IP3 | Coimbra - Viseu | Requalificação - Page 2 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

View Poll Results: AE CBR-VSU
Sim, melhor esta solução 43 57.33%
Não, melhor a de raiz 34 45.33%
Multiple Choice Poll. Voters: 75. You may not vote on this poll

Reply

Thread Tools
Old May 3rd, 2012, 09:02 PM   #21
geographico*
BANNED

Likes (Received): 435

Eu gostava era de saber como é que tu queres duplicar o IP3 na zona de Penacova, mas está bem...

Entre Viseu e Santa Comba Dão não me parece que o terreno ofereça grandes dificuldades à construção de uma boa auto-estrada de raiz.

Entre Santa Comba e Coimbra norte, a auto-estrada não precisa de ir paralela ao actual IP3. Pode perfeitamente seguir outros caminhos (desde que não vá dar a enorme volta pela Mealhada), já que existem soluções técnicas para tal. Já se fizeram auto-estradas em zonas piores pelo mundo fora, embora em Portugal as palavras «túnel» e «grande viaduto» provoquem alguma urticária.
geographico* no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old May 3rd, 2012, 09:47 PM   #22
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Likes (Received): 3740

Quote:
Originally Posted by geographico* View Post
, e é se não querem que vos roubem uma estrada que vos permite fazer Coimbra-Viseu sem custos
Suponho que os atuais utilizadores do IP3 não tenham todos roubado os veículos que utilizam.
toniho no está en línea   Reply With Quote
Old May 3rd, 2012, 09:49 PM   #23
geographico*
BANNED

"vos roubem uma estrada"

O que é roubado é a estrada, não sei de onde vieram os veículos...

E a frase diz que os utilizadores são roubados... não o contrário.

Não percebo a confusão, fui bem claro no que disse.
Sponsored Links
Advertisement

Old May 3rd, 2012, 10:08 PM   #24
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Likes (Received): 3740

O que eu disse era relativa à parte «fazer Coimbra-Viseu sem custos» (estranhamente comentei a parte que citei, não o que deixei de fora). Ora, a não ser que roubem um veículo (de preferência com depósito cheio) não vejo outra forma de percorrer o IP3 de graça.
toniho no está en línea   Reply With Quote
Old May 3rd, 2012, 10:15 PM   #25
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Likes (Received): 241

Não sei se deverá ou não ser auto-estrada, mas pelo menos deveriam alterar alguns troços que são muito perigosos. O ano passado fiz o trajecto entre Coimbra e a IC6 e parecceu-me bastante perigoso, com curvas fechadas e inclinações muito acentuadas.
Outro aspecto muito importante seria colocar separadores rígidos em toda a extensão para evitar choques frontais, que são das principais causas de morte em acidentes de viação.
Miguel_Arq no está en línea   Reply With Quote
Old May 3rd, 2012, 10:17 PM   #26
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Likes (Received): 241

Quote:
Eu gostava era de saber como é que tu queres duplicar o IP3 na zona de Penacova, mas está bem...
Na zona de Penacova parece-me que fazia falta um traçado alternativo porque o existente é bastante perigoso.
Miguel_Arq no está en línea   Reply With Quote
Old May 3rd, 2012, 11:26 PM   #27
geographico*
BANNED

Penso que todas as vias rápidas em Portugal deveriam ser dotadas de balizas rebatíveis nas zonas de duplo traço contínuo, precisamente para evitar os choques frontais.

Na zona de Penacova é impossível fazer algo que não passe por um novo traçado.
Não sei se será possível mas fica a ideia de um traçado que divirja do actual IP3 entre Tondela e o Botão, talvez passando por Mortágua, com pontes e túneis para vencer os obstáculos orográficos. Será possível fazê-lo?
Old May 3rd, 2012, 11:28 PM   #28
geographico*
BANNED

Quote:
Originally Posted by toniho View Post
O que eu disse era relativa à parte «fazer Coimbra-Viseu sem custos» (estranhamente comentei a parte que citei, não o que deixei de fora). Ora, a não ser que roubem um veículo (de preferência com depósito cheio) não vejo outra forma de percorrer o IP3 de graça.
Tens razão, queria referir-me apenas aos putativos custos com as portagens.
Old May 10th, 2012, 02:57 AM   #29
Cbr Domes
BANNED

Likes (Received): 1513

Quote:

Na zona de Penacova é impossível fazer algo que não passe por um novo traçado.
Não sei se será possível mas fica a ideia de um traçado que divirja do actual IP3 entre Tondela e o Botão, talvez passando por Mortágua, com pontes e túneis para vencer os obstáculos orográficos. Será possível fazê-lo?
Não é impossível algo sem ser um novo traçado. Impossível e aberrante é uma nova estrada quase paralela à actual no Vale do Mondego como sugeres.. O que falas para uma nova (túneis, etc) que se faça pelo traçado actual..
Cbr Domes no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2012, 03:58 PM   #30
geographico*
BANNED

Onde é que eu falei numa estrada nova paralela à actual? Pode-se saber?

Aberrante é pensar em rebentar com um troço do Vale do Mondego de inegável valor paisagístico para transformar o IP3 numa auto-estrada sem condições, com portagens e sem alternativa válida.

O que tu queres criar é um novo Despeñaperros com a agravante de ser pago. E ainda por cima roubando ao Estado uma estrada construída e paga por todos nós, que é das poucas em Portugal que serve perfeitamente de alternativa a uma futura auto-estrada paga.

Last edited by geographico*; May 10th, 2012 at 04:05 PM.
Old May 10th, 2012, 09:50 PM   #31
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1084

Geographico:

Quote:
Esse é basicamente o projecto actual e que só não avançou por falta do dinheiro.

Quote:
Aberrante é pensar em rebentar com um troço do Vale do Mondego de inegável valor paisagístico para transformar o IP3 numa auto-estrada sem condições, com portagens e sem alternativa válida.
Não é essa a minha visão. É óbvio que nessa zona não há grandes razões para duplicar o actual trajecto. Trajecto que aliás foi parcialmente feito para substituir a N2 que ficou debaixo de água quando foi feita a barragem da Aguieira. E depois de feita a AE esse trajecto devia ser exactamente classificado como N2. Da mesma forma não há razão nenhuma para criar um canal novo e mais ou menos paralelo entre Viseu e Santa Comba. Só se for para ter uma AE às moscas e pelo meio ter dado cabo da paisagem por umas boas dezenas de quilómetros.
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2012, 10:33 PM   #32
geographico*
BANNED

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post
Geographico:

Esse é basicamente o projecto actual e que só não avançou por falta do dinheiro.
Não, porque na minha opinião a auto-estrada deve acabar em Souselas e não na Mealhada.

Se a minha proposta é ou não possível é que já é uma questão de engenharia...

Quote:
Não é essa a minha visão. É óbvio que nessa zona não há grandes razões para duplicar o actual trajecto. Trajecto que aliás foi parcialmente feito para substituir a N2 que ficou debaixo de água quando foi feita a barragem da Aguieira. E depois de feita a AE esse trajecto devia ser exactamente classificado como N2. Da mesma forma não há razão nenhuma para criar um canal novo e mais ou menos paralelo entre Viseu e Santa Comba. Só se for para ter uma AE às moscas e pelo meio ter dado cabo da paisagem por umas boas dezenas de quilómetros.
O actual IP3 tem um TMD que, se não estou em erro, chega aos 14 000 veículos. Acho que é valor mais do que suficiente para sustentar uma auto-estrada e uma alternativa decente em via rápida, como há na maioria da rede espanhola.

O que não se pode é estragar uma estrada construída e paga por nós todos, que é uma boa estrada no contexto nacional (IP3) e colocar-lhe portagens sem alternativa para fazer uma auto-estrada medíocre, provavelmente onde o limite de velocidade seria apenas 10 km/h mais elevado que na IP3. Chega de roubos. Já devíamos ter aprendido com o que aconteceu com o IP4 e o IP5.

Por falar em IP5, não me parece que a A25 nos troços junto a Viseu onde ainda há IP5 como alternativa estejam "às moscas".

É uma ideia muito peregrina essa... e muito portuguesa também: constrói-se uma auto-estrada e para ela ter tráfego coage-se as pessoas a ir por lá privando-as de alternativas viáveis.
Ou seja, o condutor que apenas quer uma estrada sem um traçado do século XIX e onde não tenha que atravessar as povoações todas da região para se mover, passa de uma situação em que pode viajar sem portagens para uma situação em que é obrigado a pagar.

E essa ideia peregrina, se fosse aplicada, faria com que hoje, por exemplo, não tivéssemos A2 nem A6, por exemplo. Afinal, as estradas que estão ao lado são alternativas que não ficam muito atrás do IP3. E não me parece que ninguém questione a necessidade destas auto-estradas...

Santa paciência. Já chega de roubos destes.
Old May 12th, 2012, 01:34 PM   #33
fernao
Registered User

fernao's Avatar

Likes (Received): 16

Quote:
Duplicação do IP3?

Não! Nem pensar!

E é bom que todos lutem por isso, por uma solução que preveja a manutenção do IP3, e é se não querem que vos roubem uma estrada que vos permite fazer Coimbra-Viseu sem custos e de maneira aceitável para vos obrigarem a pagar uma auto-estrada medíocre, cara e sem alternativa que não seja voltar às estradas do tempo de Fontes Pereira de Melo.

Para ROUBOS, já chegaram os que fizeram com o IP5 e o IC1 e estão a fazer com o IP4.
Concordo, prefiro o IP3, tal como está, grátis do que uma AE paga, não há qualquer alternativa, seria mais um roubo - seriam cerca de 12-14 euros para ir e vir a Viseu
fernao no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2012, 11:36 PM   #34
mingos
Registered User

Likes (Received): 28

Quote:
Originally Posted by fernao View Post
Concordo, prefiro o IP3, tal como está, grátis do que uma AE paga, não há qualquer alternativa, seria mais um roubo - seriam cerca de 12-14 euros para ir e vir a Viseu
a auto-estrada Coimbra - Viseu hà muito que se devia ter feito pois é a parte do troço do IP3 que tem mais circulação de vehiculos quanto às portagems estou plenamente de acordo do momento em que se faça uma nova autro-estrada de raiz
mingos no está en línea   Reply With Quote
Old May 14th, 2012, 04:53 PM   #35
Cbr Domes
BANNED

Likes (Received): 1513

Pra que é que é mais uma estrada? Por isso é que este país está como está. Arranjem, reabilitem, dupliquem, façam túneis, viadutos, inventem e aproveitem a actual.
Cbr Domes no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2012, 04:07 AM   #36
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Likes (Received): 73

E se aproveitar esta estrada ficar mais caro que uma nova?
Old May 16th, 2012, 10:51 AM   #37
6oncalo
Registered User

Likes (Received): 238

Querem mesmo uma nova autoestrada a cortar os terrenos e o território ao meio?
É a mesma questão com a reabilitação dos centros das cidades contra a construção mais barata nos subúrbios...
6oncalo no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2012, 02:56 PM   #38
Viriatuus
Registered User

Boa comparação!
Old May 16th, 2012, 10:08 PM   #39
geographico*
BANNED

Quote:
Originally Posted by 6oncalo View Post
Querem mesmo uma nova autoestrada a cortar os terrenos e o território ao meio?
É a mesma questão com a reabilitação dos centros das cidades contra a construção mais barata nos subúrbios...
Parece-me que no caso da reabilitação urbana não se transformam as ruas existentes em condomínios fechados...
Old May 16th, 2012, 10:39 PM   #40
Viriatuus
Registered User

E desde quando uma AE é um condomínio fechado?
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules