IC6 | IC7 | IC37 | Concessão Serra da Estrela - Page 2 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 1st, 2009, 04:31 PM   #21
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15775

Isso é tudo presunções... ainda gostava de saber qual o custo de um túnel desses.

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old February 1st, 2009, 04:40 PM   #22
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1084

Quanto ao custo do túnel não é difícil de fazer as contas. Sabemos quanto vai custar a A4 do Marão, são 30 kms de AE com dois túneis de 6,... kms, eu diria que 250 milhões para os túneis, o que dá 20 milhões por km... na serra da Estrela 12,.... kms de túnel em estrada seriam... 250 milhões ou o dobro em AE...
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2009, 08:45 PM   #23
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1183

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post
Rpc08:

Olha que não, olha que não...
Olha que sim...não te esqueças que ir em túnel não é o mesmo que ir numa estrada larga e recta...

Quote:
Mas são auto-estradas? Da última vez que li os EIA tratava-se de estradas... Agora e já que falaste eu faria desde logo Viseu/Covilhã em auto-estrada porque o tráfego se justificaria.
Não me percebeste, são estradas que ainda estão em projecto e há a hipótese de as fazerem em 2+2. Aliás, ainda existem algumas indecisões no projecto, sendo a principal dúvida se vai haver mais um túnel ou não a passar na serra de Alvoaça. Mas eu estava mesmo era a falar da tua "A14" até à Covilhã...

Quote:
De Pinhanços a Celorico é bem aceitável e pelo menos durante alguns anos aguentava se apenas fossem feitos uns alargamentos e rectificações de curvas. E de Venda de Galizes até São Martiinho da Cortiça não é muito diferente.
O problema da N17 é mesmo o facto de ser muito estreita, praticamente não tem bermas... mas acho que esta zona também já merecia uma estrada diferente.

Quote:
É verdade, mas afinal tu próprio não tens muitas dúvidas em "rebentar com algumas encostas da serra da Estrela", não é?
O paradoxo é todo teu Afinal de contas tu é que és contra esse facto e colocaste-o no mapa da auto-estrada que querias que furasse a Serra do Açor.
Quote:
Têm saído umas notícias àcerca disso...
Nunca ouvi nada disso, aquilo que se ouviu (já há algum tempo) reivindicações para que isso acontecesse. Mas se estiver enganado, sempre podes postar alguma coisa que encontres
Quote:
O túnel duplo do Marão terá uns 13 kms no total, comprimento idêntico aos dos túneis simples da serra da Estrela.
Também não são assim tantos - são 5,6x2 = 11,2 km (fonte). E 1,8 kms em túnel ainda fazem alguma diferença...

Quote:
Vide ainda está claramente dentro do PN... portanto mesmo que o meu mapa não esteja exactamente no sítio certo não andará longe da realidade quanto à parte que atravessará o PN. Es faz uma curva mais pronunciad por Vide então ainda será mais longo do que suponha...
Vide está no limite do parque natural, é a partir da Vide para este que o parque natural começa.

Quote:
Originally Posted by emarques View Post
Só este ano já houve vários dias com cotas de neve 600m ou menos...
Esqueces-te que por acaso que este Inverno tem sido completamente diferente dos anteriores, e que a tendência (infelizmente) é que cada vez menos sejam assim.

Quote:
Rpc08:

Nota: por Seia entenda-se a zona do aeródromo

Viseu/Covilhã:

Opção volta ao bilhar grande

Viseu/Torrozelo - 30kms em linha recta
Torrozelo/Teixeira - 14 kms em linha recta
Teixeira/Covilhã - 21 kms em linha recta

Total - 65 kms

Opçao directa com túneis

Viseu/Seia - 27 kms
Seia/Covilhã - 24 kms

Total - 51 kms

Coimbra/Covilhã:

Opção volta ao bilhar grande

Torrozelo/Teixeira - 14 kms
Teixeira/Covilhã - 21 kms

Total - 35 kms

Opção túneis

Torrozelo/Seia - 11 kms
Seia/Covilhã - 24 kms

Tota - 35 kms

Mas é óbvio que no terreno as distâncias dos lanços Covilhã/Teixeira/Torrozelo serão concerteza bem superiores se comparados com Covilhã/Seia/(Torrozelo). A orografia do terreno vai obrigar a uma série de curvas enquanto que na versão túneis será muito mais a direito...

Resumindo Viseu/Covilhã ficará bem mais curto pela opção túneis, Coimbra/Covilhã estará, embora marginalmente mais curto pela opção túneis ou na pior das hipóteses em situação de indiferença.

Creio que só se pode tirar uma conclusão desta leitura... entre Viseu e a Covilhã pelo menos 14 kms a favor dos túneis, o que dará uns 20 minutos de diferença no percurso se não for em AE, mais se for em AE (como deveria ser...). Entre Coimbra e a Covilhã a vantagem, embora menor, irá também para os túneis, mas poderá aumentar se estes forem em AE.
Esqueces-te claramente de uma coisa, Viriatuus, em todo o teu discurso até agora sobre este assunto: como já disse em cima, não te esqueças que ir em túnel não é o mesmo que ir numa estrada larga e recta..., senão vejamos:

- no caso do cenário C a velocidade a que se poderá circular é de 90 km/h, podendo haver algumas zonas em que a velocidade máxima poderá ser de 80 em caso da existência de curvas.

- no caso do cenário B tomo primeiramente um termo de comparação - o túnel da Gardunha, túnel com duas vias por sentido, tem uma velocidade máxima de 80 km/h. Adaptando este cenário para o cenário B, que terá um túnel com duas vias (uma para cada sentido) a velocidade máxima será de 70 km/h, se não for de 60 (no entanto aqui já será de menos). No entanto, existindo certos factores como a proibição de ultrapassar em todo o túnel a velocidade no túnel andará por volta dos 60/65 km/h, em média.

E onde é que eu quero chegar com isto?...é que, se é certo que o cenário B é bem mais curto que o C, a relação (velocidade e tempo)/distância já não será assim tão acentuada, porque no cenário C (mesmo com 1,6 km de túneis ou mais 800 metros se se construir o de Alvoaça) circularás com maior velocidade do que no cenário B. No fim de contas, Covilhã-Coimbra será tão ou mais rápido no C e Covilhã-Viseu já não será tão lento no C.

Ou seja, Viriatuus, o que é que te quero fazer convencer: que o cenário B é o melhor em termos de rapidez, certo, tudo bem; mas o cenário C não é assim tão mau que não possa ser aceite...

Se tu não aceitas isto, então...

Quote:
Originally Posted by Viriatuus
Venha outro...
Advertisement

Old February 1st, 2009, 09:11 PM   #24
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

E como eu não quero que vos falte nada, aqui ficam uns mapas dos dois cenários com a sua longitude .

Percurso: desde Paranhos da Beira até à Covilhã

Cenário C:

Cenário B, a terminar em Teixoso, não sei se será mais rápido depois tomar a N18 ou A23, mas no entanto ficam aqui as duas hipóteses:

p/A23+N18:

p/N18:

Surpreendidos? Eu estou...
Old February 1st, 2009, 10:02 PM   #25
Viriatuus
Registered User

1 - Segundo os projectos apresentados a opção túneis iria de Viseu a Seia (Santa Marinha) sempre a Este da EN231 enqunto a opção volta ao bilhar grande vai sempre a oeste da EN231. Não há nenhum ponto de desvio para uma e outra solução a partir de Paranhos da Beira...

2 - O trajecto por Torrozelo/Teixeira devido à orografia vai ter que ser mais sinuoso que aquele pelos túneis.

3 - Tens razão em relação ao limite de velocidade nos túneis, mas...

a) Uma das razões porque defendo que devia ser AE

b) Afinal por Torrozerlo/Teixeira também vai ter túneis pelo que também neles a velocidade máxima será menor. A propósito qual será a extensão de túneis nesta opção - é que ainda nada aparentemente foi avançado nees particular...

Quote:
O paradoxo é todo teu Afinal de contas tu é que és contra esse facto e colocaste-o no mapa da auto-estrada que querias que furasse a Serra do Açor.
Não, não é porque é conhecida a minha simpatia por se construirem túneis, enquanto tu aparentemente preferes as estradas a rasgarem as serras a céu aberto... e o paradoxo inicial é o teu porque repito

Quote:
não tens muitas dúvidas em "rebentar com algumas encostas da serra da Estrela"
portanto estariamos numa situação de igualdade tu com a Estrela, eu com o Açor.

Quote:
Vide está no limite do parque natural, é a partir da Vide para este que o parque natural começa.
Torrozelo está no limite do PN, o que significa que todo o trajecto de Torrozelo a Teixeira é dentro do PN, bem como previsivelmente uma boa parte do trajecto entre Teixeira e a Covilhã.

Quote:
Surpreendidos? Eu estou..
E eu não. Dez kms de diferença é aliás o mínimo porque com a sinuosidade da volta ao bilhar grande...
Old February 1st, 2009, 10:21 PM   #26
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:

1 - Segundo os projectos apresentados a opção túneis iria de Viseu a Seia (Santa Marinha) sempre a Este da EN231 enqunto a opção volta ao bilhar grande vai sempre a oeste da EN231. Não há nenhum ponto de desvio para uma e outra solução a partir de Paranhos da Beira...
OK, mas também não é por aí que a distância aumenta.
Quote:
2 - O trajecto por Torrozelo/Teixeira devido à orografia vai ter que ser mais sinuoso que aquele pelos túneis.
Toma em atenção que também vai haver alguma sinuosidade na parte do cenário B mais próxima da Covilhã, que eu também não contei...mas mesmo que haja alguma sinuosidade não acredito que interfira na distância final mais que 2/3 km.
Quote:
b) Afinal por Torrozerlo/Teixeira também vai ter túneis pelo que também neles a velocidade máxima será menor. A propósito qual será a extensão de túneis nesta opção - é que ainda nada aparentemente foi avançado nees particular...
1,6 km pelo menos em dois túneis entre Folhadosa e Vide, e mais um (em dúvida, pode ou não ser construído) de 800 m a "furar" a serra de Alvoaça (desconheço se mais próximo das Pedras Lavradas ou de Alvoco da Serra). Portanto, no total será, no máximo, 2,5 km ao todo.
Quote:
Não, não é porque é conhecida a minha simpatia por se construirem túneis, enquanto tu aparentemente preferes as estradas a rasgarem as serras a céu aberto... e o paradoxo inicial é o teu porque repito (...) portanto estariamos numa situação de igualdade tu com a Estrela, eu com o Açor.
Não , custa a perceber, eu estava a referir-me apenas ao facto de tu estares a propor furar a encosta da serra do Açor, uma vez que tu és completamente contra isso. Era um paradoxo...eu não acrescentei mais nada...nunca defendi o cenário B para poderes dizer isso...
Quote:
Torrozelo está no limite do PN, o que significa que todo o trajecto de Torrozelo a Teixeira é dentro do PN, bem como previsivelmente uma boa parte do trajecto entre Teixeira e a Covilhã.
Tu és casmurro , mas antes de falares vê este link: http://cabeca.home.sapo.pt/gifs/mapa...tural_anim.gif

Como podes ver existem zonas em que o IC7 vai passar fora do Parque Natural...
Quote:
E eu não. Dez kms de diferença é aliás o mínimo porque com a sinuosidade da volta ao bilhar grande...
Eu só posso chegar à conclusão de que 10 (no máximo 15) km é realmente pouco significativo para se estar a investir nos túneis...
Old February 1st, 2009, 10:45 PM   #27
Viriatuus
Registered User

Quote:
Tu és casmurro , mas antes de falares vê este link: http://cabeca.home.sapo.pt/gifs/mapa...tural_anim.gif
Sou...? Vê bem o mapa, entre Torrozelo e Teixeira onde é que passa fora do PN e por quantos kms? E entre Teixeira e a Covilhã?

Quote:
Eu só posso chegar à conclusão de que 10 (no máximo 15) km é realmente pouco significativo para se estar a investir nos túneis...
Quanto mais não seja por uma razão ambiental e outra estética...

Last edited by Viriatuus; February 1st, 2009 at 10:58 PM.
Old February 1st, 2009, 11:33 PM   #28
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Queres continuar a furar o vale glacial de manteigas?

