IP8 - A26 | Sines-Beja - Page 5 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 19th, 2009, 04:41 PM   #81
NelsonMirandaPT

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post
A partir do momento em que se podem comparar cenários/casos porque não?

Porque não se está a comparar casos nenhuns. Está a existir uma birrinha de um utilizador que acha que uma auto-estrada Porto-Viseu devia existir e veio refilar com esta. Esquecendo-se que a região onde vive já está impestada de auto.estradas e no Alentejo só existe uma auto-estrada (A2).
NelsonMirandaPT no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old February 19th, 2009, 05:06 PM   #82
ambiente2008
Registered User

ambiente2008's Avatar

Likes (Received): 7314

Resumo Não Técnico do Estudo de Impacte Ambiental do Projecto IP8 - Santiago do Cacém / Beja e IP2 - Variante Poente e Nascente de Beja, em Fase de Estudo Prévio

http://www2.apambiente.pt/IPAMB_DPP/docs/RNT1024.pdf

Declaração de Impacte Ambiental:
http://aiacirca.apambiente.pt:8980/P...f/_PT_1.0_&a=d

Resumo Não Técnico do Estudo de Impacte Ambiental do Projecto IP8 - Beja / Vila Verde de Ficalho , em Fase de Estudo Prévio:

http://www2.apambiente.pt/IPAMB_DPP/docs/RNT1246.pdf

Declaração de Impacte Ambiental:
http://aiacirca.apambiente.pt:8980/P...f/_PT_1.0_&a=d
ambiente2008 no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2009, 05:35 PM   #83
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by JoniP View Post
Decidi aceitar o desafio.. Medi
Entre a VCI e A25 (fim de Viseu) 137km
Linha recta 83km
Rácio - 1.65 ou seja + 65%

Entre A2 (nó da N120) e A6 (fim de évora) 126km
Linha recta 76km
Rácio - 1.65 ou seja + 65%

Acho que não preciso de dizer mais nada a este respeito!
Eu também medi (a vermelho):

Entre a VCI e A25 (fim de Viseu) 137km 130km
Linha recta 83km ok
Rácio - 1.65 ou seja + 65% 57%

Entre A2 (nó da N120) e A6 (fim de évora) 126km ok
Linha recta 76km 64km
Rácio - 1.65 ou seja + 65% 97%

Ou seja 57% vs. 97%

No Porto considerei a ponte do freixo para inicio de viagem e para inicio da "linha recta".
Não percebo os 76km que mencionas A2-Évora

Se veres bem o mapa, até a olho se conclui que nunca podia ser a mesma %.
Sky11 no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old February 19th, 2009, 05:39 PM   #84
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Relativa? Porquê, ou em relação a quê? E que eu não vejo comparação possível entre o Porto e quer Sines ou Évora ,e embora com menor diferença, entre Viseu e Évora ou mesmo Sines. Sem desprimor para qualquer das localidades citadas...
Claro que o Porto é mais importante que Sines, Évora e Viseu todos juntos. Mas Sines é muito mais que uma povoação. É o porto do país com maior potencial e podia ter um mercado fabuloso em Espanha se houvesse ligações adequadas.
Sky11 no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2009, 06:08 PM   #85
Ricardo Jorge
Registered User

Ricardo Jorge's Avatar

Likes (Received): 7

Quote:
Originally Posted by Sky11 View Post
Excelente mapa Ricardo. Como fazes as cores das AE?
Em relação a esta sugestão para o troço fronteiriço para o IP8 não concordo. Parece-me mais adequado no corredor VV Ficalho - Sevilha 1+1 preparado para 2+2.
Seja como fôr esse "desvio" para Barrancos justifica-se complementarmente (1+1) pelas razões que apontaste.
Tens de fazer primeiro uma linha mais larga e depois fazer uma mais estreita por cima

Quote:
Sky11:

Relativa? Porquê, ou em relação a quê? E que eu não vejo comparação possível entre o Porto e quer Sines ou Évora ,e embora com menor diferença, entre Viseu e Évora ou mesmo Sines. Sem desprimor para qualquer das localidades citadas...
...

Quote:
Originally Posted by JoniP View Post
Não será mais meio do nada que o alentejo.. Além do Grande Porto e Viseu tem Arouca e São Pedro do Sul provavelmente mais povoadas que Évora ou Sines.. Além disso existem diversas aldeias espalhadas todas elas com muito maior densidade que o alentejo..

Sendo assim sou levado a dizer que IP1/IP6 já faz uma boa articulação.. É fácil dizer que já é bom quando não se passa lá.. Par mim são situações semelhantes sendo que Viseu e Porto são bastante maiores e mais importantes que Sines e Évora!
Eh pá, estás (ou estão) a levar isto como uma ofensa regional de que alguém aqui se acha com mais direitos que outros... até dispararam logo com "a minha cidade é maior que a tua" do nada!!!

As pessoas só estão a dizer que a dificuldade da execução e os danos causados talvez não justifiquem, dado o que já existe. (O mesmo vale para os planos loucos de atravessar a Serra da Estrela... se alguma vez o Estado pensar nisso, inscrevo-me numa associação terrorista).

Eu não quero puxar o assunto, mas ele já está no ar: Dá a impressão que enquanto no Sul em geral abraçamos o país todo e falamos das coisas como se nos tocassem a nós, no Norte, mais particularmente no Porto, estão sempre com o dedo no gatilho, prontos a interpretarem que os estamos a desprezar ou a minorar e que queremos que vocês não tenham coisas que nós queremos para nós.

E como comparação até te disse que existe uma situação semelhante na ligação Lisboa-A23-Guarda. Era mais directo terem feito uma recta entre Lisboa e Castelo Branco, mas territorialmente mais destrutivo, não?

Se quiserem rebentar as montanhas todas e encher o país de auto-estradas até não se ver terra no mapa, tudo bem, o povo gosta, força.

Olha, eu pelas vezes que vou a Beja e a Évora, nem preciso de IP8 nem de IC33. O que está dá para o meu gasto pessoal. Uns camiões nas subidas só requerem uns km's de paciência para mim algumas vezes por mês.

(E quem me dera que não houvesse esta conversa toda em torno do Porto de Sines, era sinal que não estávamos a ser invadidos por contentores cheios de porcaria Made in China.)

Como eu até escolho horários sem trânsito, estou bem assim. Se for eu a decidir (e muitos fazem como eu), entre o IC33 e a Marateca, até vou pelo IC1 para não pagar portagem na A2.

E já que falo nisso, já arranjavam o IC1, já.

Last edited by Ricardo Jorge; February 19th, 2009 at 06:14 PM.
Ricardo Jorge no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2009, 07:58 PM   #86
alentejolover
Registered User

alentejolover's Avatar

Likes (Received): 2674

Viriatuus,porque é que Viseu é mais importante que Évora?

Historicamente,culturalmente,turisticamente?

Tamanho não é tudo...
Old February 19th, 2009, 09:11 PM   #87
JoniP
Registered User

JoniP's Avatar

Likes (Received): 89

Quote:
Originally Posted by NelsonMirandaPT View Post
Porque não se está a comparar casos nenhuns. Está a existir uma birrinha de um utilizador que acha que uma auto-estrada Porto-Viseu devia existir e veio refilar com esta. Esquecendo-se que a região onde vive já está impestada de auto.estradas e no Alentejo só existe uma auto-estrada (A2).
Não é birrinha.. Se fores ver atrás eu concordei com o IC33 e praticamente tudo o que se disse.. Apenas referi também que o caso da AE Porto Viseu era igual.. Algo que todos vieram refutar.. De quem é a birrinha então? Não pedi nada a mais apenas algo semelhante..

Quote:
Eu também medi (a vermelho):

Entre a VCI e A25 (fim de Viseu) 137km 130km
Linha recta 83km ok
Rácio - 1.65 ou seja + 65% 57%

Entre A2 (nó da N120) e A6 (fim de évora) 126km ok
Linha recta 76km 64km
Rácio - 1.65 ou seja + 65% 97%

Ou seja 57% vs. 97%

No Porto considerei a ponte do freixo para inicio de viagem e para inicio da "linha recta".
Não percebo os 76km que mencionas A2-Évora

Se veres bem o mapa, até a olho se conclui que nunca podia ser a mesma %.
Mantenho os meus dados.. Agora digo as minhas referências..

VCI - A zona mais central perto da N14.. Tudo bem fui pela ponte da arrábida.. É relativo.. O Porto não se resume a um ponto.. Mas aceito o teu trajecto.. Contudo para sermos mais rigorosos até deviamos partir dos portos de Leixões e Sines!

