IC6 | IC7 | IC37 | Concessão Serra da Estrela - Page 4 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old March 15th, 2009, 07:09 PM   #61
Viva_a_Historia
Registered User

Likes (Received): 133

Para acrescentar trago-vos um mapa daquilo que deveria ser um plano geral para o IC6+IC7+IC31. Antes de mais eu quero realçar que os traços são apenas linhas gerais.

A preto está o IC31. Com traço contínuo aquilo que julgo que deveria ser uma ligação entre Castelo Branco e os concelhos a poente de Coimbra e com traço descontínuo as várias alternativas para o término dessa via a Oeste do distrito de Coimbra. Em relação ao IC31 eu defendo que não se deve ficar apenas por uma ligação entre Castelo Branco e a fronteira como está para já previsto.

A azul um possível troço a ir desde o futuro nó do Botão no concelho de Coimbra com o IP3 e o IC2 até à Covilhã utilizando até Penacova o actual troço (mas melhorado) do IP3.

A vermelho uns possíveis troços do IC7 que eu julgo que deveria antes ligar Viseu a Montemor-O-Novo ou Évora passando pela Sertã, Vila de Rei, Abrantes, Ponte de Sor, Mora e depois Montemor-O-Novo ou Évora. Entre Ponte de Sor e Mora utilizaria o troço do actual IC13-N2. Este IC13 poderia ser transferido para uma ligação entre Santarém e Estremoz passando por Mora.
Viva_a_Historia no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old March 15th, 2009, 10:56 PM   #62
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1183

Viva_a_Historia:

Em relação ao post #58:

Praticamente o único que muda são realmente as designações: aquilo que tu propões que seja o IC6 até Alfarelos e Montemor designar-se-á por N341. Não concordo é em nada com aquelas curvas a contornar Coimbra, para quê?

Em relação ao post #61:

O meu comentário ao traçado do IC31 ficará em thread próprio.

O IC6 fará Celorico-Seia-Coimbra e não Covilhã-Coimbra. Covilhã-Seia-Viseu será IC7 (vê o post #1). Aquela estrada para Sul não concordo muito, só apenas no caso de uma ligação Covilhã-Oleiros - e mesmo essa nem precisava de ser IC. Passo a explicar: no âmbito da Concessão Pinhal Interior será requalificada (e construída, acho que em parte) uma nova secção da estrada N238 que ligará Sertã à A13/IC3 e será construída uma nova estrada N238 entre Sertã e Oleiros. Face a isto, não seria necessária, na minha opinião, mais nenhuma estrada senão a que referi.
Old March 16th, 2009, 02:01 AM   #63
Viva_a_Historia
Registered User

Likes (Received): 133

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
Viva_a_Historia:

Em relação ao post #58:

Praticamente o único que muda são realmente as designações: aquilo que tu propões que seja o IC6 até Alfarelos e Montemor designar-se-á por N341. Não concordo é em nada com aquelas curvas a contornar Coimbra, para quê?

Em relação ao post #61:

O meu comentário ao traçado do IC31 ficará em thread próprio.

O IC6 fará Celorico-Seia-Coimbra e não Covilhã-Coimbra. Covilhã-Seia-Viseu será IC7 (vê o post #1). Aquela estrada para Sul não concordo muito, só apenas no caso de uma ligação Covilhã-Oleiros - e mesmo essa nem precisava de ser IC. Passo a explicar: no âmbito da Concessão Pinhal Interior será requalificada (e construída, acho que em parte) uma nova secção da estrada N238 que ligará Sertã à A13/IC3 e será construída uma nova estrada N238 entre Sertã e Oleiros. Face a isto, não seria necessária, na minha opinião, mais nenhuma estrada senão a que referi.
Sim, eu defendo que a N341 deva ser parte do IC6 e ir até Montemor-O-Velho em formato 2x2 em vez de se ficar este por Taveiro pois julgo ser necessário uma alternativa à actual N341 entre Taveiro e Alfarelos para quem quiser ir da margem esquerda do Mondego no concelho de Coimbra sem ter de passar no meio de povoações ou sem ter de dar uma volta pela cidade e ir pela N111 ou pelo IP3-A14.
Aquelas curvas são nada mais nada menos que eixos viários nacionais já existentes em Coimbra cuja única coisa que aconteceria era mudarem de designação. Sim, porque se a chamada "Avenida da Boavista" e a Ponte Rainha Santa Isabel que são actualmente um troço do IC3 forem desclassificadas para estradas municipais isso não vai evitar que sejam estas vias usadas por tráfego de passagem (a não ser que se façam outras vias como eu demonstro nessas linhas que tracei) pois vão haver ligações no actual projecto do IC3 tanto à Circular Externa como à N110 (vulgo, Estrada de Penacova) indo depois pela actual N1-IC2 até à Cruz de Morouços e daí até Bencanta pelo projecto já em execução do IC2 na margem esquerda do Mondego encontrando-se em Bencanta com a N341. Outra solução para o prolongamento do IC6 por Coimbra seria a sobreposição com o troço do projecto actual do IC2 até à N341 e daí por diante. Outra solução ainda seria fazer uso da ligação do actual projecto do IC3 à Circular Externa, sendo aí o IC6 interrompido até se chegar à N341. O IC6 deveria vir mesma da Covilhã em vez de vir de Celorico da Beira.

Em relação a essa estrada para o Sul admito que foi traçada sem ter conhecimento dessas obras entre a Sertã e o futuro IC3, mas mesmo assim ainda lhe consigo ver alguma utilidade.
Viva_a_Historia no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old March 16th, 2009, 02:11 AM   #64
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15739

Caro viva a história, neste thread ficam as sugestões para o próximo PRN... que é o que estás a fazer com esses mapas analisa os mapas:

https://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=609563

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2009, 02:49 AM   #65
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Aqui vai a minha sugestão:

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Old March 16th, 2009, 04:55 AM   #66
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Likes (Received): 4

Apoiado se as vias azuis forem EN e não AE. Bem equilibrado e integrando os projectos já em marcha como a N238 entre a Sertã e Oleiros.
Sky11 no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2009, 09:29 AM   #67
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Seriam ENs/ICs com curvas suaves e saídas com visibilidade.

Old March 16th, 2009, 06:19 PM   #68
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Apenas não concordo com a ligação Coimbra-Castelo Branco em IC, deveria ser em AE. Ah, e sem descontinuidades que obriguem a voltar atrás no mapa...

De resto, a N342 está prevista na concessão Pinhal Interior, o IC6 e IC7 também estão previstos e a ligação de Santa Comba Dão a Tábua já está feita, estando agora em construção a ligação à N17.

Quote:
Originally Posted by Viva_a_Historia View Post
Sim, eu defendo que a N341 deva ser parte do IC6 e ir até Montemor-O-Velho em formato 2x2 em vez de se ficar este por Taveiro pois julgo ser necessário uma alternativa à actual N341 entre Taveiro e Alfarelos para quem quiser ir da margem esquerda do Mondego no concelho de Coimbra sem ter de passar no meio de povoações ou sem ter de dar uma volta pela cidade e ir pela N111 ou pelo IP3-A14.
De momento apenas está previsto que se continue a via rápida de Taveiro até Alfarelos. Se bem que não seja de descurar uma nova ligação até à A14 em Montemor...
Old March 16th, 2009, 07:04 PM   #69
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
Apenas não concordo com a ligação Coimbra-Castelo Branco em IC, deveria ser em AE. Ah, e sem descontinuidades que obriguem a voltar atrás no mapa...
rpc08:
1 - Por onde queres fazer passar uma AE entre Lousã (ou Góis) e a Pampilhosa?
2 - Não percebi a questão da descontinuidade. Podes dar um exemplo com base no mapa do Barragon?
Old March 16th, 2009, 09:18 PM   #70
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

as descontinuidades só existem por causa do relevo... se fosse plano eu fazia uma recta...

Ele falou da zona de Serpins/Gois

Old March 16th, 2009, 11:40 PM   #71
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Likes (Received): 1

entre a Lousã e Góis?
Old March 17th, 2009, 01:53 AM   #72
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
as descontinuidades só existem por causa do relevo...
Claro. Não se vai rebentar com uma serra ou gastar uma fortuna só para evitar que os automobilistas tenham de mudar de nº de estrada ou usar uma via partilhada por 2 itenerários.

Relevo.... muito bem... aja alguém que lembre a estes paintshop-abusers que para além de longitude e latitude também há .... altitude.
Old March 17th, 2009, 02:08 AM   #73
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Quote:
Originally Posted by Collegesw View Post
Now way like a new way!
http://****************/h22.html
Hardly anyone minds.

LRA, és tú?
Old March 17th, 2009, 02:11 AM   #74
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

college super *****

Old March 23rd, 2009, 08:15 PM   #75
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
Originally Posted by Sky11 View Post
rpc08:
1 - Por onde queres fazer passar uma AE entre Lousã (ou Góis) e a Pampilhosa?

Eu sei que só com montes de túneis e viadutos, mas que esta é uma ligação importante, é...

2 - Não percebi a questão da descontinuidade. Podes dar um exemplo com base no mapa do Barragon?
Vejamos:

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
No mapa do Barragon quem vem de Castelo Branco para Coimbra ao chegar a Góis tem que tomar a N342, voltando desta maneira a flectir para sul antes de flectir para norte, ou seja, priviligia-se uma ligação secundária (N342) em detrimento da principal que é ligar duas capitais de distrito.

Para ti e para o Barragon: tendo em conta que o relevo no triângulo Góis-Lousã-Serpins já não é assim tão acidentado, não seria possível ligar a estrada que vem de Coimbra já mais próximo de Góis (ou em Góis, mesmo) em detrimento de se ligar na Lousã? Afinal de contas, tornava-se mais rápida a ligação Coimbra-Castelo Branco e a Lousã também não ficava de parte, já que se ligava à dita estrada para Coimbra através da actual N236 (em formato de IC)...
Old April 13th, 2009, 06:41 PM   #76
mveloso
Registered User

Likes (Received): 23

Viva,

Sendo residente em Oliveira do Hospital, há vários anos que acompanho esta temática do traçado IC6/IC7(/IC37). Porém, desde as apresentações/divulgações de Junho 2008 que este tema não apresenta evolução nos media - que eu tenha detectado.

Foi com agrado que encontrei este tópico neste fórum (do qual sou um leitor há alguns anos mas só agora me registei), onde encontrei alguma informação que desconhecia e uma discussão interessante - especialmente porque é um tópico recente, com movimentação recente.

Assim, gostaria de colocar algumas questões, se alguém conseguir esclarecer (especialmente porque alguns utilizadores referem ter obtido info dos media recentemente, algo que eu não consigo alcançar):

- Supostamente o prazo de 300 dias (se não estou em erro divulgado oficialmente a 13 de Junho de 2008) para o estudo prévio deverá terminar nos próximos dias/semanas (na realidade deveria ter terminado a 9 de Abril). Alguém tem info de quando será efectivamente divulgado o estudo final pela empresa Projectope - Gabinete de Topografia e Projectos, SA?

- As vias serão efectivamente de 2x1 ou 2x2, ou mesmo uma mistura de ambos (ou ainda, o já referido possível traçado de AE)?

- Quais são as próximas datas deste projecto, ou seja, após a divulgação deste estudo, o que se segue? quando se prevê o inicio da construção? Em Junho passado mencionava-se que até ao primeiro trimestre de 2010 a obra deveria ter iniciado. E já agora a previsão da sua conclusão (vejo muitas obras no portal da empreitada a serem realizadas em 540 dias)

- Relativamente ao troço Catraia dos Poços - Vendas de Galizes, que já se verifica o desbaste do pinhal e a nivelação do terreno (pelo menos desde o final da actual IC6 até ao alto da Moita da Serra/Carapinha, alguém conhece a data oficial em que começou essa empreitada e qual a data prevista para conclusão?

Quem puder/souber esclarecer um pouco mais agradecia imenso.

Marco
mveloso no está en línea   Reply With Quote
Old April 13th, 2009, 09:13 PM   #77
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Tenho as mesmas duvidas que tu. Sê bem vindo

talvez o rpc saiba de alguma coisa.

