Metrô-SP | Linha 15-Prata - Page 1194 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old April 9th, 2018, 03:44 PM   #23861
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 4387

Não adianda querer demonizar os ciclistas, se os pedestres fazem a mesma coisa. É preciso uma campanha forte de conscientização, mas também de infraestrutura. As calçadas são estreitas, as vezes nem existem e as que existem, são uma porcaria, o pedestre hostilizado, acaba agindo apenas da forma como é tratado. Isso não vem só da falta de educação, mas também da natureza humana em se comportar de um jeito em um ambiente e de outro em outro.

Mas também havia mtos motociclistas furando semaforos, o que mostra que fiscalização de transito parece nem existir por essas bandas...
Esse fds estava a toa e como me programei para conhecer a estações Moema e Oscar Freire, aproveitei o embalo e fui conhecer a nova ciclovia da Linha 15 indo até onde fosse possível ir....

meu relato no proximo post

Quote:
Originally Posted by Wandger View Post

É....

Espero que continue, como disse pode ser apenas efeito novidade. Tudo vai depender tb da boa manutenção, tanto das pessoas qto do poder público. Mas te digo como morador da região aqui, o que vi hj foi algo que me surpreendeu de verdade, pq pareceu mto um clima de cidade de interior.

Obvio que vão rolar umas biqueiras aqui e ali, como tem na praça da 70, mas se for só os malucos fumando é de boa. A praça da 70 ( onde é a Camilo Haddad ), depois da reforma ainda na gestão anterior, se tornou mto movimentada, inclusive a noite.

Em falar, um dos mais novos beneficios da estação, foi a franquia Pets abrindo no debaixo do Roldão com entrada virada pra anhaia melo, até a noite, dando ali no trecho do S. Lucas uma vidazinha.
O primeiro trecho até Oratório estava com o mato alto, mas sempre vi pessoas usando. E mesmo com esse aparente relaxo na manutenção, ainda assim é mto superior ao que era antes....

Nighto, sergiomazzi liked this post
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old April 9th, 2018, 03:59 PM   #23862
richter30

richter30's Avatar

Quote:
Originally Posted by richter30;147102671

[...

Preciso conhecer tb o trecho de ciclovia, mas só qdo abrir aos sabados....
Não resisti e acabei indo para lá mesmo sem a linha 15, pois um compromisso que tinha no fim de semana furou e eu não iria ficar a toa sem fazer nada.

Como a logistica seria complicado por causa da distancia entre as estações, reservei o Sabado para conhecer Moema e domingo para conhecer Oscar Freire e as 4 recem inauguradas da linha 4 + Jardim Planalto ainda em obras.

No sabado acordei meio tarde e por isso só consegui ir conhecer Moema. Sai daqui da Paulista (altura da estação Brigadeiro) e segui de bike até lá. Levei menos de 30 minutos e após encontrar um bom lugar para deixar a magrela, adentrei a estação.

A frente logo me impressionou, pois embora todas as novas da Linha 5 tenha sido construida com a cupula de vidro a lá "Canary Wharf", Moema foi a que mais se aproximou, da minha opinião.

Havia alguns curiosos tirando fotos, outros bem animados. A Estação é bem espaçosa e ampla. A Plataforma é larga, mezanino também. Segui até Eucaliptos com o trem vazio. De lá, a operação assistida estava separada com uma grade no mezanino e uma coisa que me chamou a atenção, é que não havia ninguém vigiando a divisória da area paga com a gratuita.

Não resisti a tentação e acabei passando para area paga e fiquei dando role para ver se apareceria alguém para me chamar a atenção. Não apareceu e se eu quisesse ter embarcado sentido Capão sem pagar, não teria tido dificuldade alguma.

Voltei para a parte gratuita e subi até a saida de Eucaliptos para ver se alguém me chamaria a atenção. Ninguém.
Mas também nos 10 minutos que fiquei ali, não vi nenhum usuário passando indevidamente para a outra plataforma. Parabéns, ainda temos mtas pessoas de bom senso.

Deu para sair em Eucaliptos e aproveitei para olhar de novo a estação e logo retornei para Moema.

Fiquei mais um pouco vendo os detalhes da estação e depois voltei para casa, mas não sem antes comer algo e dar uma volta no quarteirão para ver como ficou os detalhes externos da Estação.

Ficou mto bom, vai valorizar mto a região.
Old April 9th, 2018, 04:04 PM   #23863
richter30

richter30's Avatar

No domingo, foi a vez de conhecer Oscar Freire e as 4 estações da linha 15.

Sabendo que a operação assistida da linha 15 por enquanto é só de segunda a sexta, optei por ir de bike para ao menos conhecer a ciclovia e o lado externo das estações. Como de domingo o acesso de bike é livre no metrô, então me programei para ir até além de V.União, afim de ver as obras das outras estações até onde fosse possivel, claro.

Ao contrário do dia anterior, no domingo sai pouco depois das 11h00hs para ter tempo de sobra de ir e voltar sem correria. Segui primeiro para Oscar freire da linha 4 e após contemplar a estação com seus vários lances de escada e posição curiosa dos bloqueios, peguei o metrô sentido L2 e depois até V.Prudente.

Oscar freire segue o mesmo padrão das demais, mas a plataforma estreita e com as escadas cobrindo metade delas, é algo que percebi que o metrô deve ter revisto nas novas estações da linha 5, pois vou te contar....é estreita...ainda bem que a demanda dela não será alta.

Achei estranho a disposição dos bloqueios, quem é que vai ser louco de descer aqueles lances de escada e depois subir tudo de novo para atravessar a Rebouças? É o que me veio a mente.....

Após Oscar freire, segui até Oratório e de lá comecei o pedal de mais de 6km até onde a ciclovia existisse....

As estações da linha 15 por fora são bem simples, mas funcional, o que realmente interessa. Todo o canteiro central da Anhaia Mello estava outra cara com o paisagismo e a ciclovia, tudo bem feito, por sinal. Por isso que nunca mais vi ninguém falar que o monotrilho seria um novo minhocão....Só Camilo Haddad é que tinha coisas pra fazer de paisagismo e tal, mas deve terminar logo. Mas os postes de iluminação do canteiro central estavam todos ligados, um desperdício de energia, mas a noite deve ficar bem bonito, pois todos os postes eram com leds.

Jardim Planalto realmente não daria para ser entregue junto com as 4. Estava toda em obras, cheio de entulho e coisas para fazer, mas pelo que vi, acredito que termina tudo em 1 mês e nem será surpresa se entregarem ela em Maio e depois as outras 3 estações em Junho dependendo da posição dos AMV´s...

Abri a mochila em busca da maquina digital para tirar fotos, mas kd? Ficou em casa....
Vou ficar devendo as fotos, mas irei de novo e mais a frente de São Mateus...ai dessa vez a maquina não vai faltar, mesmo se tiver que voltar tudo...rsrs

Cruzei com várias pessoas correndo e ciclistas indo e vindo. Na ida fui direto até onde dava para conometrar e testar a ciclovia, desnivel e tempo de viagem, deixando a volta para olhar melhor as estações.

Acabei me arrependendo de não ter deixado para fazer isso na ida, pois sentido São Mateus o trecho segue de reto a pequenas subidinhas leves, mas constante....após V.União que vem uma pirambeirinha e depois de Jardim Planalto é que as subidas ficam um pouco maiores e mais constantes. Nada que as marchas mais leves não resolvam, pois queria mesmo era ver os pilares do monotrilho, as estações e o canteiro central.

O máximo que consegui ir por ciclovia, foi até pouco a frente da Estação Jardim Planalto. E por fora dela, mais a frente, mas não o suficiente para chegar proximo a Sapopemba, pois o canteiro central está todo em obras, pura terraplanagem...e a avenida estreita, esburacada e bem hostil....

Então parei para descançar um pouco e olhar a bela visão dos conjuntos habitacionais e ver como a paisagem muda a medida que vai se afastando de V.Prudente, que mais parece um centrinho. E também o descaso do governo com a população humilde e batalhadora dessa região sofrida. De Oratório até proximo de Sapopemba, foram cerca de 30 minutos sem paradas...

Achei um absurdo terem recapiado e asfaltado só na frente das estações. Tudo bem que a responsabilidade dos outros trechos é da prefeitura, mas bem que o Estado poderia ter combinado com a prefeitura e aproveitado o programa asfalto novo e terem feito o recape completo e em conjunto com o Estado. A Avenida parece uma cratera lunar e qto mais seguia a frente, pior ela ficava....

Depois dizem que mesmo partido na prefeitura e estado ajuda. Não na area de mobilidade....Será que o Asfalto novo vai chegar lá?

Na volta, só com descidão, a viagem foi bem rapida.....e segui até V.Prudente, mas parando em cada uma das estações para ver a parte externa delas.....

Proxima viagem com a magrela será de V.União até pra frente de São Mateus até onde for possivel ir, qdo as estações forem inauguradas....

Alias, que bagunça é aquela no entorno da Estação Vila Prudente? Afinal, esse terminal de ônibus sai ou não sai, pois o acesso novo do outro lado da avenida me parece que já está pronto, só esperando o terminal.....

Last edited by richter30; April 9th, 2018 at 04:45 PM.
Sponsored Links
Advertisement

Old April 9th, 2018, 04:11 PM   #23864
skraktus
Registered User

skraktus's Avatar

Likes (Received): 191

Quote:
Originally Posted by Teo Felipe View Post
Algumas observações de amigos que moram da região:

- A Anhaia Melo está com o asfalto horrível, e o asfalto novo já está esburacado em certos pontos.

- Ela ganha e perde faixas, ficando com 2/3/2/3 em vários trechos.

- Devido aos acessos das estações, distribuíram uma infinidade de semáforos que retardou em muito o tempo de deslocamento. Pessoas estão fazendo caminhos alternativos.

- O acabamento das estações deixou bastante a desejar, como os acrílicos e o entorno, mesmo nas que ficaram prontas e não tem mais obras.

- A falha de porta que mostraram aí no vídeo é super comum e eles já viram ela várias vezes em Oratório e Vila Prudente.

- As pessoas estão realmente usando o canteiro central para passear e etc. Ponto pro paisagismo.
Acredito que isso se resolva "calibrando" o tempo de abertura dos semáforos conforme o fluxo. Acredito que nessa correria para entregar tudo, essa parte ficou pra depois.
skraktus no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2018, 04:46 PM   #23865
richter30

richter30's Avatar

Precisa recapiar a avenida toda, principalmente a partir do trecho onde ela começa a ficar mais estreita, senão os semaforos não ajudarão mto a dar fluidez ao transito....até de bike não consegui desenvolver uma boa velocidade com tanto desnivel e buracos pesados, imagina de carro e moto? é pedir para ter suspensões e rodas estouradas.

O trecho após Jardim Planalto é uma verdadeira cratera.....e nem quero imaginar como deve estar lá para os lados de São Mateus para frente....

skraktus, SavianoMarcio liked this post
Old April 9th, 2018, 06:35 PM   #23866
Felipevianadossantos
S.V.C

Likes (Received): 246

Felipevianadossantos no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2018, 06:36 PM   #23867
Felipevianadossantos
S.V.C

http://https://www.flickr.com/photos/[email protected]/shares/9W4Z6w[/IMG][/QUOTE]

IMiguelCC liked this post
Felipevianadossantos no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2018, 08:19 PM   #23868
Diego FTP
Registered User

Diego FTP's Avatar

Likes (Received): 802

Old April 9th, 2018, 08:22 PM   #23869
Diego FTP
Registered User

Diego FTP's Avatar

Likes (Received): 802

Old April 9th, 2018, 10:10 PM   #23870
Felipevianadossantos
S.V.C

Andei hoje na linha 15 pela primeira vez, comecei da Vila união até oratório. Cheguei umas 9:40 , aguardei até a abertura da estação
Nos acessos ainda falta bastante acabamentos , paisagismo e iluminação externa a ser concluida.
Mas nada que atrapalhe a funcionalidade do sistema está funcionando.
Torço que refaçam o serviço de calçamento " mesmo desacreditado que irão refazer, tem locais que a calçada foi feita com aqueles tijolinhos permeabilizantes e já afundou e afundou bastante. A calçada parece que só jogaram o concreto e pronto só deixaram secar, está ridículo a qualidade do serviço. Muitos pontos onde deveriam está vidros, tem placas de acrílico.
O corpo de bombeiros estava fazendo uma vistoria, quando o bombeiro abriu o abrigo do hidrante a placa de acrílico da porta caiu nele.
A viagem foi bem tranquila, parecia está percorrendo a uns 30km, os solavancos me lembra quando o carro esta com os amortecedores sem pressa , dando aquelas
Batidas secas, nada que incomode. Para quem pega trem, monotrilho e o paraíso silencioso e confortável, muitas pessoas andando mais para mata curiosidade e conhece o sistema.
Voltei pela ciclovia de oratório até Vila união, ciclovia está muito bacana, muitas coisas a fazer ainda, mas já está funcional todo percurso da Vila Prudente até Vila união, pode se fazer tranquilo.
Na Anhaia Mello acessos novos e mudaram alguns retornos, ajudou muito os bairros em volta, as vezes pessoal precisava pega um longo pedaço da Anhaia Melo para fazer um simples retorno, criou fluidez no entorno da avenida.
Old April 9th, 2018, 10:48 PM   #23871
SavianoMarcio
AarteÉimportantePorra!

SavianoMarcio's Avatar

Likes (Received): 9407

Quote:
Originally Posted by richter30 View Post
Precisa recapiar a avenida toda, principalmente a partir do trecho onde ela começa a ficar mais estreita, senão os semaforos não ajudarão mto a dar fluidez ao transito....até de bike não consegui desenvolver uma boa velocidade com tanto desnivel e buracos pesados, imagina de carro e moto? é pedir para ter suspensões e rodas estouradas.

O trecho após Jardim Planalto é uma verdadeira cratera.....e nem quero imaginar como deve estar lá para os lados de São Mateus para frente....
É uma trilha te digo, kkkk. E a adutora é um downhill.

Quanto estiver tudo mais tranquilo pedalo por lá.

Reid_Dead, richter30 liked this post
SavianoMarcio no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2018, 01:14 AM   #23872
ejsantos
spspsp_

Likes (Received): 517

Fala, pessoal.
Dei uma passada hoje na região e registrei algumas fotos.

SAPOPEMBA

JARDIM PLANALTO

JARDIM PLANALTO

JARDIM PLANALTO

VILA UNIÃO

CAMILO HADDAD

VILA TOLSTOI

SÃO LUCAS

Last edited by ejsantos; April 10th, 2018 at 01:21 AM.
ejsantos no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2018, 02:03 AM   #23873
filipesiegrist
Caipira na metrópole

filipesiegrist's Avatar

Likes (Received): 1166

Não sei se já postaram:
Esse vídeo mostra bem as estações novas por dentro.

Como é legal ver finalmente uma linha de monotrilho de alta capacidade funcionando realmente (não apenas o bate-e-volta de antes).
Old April 10th, 2018, 02:07 AM   #23874
zolin
Grande Campinas (S.Paulo)

zolin's Avatar

Likes (Received): 5965

gostei das fotos..

A Capital da Nova Alta Paulista.!!
Segunda Maior Cidade do Oeste Paulista.!!
zolin está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 10th, 2018, 02:49 AM   #23875
Wandger
Registered User

Likes (Received): 651

Quote:
Fala, pessoal.
Dei uma passada hoje na região e registrei algumas fotos.
Essas fotos pra mim são história, junto com o thread inteiro. Galera tem que salvar pra posteridade. Nossa região nunca teve grandes regitros, sempre foi isolada e desconhecida do resto ( assim como outros regiões periféricas ), agora a gente tem um registro do agora pra comparar no futuro. =D

Apenas um registro: hj o canteiro tá mais cheio que sexta, sab e dom. Rezando pra esse ritimo ficar! Quem sabe com as pessoas frequentando a noite, traga ma sensação de segurança pra região. (=
Wandger no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2018, 03:35 AM   #23876
sergiomazzi
We all are explorers!

sergiomazzi's Avatar

Likes (Received): 17429

Quote:
Originally Posted by ejsantos View Post
Fala, pessoal.
Dei uma passada hoje na região e registrei algumas fotos....
Sensacional!

Esse helicóptero tem ADS-B ? Pode passar o prefixo da aeronave?

...Acredito que não seja exagero dizer que o canteiro central, com a ciclovia iluminada no período noturno, e a Av Anhaia Mello perdendo um pouco sua característica de "via expressinha", está ocorrendo uma revolução em questão de lazer na região!...
sergiomazzi no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2018, 03:37 AM   #23877
SavianoMarcio
AarteÉimportantePorra!

SavianoMarcio's Avatar

Likes (Received): 9407

Melhorou demais a avenida!
SavianoMarcio no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2018, 01:47 PM   #23878
Celso Jorge
Registered User

Likes (Received): 11624

Visitei o novo trecho da Linha 15, gostei do que vi, mas os trens no trecho entre Oratório e São Lucas estava a 17 km/h e um dos operadores me disse que os testes são assim mesmo - a Subestação Camilo Haddad ainda não está ligada com as linhas de transmissão de energia - havia técnicos trabalhando nela para a preparação na ligação dela. Eu acho que quando a ligarem, os trens andarão numa velocidade maior com o aumento da potência e técnicos da Bombardier estavam presentes.
O acesso de algumas casas próximas das estações ficou muito bom, muito conveniente e fácil para os moradores, a ciclovia ficou boa e o paisagismo também e aqueles que disseram que o monotrilho seria um minhocão quebraram a cara, as vigas-trilhos são delgadas e não há áreas de sombra, exceto nos Tracks Switchs, mas na maior parte dos trechos não há isso. Espero que em breve todo o trecho entre em operação e o povo da região tem aprovado pelo o que eu conversei com as pessoas que moram perto das estações.
Celso Jorge está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 10th, 2018, 01:58 PM   #23879
Wandger
Registered User

Likes (Received): 651

Quote:
...Acredito que não seja exagero dizer que o canteiro central, com a ciclovia iluminada no período noturno, e a Av Anhaia Mello perdendo um pouco sua característica de "via expressinha", está ocorrendo uma revolução em questão de lazer na região!...
Torço pra isso. Moro na Região desde 98 e recentemente me mudei ali da C. haddad pra V. União, aqui sempre teve movimento no canteiro de pessoas fazendo caminhada, mas nunca como tá agora, principalmente pq antes era mto comum roubos, apesar de eu nunca ter sido sorteado.

sergiomazzi, Risada, SavianoMarcio liked this post
Wandger no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2018, 05:22 PM   #23880
ariotz
PRO S.PAVLO FIANT EXIMIA

ariotz's Avatar

Likes (Received): 1920

Pessoal, sabem quando o horário das estações será extendido?
ariotz no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
brazil, engenharia, metro, monorail, obra, são paulo, subway

Thread Tools

Posting Rules