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Old February 2nd, 2009, 12:03 AM   #29
Viriatuus
Registered User

A travessia será mínima creio que não mais que 1 a 2 kms, nada de especial e junto à zona menos crítica.

E em contraponto o vale glaciário de Loriga não será também atravessado na variante que apoias? E dos de Alvoco e de Alforfa, quão longe ou perto é que passa o IC?
Old February 2nd, 2009, 12:09 AM   #30
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

não será mais nenhum atravessado.

Old February 2nd, 2009, 12:15 AM   #31
Viriatuus
Registered User

Duvido... e mesmo que não o seja a proximidade não a um mas a três vales glaciários deveria preocupar-te...
Old February 2nd, 2009, 02:43 AM   #32
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Likes (Received): 675

A – Cenário de Base (PRN 2000);
B – Cenário Extremado (Túneis);
C – Cenário Compósito.

Resumo não técnico
Old February 2nd, 2009, 08:38 AM   #33
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Obrigado daniel

Para o Viriatuus: Página 16 do documento, 21 do PDF.

Cenário B is....... OUT!!

Old February 3rd, 2009, 01:32 AM   #34
Sesnando
Registered User

Likes (Received): 6

O cenário A mantém o nó em Venda de Galizes, e reforça a ideia inicial de construção da estrada que é ligar duas cidades, Coimbra e Covilhã, da forma mais directa possível.
Sesnando no está en línea   Reply With Quote
Old February 3rd, 2009, 02:13 AM   #35
Viva_a_Historia
Registered User

Likes (Received): 133

Quote:
Originally Posted by Sesnando View Post
O cenário A mantém o nó em Venda de Galizes, e reforça a ideia inicial de construção da estrada que é ligar duas cidades, Coimbra e Covilhã, da forma mais directa possível.
O troço do actual IP3 de Coimbra até Penacova vai ser aproveitado para o IC6?
Viva_a_Historia no está en línea   Reply With Quote
Old February 3rd, 2009, 02:31 AM   #36
Sesnando
Registered User

Sim, quando a auto-estrada Viseu-Mealhada estiver pronta, o troço do antigo IP3 entre Trouxemil e Porto da Raiva transforma-se em IC6 e ficará assim constituído um novo acesso directo a conectar a A23 e a A1, suprindo aquela que é actualmente a maior carência rodoviária do território português.
Old February 3rd, 2009, 11:26 AM   #37
Viva_a_Historia
Registered User

Likes (Received): 133

Quote:
Sim, quando a auto-estrada Viseu-Mealhada estiver pronta, o troço do antigo IP3 entre Trouxemil e Porto da Raiva transforma-se em IC6 e ficará assim constituído um novo acesso directo a conectar a A23 e a A1, suprindo aquela que é actualmente a maior carência rodoviária do território português.
E o IC6 vai ser auto-estrada, via equiparada a auto-estrada ou apenas estrada (como o actual IP3)?
Viva_a_Historia no está en línea   Reply With Quote
Old February 3rd, 2009, 02:02 PM   #38
Viriatuus
Registered User

Sesnando:

Quote:
Como já foi amplamente demonstrado a escolha da opção túneis não iria aumentar nem a distância nem o tempo de percurso entra Coimbra e a Covilhã. E para a ligação ser o mais directa possível então o percurso deveria seguir sensivelmente pelo vale do Alva... tal como o CF nunca construído e que o deveria ser. Mas só pensamos em estradas e TGV...
Old February 3rd, 2009, 02:07 PM   #39
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
A23?
Sky11 no está en línea   Reply With Quote
Old February 3rd, 2009, 02:34 PM   #40
Sesnando
Registered User

Quote:
Originally Posted by Viva_a_Historia View Post
E o IC6 vai ser auto-estrada, via equiparada a auto-estrada ou apenas estrada (como o actual IP3)?
É uma boa pergunta, a câmara da Covilhã planeou em tempos fazer pressão sobre o governo para que a ligação fosse construída em perfil de auto-estrada. Porém, tenho dúvidas que o governo configurasse as actuais estradas, do lado de Coimbra, sobre a forma de auto-estradas.
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
arganil, estrela, seia, serra

Thread Tools

Posting Rules