Cáceres - Espanha - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Outros Temas > Além-Fronteiras / Around The World

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old May 23rd, 2010, 10:40 PM   #1
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Likes (Received): 1511

Cáceres - Espanha

Cáceres é uma cidade do oeste de Espanha, capital da província homónima. Situa-se na zona central da antiga província romana da Lusitânia, na comunidade autónoma da Extremadura. Com 93.131 habitantes (INE 2009), é a maior e mais povoada cidade da província, concentrando 22,51% da população total da mesma. É ainda o município mais extenso de Espanha com uma superfície de 1.750,33 km².

A cidade de Cáceres foi declarada Património da Humanidade pela Unesco em 1986, uma vez que possui um dos conjuntos urbanos da Idade Média e do Renascimento mais completos do mundo. A Concatedral de Santa María, o Palácio de las Veletas (Museu Arqueológico), os palácios de los Golfines (de Arriba e Abajo), a Casa del Sol, a Torre de Bujaco ou o Arco de la Estrella são os monumentos mais belos e admiráveis. Destaca-se por ser a sede de um dos quatro campus que possui a Universidade da Extremadura e pela sua dinâmica vida cultural no conjunto da comunidade autónoma. Aspira a ser Capital Europeia da Cultura em 2016.

Fonte: Adaptado de Cáceres

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

O tempo quente que se tem feito sentir nos últimos dias levou-me a pensar nos tórridos dias de Setembro de 2009 que passei na Extremadura Espanhola.

Partilho agora convosco essa viagem, que teve como primeira paragem a belíssima cidade de Cáceres.

Fica o passeio.

Percurso

Já bem instalados num belo e novo hotel no centro da cidade velha, partimos à descoberta de Cáceres. Ali a 10 passos ficava o centro nevrálgico da cidade, a Plaza Mayor.

Não sendo das mais belas de Espanha, não deixa de ter o seu encanto. Curiosamente, não fica no interior do espaço muralhado mas sim encostado a este, no exterior.

Junto a uma das portas da cidade muralhada fica uma belíssima torre árabe sobre fundações romanas, emblema da cidade e o edifício mais bonito da Plaza Mayor; a Torre de Bujaco.

Era portanto hora de atacar o casco viejo! O "ataque" fez-se pelo Arco de la Estrella, uma das antigas portas da cidade.

Passado o arco, ao fundo à esquerda vislumbra-se a Casa de los Toledo-Moctezuma,

e à nossa frente, no final da Calle Arco de la Estrella, a Concatedral de Santa Maria.

A rua desemboca numa Praça desafogada, de Santa Maria, totalmente rodeada de belíssimos edifícios históricos, todos construídos na característica pedra arenisca de Cáceres, que dá a todo o centro histórico uma tonalidade dourada muito quente e bonita.

Paço Episcopal,

Palácio de Ovando,

No seu interior alberga um dos típicos e frescos pátios característicos de paragens mais quentes como esta.

A seu tempo seria esta praça explorada mais demoradamente pois a Concatedral estava, ainda, fechada. Seguimos então, rumo a outros destinos...

Passando pela belíssima e imponente Casa de los Toledo-Moctezuma, na Plaza del Conde de Canilleros,

e, de novo fora de portas, pela Calle Sandes, onde se encontra o belíssimo Palácio de Francisco de Godoy.

Das coisas que mais me impressionou nos palácios de Cáceres foi o magnífico conjunto de varandas de ferro forjado com uma mestria difícil de superar!

Logo ao lado, o motivo da vida para estes lados da cidade: a Igreja de Santiago, obra iniciada no século XII e uma das mais imponentes igrejas de Cáceres. Também estava fechada... hora da siesta... abriria mais tarde e, lá voltaria para a documentar!

Ao regressar para dentro das muralhas, chegámos ao Alentejo!

E logo a seguir, pela Calle Tiendas, voltámos a Cáceres.

No final da rua, o edifício à esquerda é a Casa de Carvajal, que hoje alberga o Patronato de Promoção de Turismo, Artesanato e Cultura Tradicional de Cáceres. É detentora de um belo conjunto de varandas.

Lá dentro podemos apreciar uma espectacular maqueta da cidade velha,

um belo e refrescante pátio,

e um bonito jardim.

Imediatamente a seguir à Plaza de Santa Maria fica a Plaza de los Golfines, onde se situa o mais belo palácio de Cáceres.

Na Plaza de Santa Maria fica a Concatedral de Santa Maria, um edifício romano-gótico, quase sem ornamentação no exterior mas que esconde um interior de uma grande beleza. Ainda não era hora, a ela voltaremos... para já, fica o exterior.

Ao lado fica o Palácio de la Diputación Provincial.

E finalmente, o melhor exemplo dos muitos palácios existentes na cidade: o Palácio de los Golfines de Abajo! Era neste belíssimo edifício renascentista que os Reis Católicos pernoitavam quando visitavam a cidade. É de facto fenomenal e vale a pena ir a Cáceres só para o ver!

Em frente sai a Calle Manga, uma das muitas ruelas medievais do centro histórico.

Ao lado, a Plaza de San Jorge e lá em cima, a Igreja de San Francisco Javier e o Convento de la Compañia de Jesús.

Lá continuámos pela Calle Cuesta del Marqués,

e depois de uma grande volta, pela Calle Monja, de onde se obtém uma vista desafogada do convento.

Um pouco mais à frente, de novo a Igreja de San Francisco Javier, fechando o quarteirão.

Já na Calle Orellana fica a Casa de los Solís. O brasão da família é bem elucidativo da razão do nome.

Paredes meias com a Casa de los Solís ficam outros dois monumentos ímpares de Cáceres; a Torre de Sande, gótica do século XIV, imponente e completamente coberta por uma belíssima vinha virgem, Parthenocissus tricuspidata,

e a Casa del Águila, com as suas belas janelas góticas.

Pela Calle Monja deixamos este belo conjunto monumental...

e passamos de imediato ao outro: a Plaza de San Mateo. Aqui se encontra a Igreja de San Mateo, construída sobre a antiga Mesquita, dotada de um belíssimo portal renascentista. Estava fechada e assim continuaria até ao final da viagem, com muita pena minha...

Também nesta praça fica a torre mais famosa de Cáceres, a torre da Casa de las Cigüeñas. É a única na cidade que não foi mandada desmontar por Isabel a Católica, por os seus donos a ela se terem mantido fiéis, ao contrário de todas as outras famílias de Cáceres que escolheram Juana de Trastámara.

Na mesma praça, outras igrejas e outros palácios... é um fartote!

Continuando, na Plaza de las Veletas encontra-se o palácio de mesmo nome, hoje Museu de Cáceres.

E este outro, tão tipicamente alentejano.

Mais uma voltinha ao quarteirão, passando pela Calle Rincón de la Monja,

pela Calle Pereros com a Casa de las Veletas no cimo da escadaria,

até desembocarmos na Plaza de Pereros onde existe esta casa, com a maior porta que vi na cidade!

Pela Calle de San Pablo, subimos mais uma vez até à Igreja de San Mateo,

para logo a seguir voltarmos a descer pela Calle Ancha. Esta rua vai direitinha a uma porta da cidade e era certamente de grande importância.

Nela se encontra o Parador de Cáceres, alojado num antigo palácio.

A torre imponente!

Em Cáceres também se encontram sgraffitos com alguma frequência e que emprestam grande beleza às casas que os possuem.

De novo fora de portas, chegamos à Plaza de Santa Clara, onde se encontra a Igreja de Santa Clara.

E aqui acaba a primeira parte do passeio por Cáceres. A segunda parte continuará na próxima página de modo a não carregar em demasia o thread.

Espero que estejam a gostar e que voltem para a segunda parte que contemplará alguns interiores e o costumeiro passeio nocturno.

Last edited by JohnnyMass; May 24th, 2010 at 12:26 AM.
JohnnyMass no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old May 23rd, 2010, 10:48 PM   #2
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 382

belíssimo palácio sim sr os graffitos é coisa antiga não
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2010, 11:50 PM   #3
Naoum
Rider on the storm

Naoum's Avatar

Likes (Received): 2

Cáceres não é certamente a mais bela cidade em Espanha, mas as tuas belas fotos, estou certo, lhe oferecem uma homenagem especial.
Advertisement

Old May 23rd, 2010, 11:57 PM   #4
Naoum
Rider on the storm

Naoum's Avatar

e à nossa frente, no final da Calle Arco de la Estrella, a Concatedral de Santa Maria.

e à tua frente, também estava... uma moça!
Old May 24th, 2010, 12:04 AM   #5
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

lol :O é a concamoça...
Old May 24th, 2010, 12:04 AM   #6
Lampiao2000
You may call me Lamp...

Lampiao2000's Avatar

Likes (Received): 76

Que cidade mais linda!!! Tenho que lá ir um dia, sem sombra de dúvida. Espera, é mesmo, eu já estive lá, na semana passada

Também tenho fotos, mas agora só coloco as minhas daqui a uns 3 ou 6 meses, é que as tuas são tão boas comparadas com as minhas que tenho que dar algum tempo para o povo se esquecer delas

Já vi que foste lá em 2009, já vi algumas alterações desde então, por exemplo, a Plaza Mayor já não tem aquela rotunda quadrada no meio; a Torre de Sande está bem mais verdinha agora. O Parador estava encerrado para obras quando lá fui, estava assim aquando da tua visita?

Já o disse, mas tenho que o referir de novo, belissimas fotografias.

«Chove? Está frio? Está calor? O que importa? Nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves das serras ou no meio das chamas do inferno. Seja pela terra, pelo mar ou pelo ar, eles aí vão, os adeptos do Benfica atrás da sua equipa... Grande, incomparável e extraordinária massa associativa!» - Bella Gutmann

Fotos novas de BARCELONA - 20/JULHO
Lampiao2000 no está en línea   Reply With Quote
Old May 24th, 2010, 12:40 AM   #7
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Colocas as tuas neste thread, se quiseres, após eu colocar a segunda parte. Serão bem vindas.

O Parador ainda está em obras? Está demorado...
Old May 24th, 2010, 12:42 AM   #8
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Naoum View Post
Cáceres não é certamente a mais bela cidade em Espanha, mas as tuas belas fotos, estou certo, lhe oferecem uma homenagem especial.
Não é a mais bela mas estará certamente no topo das mais belas.
Old May 24th, 2010, 12:52 AM   #9
pauloluso
Metro Lisboa

pauloluso's Avatar

Likes (Received): 271

Já tinha saudades destes belos threads teus.
Não falham a regra.
Não sei se é do olhar do artista, mas todas as cidades que tens explorado ficam com um charme inigualável.
Como pequeno defeito de Cáceres, só destaco os fios ainda visíveis que poderiam ser escondidos e poderão no futuro ser retirados como se vê em vários centros históricos.
pauloluso no está en línea   Reply With Quote
Old May 24th, 2010, 12:54 AM   #10
pauloluso
Metro Lisboa

pauloluso's Avatar

Um pequeno destaque para esta foto:
Quote:
Alguma recuperação de colunas de algum edifício romano?
Old May 24th, 2010, 12:57 AM   #11
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

não me parece, parece-me colunas Renascentistas talvez de um outro edificio.
Old May 24th, 2010, 01:00 AM   #12
pauloluso
Metro Lisboa

pauloluso's Avatar

Quote:
Originally Posted by Arpels View Post
não me parece, parece-me colunas Renascentistas talvez de um outro edificio.
Sim. É que tem aspecto de ter sido adaptado ao edifício.
Old May 24th, 2010, 01:08 AM   #13
Naoum
Rider on the storm

Naoum's Avatar

Quote:
Originally Posted by Arpels View Post
lol :O é a concamoça...
Old May 24th, 2010, 01:10 AM   #14
Lampiao2000
You may call me Lamp...

Lampiao2000's Avatar

Quote:
Originally Posted by JohnnyMass View Post
Colocas as tuas neste thread, se quiseres, após eu colocar a segunda parte. Serão bem vindas.

O Parador ainda está em obras? Está demorado...
Ok, Johnny.

Sim, ainda está em obras, e parece que é para demorar, pelo que vi....

«Chove? Está frio? Está calor? O que importa? Nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves das serras ou no meio das chamas do inferno. Seja pela terra, pelo mar ou pelo ar, eles aí vão, os adeptos do Benfica atrás da sua equipa... Grande, incomparável e extraordinária massa associativa!» - Bella Gutmann

Old May 24th, 2010, 09:38 PM   #15
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Quote:
Originally Posted by pauloluso View Post
Já tinha saudades destes belos threads teus.
Não falham a regra.
Não sei se é do olhar do artista, mas todas as cidades que tens explorado ficam com um charme inigualável.
Como pequeno defeito de Cáceres, só destaco os fios ainda visíveis que poderiam ser escondidos e poderão no futuro ser retirados como se vê em vários centros históricos.
Obrigado. Ainda faltam outras 80 fotos para estar completo. Em relação aos fios, os que se vêem na Praça de Santa Maria/Golfines, eram provisórios. Estavam a montar uma festa qualquer.

Quote:
Originally Posted by pauloluso View Post
Um pequeno destaque para esta foto:

Alguma recuperação de colunas de algum edifício romano?
Não, são originais do edifício. Julgo que serão uma tentativa de libertar espaço junto às entradas, devido à massividade dos contrafortes.
Old May 24th, 2010, 10:53 PM   #16
Lampiao2000
You may call me Lamp...

Lampiao2000's Avatar

Quando estive lá estava a realizar-se o Festival das Aves, e uma Maratona Fotográfica de 24h.

Old May 25th, 2010, 12:51 AM   #17
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

É uma cidade sempre em festa tá visto!
Old May 25th, 2010, 04:05 PM   #18
buho
Moderator

buho's Avatar

Likes (Received): 25106

¿No vistéis el aljibe del palacio de las Veletas, que en realidad era una mezquita?

buho no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2010, 07:48 PM   #19
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 746

Belíssimas fotos! Cárceres é uma cidade com construções muito interessantes!

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros e argentinos em minha página clicando aqui.

Acesse também e curta a fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2010, 08:10 PM   #20
Lampiao2000
You may call me Lamp...

Lampiao2000's Avatar

Quote:
Originally Posted by buho View Post
¿No vistéis el aljibe del palacio de las Veletas, que en realidad era una mezquita?

Eu estive ai, no Aljibe, mas agora está um pouco diferente. Quando fizer meter as fotos de Cáceres podes ver as diferenças.

Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
cáceres, españa, espanha, spain

Thread Tools

Posting Rules