SkyscraperCity Forum banner
61K views 416 replies 28 participants last post by  Barragon 
#1 · (Edited)


Tondela é uma cidade portuguesa no Distrito de Viseu, região Centro e subregião do Dão-Lafões, com cerca de 14 100 habitantes.

É sede de um município com 373,25 km² de área e 31 152 habitantes (2004), subdividido em 26 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vouzela e pela porção sul de Oliveira de Frades, a nordeste por Viseu, a sueste por Carregal do Sal, a sul por Santa Comba Dão, a sudoeste por Mortágua e a oeste por Águeda.

As freguesias de Tondela são as seguintes:

* Barreiro de Besteiros
* Campo de Besteiros
* Canas de Santa Maria
* Caparrosa
* Castelões
* Dardavaz
* Ferreirós do Dão
* Guardão
* Lajeosa do Dão
* Lobão da Beira
* Molelos
* Mosteirinho
* Mosteiro de Fráguas
* Mouraz
* Nandufe
* Parada de Gonta
* Sabugosa
* Santiago de Besteiros
* São João do Monte
* São Miguel do Outeiro
* Silvares
* Tonda
* Tondela
* Tourigo
* Vila Nova da Rainha
* Vilar de Besteiros

No espaço do actual município existiu, até 1836, o antigo município de Besteiros, cujo nome está ainda hoje presente na toponímia local e nas armas concelhias.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tondela

Ortofoto




Fotos:










A Câmara Municipal


















Patos Bravos
 
See less See more
16
#38 ·
já agora, umas fotos minhas de Tondela :)


Pelourinho


Mercado Velho


Igreja do Carmo - interessante pelo seu altar em talha dourada


Casa Senhorial




Fonte da Sereia


A fonte possui um frontão com as armas reais encimado por uma mulher com uma trombeta. Segundo a lenda uma mulher vigiava o horizonte tocando a a trombeta em caso de perigo eminente e ao “Tom Dela” toda a gente se preparava para a defesa da povoação. Daì vem o nome da cidade de Tondela..




Tribunal

Logo ao lado estava o Solar de Sant'Ana mas com a fachada tapada pois estava em requalificação..



Igreja Matriz






Praça principal (Largo Ferraz Carvalho)




Aposto que isto já foi uma dependência da CGD ou Crédito Agrícola..






Barbearia Académica :D:D


topem o olhar do velhote a "avaliar o material" :lol::lol:


Praça da Republica - Paços do concelho

isto são apenas fotos do centro histórico, Tondela é uma cidade pequena (nem sabia que era cidade) mas que me pareceu estar a crescer em ritmo bastante acelerado..
 
#41 ·
Gostaste da cidade? estende-se por várias freguesias que estão todas pegadas... mas no centro parece uma aldeia pequena...

Ultimamente há muitas urbanizações à volta e já tem mais de 5.000 hab.
gostei bastante, apenas conhecia a zona do terminal (bar) e fiquei espantado com o tamanho da cidade pois tinha ideia que era bem mais pequena..

há uma urbanização logo à entrada que se chama jardins de água que parece bem interessante.. e bem grandinha
 
#47 ·
Até tem uns edifícios bonitos.

Muitas casinhas também....

O mais interessante é que a 5 min existem aldeias perdidas no planalto com vistas fantásticas... para lá chegar vai-se por estradinhas de meio metro com pinheiros altíssimos e fetos a tapar as bermas :) natureza
 
#52 ·
Barragon; said:
Até tem uns edifícios bonitos.

Muitas casinhas também....

O mais interessante é que a 5 min existem aldeias perdidas no planalto com vistas fantásticas... para lá chegar vai-se por estradinhas de meio metro com pinheiros altíssimos e fetos a tapar as bermas :) natureza
…entre as quais está o Caramulo, fundado em 1924 (+-), que merecia um thread…eu até que tenho umas fotos, mas ainda estão em slides…

…quando se vai no sentido Coimbra-Viseu o impacto na paisagem é fantástico com a Serra do Caralumo por de traz…mesmo à noite com as luzinhas a brilhar como que suspensas…:)
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top