, ao menos, o serviço turístico seja segregado do serviço regular (e não somente para os moradores de Santa Teresa). E, ao que tudo indica, ônibus ainda será o meio de transporte padrão no bairro...

Em busca do metrô perfeito para o Rio de Janeiro e Região Metropolitana.
QueroMetro.com
Rodrjgw no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2012, 10:41 AM   #198
C010T3
Registered User

C010T3's Avatar

Likes (Received): 1776

Quote:
Originally Posted by caoscarioca View Post
Até o serviço ser paralisado, ele não era regular, mas pode se tornar. Havendo toda essa reforma do sistema, os bondes têm de assumir esse papel. Há trechos do bairro que não suportam o tráfego de ônibus adequadamente. Os ônibus têm de ser banidos do bairro no momento em que o sistema de bondes voltar a todo o vapor.
Além disso, pode haver diferenciação de tarifa. Os bondes de San Francisco são um bom exemplo. Comprando um passe de vários dias, a tarifa é baixa, pois está embutida, não importando se é turista ou não. Se o propósito é só andar de bonde, a tarifa fica bem cara.

Agora, sobre o estribo, eu acho um erro. O estribo tinha de continuar como é. O grande perigo sempre foi só sobre os Arcos. Ali, sim, é preciso proibir que as pessoas andem penduradas, mas depois, no próprio bairro, não deveria ser proibido. Esse corredor e a entrada e saída são ridículos.
C010T3 no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2012, 10:44 AM   #199
Paulo Magalhães
Registered User

Paulo Magalhães's Avatar

Likes (Received): 611

Se possui duas ou mais frequências por dia, logo a operação é regular.
Paulo Magalhães no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2012, 11:16 AM   #200
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Likes (Received): 2484

Quote:
Originally Posted by Paulo Magalhães View Post
Se possui duas ou mais frequências por dia, logo a operação é regular.
Os bondes se caracterizariam como "Serviço Especial/Extraordinário", não como "serviço regular convencional" (dentro das classificações de "tipo de serviço" do SMTR atribuído às linhas de ônibus), sendo semelhante aos serviços turísticos da E.F. do Corcovado.

Em busca do metrô perfeito para o Rio de Janeiro e Região Metropolitana.
QueroMetro.com
Rodrjgw no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules