Lisboa | Projetos de Reabilitação na Baixa Pombalina - Page 5 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Lisboa > Projectos

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 25th, 2014, 11:53 PM   #81
Luís Raposo Alves
Registered User

Luís Raposo Alves's Avatar

Likes (Received): 1933

bem, achar que a baixa deve ter árvores ou não, é uma questão de opinião e que, obviamente, pode ser discutível, apesar de eu achar que não faz sentido nenhum.

agora achar que a baixa é deprimente e sufocante por não ter árvores, obviamente que essa afirmação é completamente inaceitável.

a baixa de lisboa não me deprime nada, antes pelo contrário. associo-a a muita luz, ao rio, a organização, a espaço, a praças, a miradouros, etc.. adoro descer a rua do ouro do rossio ao tpaço durante a manhã. acho lindíssimo. também gosto das ruas que ficam entre as principais, como a dos sapateiros, a dos douradores, dos correeiros, etc. nunca nenhuma rua me deprimiu nem sufocou.
Advertisement

Old February 25th, 2014, 11:57 PM   #82
Luís Raposo Alves
Registered User

por acaso nunca tinha ouvido dizer que a baixa de lisboa deprimia as pessoas. é a primeira vez que ouço tal coisa.
Old February 26th, 2014, 12:45 AM   #83
Bluesence
Registered User

Bluesence's Avatar

Likes (Received): 863

A mim deprime. E acrescento uma razão: ao contrário do chiado e príncipe real, a baixa está coberta de "mau comércio" como sejam lojas de indianos que insistem em desfigurar as fachadas cobrindo-as de pichebeques nas paredes exteriores dos edifícios, snack-bares sebosos dignos de aldeia do interior, e não de zona nobre do centro de uma cidade, com os seus neóns de luz branca na fachada, edifícios lindíssimos mas na sua maioria decadentes...... tudo isto me deprime, o pensar no que a baixa é e no que poderia ser.

Portugal
Bluesence está en línea ahora   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old February 26th, 2014, 12:47 AM   #84
Luís Raposo Alves
Registered User

ah, deprimente nesse aspecto pode ser que sim. mas entao nao sao as arvores que vao resolver o problema.
Old February 26th, 2014, 12:49 AM   #85
Luís Raposo Alves
Registered User

edit.
Old February 26th, 2014, 12:50 AM   #86
luisribeiro
Registered User

Likes (Received): 1523

Quote:
Originally Posted by Bluesence View Post
Eu defendo a arborização da baixa em toda a extensão das suas principais artérias (rua augusta incluida).
Acho a baixa um local extremamente desconfortável e sufocante, precisamente pela falta de verde.
Concordo ainda assim que teriam que ser árvores bastante espaçadas e de copas altas e estreitas (como as que se plantaram na ribeira das naus), dada a largura das ruas e a beleza arquitectónica do edificado.
O objectivo não seria carregar completamente as ruas de árvores como nas ramblas, mas sim pontuar espaçadamente a baixa com verde, dando alguma frescura àquela zona deprimente.
Esta tua defesa demonstra bem falta de conhecimento em várias vertentes relativas à arvorização da baixa.

E para não entrar em muitos pormenores e justificações, arvores ali seriam um risco para a estabilidade do edificado, se fossem choupos, como referes (as ditas da Ribeira das Naus que te agradam), seria um risco para as estacas de pinho, pois são espécies que estabilizam os solos, isto é absorvem imensa água, uma ameaça viva e activa...

Relativamente a questões estéticas, não seria de todo uma boa opção...
luisribeiro no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2014, 12:56 AM   #87
Bluesence
Registered User

Bluesence's Avatar

Likes (Received): 863

Quote:
Originally Posted by luisribeiro View Post
Esta tua defesa demonstra bem falta de conhecimento em várias vertentes relativas à arvorização da baixa.

E para não entrar em muitos pormenores e justificações, arvores ali seriam um risco para a estabilidade do edificado, se fossem choupos, como referes (as ditas da Ribeira das Naus que te agradam), seria um risco para as estacas de pinho, pois são espécies que estabilizam os solos, isto é absorvem imensa água, uma ameaça viva e activa...

Relativamente a questões estéticas, não seria de todo uma boa opção...
Quanto a questões técnicas tens razão, não percebo nada do assunto. Referi os chopos pelas suas copas terem a forma que me parece adequada para a baixa, mas quem diz essas árvores diz outras quaisquer.

Quanto ao aspecto estético, que era o verdadeiro ponto do meu post (caso não tenhas percebido), mantem-se válido. São gostos...

Portugal
Bluesence está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 26th, 2014, 01:01 AM   #88
PTBlackBird
Registered User

PTBlackBird's Avatar

Likes (Received): 325

Tenham lá paciência mas para mim o que transforma a Rua Augusta num símbolo de Lisboa é a sua profundidade. De um lado o Tejo coroado pelo Arco Triunfal e do outro uma cidade que se expande no horizonte. Perfeito.

De que maneira é que as árvores seriam conciliáveis com esta característica? Pode me estar a escapar alguma coisa...

