Concessão do Douro Interior - Page 4 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 4th, 2010, 05:28 PM   #61
sybrenp
Xifren

sybrenp's Avatar

Likes (Received): 486

Eu consigo ver todas as fotografias aqui, inclusivo as no imageshack..
O site tambem funciona normal
sybrenp no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old January 4th, 2010, 05:59 PM   #62
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Likes (Received): 73

Excelente reportagem! O traçado parece-me um pouco perigoso, descidas acentuadas, não há separador central...
Old January 4th, 2010, 06:55 PM   #63
ricardo_mirandes
Registered User

Likes (Received): 52

Quote:
Originally Posted by sybrenp View Post
Eu consigo ver todas as fotografias aqui, inclusivo as no imageshack..
O site tambem funciona normal
Sim, hoje ja está a funcionar..
Ontem é que parecia que havia um problema..
ricardo_mirandes no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old January 4th, 2010, 08:49 PM   #64
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1183

Bem, já estou a ver as fotos. E que enorme surpresa, devo dizer. Sempre pensei que o IP2 só estivesse em construção até Longroiva, mas afinal já está em construção pelo menos até à entrada de Foz Côa. Por outro lado, as obras estão já muito adiantadas, ainda mais tendo em conta que da última vez que passei de Trancoso para norte, não faz ainda meio ano, não havia rigorosamente nada em obras. Estão de parabéns para rapidez com que estão a executar esta obra tão importante.

Ainda relativamente ao IP2: não sei se é apenas impressão minha mas nalgumas fotos que o ricardo_mirandes tirou junto à obra parece-me possível que esta comporte uma via 2x2, o que não deixa de ser estranho porque o projecto só prevê auto-estrada desde Trancoso a Celorico. Resta saber se é pura ilusão óptica da minha parte ou se é assim mesmo, quanto a isso o Ricardo, ao ter visto na realidade, poder-nos-á elucidar melhor.

Já agora, aproveito para perguntar ao mesmo Ricardo se sabe se o IP2 já está em construção para norte de Foz Côa.

Surpresa também para mim foi saber que já existe um troço do IC5 pronto, mesmo que inicialmente não tivesse sido pensado para isso. No entanto, na minha opinião, é um troço bem perigoso, algumas curvas são acentuadas e a inclinação é superior à máxima que costumamos ver em IP's ou IC's (6%). Espero enganar-me, mas vai ser um troço complicado em termos de acidentes. Olhando-o através do Google Earth dá para ver que existem duas ou três intersecções com estradas agrícolas que terão que ser eliminados, o que não é nada difícil de fazer.
Old January 4th, 2010, 09:29 PM   #65
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15744

Falta mesmo o separador central...

Acidentes não sei... costuma nevar por ali? o TMD também não deverá ser exagerado.

O IP2 parece dar para 2x2... ou então é 1x1, mas com largura para futuros alargamentos

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old January 4th, 2010, 10:31 PM   #66
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1084

Pois a mim parece que a largura é apenas para 1+1 com alguma excepção (2+1 ou nó de acesso, aí sim 2+2).

Também fiquei surpreendido com o estado das obras e faço minha a pergunta do Rpc08, e para norte de Foz Côa? A que junto outra, qual a solução para a travessia do Douro que foi aprovada? Aproveitamento da EN102 como alguns queriam ou traçado totalmente novo e nesse caso onde vai ser construída a nova ponte e qual o seu perfil transversal?
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old January 5th, 2010, 01:56 AM   #67
ricardo_mirandes
Registered User

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
Ainda relativamente ao IP2: não sei se é apenas impressão minha mas nalgumas fotos que o ricardo_mirandes tirou junto à obra parece-me possível que esta comporte uma via 2x2, o que não deixa de ser estranho porque o projecto só prevê auto-estrada desde Trancoso a Celorico. Resta saber se é pura ilusão óptica da minha parte ou se é assim mesmo, quanto a isso o Ricardo, ao ter visto na realidade, poder-nos-á elucidar melhor.
Na ultima é claramente 2x2, mas ai estamos a falar no troço A25/Trancoso.
Quanto às outras, a 8ª e 9ª foto, são no futuro nó de Longroiva, daí que tenha largura 2x2

Quote:
Já agora, aproveito para perguntar ao mesmo Ricardo se sabe se o IP2 já está em construção para norte de Foz Côa.
De Foz Coa até Junqueira, nicles!
Junqueira até Bornes, nao faço a minima, porque neste "passeio" nao fui por esse lado...
Old January 6th, 2010, 12:19 AM   #68
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Se estiver algum troço em construção então será certamente a norte de Junqueira, uma vez que o troço Junqueira/Pocinho foi entretanto retirado da concessão da Ascendi. Quanto a isso, aproveitando para responder ao Viriatuus, apesar de o Resumo Não-Técnico datado de Setembro de 2007 falar de uma ponte nova e em 2x2, a seguinte notícia datada de Março passado é desanimadora:

Quote:
Em vez de um novo traçado, Governo opta por requalificar troço Junqueira-Pocinho
Fonte: Jornal Nordeste, 31-03-2009

A decisão de requalificar o IP2 entre a Junqueira e o Pocinho foi recebida com entusiasmo pelo presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira.

