Concessão Pinhal Interior Norte - Page 7 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 25th, 2010, 02:14 AM   #121
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1084

100 kms? Não, nunca... como diz o Sky, 30 kms no máximo, o que justifica plenamente as minhas palavras anteriores, quem estiver na Península de Setúbal poupará tempo evitando a travessia do Tejo. E da mesma forma evitando Madrid, o caminho para Barcelona fica mais rápido se feito pela calmaria da CN.
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old January 25th, 2010, 11:25 AM   #122
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by JB. View Post
É diferente ir na diagonal, como no IC31, que ir em linha recta e depois cortar para cima, como na entrada em Espanha pela A6.
Essa "inclinação" que assinalas em Espanha é semelhante à A1 (entre Lisboa e Torres Novas) e à A23 (entre o Fratel e Castelo Branco).
Acredita.... 30 km no máximo. Ou seja 15 min em AE.
Old January 25th, 2010, 11:45 AM   #123
JB.
CB city

JB.'s Avatar

Likes (Received): 9

Seja que distância for (e para mim 30 km é pouco, mas ok), nada justifica ir para Madrid pela A6, mesmo para os habitantes da Setúbal. Quer dizer, mesmo que não queiram passar pelas pontes (coisa que muitos deles fazem todos os dias ), até ir pela pela A13 é preferível que ir dar a volta ao bilhar grande pela A6...

Estar a discutir este assunto não tem o mínimo sentido. É óbvio que mais de 90% das deslocações Lisboa-Madrid se farão pelo IC31, ninguém quer gastar mais gasolina e perder tempo para chegar ao mesmo sítio sem passar por uma ponte...

E se preferes ir para Barcelona pela calmaria, porque é que não vais pelas estradas nacionais? Tendo uma estrada que liga quase em linha recta Lisboa a Barcelona preferes ir dar a volta, mais uma vez ao bilhar grande só para não passar perto de Madrid que tem variantes por todo o lado

Está visto que gostas de perder tempo nas tuas viagens. É que, como eu já disse, a ligação Lisboa-Madrid-Barcelona entrando pelo IC31 dificilmente podia ser mais directa. Nem que te pusessem um mapa à frente e te dissessem "faz uma estrada que ligue estas três cidades" tu poderias fazer uma estrada em que tivesses de percorrer menos quilómetros e gastar menos tempo de viagem que aquela que vais ter com o IC31. É uma estrada ideal para ligar essas três cidades. Praticamente perfeita. Não percebo o porquê de se tentar sequer compara-la à A6. A ligação Lisboa-Madrid vai deixar de ser por lá. A estrada vai servir para outras ligações, só isso. Eu até nem acho que seja mau de todo deixar de ter tanto trânsito. Agora dizer, como disseste, que o IC31 vai estar às moscas, isso não é minimamente verdade...

Quote:
Originally Posted by Sky11 View Post
Essa "inclinação" que assinalas em Espanha é semelhante à A1 (entre Lisboa e Torres Novas) e à A23 (entre o Fratel e Castelo Branco).
Acredita.... 30 km no máximo. Ou seja 15 min em AE.
Ok, mas é completamente diferente ir numa diagonal mesmo que seja mais inclinada, como acontece nas situações que descreves, que ir em linha recta e depois cortar para cima: Teorema de Pitágoras.

Last edited by JB.; January 25th, 2010 at 11:51 AM.
JB. no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old January 25th, 2010, 11:50 AM   #124
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Quote:
E se preferes ir para Barcelona pela calmaria, porque é que não vais pelas estradas nacionais?
Quote:
Está visto que gostas de perder tempo nas tuas viagens.
Assim ficas aqui a discutir sózinho.
Old January 25th, 2010, 11:55 AM   #125
JB.
CB city

JB.'s Avatar

Porquê?

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post
Reparei também que deixaste sem comentário a minha crítica em relação à tua ideia de que o IC31 serviria também para as ligações a Cáceres. Presumo que concordas agora que o novo IC31 não irá melhorar a ligação entre Castelo Branco e aquela cidade.
Nesse assunto convenceste-me. Segura continuará a ser uma boa alternativa, mesmo não sendo por auto-estrada. De qualquer maneira, o IC31 não deixará de ser importante mesmo que não contemos com o tráfego de e para Cáceres.
Old January 25th, 2010, 12:17 PM   #126
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Grosso modo é disto que estamos a falar:
A vermelho a opção A6
A azul a opção A1 + A23 + IC31
A preto a ligação mais rápida em teoria.

Sinceramente não vejo grande diferença e os 30 kms que apontei até serão demais....

Além disso, a A6 em portugal e a A5 em Espanha têm muito melhor qualidade que a A23 e menos trânsito que a A1.

Eu irei sempre pela A6 e recomendo a todos que façam o mesmo

Last edited by Sky11; January 25th, 2010 at 12:23 PM.
Sky11 no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2010, 12:27 PM   #127
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Possivelmente, no futuro, ainda será mais perto usar a AE Badajoz - Caceres (planeada) e Caceres - Trujillo (já em funcionamento mas não aparece no mapa).
Old January 25th, 2010, 12:37 PM   #128
JB.
CB city

JB.'s Avatar

Melhor qualidade que a A23? Não vejo razão a para dizeres isso.

Tendo em conta todo o percurso e as duas opções a A1+A23+IC31 é a mais directa:

E não sou eu que digo que a distância é menor, ou melhor não sou só eu. Todos o dizem, peritos, comunicação social, autarcas... Também tu estás a preferir uma estrada que é a mais longa para Madrid sem motivo. Mas ok, cada um irá pela estrada que preferir. Esse até nem é um percurso que irei fazer muitas vezes
Old January 25th, 2010, 02:01 PM   #129
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1183

O único troço em que a A23 não apresenta grandes condições é o troço entre Torres Novas e Abrantes, de resto é uma boa auto-estrada, um pouco sinuosa por causa do relevo mas uma boa auto-estrada. Ao contrário, a A5 entre Badajoz e Madrid, apesar de mais plana, deixa a desejar em termos de condições, e o tráfego ainda é algum...

E já agora, estão-se a esquecer de uma coisa relevante: portagens.

- p/ Castelo Branco: € 5,55 + ? (o IC31 vai ter portagens?)
- p/ Badajoz: € 14,05 + € 1,35 (ponte) = € 15,40

Last edited by rpc08; January 25th, 2010 at 02:22 PM.
rpc08 no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2010, 02:03 PM   #130
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15739

E agora vos digo... eu não pago A6 e vou pela N4... fica bem mais barato que pagar A13 ou A1

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2010, 02:04 PM   #131
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15739

Há zonas depois de Trujillo cujo GPS aponta para Noroeste

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2010, 02:10 PM   #132
JB.
CB city

JB.'s Avatar

Para acabar com esta questão, acho que o mais importante no meio de tudo isto é que a opção do IC31 sobe sempre desde Lisboa até Madrid, nalguns locais mais a pique, noutros menos, mas sobe sempre. Por outro lado, a entrada em Espanha pela A6 desce em dois pontos ficando nos mesmos mais longe de Madrid:

Juntando o traço azul com o traço castanho, concluímos que a A6 se distância de Madrid mais de 30 km de certeza. Devem ser para aí uns 50 km. Depois, como desce nesses pontos, a estrada vai ter que voltar a subir noutros para igualar a distância a Madrid. Logo, são precisos mais 50 km para se voltar a estar tão perto de Madrid como se estava antes de se ter descido os 50 km iniciais. Balanço total: 100 km. É essa a diferença, enquanto numa nos estamos constantemente a aproximar de Madrid, a outra tem pontos em que nos distanciamos da capital espanhola.

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
E agora vos digo... eu não pago A6 e vou pela N4... fica bem mais barato que pagar A13 ou A1
Essa é outra. A A6 tem portagem enquanto que a A23, o IC31 e quanto julgo saber (tenho a impressão que li algures) a auto-estrada até Plasencia não têm

Last edited by JB.; January 25th, 2010 at 02:16 PM.
Old January 25th, 2010, 03:08 PM   #133
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Quote:
Juntando o traço azul com o traço castanho, concluímos que a A6 se distância de Madrid mais de 30 km de certeza. Devem ser para aí uns 50 km. Depois, como desce nesses pontos, a estrada vai ter que voltar a subir noutros para igualar a distância a Madrid. Logo, são precisos mais 50 km para se voltar a estar tão perto de Madrid como se estava antes de se ter descido os 50 km iniciais. Balanço total: 100 km. É essa a diferença
Old January 25th, 2010, 03:13 PM   #134
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Olha faz assim. Mede numa coisa que se chama... ai como é???? ai esta memória.... ah já me lembro .... em Km.

Usa o site da Viamichelin.

Origem: Lisboa
Destino: Madrid

Opção A: é a actual (631 km via A6)
http://www.viamichelin.com/web/Itine...raryFuelType=0

Opção B: coloca como stopovers Segura e Coria (631 km)

Ou seja.... igual.
A poupança com o IC31 resultará apenas dos ganhos do IC31 vs. actual estrada.
Mantenho os 30 km no máximo e agora medindo em .... naquela coisa... os tais kapa emes.

Last edited by Sky11; January 25th, 2010 at 03:18 PM.
Sky11 no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2010, 03:27 PM   #135
JB.
CB city

JB.'s Avatar

Quote:
Este argumento acabou comigo

Quote:
Olha faz assim. Mede numa coisa que se chama... ai como é???? ai esta memória.... ah já me lembro .... em Km.

Usa o site da Viamichelin.

Origem: Lisboa
Destino: Madrid

Opção A: é a actual (631 km via A6)
http://www.viamichelin.com/web/Itine...raryFuelType=0

Opção B: coloca como stopovers Segura e Coria (631 km)

Ou seja.... igual.
A poupança com o IC31 resultará apenas dos ganhos do IC31 vs. actual estrada.
Mantenho os 30 km no máximo e agora medindo em .... naquela coisa... os tais kapa emes.

Acabei da fazer Lisboa-Castelo Branco, Castelo Branco-Coria e Coria-Madrid e deu-me esses tais 635 km que ai tinhas antes de editares. Ora acontece que Castelo Branco-Coria se faz por uma estrada que anda às voltas e que não é em linha recta como a que vai ser construída. E tu queres, mesmo assim, tirar conclusões... Obviamente que se fosse a mesma coisa, só se remodelava a estrada e pronto, está feito. Por alguma coisa vão construir uma nova

E já agora também tens alguma coisa a dizer em relação às portagens ou, mesmo com elas e sendo a distância maior, preferes continuar a pagar para poderes utilizar a A6 em detrimento da A23 e IC31?

Last edited by JB.; January 25th, 2010 at 03:39 PM.
Old January 25th, 2010, 03:49 PM   #136
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Quote:
Acabei da fazer Lisboa-Castelo Branco, Castelo Branco-Coria e Coria-Madrid e deu-me esses tais 635 km que ai tinhas antes de editares. Ora acontece que Castelo Branco-Coria se faz por uma estrada que anda às voltas e que não é em linha recta como a que vai ser construída. E tu queres, mesmo assim, tirar conclusões... Obviamente que se fosse a mesma coisa, só se remodelava a estrada e pronto, está feito. Por alguma coisa vão construir uma nova
Via Castelo Branco implicava entrar e sair da cidade, dai ter editado para Segura.

Agora meu caro, escusavas de ser precipitado. Pois eu escrevi exactamente o mesmo que tu.... "A poupança com o IC31 resultará apenas dos ganhos do IC31 vs. actual estrada".

ou seja eu sei muito bem que a actual estrada são mais kms que o IC31 dai concluir que o ganho (em kms e que eu estimo em 30 no máximo) resultará desse upgrade.

Por isso mete os no cesto e admite que nunca na vida se podem ganhar 100 km com uma nova via entre Castelo Branco e Coria....

Ou então faz assim ..... uma vez que com as estradas actuais, as distâncias são iguais (631 km) verifica apenas quantos km são actualmente entre Alcains (A23) e Coria. Eu digo-te: dá 107 km actualmente.

Agora tens de imaginar os futuros IC31+EX1 a fazer essa mesma ligação em apenas 7 km para teres o tal ganho de 100 km.

Pois... se calhar não dá.
Old January 25th, 2010, 04:09 PM   #137
JB.
CB city

JB.'s Avatar

Posso ter exagerado nos números mas é mais que óbvio que há um encurtamento das distâncias com o IC31. Juro que ainda não consegui perceber o porquê de continuarem a insistir na A6

Pontos a favor do IC31:
- Menor distância
- Menos dinheiro gasto em portagens e em gasolina
- Menos tempo de viagem
- Mais quilómetros percorridos em território português

Pontos a favor da A6:
- Os utentes habituais da via que a utilizam para fazer a viagem Lisboa-Madrid já a conhecem e estão habituados a ela
- O Sky11 gosta mais desta estrada

Consegues fazer uma comparação destas com as vantagens de cada uma sem que a A6 fique claramente a perder?

Last edited by JB.; January 25th, 2010 at 04:15 PM.
Old January 25th, 2010, 04:12 PM   #138
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1183

Quote:
Via Castelo Branco implicava entrar e sair da cidade, dai ter editado para Segura.
Segura dista actualmente 7 km da R 240, principal ligação entre Castelo Branco e Monfortinho. Logo aí já são mais 14 km...

Acrescenta-lhe que o percurso IC31 + EX-A1 será mais directo e tens por aí 30 km a menos.
Old January 25th, 2010, 05:59 PM   #139
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
e tens por aí 30 km a menos.
Acertei na mouche?
Old January 25th, 2010, 06:06 PM   #140
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Quote:
Posso ter exagerado nos números mas é mais que óbvio que há um encurtamento das distâncias com o IC31.
Eu sempre concordei que há um encurtamento. Eu só rebati o teu número (100 km) e defendi o meu (30 km). Consegues desmentir o meu?

Agora invertendo posições

Pontos a favor do IC31:
- Menor distância
- Menos dinheiro gasto em portagens
- O JB gosta mais desta estrada

Pontos a favor da A6:
- Os utentes habituais da via que a utilizam para fazer a viagem Lisboa-Madrid já a conhecem e estão habituados a ela
- Menos tempo de viagem (*)
- Mais quilómetros percorridos em território espanhol (**)
- Menos dinheiro gasto em gasolina (***)

Consegues fazer uma comparação destas com as vantagens de cada uma sem que o IC31 fique claramente a perder?

(*) os 30 km a mais são 15 minutos de AE. O nível de serviço da A6 e da A5 espanhola é superior à A1 e à A23 (até Abrantes). Os 15 minutos são recuperados antes da fronteira mas .... sujeito a multas da GNR

(**) se para ti é uma desvantagem, para mim é uma vantagem

(***) este foi de maçarico.... não vês que ao fazeres mais km em Espanha (mesmo sendo mais 30 no total), a gasolina é muito mais barata lá do que cá
Advertisement

Reply

Tags
arganil, coimbra, condeixa, lousã

Thread Tools

Posting Rules