STCP - Page 7 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old August 10th, 2014, 12:02 AM   #121
claudiopaçoscoelho
BANNED

Likes (Received): 2898

Quote:
Originally Posted by PereiraSTCP View Post
Boas a todos, conheço um motorista que está encaixado no grupo F4 (302-303-304-600, e 500 antes de ir para a Via Norte), e posso muito bem duvidar dessa ideia de acabar com essas duas circulares. Sim, concordo que não são carreiras muito úteis, que são frequentadas por alguns idosos que andam lá às voltinhas a chatear os motoristas, mas também são carreiras a onde vão buscar autocarros para outras linhas. Claro que isso também é uma estupidez, mas nos últimos dias da STCP como uma empresa integralmente do estado já nada me surpreende nesta empresa.
Boa noite. Tal como disse antes, o que ouvi foi apenas um rumor, apesar de não me incomodar muito a extinção das duas circulares, cujo percurso é redundante a outras linhas. Quanto à linha 500, por acaso sabe se a passagem da dita linha para a via norte é apenas temporária (durante o verão) ou definitiva?
claudiopaçoscoelho no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old August 10th, 2014, 12:05 AM   #122
PereiraSTCP
Porto <3

PereiraSTCP's Avatar

Likes (Received): 7

Quote:
Originally Posted by claudiopaçoscoelho View Post
Boa noite. Tal como disse antes, o que ouvi foi apenas um rumor, apesar de não me incomodar muito a extinção das duas circulares, cujo percurso é redundante a outras linhas. Quanto à linha 500, por acaso sabe se a passagem da dita linha para a via norte é apenas temporária (durante o verão) ou definitiva?
Ainda não existem informações sobre o futuro interno da linha 500, mas pessoalmente eu acho que vai ficar na Via Norte definitivamente, claro que sem os MAN DD no Inverno, por não se justificar.
PereiraSTCP no está en línea   Reply With Quote
Old August 10th, 2014, 12:11 AM   #123
claudiopaçoscoelho
BANNED

A recolha de Francos deve ter mesmo imensas linhas, porque eu ultimamente tenho visto linhas de francos (nomeadamente a 506 e a 906) a serem reforçadas com mercedes o530. A não ser que alguns destes veículos tenham sido transferidos para francos, dá-me a impressão que os CNG's não chegam para as encomendas...
Sponsored Links
Advertisement

Old August 10th, 2014, 12:16 AM   #124
PereiraSTCP
Porto <3

PereiraSTCP's Avatar

Quote:
A recolha de Francos deve ter mesmo imensas linhas, porque eu ultimamente tenho visto linhas de francos (nomeadamente a 506 e a 906) a serem reforçadas com mercedes o530. A não ser que alguns destes veículos tenham sido transferidos para francos, dá-me a impressão que os CNG's não chegam para as encomendas...
Realmente é verdade, como eu já disse os CNG são retirados da 302 e da 304 quase todos os dias para reforçarem outras linhas da ERF. A falta de motoristas é evidente.
Old August 10th, 2014, 12:17 AM   #125
claudiopaçoscoelho
BANNED

Quote:
Originally Posted by Diogo Nuno View Post

Não acho. A 305 é das linhas mais utilizadas da STCP e muito disso se deve a ligação Areosa - Hosp. S. João. Lembre-se que "transbordos são má ideia" no sentido de que obrigar-se-ia as pessoas a fazer transbordos desnessesários e a encher as linhas subjacentes (ainda mais). Isto representaria uma diminuição de frequencia no troço Areosa - HSJ.
E também isso poderia afetar a população de Rio Tinto pois provavelmente representaria uma diminuição de frequência, assim como a população da linha 806 pois ao Domingo as linhas são operadas em conjunto, então podia afetar o 806.
Algumas vantagens seriam que a população poderia usar a linha no seu troço completo (e não até ao Forno para fazer transbordo)

Eu acho que a rede devia ser:
305 - Mantêm-se
805 - Mantêm-se, mas de 15 em 15 minutos em hora de ponta (30 em 30 até ao Marquês e os restantes Rio Tinto <-> Forno
806 - Mantêm-se.
15 em 15 entre Rio Tinto e o Forno? Esse troço é muito concorrido? É que eu não vou muitas vezes para esses lados. Mas sim, tem razão, o 805 é muito concorrido no troço Antas-Marquês-Antas. E o 305 é-o no sentido HSJ-Areosa, no sentido inverso é que nem tanto.
Old August 10th, 2014, 12:21 AM   #126
claudiopaçoscoelho
BANNED

Quote:
Realmente é verdade, como eu já disse os CNG são retirados da 302 e da 304 quase todos os dias para reforçarem outras linhas da ERF. A falta de motoristas é evidente.
Mas se terminassem essas linhas talvez sobrassem mais autocarros para fazer os turnos das restantes linhas. O problema seria que as queixas dos utentes (principalmente as dos idosos, que são os que mais as frequentam) iam ser mais que muitas.
Old August 10th, 2014, 12:26 AM   #127
PereiraSTCP
Porto <3

PereiraSTCP's Avatar

Quote:
Mas se terminassem essas linhas talvez sobrassem mais autocarros para fazer os turnos das restantes linhas. O problema seria que as queixas dos utentes (principalmente as dos idosos, que são os que mais as frequentam) iam ser mais que muitas.
Talvez, a lista de carreiras que são dispendiosas e de onde retiram CNGs para outras linhas continua com o 209 e o 900.
Old August 10th, 2014, 12:31 AM   #128
claudiopaçoscoelho
BANNED

Quote:
Talvez, a lista de carreiras que são dispendiosas e de onde retiram CNGs para outras linhas continua com o 209 e o 900.
Ui, essa 900 é um cancro. Efectua grande parte do percurso junto ao metro, separando-se apenas para servir a Ribeira. Desde que deixou de ir a Vilar de Andorinho que anda às moscas. Já a 209... tinha ideia que essa linha até tinha uma boa afluência...
Old August 10th, 2014, 12:37 AM   #129
PereiraSTCP
Porto <3

PereiraSTCP's Avatar

Concordo plenamente com essa critica à 900. Quanto à 209, tem dias e dias, como todas as linhas, mas na maior parte do tempo anda um pouco vazia já que existem alternativas para a pasteleira (504).
Old August 10th, 2014, 12:44 AM   #130
claudiopaçoscoelho
BANNED

Quote:
Concordo plenamente com essa critica à 900. Quanto à 209, tem dias e dias, como todas as linhas, mas na maior parte do tempo anda um pouco vazia já que existem alternativas para a pasteleira (504).
Da última vez que a usei (há dois ou três anos, mais ou menos) fui nela desde as Condominhas até à Prelada e ela até ia bem composta (principalmente no troço Campo Alegre-Casa da Música). Mas também nessa altura o Aleixo ainda tinha as cinco torres...
Old August 10th, 2014, 12:47 AM   #131
PereiraSTCP
Porto <3

PereiraSTCP's Avatar

Quote:
Da última vez que a usei (há dois ou três anos, mais ou menos) fui nela desde as Condominhas até à Prelada e ela até ia bem composta (principalmente no troço Campo Alegre-Casa da Música). Mas também nessa altura o Aleixo ainda tinha as cinco torres...
Exato, desde que demoliram as torres o ZL, agora 209, perdeu muitos clientes. Claro que ainda leva alguns clientes para a Prelada, mas pronto.
Old August 10th, 2014, 03:37 AM   #132
Diogo Nuno
Registered User

Diogo Nuno's Avatar

Likes (Received): 111

Quote:
15 em 15 entre Rio Tinto e o Forno? Esse troço é muito concorrido? É que eu não vou muitas vezes para esses lados. Mas sim, tem razão, o 805 é muito concorrido no troço Antas-Marquês-Antas. E o 305 é-o no sentido HSJ-Areosa, no sentido inverso é que nem tanto.
Ainda leva muita gente... essas pessoas tem como intuito fazer transbordo no Forno.
Diogo Nuno no está en línea   Reply With Quote
Old August 10th, 2014, 09:53 AM   #133
claudiopaçoscoelho
BANNED

Quote:
Originally Posted by Diogo Nuno View Post
Ainda leva muita gente... essas pessoas tem como intuito fazer transbordo no Forno.
Provavelmente para fazer transbordo para uma das linhas que vai para o Bolhão. Deve ir imensa gente no 805 que vai para Costa Cabral, porque eu lembro-me que em 2007, quando acabaram com o 53 e substituíram-no pelas linhas 803 (Boavista-Rio Tinto Estação) e 805 (HSJ-Venda Nova) geraram imensa polémica, pois a população anteriormente servida pela linha 53 queria uma linha que servisse a zona de Costa Cabral e o Marquês. A revolta deve ter sido tal que a STCP viu-se obrigada a alterar o percurso das duas novas (à época) linhas.
Old August 10th, 2014, 01:09 PM   #134
PereiraSTCP
Porto <3

PereiraSTCP's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bashar al-Assad View Post
amigo, o que não falta à Stcp são autocarros parados nas recolhas seja hora de ponta ou não.
O que falta mesmo são motoristas para os levar para fora...

claudiopaçoscoelho liked this post
Old August 10th, 2014, 01:10 PM   #135
PereiraSTCP
Porto <3

PereiraSTCP's Avatar

Para não falar que na Carris existe um concurso para contratar novos motoristas, e na STCP já não entra pessoal desde 2011/2012...

claudiopaçoscoelho liked this post
Old August 10th, 2014, 01:23 PM   #136
claudiopaçoscoelho
BANNED

Faz sentido que hajam autocarros parados nas recolhas, até porque os cortes nas frequências de algumas carreiras nos últimos dois/três anos terão liberado certamente alguns dos seus serviços, mas se há falta de pessoal, nada a fazer. Não admira que por vezes, nalgumas carreiras menos concorridas, falhem alguns serviços...

Last edited by claudiopaçoscoelho; August 10th, 2014 at 03:08 PM.
Old August 10th, 2014, 03:37 PM   #137
Diogo Nuno
Registered User

Diogo Nuno's Avatar

Likes (Received): 111

Quote:
Provavelmente para fazer transbordo para uma das linhas que vai para o Bolhão. Deve ir imensa gente no 805 que vai para Costa Cabral, porque eu lembro-me que em 2007, quando acabaram com o 53 e substituíram-no pelas linhas 803 (Boavista-Rio Tinto Estação) e 805 (HSJ-Venda Nova) geraram imensa polémica, pois a população anteriormente servida pela linha 53 queria uma linha que servisse a zona de Costa Cabral e o Marquês. A revolta deve ter sido tal que a STCP viu-se obrigada a alterar o percurso das duas novas (à época) linhas.
Isso mesmo! Letra por letra! Muitos protestos e muitas petições e acabou-se com o 805 (no percurso HSJ - Venda Nova) que a STCP não ia recuperar o 53.
Diogo Nuno no está en línea   Reply With Quote
Old August 10th, 2014, 10:29 PM   #138
PereiraSTCP
Porto <3

PereiraSTCP's Avatar

Quanto a possíveis operadores para a concessão da empresa, o que é que acham? Eu não acho que as empresas à volta do Porto tenham "pedal" para uma empresa como a STCP, para mim deverá ser uma multinacional tipo a Arriva ou o Barraqueiro-
Old August 11th, 2014, 10:08 AM   #139
claudiopaçoscoelho
BANNED

Quote:
Quanto a possíveis operadores para a concessão da empresa, o que é que acham? Eu não acho que as empresas à volta do Porto tenham "pedal" para uma empresa como a STCP, para mim deverá ser uma multinacional tipo a Arriva ou o Barraqueiro-
Eu sempre sonhei que seria a Resende, porque a Resende é, para mim, a empresa de transportes privada que presta melhor serviço na AMP. Lembro-me de ter lido aqui à uns tempos de que a Espirito Santo estava interessada em ficar com a concessão. Mas o mais provável é que seja a Transdev ou a Barraqueiro a ficar com ela.
Old August 11th, 2014, 12:38 PM   #140
PereiraSTCP
Porto <3

PereiraSTCP's Avatar

Quote:
Eu sempre sonhei que seria a Resende, porque a Resende é, para mim, a empresa de transportes privada que presta melhor serviço na AMP. Lembro-me de ter lido aqui à uns tempos de que a Espirito Santo estava interessada em ficar com a concessão. Mas o mais provável é que seja a Transdev ou a Barraqueiro a ficar com ela.
Peço desculpa, mas eu não gostaria de ver a Resende a tomar conta da STCP, simplesmente porque não acho que tenha pedal para uma empresa que segue as regras, ao contrário da Resende, e que por algum motivo ainda tem autocarros a circular na rua, eu digo isto porque muitos deles estão a cair aos bocados, a cheirar a oleo para fritar, e no intanto passam na inspeção, sabe-se lá porquê, ou até se sabe, porque há alguns anos atrás a Resende tinha o seu próprio centro de inspeções...

Last edited by PereiraSTCP; August 11th, 2014 at 12:51 PM.
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
autocarros, porto, stcp

Thread Tools

Posting Rules