Por fim de Évora e fim de Viseu considerei o nó de entrada nas cidades mais próximo de Espanha.. Em Viseu a bossa do camelo e em Évora o segundo dos 2..

Na intercepção da N120 com a A2 também não me parece haver dúvidas.. Não sei onde foste buscar os 64km..

De qualquer modo são semelhantes não entendo o porquê não assumir isso!

Quote:
É o porto do país com maior potencial e podia ter um mercado fabuloso em Espanha se houvesse ligações adequadas.
Tudo o que disseres para o porto da sines também se pode dizer do de leixões.. Não? Além de que uma AE Porto Viseu seria bastante mais do que um acesso a um porto..

Mas que fique claro que isto não é uma birra.. Eu concordo com vocês em relação ao IC33 não percebo porque já não têm a mesma concordância em relação a AE Porto Viseu sendo elas semelhantes em muitos pontos..
JoniP no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2009, 09:33 PM   #88
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15746

Sem comentários .... Claro que o IC33 é mais importante que uma ligação Viseu Porto... especialmente porque naquela zona do alentejo não existem ligações de jeito. Até há pouco tempo uma ligação entre Alcacer e Alcáçovas foi recuperada porque estava horrível.

Ricardo Jorge aquele IC1 dá-me cabo dos pneus

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2009, 09:41 PM   #89
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1183

Uma ligação Viseu-Porto não é prioritária nem um bocadinho...para isso serve a A1+A25 e a diferença não é muita...

Quanto à ideia do Ricardo Jorge de fazer passar o IP8 por Moura não é de todo mal pensada, até porque os espanhóis têm projectada a EX-A3 da A-66 a Zafra e a Jerez de los Caballeros...ligação para Sevilha é que ficaria um tanto ou quanto distorcida.
Old February 19th, 2009, 09:47 PM   #90
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1084

Barragon justifica:

Quote:
Claro que o IC33 é mais importante que uma ligação Viseu Porto...
E...

Quote:
especialmente porque naquela zona do alentejo não existem ligações de jeito.
Quer isso dizer que são piores que entre o Porto e Viseu?
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2009, 09:48 PM   #91
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Sim.

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Old February 19th, 2009, 09:51 PM   #92
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Likes (Received): 1

existe ligação entre Porto e Viseu?
Old February 19th, 2009, 09:54 PM   #93
napolit
Registered User

Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by Ricardo Jorge View Post
image hosted on flickr
Eu acho perfeito, mas nao deveria passar tao perto de Barrancos, por onde desenhaste a autoestrada estragava uma zona zona natural e ficaria mais caro pela topografia, por isso deveria passar por Amareleja e por Valencia del Mombuey. Mas sinceramente, nao sei a importância desta autoestrada desde Beja em adiante. Para comunicar Sines com Extremadura já vai estar a linha de ferro.
Old February 19th, 2009, 09:57 PM   #94
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Likes (Received): 1

ligar o porto de Sines e o aeroporto de Beja a Espanha.
Old February 19th, 2009, 10:03 PM   #95
Viriatuus
Registered User

Ricardo Jorge:

Quote:
Eu não quero puxar o assunto, mas ele já está no ar: Dá a impressão que enquanto no Sul em geral abraçamos o país todo e falamos das coisas como se nos tocassem a nós, no Norte, mais particularmente no Porto, estão sempre com o dedo no gatilho, prontos a interpretarem que os estamos a desprezar ou a minorar e que queremos que vocês não tenham coisas que nós queremos para nós.
Não se trata, pelo menos pela minha parte de nada disso. Acontece é que em vários pontos do País, e no Norte e no Centro especialmente, zonas que ou não estão servidas decentemente ou nem no PRN estarão servidas decentemente, com muito mais tráfego que justifique a implementação de AE, IP ou IC do que o IC33 e... nada... ou fazem-se ligações indirectas ou com voltinhas ao bilhar grande... ou não será verdade?