“Perdeu-se demasiado tempo a fazer estudos mirabolantes para subir a cota do IP 2, mas o bom senso prevaleceu”, defendeu o edil, que falava na passada sexta-feira, durante a visita ao concelho do secretário de Estado adjunto e das Obras Públicas, Transporte e Comunicações, Paulo Campos.
“Os nossos objectivos são melhorar e requalificar o troço já existente, de forma a dar-lhe um padrão semelhante ao do novo traçado do IP2”, explicou o governante.
Quanto à travessia sobre o Douro, Paulo Campos avançou que os estudos prévios vão decidir entre o aproveitamento da ponte rodo ferroviária do Pocinho ou uma nova travessia rodoviária.
Aires Ferreira considera o avanço do IP2 uma vitória, mas recorda que muita da responsabilidade do adiamento da via é da própria região. “Durante anos temos estado quase sozinhos a defender a absoluta necessidade e prioridade do IP 2”, afirmou o edil.
O que, a confirmar-se, para mim é . Se por um lado o troço entre o Pocinho e a Foz do Sabor, já denominado IP2 nas placas, é relativamente bom (desde que requalificado, agora está uma vergonha), desde a Foz do Sabor até Junqueira a N102 é uma estrada estretinha, algumas curvas fechadas, enfim...

Esta decisão coloca também um outro problema: como é que os tipos que elaboraram o projecto pensam fazer desembocar o IP2 vindo de Foz Côa na barragem do Pocinho? Ou vão manter a travessia de Foz Côa e a descida às curvas até ao Pocinho, a pior parte da N102? É que se assim for é de doidos...
Old January 6th, 2010, 12:23 AM   #69
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Aquela zona na foz do Sabor é complicada...

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Old January 25th, 2010, 05:24 PM   #70
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Likes (Received): 76

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post
Pois a mim parece que a largura é apenas para 1+1 com alguma excepção (2+1 ou nó de acesso, aí sim 2+2).

Também fiquei surpreendido com o estado das obras e faço minha a pergunta do Rpc08, e para norte de Foz Côa? A que junto outra, qual a solução para a travessia do Douro que foi aprovada? Aproveitamento da EN102 como alguns queriam ou traçado totalmente novo e nesse caso onde vai ser construída a nova ponte e qual o seu perfil transversal?

O IP2 terá um perfil transversal tipo de 1+1 vias, mas bastante largo, com 2 vias de 3,75m e bermas de 2,5m.
Também haverá muitos locais em que existirá via de lentos, passando a subida a contar com 2 vias de 3,5m (ou uma um pouco mais larga que a outra, não sei bem) e uma berma de 1,5m.

Todas as intersecções do IP2 serão desniveladas e com perfil de AE. Isto é, 2x2, com separador central de betão e vias de aceleração/desaceleração para as entradas/saídas.

Quanto ao troço existente perto de Alfândega da Fé que será aproveitado para o IC5 (fotos do ricardo_mirandes) parece-me que, embora faça todo o sentido que seja aproveitado (seria um desperdício económico não aproveitar), o traçado é algo perigoso e com standards inferiores ao resto do IC5.
Esse troço existente tem velocidade de projecto de 60km/h e intersecções de nível, enquanto o ic5 a construir de raiz terá velocidade de projecto de 80km/h e intersecções desniveladas.
O melhor a fazer será dotar esse troço de todos os elementos de segurança necessários, nomeadamente abundância de sinalização de perigo, placas reflectoras, etc, e principalmente pôrem daqueles mecos de plástico para impedir ultrapassagens, ou mesmo um separados de betão, nalgumas zonas.

Espero sinceramente que não descurem a segurança nestas novas vias rápidas... seria muito triste estradas tão necessárias como estas serem famosas pelo seu perigo e pelas mortes.
Esperemos que tenham o bom senso de pensar na segurança desde o início (durante o projecto/construcção), e não só anos depois de abrir, quando estiver à vista de todos que as estradas são muito perigosas (como aconteceu nos IP4/IP5, que só muitos anos depois de abrirem ao trânsito receberam obras ao nível da segurança que reduziram em muito os acidentes e mortos).
Old January 25th, 2010, 06:08 PM   #71
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Em relação ao troço já existente do IC5, o EIA prevê que os cruzamentos de nível sejam elinimados, sendo para isso construídos viadutos se necessário. A única intersecção que não é eliminada é a que existe na extremidade do troço, em Sardão, o que me parece um bocado grosseiro...

BTW, agora que penso tenho ideia que vai haver mais um cruzamento a nível no IC5 além desse, se não me engano junto a Mogadouro...
Old January 25th, 2010, 07:08 PM   #72
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Hum... embora fosse preferível não os ter, não é por haver um cruzamento de nível que vem mal ao mundo (tendo em conta os muito baixos volumes de tráfego em nós como esse do Sardão). No IP4, na zona de Bragança, também existem alguns cruzamentos de nível.
É preciso também lembrarmo-nos que o IC5 nessa zona vai ter pouco tráfego.

Sabem quais são as datas previstas para a conclusão do IC5 e IP2, se não houver obras embargadas e tal?
Old January 26th, 2010, 12:10 AM   #73
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Sim, mas eu chamei-lhe grosseiro porque, existindo alguns cruzamentos a nível que vão ser eliminados (nalguns construir-se-ão viadutos) não faz grande sentido que o principal cruzamento se mantenha na mesma...

Quanto a prazos, falava-se em 2011 para os primeiros troços e 2012 para os restantes. Tendo em conta que muitos dos troços ainda não avançaram vai ser mais tarde. Os únicos que me parece que podem abrir em 2011 são os do IP2 entre Celorico e Foz Côa, especialmente o troço em auto-estrada entre Celorico e Trancoso.
Old January 26th, 2010, 12:43 AM   #74
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Quote:
Sim, mas eu chamei-lhe grosseiro porque, existindo alguns cruzamentos a nível que vão ser eliminados (nalguns construir-se-ão viadutos) não faz grande sentido que o principal cruzamento se mantenha na mesma...
Sim, isso é verdade.
Old January 27th, 2010, 12:44 AM   #75
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Viriatuus, respondo-te aqui porque este é o tópico mais adequado:

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post
Por aqui* parece já ter sido decidido que o IP2 afinal... não vai ser todo IP2. Entre Alfândega da Fé (ou seja a zona onde atravessa este concelho) e Vila Nova de Foz Côa vai ser aproveitado o actual traçado da EN102.

* http://www.ccdr-n.pt/protnorte/ e no seu interior por exemplo as páginas 98/99 do Relatório de Ponderação da Consulta Pública
Tal como eu já tinha dito em cima e com a agravante de a pior parte da N102 (VN Foz Côa / Pocinho) se manter

PS: Na página 95 a crítica é tua? É que se não é... alguém tem as mesmíssimas ideias que tu.

Last edited by rpc08; January 27th, 2010 at 12:51 AM.
rpc08 no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2010, 12:43 AM   #76
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
IP2 - Ligação Trancoso / Celorico da Beira no final do ano
Fonte: Rádio Elmo

Em execução desde o meio do ano passado o troço do IP2 que liga Trancoso a Celorico da Beira está segundo Júlio Sarmento, presidente da Câmara Municipal de Trancoso, com um bom ritmo, de tal modo que o autarca refere que em finais deste ano esta obra de grande importância para o concelho esteja concluída.
(...)
Tudo nos prazos portanto, o que tem sido uma raridade nestas concessões...

Já agora, relativamente ao troço Foz Côa / Junqueira que não vai ser construído, alguém sabe se está ao menos prevista uma variante a Foz Côa, para que os veículos não tenham que passar mesmo junto ao centro da cidade?
Old February 17th, 2010, 06:00 AM   #77
ricardo_mirandes
Registered User

Continuação "reportagem" - IC5/IP2 - 09/02/2010

Nó com a EN15:

Em direcção a Alijo:

O "dedinho" foi a mais para a fotografia
Nó Ansiães:

Em direcção a Vila Flor:

Já no IP2, sentido Junqueira-Macedo:
Nó da Trindade 1:

... aproximando-me, por uma estrada regional:

...olhando no sentido Sul:

...e no sentido Norte:

Seguindo em direcção a Bornes:

Viaduto 1.1:

A descer para Bornes:

Viaduto 1:

Em pleno IP2, zona de alargamento para 2x2, antes do IP4:

Old February 17th, 2010, 10:13 AM   #78
pai nosso
Registered User

pai nosso's Avatar

Likes (Received): 5656

Excelente reportagem!!!!

pai nosso no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2010, 03:42 PM   #79
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

pelo menos estas não pararam.

Old February 17th, 2010, 09:47 PM   #80
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1084

Não está projectado um pequeno túnel na travessia da serra de Bornes?
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules