IP8 - A26 | Sines-Beja - Page 3 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 8th, 2009, 01:36 PM   #41
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15746

1+1 pronto

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old February 8th, 2009, 05:00 PM   #42
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Likes (Received): 675

porque não 1x2?
Old February 9th, 2009, 12:01 AM   #43
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

1+1 = 2

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Sponsored Links
Advertisement

Old February 9th, 2009, 12:14 AM   #44
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
1+1 = 2
1+1=1x2

Last edited by Sky11; February 9th, 2009 at 08:18 PM. Reason: sinal trocado
Sky11 no está en línea   Reply With Quote
Old February 9th, 2009, 12:30 AM   #45
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

também fizeste um onde não seguiste o tópico do título do thread.

Apenas referi a minha preferência pelo + em vez do x. O que tem de errado?

(terei que te justificar tudo para não compreenderes mal as coisas)

Old February 11th, 2009, 06:46 AM   #46
Ricardo Jorge
Registered User

Ricardo Jorge's Avatar

Likes (Received): 7

IP8 vs IC33... mais uma obra-prima do planeamento Português.

Como natural da região e conhecedor do IC33 e da N121, digo sem me equivocar: é uma ilusão este IP8. Sinto-me desiludido com estas opções. Não faz sentido ligar um ponto extremo (Sines) a outro (Sevilha), em vez de ligarem Sines condignamente à A2 e à A6.

É como fazer uma artéria principal a ligar uma mão à outra mão, em vez de a ligarem ao coração e ao cérebro.

Estão à espera que os camiões vão de Sines para Beja fazer o quê? Os camiões que saem de Sines, vão 90% para Lisboa, Norte e Espanha.

O que é que vai sair do Litoral Alentejano para Beja? Querosene para os aviões do futuro Aeroporto de Beja? vão de combóio como sempre foram, tal como vão para Faro.

Tráfego que sai de Sines, Santo André, Odemira, Aljezur e todo o Sudoeste que é suposto este IP8 servir tem como destino Lisboa, Norte ou Espanha. Mentalizem-se disto.

IC33 2x2 até Évora e uma N121 com variantes. End of story.

P.S: Se bem que o IC33 foi construido do lado errado de Grândola... isto é erros em cima de erros... Eu nem olho, para não me frustrar ainda mais.
Ricardo Jorge no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 02:41 PM   #47
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by Ricardo Jorge View Post
IC33 2x2 até Évora e uma N121 com variantes.
Ricardo, concordo 99% contigo.
Apenas nesta frase discordo parcialmente. Entre Beja e a A2 (N121+N259) também defendo AE.
O resto da N121 (entre Ferreira e Santiago do Cacém) com ajustes pontuais e variantes a todas as localidades seria suficiente e ajustado ao TMD esperado.

Mais ou menos isto:

Rosa: 2+2
Azul: 1+1 (preparado para 2+2)
Sky11 no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 03:15 PM   #48
napolit
Registered User

Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post

Do lado espanhol vão fazer 2x2 como é óbvio. Basta ver o plano de estradas previsto.
Eu nao veio-o tao óbvio, para mim o óbvio é nao fazer essa autoestrada e creio que nao se fará igual que aconteceu com a autoestrada Toledo-Córdova, os danos meio ambientais na Serra de Aracena e Picos de Aroche seriam enormes (44.44 km pelo Parque Natural, além de isolar os Picos de Aroche com o resto da Serra de Aracena, e nao só está declarado Parque Natural pelo governo de Espanha, mas também Reserva da Biosfera pela UNESCO), e ao contrário que essa última autoestrada que já estava totalmente planeada e só era preciso começar as obras, esta nem está incluida dentro do "Plan Estratégico de Infraestructuras y Transportes dos anos 2005-2020", é simplesmente um projecto de há bastantes anos. Pelo menos com o governo actual creio que é evidente que nao vai fazer-se (afortunadamente). Segundo li quando houve debates sobre isso, pensaram que o melhor era fazer uma autoestrada pelas cuencas mineras de huelva, em concreto uma idéia seria:

Según me comentó alguien que trabajaba en la diputación de Huelva la solución podría consistir en hacer esa vía al sur del parque, por el Andévalo, vendría a ser un desdoble de la actual carretera Valverde-Calañas-Cabezas Rubias-Santa Bárbara-Rosal. Cómo llegar desde Sevilla hasta Valverde es una pregunta que esa persona no me contestó

Mas ainda assim tambén nao creio que esteja muito livre de grandes impactos ambientais, especialmente quando está a fazer-se o corredor ecológico Serra Morena-Doñana além do corredor do Rio Tinto e do rio Guadiamar. Por isso acho que nem eles sabiam o que teriam de fazer para conectar Sevilha com Valverde, só mesmo a autoestrada pela N-435.

