Rede Ferroviaria Nacional - Page 111 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Ferrovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old September 30th, 2010, 03:30 AM   #2201
J.Silva
Registered User

J.Silva's Avatar

Likes (Received): 1259

Quote:
Originally Posted by Andre_idol View Post
O estaleiro onde estão as escavadoras é mesmo ao lado do túnel...dá para ver que equipamento estão a usar

Hoje mais um dia de atrasos...enquanto os regionais deve estar relacionado com os túneis, hoje em S. Bento havia uma partida às 16:25...tudo à espera da linha onde estaria o comboio (já é segunda vez que me acontece só dizerem a linha nas últimas) mas desta vez disseram...e nem comboio havia ainda. Quase 10m de atraso. Para ajudar em Famalicão estranhei ver dois policias na plataforma...um rapaz preto saiu do comboio e estiveram a falar com ele, a escrever alguma coisa e depois falaram com os revisores...não sei o que se passou...mas só ajudou a atrasar mais um bocado.
PRETO Andre?? Isso é racismo...ai ai
Coitado do individio de TEZ NEGRA...mais uma vez, foi abordado por causa da etnia... puro, mas puro racismo!! certamente não está inserido na sociedade!
Advertisement

Old September 30th, 2010, 03:50 AM   #2202
Andre_idol
Fluorescent Adolescent

Andre_idol's Avatar

Likes (Received): 834

Acho que não foi nada de grave mas lá que fez alguma fez...
Old October 3rd, 2010, 07:50 PM   #2203
Hugoferreiraleite
Registered User

Hugoferreiraleite's Avatar

Likes (Received): 416

Por acaso não tinha ideia que saiam comboios de São Bento para a linha do Minho, que não urbanos...
Advertisement

Old October 4th, 2010, 09:17 PM   #2204
Andre_idol
Fluorescent Adolescent

Andre_idol's Avatar

Likes (Received): 834

E não saem
Old October 5th, 2010, 08:23 PM   #2205
pai nosso
Registered User

pai nosso's Avatar

Likes (Received): 5929

in "Público" --- [de 04-10-2010]

Linha do Norte: estudo para renovar troço Gaia-Ovar está de acordo com normas ambientais

Os mais recentes planos para a modernização do troço da Linha do Norte entre Gaia e Ovar, onde em 16 de Julho um carril deformado originou o descarrilamento de uma composição de mercadorias, estão de acordo com as normas ambientais.

Segundo o resumo não técnico do novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) relativo a esta obra, que está em consulta pública até amanhã, os reajustes feitos no estudo prévio atenuaram os impactos negativos que em 1996 determinaram um parecer ambiental desfavorável.

O novo estudo prévio aponta para via quádrupla entre Ovar e Silvalde, uma freguesia de Espinho cujo apeadeiro actual será convertido em estação.

Entre Silvalde e Gaia mantém-se a via dupla, face às fortes condicionantes de ocupação da zona envolvente ao actual canal ferroviário, prevendo-se a modernização das estações de Granja e Madalena.

Pretende-se igualmente substituir todas as passagens de nível por outras desniveladas, vedar o perímetro ferroviário, resguardar a plataforma de cheias e renovar integralmente a via, com substituição dos carris, travessas e balastro.

O resumo não técnico do EIA recorda que uma parte da obra vai desenvolver-se no limite da área classificada da barrinha de Esmoriz/Paramos, mas ainda em espaço urbano, “razão pela qual as comunidades de aves ou outras não são afectadas directamente”.

A execução do projecto fica, contudo, a aguardar que a crise financeira passe, devido às limitações impostas pelo Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC).

“Sem prejuízo da análise ao plano de investimentos da REFER, à luz das orientações do PEC, a empresa está a prosseguir com as diligências visando o desenvolvimento dos projectos de investimento necessários ao melhor desempenho da rede ferroviária nacional, para que, em momento oportuno, possam ser executados”, referiu fonte da entidade responsável pela rede ferroviária.

O projecto de modernização do troço Ovar/Gaia, da Linha do Norte, “enquadra-se neste âmbito, estando a REFER, por essa razão, a prosseguir com o processo de Avaliação de Impacte Ambiental”, acrescentou.
pai nosso no está en línea   Reply With Quote
Old October 5th, 2010, 11:05 PM   #2206
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1095

Estação d"e" Madalena???? Não será antes Valadares?
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old October 6th, 2010, 11:54 AM   #2207
pai nosso
Registered User

pai nosso's Avatar

Likes (Received): 5929

in "Público"

Refer disponível para ceder estações desactivadas

A Refer está disponível para ceder edifícios de estações ferroviárias desactivadas em localidades ribeirinhas do Tejo para criar centros de interpretação das realidades locais, segundo revelou José Pinto Leite, coordenador nacional do Polis Rios na recente Festa da Água.

Segundo José Pinto Leite, a requalificação e adaptação destes imóveis poderá ser um passo importante para um objectivo mais lato de desenvolvimento do turismo no vale do Tejo.

Lançado em Junho pela ministra do Ambiente, o Polis Rios avançará no Tejo com vários projectos-piloto.

José Pinto Leite acrescenta que estão também previstas intervenções estruturantes de protecção, com a construção e reabilitação de diques e açudes e outras estruturas indispensáveis à segurança no rio.

Em paralelo decorrem outros dois grandes projectos de requalificação das margens do Tejo apoiados por fundos comunitários, que poderão envolver investimentos de dezenas de milhões de euros: o Mercados do Tejo e o Aveiros do Tejo e Sado(ligado à Candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional).

Pinto Leite acredita que será possível articular esforços também com as autarquias locais e criar circuitos pelos caminhos-de-ferro, ciclovias, percursos pedestres e percursos das redes avieiras. O objectivo será captar para o vale do Tejo uma pequena percentagem dos milhões de turistas que afluem anualmente à região de Lisboa.

Segundo referiu o responsável do Polis Rios, a estratégia pretende que o Tejo "seja um rio vivo, um lugar vivido, referência de qualidade ambiental, espaço de desenvolvimento económico, espaço de encontro e lazer, património natural e cultural, espaço para o conhecimento, inovação e educação e um rio mais disciplinado e navegável".
pai nosso no está en línea   Reply With Quote
Old October 7th, 2010, 01:08 AM   #2208
Hugoferreiraleite
Registered User

Hugoferreiraleite's Avatar

Likes (Received): 416

Eu quero ver, quando saltar dos carris um IC e chocar com um urbano em sentido contrário, se a crise não passa logo e a obra arranca... Parece que só com desgraças é que este país avança...

Se não há € que não quadripliquem a linha, nem acabem com as poucas PN's, ponham a linha em condições, que garanta a segurança dos comboios, e ponto final!
Old October 7th, 2010, 02:07 AM   #2209
Gadiri
Registered User

Gadiri's Avatar

Likes (Received): 7045

Is there a thread about European corridor 16 wich begin in Sines and go to France ?

FBI Says 94% of Terrorist Attacks in the US Since 1980 Are by Non-Muslims

Gadiri no está en línea   Reply With Quote
Old October 9th, 2010, 01:15 AM   #2210
MP fan
Registered User

Likes (Received): 9

Excelente foto reportagem da linha da alfândega do Porto

Peço desculpa se alguém já a postou...
Old October 10th, 2010, 05:25 PM   #2211
tbean
não sei. não sabe ninguém

tbean's Avatar

Likes (Received): 71

sim.. quadriplicarem tb acho demais, desde que temos vias boas e a funcionar e o que intressa. pouco mas bom e suficiente!

acho que a linha de facto devia ser melhorada e mais protegida e as estacoes de gaia e ovar melhoradas o mais rapido possivel, nao aumenta las mas moderniza las!

ja agora alguem me sabe dizer, ja que os concelhos da feira s miguel oliveira azemeis fazem parte da AMP, pq nao tem urbanos??? era uma boa mesmo se parassem por la!
tbean no está en línea   Reply With Quote
Old October 15th, 2010, 09:05 PM   #2212
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Likes (Received): 4055

Quote:
Medida presente no OE 2011
Refer vai avaliar encerramento de linhas ferroviárias
Uma das propostas do Governo para o Orçamento de Estado 2011 prevê que a Refer faça uma avaliação global da rede ferroviária nacional com o objectivo de averiguar quais as linhas e ramais que possam vir a ser “desclassificados”, isto é, deixem de ser utilizados em regime de serviço público. Segundo a proposta do Governo, revelada pelo "Expresso", esta avaliação terá de ser realizada até final do primeiro trimestre de 2011. O documento, a entregar pela Refer, terá de conter propostas concretas sobre a desclassificação de linhas, troços e ramais, sempre que se verifiquem os pressupostos do artigo 12º da lei de Bases do Sistema de Transportes Terrestres. Este artigo, revela, entre outras, que “serão desclassificados da rede ferroviária nacional as linhas, troços de linha e ramais relativamente aos quais se conclua, com base nos estudos referidos no n.º 4 do artigo 10.º, que os tráfegos actuais e potenciais não atingem os valores mínimos social e economicamente justificativos da manutenção do serviço público ferroviário”. O mesmo documento refere também que “a desclassificação da linha, troço de linha ou ramal, tida em conta a sua articulação com a rede ferroviária nacional, não inviabilizará soluções necessárias à continuidade ou adequação do serviço nesta prestado”, assim como o facto de que “as necessidades de transporte público respectivas podem ser satisfeitas, em condições mais económicas para a colectividade, por outros meios”.
Fonte: http://62.193.249.104/Default.aspx?t...=pt-PT&id=2225

Porreiro pá! Continuem assim que vão no bom caminho!
toniho no está en línea   Reply With Quote
Old October 15th, 2010, 09:30 PM   #2213
Oponopono
Registered User

Likes (Received): 2688

Quote:
Originally Posted by toniho View Post
Porreiro pá! Continuem assim que vão no bom caminho!
toniho, penso que isto seja a reorganização do serviço regional que há algum tempo vendo sendo falada.
Oponopono no está en línea   Reply With Quote
Old October 15th, 2010, 11:30 PM   #2214
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Likes (Received): 4055

É provável. E não sei porquê mas tenho dúvidas que vá sobrar muita coisa...

Já viste que a Metro Mondego vai ser extinta?!
toniho no está en línea   Reply With Quote
Old October 16th, 2010, 12:04 AM   #2215
ac3
Registered User

Likes (Received): 641

A MTS também vai ser extinta.

E o Gabinete para o desenvolvimento do sistema logístico nacional (uff, deve custar uma fortuna só em tinta para escrever o nome) também.
ac3 no está en línea   Reply With Quote
Old October 16th, 2010, 12:42 AM   #2216
Oponopono
Registered User

Quote:
É provável. E não sei porquê mas tenho dúvidas que vá sobrar muita coisa...
Por acaso também...

Esta discussão tem duas vertentes, uma a do papel da ferrovia no transporte regional, em que eixos pode ser util e porquê, avaliando-se onde manter, onde cortar, que oferta fazer, etc, etc, e a outra vertente que é precisamente a que está a dar origem a tudo isto: acabou-se o dinheiro, simplesmente. E como se acabou e tudo isto está a ser feito à pressa e à doida, deixa de ser viavel fazer-se a reformulação ordenada do serviço e, ou muito me engano, ou vão ser tesouradas cegas a torto e a direito.

Quote:
Já viste que a Metro Mondego vai ser extinta?!
E integrada na REFER. Parece-me muito bem e que é daquelas coisas que já vem tarde. Nunca percebi, sequer, porque foi criada a Metro Mondego S.A.. Para a manutenção do ramal estava a REFER e muito bem. Para a rede urbana os SMTUC podem bem dar conta do recado ou, enfim, se se quisesse a própria REFER também o poderia fazer e talvez estivesse mais habilitada tecnicamente para isso do que os SMTUC. O serviço em si, pois operado pelos SMTUC ou pela CP em linhas da REFER. Não havia qualquer necessidade de criar uma empresa autónoma para isso.

Além de vários outros pontos relacionados com o projecto, a própria organização institucional da coisa sempre me pareceu totalmente absurda.
Old October 16th, 2010, 12:42 AM   #2217
Oponopono
Registered User

Quote:
Originally Posted by ac3 View Post
A MTS também vai ser extinta.
Hhhmmm? Mas a MTS é uma concessão do Estado... Algo me terá escapado, parece-me.
Old October 16th, 2010, 12:53 AM   #2218
ac3
Registered User

Queria dizer "Gabinete do Metro do Sul do Tejo".
Old October 16th, 2010, 12:56 AM   #2219
ac3
Registered User

Quote:
Originally Posted by Oponopono View Post
ou muito me engano, ou vão ser tesouradas cegas a torto e a direito.
É o mais certo.

PS: A SMTUC pertence 100% à câmara de Coimbra; a MM era repartida pelo Estado e pelas câmaras de Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo.
Old October 16th, 2010, 12:59 AM   #2220
Oponopono
Registered User

Quote:
Queria dizer "Gabinete do Metro do Sul do Tejo".
Não sei o que é...

Quote:
PS: A SMTUC pertence 100% à câmara de Coimbra; a MM era repartida pelo Estado e pelas câmaras de Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo.
Sim, é certo. Mas não invalida que chegasse a algum tipo de acordo com as outras câmaras para operar o serviço. Ou ser operado pela CP - se calhar ainda o mais razoavel - simplesmente, excepto o troço urbano que o seria pelos SMTUC.

Uma das coisas que nunca me agradou neste projecto foi ter-se marginalizado os SMTUC da coisa quando são - ou, enfim, espero que sejam e deveriam ser - quem melhor conhece, pelo menos, a mobilidade interior da cidade de Coimbra. Daqui eu sempre ter defendido a sua inclusão no projecto. Todo o historial de tráfego e experiência que têm poderia ser bastante útil para esta coisa.
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
alentejo, ferrovia, nal, portugal, rede ferroviária, refer, tgv, ttt, viseu

Thread Tools

Posting Rules