Claro que se podem colocar algumas árvores noutros locais! Praça da Figueira, Rossio, Praça do Município... Mas nunca em grandes quantidades e dimensões porque a baixa pombalina deve grande parte da sua beleza e harmonia à monumentalidade dos espaços que poderia ficar ferida com a introdução de bolsas de árvores.

Por exemplo, não consigo imaginar o Terreiro do Paço com árvores no meio da Praça. Não faz sentido nenhum e retiraria toda a horizontalidade visual necessária para conseguir "deslumbrar" qualquer visitante. Enfim, pode parecer um pouco parvo mas não consigo explicar de outra forma.
PTBlackBird no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2014, 01:03 AM   #89
luisribeiro
Registered User

Ainda bem que não preferiste arquitectura, urbanismo ou paisagismo...
Old February 26th, 2014, 01:14 AM   #90
luisribeiro
Registered User

Melro, nem nas praças considero que seja uma solução a ter em conta e, se bem se lembram, o TP já teve árvores que acabaram por ser removidas.

Toda a zona que compreende o antigo esteiro do Tejo, não é susceptível para o plantio de arvoredo.
Old February 26th, 2014, 12:46 PM   #91
Marco Bruno
Les cites obscures

Marco Bruno's Avatar

Likes (Received): 3570

A praça da figueira ficaria bem com mais árvores nas laterais. As que lá estão são poucas tendo em conta a escala da praça, que é demasiado crua.
Old February 26th, 2014, 01:52 PM   #92
6oncalo
Registered User

Likes (Received): 238

A praça da figueira hoje em dia é apenas a cobertura de um parque de estacionamento subterrâneo, tem interesse 0 por isso concordo.
Um mercado lá (como já houve em tempos) parece-me também uma boa ideia.
6oncalo no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2014, 02:06 PM   #93
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Likes (Received): 4952

As árvores podem ficar más visualmente... mas dariam uma boa frescura e outro respirar ao Terreiro para não ser só um mero espaço aberto tipo Plaza Mayor.... senão é como o centro de Florença, que por mais museus e estátuas, falta qualquer coisa...

Last edited by Lino; February 26th, 2014 at 02:06 PM. Reason: u
Lino no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2014, 02:41 PM   #94
PTBlackBird
Registered User

PTBlackBird's Avatar

Likes (Received): 325

Quote:
Originally Posted by Lino View Post
As árvores podem ficar más visualmente... mas dariam uma boa frescura e outro respirar ao Terreiro para não ser só um mero espaço aberto tipo Plaza Mayor.... senão é como o centro de Florença, que por mais museus e estátuas, falta qualquer coisa...
O centro de Florença é só o melhor exemplo de como preservar o passado histórico e cultural de uma cidade. Lisboa, ao nível de reabilitação urbana, está a anos de luz de Florença. Não falta lá nada e inclusivamente tem ganho habitantes no centro da cidade.

Foi a cidade que mais me impressionou em todas as viagens que fiz pela Europa.

luisribeiro, seattle92 liked this post
PTBlackBird no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2014, 06:44 PM   #95
seattle92
Registered User

seattle92's Avatar

Likes (Received): 3436

Vê que ainda te acusam de querer transformar Lisboa num museu a céu aberto...
Old February 27th, 2014, 11:11 PM   #96
ERVATUGA
- Take it easy -

ERVATUGA's Avatar

Likes (Received): 19794

Quote:
A minha casa:

Não sou eu no reflexo doe espelho!
Quote:
Originally Posted by Luís Raposo Alves View Post
mudaste a mesa para aí?!
É para a sua mulher fruta pão.

Quote:
põe fotos do resto da casa e põe também da vista do terraço.
Vou já dizer ao ambiente para vir cá.

Quote:
Originally Posted by Fern View Post
Gostei!

Então quem é?
Quote:
Não interessa.
Fern, não metas ciúmes ao LRA.

Quote:
E sabes aqueles quadrados em espelho da parede? Também os tirei.

No terraço tenho de trocar aquelas plantas dos vasos, são atractivas para os caracóis...
Malditos

Quote:
Originally Posted by 6oncalo View Post
A praça da figueira hoje em dia é apenas a cobertura de um parque de estacionamento subterrâneo, tem interesse 0 por isso concordo.
Um mercado lá (como já houve em tempos) parece-me também uma boa ideia.
Old February 27th, 2014, 11:11 PM   #97
ERVATUGA
- Take it easy -

ERVATUGA's Avatar

Likes (Received): 19794

P.S: Bonito apartamento luis
Old March 1st, 2014, 12:26 AM   #98
J:)R
Registered User

Likes (Received): 20

Gostei.
Por acaso não moras num dos pisos que nos últimos anos foram construídos e acrescentados aos prédios originais?
J:)R no está en línea   Reply With Quote
Old March 1st, 2014, 12:37 AM   #99
Registered User

Quanto à arborização da Baixa sugiro a plantação de árvores em floreiras de madeira ao longo das transversais.

jpfg, Miguel13 liked this post
Old March 1st, 2014, 12:56 AM   #100
Registered User

Vem aí mais um

Madalena Residence

http://www.madalenaresidence.com/
Sponsored Links
Advertisement