Aliás dás um bom exemplo logo a seguir:

Quote:
Era mais directo terem feito uma recta entre Lisboa e Castelo Branco, mas territorialmente mais destrutivo, não?
Está projectada uma AE na margem esquerda do Tejo, não está? Pleo menos até à Chamusca. Mas pelo que se vai lendo e ouvindo é provável que vá até Abrantes. Interessante. No vale do Douro nem uma AE para amostra. Ou em alternativa... como é que é entre Coimbra e Castelo Branco? Ah! Voltinha ao bilhar grande pelo IC8... Pois...

Quote:
As pessoas só estão a dizer que a dificuldade da execução e os danos causados talvez não justifiquem, dado o que já existe.
Se na Espanha, na Itália, na Suíça, na Aústria, na Eslovénia, na Croácia, na Grécia, na Turquia... pensassem assim bem estavam tramados. Como é que se ia de Bolonha a Florença? Não podia, não é?
Old February 19th, 2009, 10:04 PM   #96
napolit
Registered User

Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by A_Voz_Da_Figueira View Post
ligar o porto de Sines e o aeroporto de Beja a Espanha.
Sim, isso é interessante se vai ser um aeroporto para mercadorias (mas também nao sei que mercadorias querem levar por voo, dizem que algumas feitas em Sines, algo mais interessante precisa-se de transportar pelo ar?). Se é para passageiros, antes deveria criar-se uma rede de transporte público para que qualquer pessoa possa aceder a esse serviço. Eu nao acho esta autoestrada das piores (ainda assim creio que é demassiado investimento que nao está justificado agora mesmo), por isso nao é das que mais vou a criticar porque até pode ser interessante, mas se calhar seria melhor apoiar uma linha de ferro, desde Beja a Moura já existe. Assim transportaria-se pela linha de ferro as mercadorias e passageiros até o aeroporto e também comunicaria algumas das vilas e cidades. Mas bem, por exemplo desde o lado espanhol, pouca gente ia utilizar o aeroporto de Beja, porque o de Sevilha fica à mesma distância, sempre terá maior opçoes de voos e ali pode ir qualquer pessoa, ao de Beja só poderao ir os mais ricos que possam utilizar o carro para ir ao aeroporto. Por todo isto acho que nao se justifica esse investimento para tao pouca populaçao. E também dúvido que até seja precisa uma linha de ferro entre Sines e Zafra, seria mais interessante comunicar Sevilha por Zafra, Jerez, Mourao e Évora até Lisboa. Sines com Badajoz e Madrid já vai estar comunicado por linha de ferro.

Last edited by napolit; February 19th, 2009 at 10:57 PM.
napolit no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2009, 10:05 PM   #97
JoniP
Registered User

JoniP's Avatar

Likes (Received): 89

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Sem comentários .... Claro que o IC33 é mais importante que uma ligação Viseu Porto... especialmente porque naquela zona do alentejo não existem ligações de jeito. Até há pouco tempo uma ligação entre Alcacer e Alcáçovas foi recuperada porque estava horrível.

Ricardo Jorge aquele IC1 dá-me cabo dos pneus
Da mesma forma que não existem ligações de jeito naquela zona!!! Eu tenho uns familiares em Manhouce e cada vez que lá vou é um sarilho! Não tens ideia!

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
Uma ligação Viseu-Porto não é prioritária nem um bocadinho...para isso serve a A1+A25 e a diferença não é muita...
Se fores ver a diferença é semelhante.. Não digo que seja prioritaria.. Mas é tão prioritária como o IC33 pois existe A2+A6, ou o novo IP3 entre Coimbra e Viseu.. Pela vossa logica para quê esta ligação se existe A1 + A25!! Agora dois pesos e duas medidas não!
JoniP no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2009, 10:09 PM   #98
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Já lá fui já... mas aí é um IC de Vale de Cambra a Santa Cruz da Trapa...

Old February 19th, 2009, 10:09 PM   #99
Viriatuus
Registered User

A_Voz_Da_Figueira:

Quote:
existe ligação entre Porto e Viseu?
Sim, chama-se EN227... a 20 curvas por km entre Vale de Cambra e São João da Serra e 10 curvas por km no resto da estrada uma das melhores ligações que há no País...
Old February 19th, 2009, 10:12 PM   #100
Viriatuus
Registered User

Rpc08:

Quote:
Prioritária? Não, mas não é menos, aliás é mais que uma AE entre Sines e Évora A1 + A25. Pois então afinal também têm a A2 + A6...
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
a26, alentejo, beja, ip8, sines

Thread Tools

Posting Rules