A outra posibilidade que li era utilizar a A-66 até Zafra e depois a autoestrada até Jerez de los Caballeros e depois fazer uma nova autoestrada entre Jerez e Évora para assim comunicar Sevilha com Lisboa (isto acho que seria o mais normal, mas ainda assim eu nao creio que esteja justificado fazer essa autoestrada e agora com a Alqueva duvido muito que fossem a faze-lo do lado português se a intençao de alguns é converter aquilo num lugar turístico, por isso acho que o que deveriam apoiar é uma melhor comunicaçao ferroviária).

PD Como já expliquei uma vez, a reintroduçao do lince ibérico em Portugal num futuro deveria ser segundo a minha opiniao e a de outras pessoas na Serra da Adiça.

PD Reservas da biosfera pela UNESCO: http://portal.unesco.org/science/en/...CTION=201.html

PD Uma fonte do texto que meti: http://www.sevilla21.com/foro/viewto...747600cb3bacf3

PD Estive a pesquisar e como eu pensava nao só afectar ao Parque Natural e Reserva da Biosfera da Serra de Aracena e Picos de Aroche, mas a todos estes espacios naturais:

Entre los espacios de interés que recoge el primer estudio informativo de la autovía sobresalen, por su interés, el corredor ecológico del río Guadiamar (16.782 hectáreas); el propio Parque Natural Sierra de Aracena y Picos de Aroche (186.909 hectáreas), el paraje natural de Peñas de Aroche (importante sobre todo por su fauna); la Rivera del Chanza (70 hectáreas en Aroche, Rosal y Santa Bárbara de Casa); el Paraje de Sierra Pelada (12.226 hectáreas); Mina Carpio (en Cortegana); el Corredor Ecológico de Río Tinto (21.405 hectáreas); el de Río Tinto (en parte de Zalamea la Real) el de Río Guadiana y Ribera del Chanza (en El Granado), y la Mina Sotiel Coronada, en el término municipal de Calañas.

Deixo aqui um mapa com os lugares naturais protegidos pela Uniao Europeia na red natura:

http://es.wikipedia.org/wiki/Provincia_de_Huelva

Last edited by napolit; February 12th, 2009 at 12:39 AM.
napolit no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 03:43 PM   #49
emarques
Registered User

emarques's Avatar

Likes (Received): 170

Quote:
Estão à espera que os camiões vão de Sines para Beja fazer o quê? Os camiões que saem de Sines, vão 90% para Lisboa, Norte e Espanha.

O que é que vai sair do Litoral Alentejano para Beja? Querosene para os aviões do futuro Aeroporto de Beja? vão de combóio como sempre foram, tal como vão para Faro.

Tráfego que sai de Sines, Santo André, Odemira, Aljezur e todo o Sudoeste que é suposto este IP8 servir tem como destino Lisboa, Norte ou Espanha. Mentalizem-se disto.
É possível que Beja tivesse mais tráfego de/para Sines se as ligações não fossem inadequadas...

Compraste muita coisa, compras-te sempre tantas prendas?
emarques no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 08:52 PM   #50
JoniP
Registered User

JoniP's Avatar

Likes (Received): 90

Quote:
Como natural da região e conhecedor do IC33 e da N121, digo sem me equivocar: é uma ilusão este IP8. Sinto-me desiludido com estas opções. Não faz sentido ligar um ponto extremo (Sines) a outro (Sevilha), em vez de ligarem Sines condignamente à A2 e à A6.

É como fazer uma artéria principal a ligar uma mão à outra mão, em vez de a ligarem ao coração e ao cérebro.

IC33 2x2 até Évora e uma N121 com variantes. End of story.

P.S: Se bem que o IC33 foi construido do lado errado de Grândola... isto é erros em cima de erros... Eu nem olho, para não me frustrar ainda mais.
A ligação de Sines à A2 e A6 será feita pelo IC33 como está previsto.. O perfil não me lembro qual será mas tem partes que será 2+2.. O IP8 tal como está projectado é importante para ligar Sines ao aeroporto e Beja à A2.. Não acho que esteja assim tão mal.. O que era interessante era o prolongamento do IC33 para sul a partir de Santiago do Cacém (IC4) em formato de AE de modo a servir a costa alentejana..
JoniP no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 10:02 PM   #51
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

AE na Costa Vicentina? never...

Santiago - Cercal - São Luis - Odemira - São Teotónio - Odeceixe - Aljezur - Lagos em perfil 2x1 ou 3x1

Old February 11th, 2009, 10:06 PM   #52
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1183

3x1? Isso é o quê?

Também concordo com a ideia do Ricardo Jorge, já o disse algures que ligação verdadeiramente prioritária é Sines-Évora, de modo a ligar à Espanha e a Madrid particularmente pela A-5.

Quanto à A-47 até Rosal de la Frontera do lado espanhol eu ouvi há pouco tempo que tinham voltado a pegar na ideia de fazer a autovía. A ver vamos...
Old February 11th, 2009, 10:24 PM   #53
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

3x1 é o actual IP3

Old February 11th, 2009, 10:58 PM   #54
pc327
pc327

pc327's Avatar

Likes (Received): 28

Li algures que a estradas de portugal está a estudar a viabilidade do ic4 desde lagos até ao ip8 quando curva pa sines junto a santiago. Se encontrar a noticia meto aqui.
pc327 no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 11:10 PM   #55
JoniP
Registered User

JoniP's Avatar

Likes (Received): 90

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
AE na Costa Vicentina? never...

Santiago - Cercal - São Luis - Odemira - São Teotónio - Odeceixe - Aljezur - Lagos em perfil 2x1 ou 3x1
Não vejo porquê.. A norte temos a A28, A29, A17, A8 que em geral correm sempre junto ao litoral.. Acho que devia ser feito um estudo de impacte ambiental que evitasse cruzar zonas sensiveis.. Mas cada um tem a sua opinião.. Acho que o alentejo so tinha a ganhar..

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
3x1? Isso é o quê?

Também concordo com a ideia do Ricardo Jorge, já o disse algures que ligação verdadeiramente prioritária é Sines-Évora, de modo a ligar à Espanha e a Madrid particularmente pela A-5.
Não é prioritário ligar Beja que é capital de distrito e ainda por cima tem um aeroporto à rede nacional de auto estradas?
Essa ligação Sines - Évora vai existir é o IC33 até lá usa-se IC33 + A2 + A6.. Não se pode dizer que sines esteja propriamente isolada!
JoniP no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2009, 08:33 AM   #56
Ricardo Jorge
Registered User

Ricardo Jorge's Avatar

Quote:
Originally Posted by JoniP View Post
Não vejo porquê.. A norte temos a A28, A29, A17, A8 que em geral correm sempre junto ao litoral.. Acho que devia ser feito um estudo de impacte ambiental que evitasse cruzar zonas sensiveis.. Mas cada um tem a sua opinião.. Acho que o alentejo so tinha a ganhar..
É uma área pouca habitada e muito preservada a nível ambiental.
Todo o Litoral do Alentejo tem pouco mais de 100.000 habitantes... o Litoral vizinho do Porto está terrivelmente urbanizado... não tem nada a ver.
O Litoral do Alentejo é o único pedaço de litoral Português que ainda não foi desvirtuado.

Quote:
Não é prioritário ligar Beja que é capital de distrito e ainda por cima tem um aeroporto à rede nacional de auto estradas?
Sem dúvida, isso ninguém põe em causa. Beja-A2/Norte é uma ligação muito concorrida, tem grande movimento. Para mais com o novo Aeroporto.

O que se põe em causa é misturarem o conceito Beja-A2/Norte com o conceito Sines-Beja e Sines-Espanha/Europa

O tráfego de Sines e arredores tem como destino principal, Lisboa/Norte, e Espanha(Europa). Sevilha (destino final do IP8) é fora de caminho da "Europa". Não é um movimento muito existente.

Quanto ao factor de ligação Sines-Beja, é interessante, mas nem de perto urgente como uma duplicação do IC33 (ou solução semelhante). É completamente diferente.

Quote:
Essa ligação Sines - Évora vai existir é o IC33 até lá usa-se IC33 + A2 + A6.. Não se pode dizer que sines esteja propriamente isolada!
O IC33 é a estrada mais usada, por se destinar a Norte. Ao passo que a ligação principal do Litoral, em especial de Sines e arredores a Beja (N121) tem um tráfego escasso.

De qualquer modo o IC33 teve um defeito de planeamento quando foi construído:
-fizeram-no seguindo os cumes da Serra de Grândola.
Os camiões borram-se todos quando vêm de Sines e depois de passarem o ponto mais alto, lá vão numa descida tipo a do Alto de Espinho no IP4. No sentido contrário, acontece obviamente o mesmo. Para dar 2 voltas ao velocímetro não há melhor (e só aqui entre nós, se agora quiserem duplicar o IC33 todo, têm de derrubar o marco geodésico da Serra de Grândola )

O IC33, depois do Roncão/São Francisco deveria ter seguido pelo planalto de Grândola e entroncar no IC1/IP1 pelo lado Sul da vila de Grândola, e não a Norte (brevemente faço um esquema elucidativo).

Nada faz sentido neste país... eu já desisti de ter esperanças.

P.S.: Mais uma vez, feliz dia de São Valentim Loureiro para toda a gente

Last edited by Ricardo Jorge; February 14th, 2009 at 08:42 AM.
Old February 14th, 2009, 08:46 AM   #57
Ricardo Jorge
Registered User

Ricardo Jorge's Avatar

Quote:
Originally Posted by Sky11 View Post
Ricardo, concordo 99% contigo.
Apenas nesta frase discordo parcialmente. Entre Beja e a A2 (N121+N259) também defendo AE.
O resto da N121 (entre Ferreira e Santiago do Cacém) com ajustes pontuais e variantes a todas as localidades seria suficiente e ajustado ao TMD esperado.

Mais ou menos isto:

Rosa: 2+2
Azul: 1+1 (preparado para 2+2)
Não tinha visto este post! Ah, mas eu concordo que entre Beja e a A2 seja AE, por isso podes concordar 100%, eu é que me expliquei mal!
Só fazia aí um pequeno ajuste ao mapa, uma solução 2 em 1 (ainda se lembram do Vidal Sassoon? e do Dimension? :P), por causa da dificuldade que seria atravessar a Serra do Cercal a Sul de Santiago do Cacém (parece que não, mas é bem íngreme... iriam ter de usar muito dinamite e fazer grandes cortes... e cortar muito sobral).

Last edited by Ricardo Jorge; February 14th, 2009 at 08:51 AM.
Old February 14th, 2009, 11:14 AM   #58
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Nem mais Ricardo, eu costumo passar lá algumas vezes e apanho os camiões ali a subir perto da saída de Santa Cruz cagam-se todos.

Por mim deveria ter sido mais perto do oceano, não subindo ali em Santa Cruz, mas indo em direcção a Melides e depois fazendo a curvinha para Grândola.

Só neste sentido é que se justificaria a nova AE.

Old February 14th, 2009, 11:38 AM   #59
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Ligação da AE de Santo André ao IC33 no Deixa o Resto

Variante Santiago - Santo André com boa ligação ao Hospital

IC33 por Melides

AE Sines - Beja +- pelo sitio indicado.

Old February 14th, 2009, 08:13 PM   #60
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1183

Qual é a necessidade de construir uma parte do IC33 de novo? No caso do IC4 este poderia curvar um pouco mais para o lado de Sines antes de entroncar com o IP8...

Quote:
Originally Posted by JoniP
É prioritário, mas não tanto no meu entender quanto a construção do IC33 (este último deveria ser em AE também).
Advertisement

Reply

Tags
a26, alentejo, beja, ip8, sines

Thread Tools

Posting Rules