Old April 13th, 2009, 10:33 PM   #78
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Antes de mais bem-vindo mveloso

Vou tentar responder-te na medida do possível visto que também eu pouco sei neste momento.

Quote:
Originally Posted by mveloso View Post
- Supostamente o prazo de 300 dias (se não estou em erro divulgado oficialmente a 13 de Junho de 2008) para o estudo prévio deverá terminar nos próximos dias/semanas (na realidade deveria ter terminado a 9 de Abril). Alguém tem info de quando será efectivamente divulgado o estudo final pela empresa Projectope - Gabinete de Topografia e Projectos, SA?
Na verdade pouco se tem falado disto mas a verdade é que há duas semanas saiu um artigo no jornal aqui de Seia uma notícia em que, segundo o Paulo Campos (sec. estado Obras Públicas) o estudo prévio fica pronto ainda este mês e a partir daqui passar-se-á à avaliação de impacte ambiental:

Quote:
Depois de ter testemunhado a assinatura do protocolo para a construção da 2ª fase da circular de Seia, Paulo Campos fez o ponto da situação no que respeita à execução dos itinerários complementares (IC) nºs 6, 7 e 37.
O Secretário Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações salientou que o prazo para a elaboração do estudo prévio da Rede Rodoviária Nacional da Região Centro Interior «está a ser cumprido» e que «em Abril estará concluído», seguindo-se depois a fase de avaliação ambiental.

(...)

Ao PE, o Secretário de Estado reafirmou que o estudo prévio vai ser entregue ao Governo em Abril e que a partir daí segue-se a Declaração de Impacte Ambiental «para que seja possível o lançamento da obra». Adiantou que essa avaliação «pode demorar entre dois a três meses», mantendo a expectativa de ainda lançar em 2009 os concursos para a construção dos três itinerários. «É com esse planeamento que eu sempre anunciei quando lançámos o estudo prévio destes itinerários e é com este planeamento que ainda continuamos a trabalhar nesta fase».

Notícia completa: http://www.portadaestrela.com/index....Action=noticia
A ver vamos se os prazos serão realmente cumpridos ou se é só promessas de político.

Quote:
- As vias serão efectivamente de 2x1 ou 2x2, ou mesmo uma mistura de ambos (ou ainda, o já referido possível traçado de AE)?
Não faço a mínima, estava a ser estudada a hipótese da auto-estrada ou mesmo de um perfil 2x2 sem obedecer a todos os requisitos de AE...a partir daí...

Quote:
- Quais são as próximas datas deste projecto, ou seja, após a divulgação deste estudo, o que se segue? quando se prevê o inicio da construção? Em Junho passado mencionava-se que até ao primeiro trimestre de 2010 a obra deveria ter iniciado. E já agora a previsão da sua conclusão (vejo muitas obras no portal da empreitada a serem realizadas em 540 dias)
Bem, como está na notícia anterior, a seguir vem a fase de avaliação ambiental e depois o concurso. Na minha opinião, se o concurso for realmente lançado na data anunciada é possível que as obras comecem mesmo em 2010, mas já no segundo semestre e não no primeiro. Quanto à conclusão, neste caso, como a obra ainda tem alguma envergadura, também depende da rapidez com que a façam, se fazem tudo ao mesmo tempo ou por troços: eu aposto, neste momento, em 2013...veremos.

Quote:
- Relativamente ao troço Catraia dos Poços - Vendas de Galizes, que já se verifica o desbaste do pinhal e a nivelação do terreno (pelo menos desde o final da actual IC6 até ao alto da Moita da Serra/Carapinha, alguém conhece a data oficial em que começou essa empreitada e qual a data prevista para conclusão?
Estás-me a dar uma grande novidade Nem sequer fazia ideia de que estava já em construção...mas faz sentido já que também a segunda fase da circular de Tábua já anda a ser construída. Quanto ao que me questionas nada sei, como podes perceber...
Old April 13th, 2009, 11:15 PM   #79
mveloso
Registered User

Likes (Received): 23

Viva,

Obrigado pelas saudações!

Então o calendário parece manter-se (esperemos que não seja afectado pelas eleições, especialmente ponderando uma possível mudança de Governo - por essa razão preocupa-me que a obra arranque apenas em 2010, uma vez que a existir uma mudança de governo esta seria para PSD cuja líder actual já me manifestou contra todos, ou pelo menos os grandes, investimentos rodoviários).

Entretanto também encontrei a seguinte noticia num jornal local:

http://www.portadaestrela.com/index....Action=noticia

Quote:
"(...)Obras públicas inclui acessos à Serra da Estrela
Em matéria de apoio ao investimento público destaca-se a modernização de mais 100 escolas, o que custará 500 milhões de euros. José Sócrates explicou que actualmente a modernização de escolas abrange 26 unidades de ensino.
O programa de obras públicas inclui também a construção e renovação de portos marítimos e obras de grande dimensão como a construção de novas barragens, entre as quais a de Girabolhos, no rio Mondego. As grandes concessões rodoviárias também vão ser aceleradas, devendo ser adjudicadas no início do ano que vem e as obras deverão começar ainda no primeiro trimestre. Neste “pacote” de obras públicas estão também incluídos os acessos à Serra da Estrela, nomeadamente a construção do IC6, IC7 e IC37, cujos projectos de encontram em execução e que deverão estar prontos até Abril.(...)"
Relativamente à primeira fase do IC6 (Catraia dos Poços / Vendas de Galizes) essa obra foi adjudicada ao mesmo tempo que a CE de Tábua. Podem encontrar aqui o Relatório Conformidade Ambiental Projecto Execução para esse troço, realizado pela empresa Engivia em Março de 2007 http://www2.apambiente.pt/IPAMB_DPP/docs/SE208.pdf

Já é visível o desbaste do pinhal entre o final da IC6 actual até perto da Carapinha. Mas nada de grandes avanços, só mesmo o desbaste do pinhal e alguma movimentação de terras. Em Tábua a CE já está construída desde a entrada Oeste (EN 234-6) até à vertente Este da cidade, na ligação com a EN 337 em Seixos Alvos, estando agora a colocar os pilares do viaduto. Se a partir daí já se encontra a desenvolver a continuação até à N17 (ou melhor até à futura ligação com a IC6), desconheço pois é uma zona que foge à minha rotina habitual.

Na N17, na zona que deverá ser o nó de ligação à IC6, onde termina esta fase de construção (termina antes de Vendas de Galizes, no km 17 e não em Vendas de Galizes para não afectar o estudo actual da continuação do IC6) também já existe uma grande zona de pinhal desbastado, mas honestamente não sei se é obra de madeireiros para replantação ou tem ligação directa à construção da IC6.

Esperemos então que estas obras decorrem como previsto e em Julho/Agosto já possa existir uma Declaração de Impacto Ambiental e respectivo lançamento de concurso.

Marco
mveloso no está en línea   Reply With Quote
Old April 13th, 2009, 11:25 PM   #80
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
Na N17, na zona que deverá ser o nó de ligação à IC6, onde termina esta fase de construção (termina antes de Vendas de Galizes, no km 17 e não em Vendas de Galizes para não afectar o estudo actual da continuação do IC6) também já existe uma grande zona de pinhal desbastado, mas honestamente não sei se é obra de madeireiros para replantação ou tem ligação directa à construção da IC6.
Agora deixaste-me na dúvida. Passo a explicar: agora fiquei sem certezas se a 2ª fase da circular de Tábua já está a ser construída, visto que para isso também me baseei numa zona de pinhal desbastado entre o cruzamento da Candosa (Venda da Esperança) e a Venda do Porco, zona essa que se prolongava para norte. Havia também algumas placas de indicação de obras, agora se era para a N234-6 ou para o IC6...já não sei...também já não passo na zona de Tábua há algum tempo...

Mas, de qualquer das formas, o IC6 até Vendas de Galizes vinha no mesmo "pacote" da N234-6...

PS: Verificando o estudo prévio do IC6 Catraia dos Poços / Nó de Tábua não consigo conceber que um nó entre duas estradas em formato de IC (a N234-6 e o IC6) seja um nó normal com duas rotundas para quem vem de Tábua - não faz grande sentido...
Advertisement

Reply

Tags
arganil, estrela, seia, serra

Thread Tools

Posting Rules