Concessão do Douro Interior - Page 7 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old June 22nd, 2010, 02:32 PM   #121
Montemuro
Registered User

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Nephasto View Post
A que caso te referes?
Ao início da A29, que foi construída em cima da nacional? São apenas um para de kms ou assim, mas realmente parece que querem lá pôr portagem, o que me parece indecente!
A A44 também foi construída em cima da nacional, mas essa não levará portagens, e muito bem.

Mas esse pequeno troço da A29 é o único caso que estou a ver.
Para evitar desvios do tópico, respondo-te aqui: https://www.skyscrapercity.com/showth...1#post59077121

Last edited by Montemuro; June 22nd, 2010 at 02:48 PM.
Montemuro no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old June 22nd, 2010, 10:17 PM   #122
Espada à Cinta
Registered User

Likes (Received): 7

Quote:
Originally Posted by Tomas_Reis View Post
Não percebo este projecto: vão meter IP's numa região que dizem que estar a ficar deserta.

Mas, pelo que vejo, já está deserta. Já não há jovens que possam partir.

Ninguém vai usar estas estradas e tudo isto vai ser um fiasco para os contribuintes.

Lanço a pergunta: não será mais fácil, em vez de cobrir o país de mais estradas, baixar os impostos? Talvez se criasse mais emprego e se fixasse mais jovens.

Essa poderia ser a verdadeira "solidariedade regional" de que o governo tanto fala.

Imaginem o IVA a 15% (mais baixo no interior). Os espanhóis a irem lá abastecer-se de combustível mais barato. A agricultura a produzir. As lojas a reabrirem. Aliciante, não?

Vem cá e depois fala, detesto esta malta que fala de sítios que nem conhece. E odeio a maneira como dizes que cá "já não há nada"
E se fosse tudo tão simples como dizes....

Mas tudo bem, seguindo o teu ponto de vista, as lojas reabrem se os potenciais clientes não continuarem a demorar 1 hora a fazer 30 kms para lá chegar. Por isso, deixa lá estar a AE a ser contruída.
Espada à Cinta no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2010, 12:38 PM   #123
pai nosso
Registered User

pai nosso's Avatar

Likes (Received): 5656

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
e depois metem portagens
Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
Num IP sem formato de auto-estrada? Aí é que caía mesmo o carmo e a trindade, era o que mais faltava...

Não quero "meter mais lenha para a fogueira", mas……….. enquanto andava a pesquisar no site da ASCENDI, reparei que eles mencionam lá que vão construir 111 Km no IP2 e 131 Km no IC5 e que vai ter 3 Áreas de Serviço, e pus-me a pensar…….. Áreas de Serviço em IPs e ICs, não estarão já a preparar o caminho para algo pior……..!!!

Pensem um bocado sobre a minha “teoria da conspiração”

Já agora o fim previsto para a conclusão das obras é finais de 2011???
pai nosso no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old June 23rd, 2010, 02:06 PM   #124
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Likes (Received): 76

Não. O "velhinho" IP5 também tinha áreas de serviço.
Não tem a ver com portagens. Tem sim a ver com o facto de serem concessionadas, e as concessionárias terem toda a vantagem em terem áreas de serviço (dão lucro).
Old June 23rd, 2010, 07:30 PM   #125
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1183

O IP5, o IP3 também tem uma (entre Penacova e Santa Comba Dão), o IP4 outra na zona de Mirandela e o antigo IP1 (agora IC1) também tinha duas a chegar ao Algarve (agora estão quase ao abandono). Acho bem que se equipem estas estradas com áreas de serviço. Agora, portajar um IP, um IC? Nem eles têm lata para tanto.
Old June 26th, 2010, 09:35 PM   #126
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
IP2: trabalhador morre electrocutado
Fonte: TVI24

É o segundo acidente mortal nas mesmas obras em pouco mais de um mês

Um trabalhador morreu electrocutado na construção do IP2, esta terça-feira, naquele que foi o segundo acidente mortal em pouco mais de um mês nas obras públicas em curso no distrito de Bragança.

Segundo fonte dos bombeiros, o trabalhador de 27 anos era ajudante de uma grua que estava a ser manobrada por outro colega e que terá embatido em cabos de média tensão.

A vítima, que manuseava cabos da grua, foi atingida pela descarga eléctrica e, quando as equipas de socorro chegaram ao local, encontrava-se em paragem cardíaca.

De acordo com a fonte, o trabalhador, natural de São João da Pesqueira, acabou por falecer na unidade de saúde de Macedo de Cavaleiros, apesar das tentativas de reanimação no local do acidente de durante o transporte.

A fonte disse ainda que a vítima trabalhava para a Mota Engil, a líder do consórcio construtor da concessão do Douro Interior, que inclui o IP2 e o IC5, em construção no Distrito de Bragança.

O acidente ocorreu esta manhã na zona de Bornes (Macedo de Cavaleiros) e é o segundo mortal em cerca de um mês, depois de a 19 de Maio um outro trabalhador ter morrido esmagado por uma máquina também na construção do IP2, na zona de Vila Flor.

Os dois acidentes estão a ser alvo de inquéritos.
Mais um...
Old June 27th, 2010, 02:59 PM   #127
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15745

Há sempre acidentes rip

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old July 6th, 2010, 03:15 PM   #128
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
IP2 esbarra entre a Junqueira e o Pocinho
Fonte: Jornal Nordeste

18 quilómetros de Estrada Nacional são a alternativa para os automobilistas enquanto o IP2 não for concessionado na totalidade

As obras no IP2 decorrem a todo o vapor, mas ainda não há uma solução para o troço entre Junqueira (Torre de Moncorvo) e o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa).

Recorde-se que este lanço não obteve Declaração de Impacte Ambiental favorável, não tendo sido integrado na concessão Douro Interior. Para já, não há uma data para o avanço das obras nesta zona do Douro, visto que ainda estão a ser estudadas novas soluções.

Este lanço, com cerca de 18 quilómetros, vai ficar a cargo das Estradas de Portugal (EP). O projecto depende de avaliações de impacte ambiental, visto que há infra-estruturas que atravessam uma zona sensível do Douro.

O atraso na concretização deste troço vai obrigar os automobilistas a saírem do itinerário principal, para percorrerem esta zona pela actual estrada nacional, enquanto o IP2 não estiver concluído.

Conclusão do IP2 depende da aprovação de Estudos de Impacte Ambiental

A exclusão deste troço da subconcessão Douro Interior deixa preocupado o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Beraldino Pinto, que vê com bons olhos o andamento das obras do IP2, mas teme que fique incompleto, uma vez que ainda não está prevista a execução da via na zona do Douro.

“Estamos bastante preocupados e a tentar que se planifique positivamente aquele troço intermédio que ainda não está concessionado”, salientou o edil.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, lembra que esta situação demonstra que os estudos que foram feitos eram maus e lembra que sempre defendeu o reaproveitamento do troço existente entre o Sabor e o Pocinho.

O edil afirma, ainda, que o atraso deste lanço em relação à restante obra era inevitável, mas admite reunir com os autarcas servidos por esta via para a constituição de um grupo informal para o acompanhamento da obra.

Segundo a EP, neste momento está a ser desenvolvido um estudo para a beneficiação da EN102/IP2 entre a Junqueira e o Pocinho, que contempla, ainda, o Estudo Prévio para encontrar soluções para a travessia do rio Douro, na zona do Pocinho. No entanto, as propostas encontradas estarão sujeitas a Avaliação de Impacte Ambiental.

Este trabalho que está a ser desenvolvido pelas EP não contempla os cerca de 4 quilómetros junto à actual ponte do Sabor, visto que esta infra-estrutura ficará a cargo da EDP, no âmbito da construção do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor.
Old July 6th, 2010, 07:04 PM   #129
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

A melhoria/requalificação desse troço parece-me claramente a melhor opção.
E basta alargar, corrigir uma curva aqui e ali, melhorar umas intersecções, e construir uma nova ponte sobre o Sabor.
Também me parece que o melhor será manter a actual travessia pela Barragem, agora o que é preciso é melhorar os acessos pelo lado do Pocinho, para não se ter de atravessar pelo meio da povoação. Esta parece-me ser a parte mais complicada...
Old July 6th, 2010, 07:04 PM   #130
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

E basta alargar, corrigir uma curva aqui e ali, melhorar umas intersecções, e construir uma nova ponte sobre o Sabor.
Também me parece que o melhor será manter a actual travessia pela Barragem, agora o que é preciso é melhorar os acessos pelo lado do Pocinho, para não se ter de atravessar pelo meio da povoação. Esta parece-me ser a parte mais complicada...
Old July 6th, 2010, 07:31 PM   #131
Montemuro
Registered User

Quote:
Manter situações deste género nunca é o ideal. Mas para curto-médio prazo, talvez seja mesmo a melhor opção, mas admito que não conheço a zona. Não se pode fazer tudo de uma vez, deixa-se algo por fazer agora com vista a fazer mais tarde. É uma questão de prioridades. (Pena não se ter pensado assim em relação a outras obras, nomeadamente a A32.)
Old July 6th, 2010, 11:46 PM   #132
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1084

Essa solução é evidentemente uma não solução. Por acaso é o local mais caro da variante à N102, pomposamente chamado "IP2". E por acaso, só por acaso, que ninguém tenha dúvidas sobre isso, foi chumbado no EIA. Só por acaso, claro...
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old July 7th, 2010, 01:22 AM   #133
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
Ainda que entre Junqueira e Foz do Sabor a estrada tenha algumas curvas o problema não está aí porque não é difícil fazer uma nova ao lado. Até ao Pocinho também não é problema, basta arranjar o troço que nas próprias placas aparece como "IP 2" - a largura de via é a ideal e até já tem um nó construído, faltaria fazer um nó ou construir um pequeno acesso no antigo cruzamento para Moncorvo, já junto ao Pocinho. O maior problema é que, da maneira como o projecto parece estar feito, contornar o Pocinho não só é difícil como é bastante dispendioso. Por outro lado, o conceito de IP também cai porque a travessia pela Barragem não pode ser exclusiva a veículos e do lado do Pocinho não há alternativa senão fazer um entroncamento a nível...
Old July 7th, 2010, 11:50 AM   #134
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

So what?
Esse troço vai ter um tráfego muito baixo para um IP. E é uma zona em que a preservação da natureza e da paisagem é claramente prioritária.
Logo, não vejo mal que a travessia do Douro se faça pela Barragem.

Convenhamos, que influência é que isso terá na viagem de alguém que vá de Bragança à Guarda? Demorar mais 1 minuto de viagem?
Acho que não é por aí.
Old July 8th, 2010, 08:02 PM   #135
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Hum...eu sinceramente prefiro deixar as coisas logo bem feitas para eventuais casos futuros...

De qualquer das formas, deve ser ainda mais caro contornar o Pocinho que fazer uma nova travessia do Douro. Sim, porque tal como o Viriatuus já disse, quer-me parecer mais que é esse o problema...

Eu acho que seria melhor fazer uma nova travessia, nem que fosse ao mesmo nível da outra, mas que desembocasse do outro lado do Pocinho e evitasse a passagem actual pela localidade.
Old July 9th, 2010, 10:59 AM   #136
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Nisso concordo.
A travessia do Pocinho como está agora não é aceitável.
Old July 9th, 2010, 12:58 PM   #137
slickman
Registered User

Likes (Received): 105

Eu penso que a passagem pelo Pocinho mantem o local activo e ajuda o comércio, restauração etc.
Old July 12th, 2010, 08:23 PM   #138
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

IP2 - Nó com a A25

A foto não é elucidativa mas notam-se os trabalhos junto ao nó. Os pilares do viaduto sobre a auto-estrada já vão altos e já se notam as vias de acesso do outro lado da A25.
Old July 12th, 2010, 10:06 PM   #139
Montemuro
Registered User

Só por curiosidade: podes dizer-me +/- onde fica esse futuro nó?
Old July 12th, 2010, 10:47 PM   #140
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

É exactamente aqui: http://maps.google.pt/maps?f=d&sourc...5&ie=UTF8&z=16
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules