Estradas de Portugal [2009] - Page 2 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Closed Thread

Thread Tools
Old December 1st, 2008, 01:21 PM   #21
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by beto_chaves View Post
Figueirense, uma questão:

A estrada marcada a preto mesmo a norte do rio Douro já existe?

Quanto à estrada marcada a vermelho mesmo a sul do rio penso que não será possível a sua construção. Aquilo é região demarcada, património da humanidade e carregadinha de vinhas...
a estrada a preto não existe. para se ir da Régua ao Pinhão tem de se ir pela margem sul. além disso a ponte no Pinão é proibida a mais de 3 toneladas, portanto é uma obra importantíssima (quem tiver mais de 3 toneladas tem que ir até Sabrosa...).
o que existe na margem norte é a linha do comboio.
A_Voz_Da_Figueira no está en línea  
Sponsored Links
Advertisement

Old December 1st, 2008, 01:25 PM   #22
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Quote:
Originally Posted by Sky11 View Post
Os riscos representam o quê? Rotas migratórias de aves?
Ou é tudo alcatrão?
tudo alcatrão. vermelhos, azuis e pretos com estatuto definido (AE, IC e EN, respetivamente), laranjas sem estatuto definido para construir mais tarde.
Old December 1st, 2008, 01:37 PM   #23
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1183

Uma autêntica selva de asfalto em Trás-os-Montes

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
rpc quais são os IC's que não concordas.
- N103-Montalegre-Espanha;
- Bragança-IC5;
- Lamego-IP2
- Viseu-Sátão-Sernancelhe podia ligar directamente ao IP2 e não seguir como paralelo por aí acima até quase Mirandela.
- Aquele Sátão-Castro Daire (?) não tem qualquer fundamento...

Para as estradas que apontei uma requalificação chegava, e no caso de algumas nem isso será necessário. Por exemplo, não sei porque queres requalificar a N220 Moncorvo-N221 e a N221 N220-Mogadouro, tem um traçado bastante bom...

- Braga-Bragança em AE.

Last edited by rpc08; December 1st, 2008 at 02:14 PM.
rpc08 no está en línea  
Sponsored Links
Advertisement

Old December 1st, 2008, 04:16 PM   #24
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1084

Já pus o meu mapa mas foi completamente adulterado pelo Figueirense...

Para não repetir aproveito para uma crítica aos mapas colocados pelo Barragon e pelo Rpc08. Tal como Rpc08 refere parece-me haver alguns IC's a mais no mapa do Barragon. Não sei é se concordo com as críticas do Rpc08. Mas em compensação haverá outros em falta... Vamos por partes.

No mapa do Rpc08 não há razão nenhuma para o dito IC34 de Murça a Moncorvo. O IC34 como parte dum itinerário Porto/Salamanca deve ir sempre na margem esquerda do Douro onde a actul estrada a EN222 é completamente irrecuperável para tráfegos pesados e de longo curso. Como eu tenho dito o trajecto deveria ser Gaia/Castelo de Paiva/Lamego/Vila Nova de Foz Côa/Barca d'Alva - sempre em auto-estrada. está no mapa do Barragon mas deveria ser a vermelho.

O Rpc08 critica a ligação Lamego IP2. Será a que refiro acima ou a Lamego /Trancoso? Seja qual for ambas são necessárias. Quanto á cor do traço da segunda talvez também fosse a vermelho, especialmente se como acho - mas o Barragon não prevê - tivesse continuação directa de Lamego para Mesão Frio (sem necessidade duma volta ao bilhar grande pela Régua...) Amarante e Guimarães.

Já concordo com a crítica do Rpc08 em relação à ligação Sernancelhe/Mirandela devendo ela ser substituída por uma outra Sernancelhe/Vila Nova de Foz Côa com a possibilidade de mais tarde ser estendida a Mogadouro/Miranda.

Falta no mapa do Barragon a ligação Carrazeda/Moncorvo e Vila Pouca de aguiar/Mirandela/Miranda. O IC5 obviamente é para desaparecer... Não faz falta nenhuma!

O traço verde ao longo da EN221 seria substituído por um azul e de Izeda a estrada prosseguiria directamente para Bragança (e de Pinhel para a Guarda). Aliá aproveito para fazer uma nova crítica ao Rpc08. porquê construír o IC34 ao longo da EN332? Essa estrada está boa - faltará uma ou duas variantes por exemplo a Almeida -, má está a EN221 entre Pinhel e Figueira. Em vez de rectificar esse troço que será sempre difícil, o melhor é mesmo construirr um IC em condições ao lado.

Concordo com as críticas do Rpc08 em relação a Castro Daire/Sátão e N103/Montalegre/Espanha bem como à necesidade de pelo manos entre Braga e Chaves haver auto-estrada.

Baseado no mapa do Barragon:

(A tracejado eventuais dúvidas sobre o tipo de traçado)

Viriatuus está en línea ahora  
Old December 1st, 2008, 07:01 PM   #25
Luís Raposo Alves
Registered User

Luís Raposo Alves's Avatar

Likes (Received): 1933

Eu acho que devia ser assim:

Luís Raposo Alves no está en línea  
Old December 1st, 2008, 08:41 PM   #26
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15785

Não entendo a crítica desta gente ... são riscos a mais? como se o mapa tem uma escala grande. Digamos que se formos ver a quantidade de N's e M's aquilo ficaria como o mapa do Luis Raposo

De acordo com o mapa do Viriatuus:

- Queres o IC5 a passar mais a norte para ser directo a Miranda... tudo bem.

Mas agora fiquei com uma duvida... qual seria a real diferença entre as azuis e as verdes..

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea  
Old December 1st, 2008, 09:02 PM   #27
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post
No mapa do Rpc08 não há razão nenhuma para o dito IC34 de Murça a Moncorvo. O IC34 como parte dum itinerário Porto/Salamanca deve ir sempre na margem esquerda do Douro onde a actul estrada a EN222 é completamente irrecuperável para tráfegos pesados e de longo curso. Como eu tenho dito o trajecto deveria ser Gaia/Castelo de Paiva/Lamego/Vila Nova de Foz Côa/Barca d'Alva - sempre em auto-estrada. está no mapa do Barragon mas deveria ser a vermelho.
Seja, no entanto essa é uma zona bastante acidentada (já sei que me vais responder - construam-se túneis) e uma ligação à A4 não tornando mais perto que a tua seria uma melhoria substancial com menos custos (e agora tu respondes-me: o que é que isso interessa? Se se constrói que seja bem feito! Bem sei, bem sei...)

Quote:
O Rpc08 critica a ligação Lamego IP2. Será a que refiro acima ou a Lamego /Trancoso? Seja qual for ambas são necessárias.
Contesto a ligação Lamego-Foz Côa-Barca d'Alva (?, ali nem é Foz Côa nem é nada) mas no teu cenário (AE até ao Porto) já será de considerar.

Quote:
Quanto á cor do traço da segunda talvez também fosse a vermelho, especialmente se como acho - mas o Barragon não prevê - tivesse continuação directa de Lamego para Mesão Frio (sem necessidade duma volta ao bilhar grande pela Régua...) Amarante e Guimarães.
repara: se eventualmente for construída uma AE que ligue à A4 na zona de Mesão Frio/Amarante (ou mesmo ao nó com a A11) a tal AE que propões deixa de ser necessária; vice-versa se for construída a que tu defendes. Porque com qualquer uma das duas se faz uma ligação Porto-Salamanca "muito bem feita". Uma acaba por impedir a outra, que deixa de ser necessária...

Quote:
Já concordo com a crítica do Rpc08 em relação à ligação Sernancelhe/Mirandela devendo ela ser substituída por uma outra Sernancelhe/Vila Nova de Foz Côa
Exactamente, mas...

Quote:
com a possibilidade de mais tarde ser estendida a Mogadouro/Miranda.
...mas depois voltamos ao mesmo. Aproveitando o traçado do IC5 entre o IP2 e Miranda deixaria de ser necessária a estrada que propões até Miranda, que acaba por numa parte ser mais ou menos paralela...ao IP2. O ideal era fazer o IC5 um pouco mais a sul (para te orientares, uns km a sul de Alfandega da Fé, ligando por conseguinte ao IP2 mais a sul e ligando à A4 uns quilómetros mais a oeste (direcção Porto) do que o que tenho no meu mapa.

Teríamos então o seguinte: Mirandela mantinha-se central no meio de tudo isto, e não seria necessário construír nenhuma Foz Côa/Mogadouro, os que viessem de Sernancelhe apanhariam o IP2 em Foz Côa e apanhariam o IC5 que ficaria assim um pouco mais directo para Miranda.

E então sim, faria todo o sentido uma AE que começasse na A4 Mesão Frio/Lamego/fronteira (Vilar Formoso ou Barca d'Alva, dependendo da A-517).

Quote:
Falta no mapa do Barragon a ligação Carrazeda/Moncorvo.
Para quê? Por si só não serve para nada. Aí, quanto muito uma requalificação da estrada.

Quote:
O traço verde ao longo da EN221 seria substituído por um azul e de Izeda a estrada prosseguiria directamente para Bragança (e de Pinhel para a Guarda). Aliá aproveito para fazer uma nova crítica ao Rpc08. porquê construír o IC34 ao longo da EN332? Essa estrada está boa - faltará uma ou duas variantes por exemplo a Almeida -, má está a EN221 entre Pinhel e Figueira. Em vez de rectificar esse troço que será sempre difícil, o melhor é mesmo construirr um IC em condições ao lado.
Fazer passar um IC no vale do Douro não é propriamente muito fácil...para além de que com IP2 e derivados uma nova estrada deixa de ser necessária. Ah, e como já tinha dito...:
Quote:
Originally Posted by rpc08
Por exemplo, não sei porque queres requalificar a N220 Moncorvo-N221 e a N221 N220-Mogadouro, tem um traçado bastante bom...

De Pinhel para a Guarda a estrada N221 foi recentemente requalificada nalguns pontos e anda em obras noutros, estão a fazer várias variantes e a alargar um pouco a estrada (na mesma 1x1 na maioria). Quanto a Pinhel/Fig. Castelo Rodrigo concordo.

Ufa, já acabei! Estes posts deixam-me cansado...
Old December 1st, 2008, 09:28 PM   #28
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Quote:
Já pus o meu mapa mas foi completamente adulterado pelo Figueirense...
adulterado não... modificado para ficar mais parecido com a realidade (pelo menos com a minha realidade ficou mais parecido...)
Old December 1st, 2008, 09:30 PM   #29
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Quote:
Originally Posted by Luís Raposo Alves View Post
Eu acho que devia ser assim:

um mapa mais realístico que o meu, o do Barragon, o do rpc08 e o do Viriatuus.
Old December 1st, 2008, 09:30 PM   #30
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Old December 1st, 2008, 09:39 PM   #31
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Não querem por acaso passar com um megacilindro por essa zona? Ao menos assim ficava logo tudo alcatroado, não era preciso andar a construir de novo...

@Figueirense: por favor, tenta meter todas as tuas respostas num só post. Fazeres 3 posts acaba por ocupar muito espaço...

Last edited by rpc08; December 1st, 2008 at 09:45 PM.
rpc08 no está en línea  
Old December 1st, 2008, 09:52 PM   #32
Luís Raposo Alves
Registered User

O meu caso é o seguinte:

Faço frequentemente o percurso Penedono-SJPesqueira-Ervedosa-Pinhão e
SJPesqueira-Foz Coa-Pocinho-Moncorvo e o que me mete mais pena é que não há maneira nenhuma de fugir àquelas curvas, e as coisas também já não podem ficar melhor porque é disparate fazer túneis e viadutos..... mas há coisas que é melhor ficarem como estão do que estar a estragar...
Old December 1st, 2008, 09:57 PM   #33
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
Não querem por acaso passar com um megacilindro por essa zona? Ao menos assim ficava logo tudo alcatroado, não era preciso andar a construir de novo...

@Figueirense: por favor, tenta meter todas as tuas respostas num só post. Fazeres 3 posts acaba por ocupar muito espaço...
como se faz quote a mais que um poste?
Old December 1st, 2008, 09:58 PM   #34
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Quote:
O meu caso é o seguinte:

Faço frequentemente o percurso Penedono-SJPesqueira-Ervedosa-Pinhão e
SJPesqueira-Foz Coa-Pocinho-Moncorvo e o que me mete mais pena é que não há maneira nenhuma de fugir àquelas curvas, e as coisas também já não podem ficar melhor porque é disparate fazer túneis e viadutos..... mas há coisas que é melhor ficarem como estão do que estar a estragar...
os meus projetos satisfazem-te. vai à 1ª página deste tópico.
Old December 1st, 2008, 09:59 PM   #35
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
Originally Posted by Figueirense View Post
como se faz quote a mais que um poste?
Basta seleccionares os posts que quiseres clicando no botão que está ao lado do "quote" (aquele das aspas). Depois de os seleccionares carregas em "Post Reply".
Old December 1st, 2008, 10:00 PM   #36
Luís Raposo Alves
Registered User

mesmo assim prefiro sair do carro para vomitar por causa das curvas do que ver viadutos por cima das quintas do douro...
Old December 1st, 2008, 10:00 PM   #37
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
Basta seleccionares os posts que quiseres clicando no botão que está ao lado do "quote" (aquele das aspas). Depois de os seleccionares carregas em "Post Reply".
obrigado.
Old December 1st, 2008, 10:01 PM   #38
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Quote:
mesmo assim prefiro sair do carro para vomitar por causa das curvas do que ver viadutos por cima das quintas do douro...
ao vomitar estragas a paisagem...
Old December 1st, 2008, 11:20 PM   #39
beto_chaves
Here since 2007

beto_chaves's Avatar

Likes (Received): 210

Quote:
Originally Posted by Figueirense View Post
a estrada a preto não existe. para se ir da Régua ao Pinhão tem de se ir pela margem sul. além disso a ponte no Pinão é proibida a mais de 3 toneladas, portanto é uma obra importantíssima (quem tiver mais de 3 toneladas tem que ir até Sabrosa...).
o que existe na margem norte é a linha do comboio.
mas construir uma estrada por onde tu apontas é um erro gravissimo! já viste o que era destruir parte das vinhas para a construção da nova estrada!? mais valia recuperar a estrada no lado oposto do rio (a sul . penso q é a N222) e melhorar tb a ponto do pinhão! resolviam-se as coisas e não se mexia no património natural da região!
Old December 1st, 2008, 11:24 PM   #40
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Quote:
Originally Posted by beto_chaves View Post
mas construir uma estrada por onde tu apontas é um erro gravissimo! já viste o que era destruir parte das vinhas para a construção da nova estrada!? mais valia recuperar a estrada no lado oposto do rio (a sul . penso q é a N222) e melhorar tb a ponto do pinhão! resolviam-se as coisas e não se mexia no património natural da região!
construir uma estrada proposta há 60 anos é um erro? a N222 são curvas e mais curvas. além disso não quero que mexam na ponte, pois apesar de defeituosa, é bastante bela.
Sponsored Links
Advertisement

Closed Thread

Tags
estradas

Thread Tools

Posting Rules