IC6 | IC7 | IC37 | Concessão Serra da Estrela - Page 7 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old June 17th, 2009, 03:26 PM   #121
Sesnando
Registered User

Likes (Received): 6

Quote:
Originally Posted by mveloso View Post
vem reforçar a necessidade de ligação do planalto beirão às outras zonas do país, neste momento consubstanciado através do IC6/IC7.
O Planalto Beirão (zona entre serras) já está relativamente bem servido de vias de comunicação quando comparado com outras sub-zonas da região Centro, tanto a nível de ferrovias como de rodovias.

A meu ver, o problema coloca-se em conseguir estruturar a zona interior a Coimbra, e a partir daí tentar re-centrar a região no seu centro natural e legítimo, que é a cidade de Coimbra.
Sesnando no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old June 18th, 2009, 01:11 AM   #122
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1084

O planalto beirão bem servido de linhas férreas? Essa deve ser para rir, Sesnando... quando nem a sua principal cidade tem CF...
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2009, 01:22 AM   #123
Sesnando
Registered User

7 centros urbanos do planalto encontram-se servidos directamente pela linha da Beira Alta, e esta é, por si só, um importante elemento estruturador do território da região.

Quote:
relativamente bem servido
O que não implica que o serviço seja eficaz para servir a única capital, em duas possíveis, que ainda não se encontra directamente servida.

Na minha opinião isso deve acontecer, de preferência partindo da recriação do ramal do Dão, mais ou menos paralelo ao antigo troço deste.
Sponsored Links
Advertisement

Old June 18th, 2009, 10:37 PM   #124
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1183

Quote:
Em parte vem reforçar a necessidade de ligação do planalto beirão às outras zonas do país, neste momento consubstanciado através do IC6/IC7.
Sem dúvida .

Quote:
Originally Posted by Sesnando View Post
O Planalto Beirão (zona entre serras) já está relativamente bem servido de vias de comunicação quando comparado com outras sub-zonas da região Centro, tanto a nível de ferrovias como de rodovias.

A meu ver, o problema coloca-se em conseguir estruturar a zona interior a Coimbra, e a partir daí tentar re-centrar a região no seu centro natural e legítimo, que é a cidade de Coimbra.
Sendo residente numa zona próxima à que referes (na serra e não entre serras), não posso concordar com a tua opinião...parece-me muito egocêntrica. Esta zona deve ser estruturada para Coimbra mas também para outros centros os quais as actuais estradas não permitem uma comunicação eficiente...aliás, algumas zonas do mesmo Planalto Beirão já têm boas estradas para Coimbra, as zonas que não as têm são precisamente aquelas que não as têm para lado nenhum...

Last edited by rpc08; June 21st, 2009 at 02:53 PM.
rpc08 no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2009, 10:48 PM   #125
Espada à Cinta
Registered User

Likes (Received): 7

Alguém sabe onde posso encontrar o Resumo Não-Técnico com os planos destas estradas? É que não estou a ver como é que vão fazer uma estrada com o perfil do IP4 por aí...
Espada à Cinta no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2009, 11:27 PM   #126
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15774

Não sabes? é tão facil...

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2009, 11:32 PM   #127
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Likes (Received): 39

O túnel do Marão está previsto abrir em 2012???... e o resto da A4 até Bragança-Quintanilha abrirá na mesma data????
Trajno no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2009, 11:34 PM   #128
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Trajno View Post
O túnel do Marão está previsto abrir em 2012???... e o resto da A4 até Bragança-Quintanilha abrirá na mesma data????
mas que raio...
Old June 18th, 2009, 11:38 PM   #129
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Likes (Received): 39

enganei-me no thread
Trajno no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2009, 11:45 PM   #130
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
Originally Posted by Espada à Cinta View Post
Alguém sabe onde posso encontrar o Resumo Não-Técnico com os planos destas estradas? É que não estou a ver como é que vão fazer uma estrada com o perfil do IP4 por aí...
A avaliação ambiental estratégica, bem como alguns mapas relativos às propostas (não os traçados finais) encontram-se neste link que o mveloso disponibilizou há uns posts atrás:

http://www.estradasdeportugal.pt/sit...5A4F1F&grupo=5

Já o Estudo Prévio, mais pormenorizado e final, estamos todos à espera dele...devia ter sido entregue até Abril, mas até agora nada se sabe.
Old June 19th, 2009, 12:22 AM   #131
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Trajno View Post

enganei-me no thread
bem me parecia...
Old June 19th, 2009, 03:19 AM   #132
mveloso
Registered User

Likes (Received): 23

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
(...)
Já o Estudo Prévio, mais pormenorizado e final, estamos todos à espera dele...devia ter sido entregue até Abril, mas até agora nada se sabe.
Viva,

Isto é que é preocupante. Embora as obras do prolongamento do IC6 a partir da Catraia dos Poços até ao limite do concelho aparentem estar em bom andamento, o atraso da disponibilização do plano de execução final do restante IC6 e IC7 vai implicar um atraso das etapas seguintes.

Prevendo uma mudança de governo em Outubro (ou pelo menos perdendo a sua maioria absoluta), não sei se isso não terá efeito nestes projectos, independentemente da sua necessidade. Como já foi referido, Coimbra é o 3.º distrito mais atrasado em termos de plano rodoviário (atrás de Bragança e Guarda), e se está atrasado após estas 3 décadas, é bem provável que em ano de crise continue estagnado.

Espero, honestamente, estar errado, e que o IC6 avança como esperado até ao seu destino...

Marco
mveloso no está en línea   Reply With Quote
Old June 19th, 2009, 01:31 PM   #133
mveloso
Registered User

Likes (Received): 23

Quote:

Viva,

Tendo a não concordar. Olhando exclusivamente para a minha zona de residência verifico que concelhos como O.Hospital, Seia, Arganil, tábua, etc. não têm qualquer acesso à via ferroviárias e a sua implementação seria simples (embora se questione a sua viabilidade, uma vez que o uso de veículo particular impera).

Existe sim uma linha que passa a norte, mas implica o deslocamento de 30/40km para aceder a uma estação. É uma distância muito grande quando se pretende, por exemplo, atingir a sede de distrito que por estrada fica a 70/80km.

A situação torna-se mais grave quando não existe uma malha de transportes públicos intermunicipais que permita a um cidadão viajar entre diferentes concelhos.

Ou seja, embora de OHP possa aceder à estação de Nelas ou Santa Comba Dão, o facto é que tenho que me deslocar cerca de 30km. E se não possuir viatura própria só tenho a alternativa de alugar um táxi. E mesmo com viatura própria o objectivo era não usa-la e recorrer unicamente a transportes públicos.

Este é um dos aspectos mais importantes: não existe uma rede cruzada de transportes públicos dentro de cada concelhos, e muito menos entre concelhos vizinhos.

Focando em termos de vias rodoviárias, neste momento O.Hospital está muito mal servido. Existe, basicamente, a N17, densamente "povoada", especialmente em períodos como 8h-10h e 18h-19h, onde muitos pesados impedem a circulação fluída, sendo difícil escorar produtos, ou mesmo importá-los. A situação torna-se tão caricata que muitos preferem realizar um percurso de quase 20km por estradas municipais e cruzando localidades com ruas estreitas, até Tábua (e então apanhar a IP3 a partir do IC12) do que percorrer a N17.

Assim, o concelho de OHP está mal servido tanto a nível ferroviário como rodoviário, e a IC6 justifica-se. Podem existir argumentos contra, mas os a favor são largamente superiores.

Marco
mveloso no está en línea   Reply With Quote
Old June 21st, 2009, 02:30 AM   #134
Sesnando
Registered User

Quote:
Tendo a não concordar. Olhando exclusivamente para a minha zona de residência verifico que concelhos como O.Hospital, Seia, Arganil, tábua, etc. não têm qualquer acesso à via ferroviárias e a sua implementação seria simples (embora se questione a sua viabilidade, uma vez que o uso de veículo particular impera).

Existe sim uma linha que passa a norte, mas implica o deslocamento de 30/40km para aceder a uma estação. É uma distância muito grande quando se pretende, por exemplo, atingir a sede de distrito que por estrada fica a 70/80km.

A situação torna-se mais grave quando não existe uma malha de transportes públicos intermunicipais que permita a um cidadão viajar entre diferentes concelhos.

Ou seja, embora de OHP possa aceder à estação de Nelas ou Santa Comba Dão, o facto é que tenho que me deslocar cerca de 30km. E se não possuir viatura própria só tenho a alternativa de alugar um táxi. E mesmo com viatura própria o objectivo era não usa-la e recorrer unicamente a transportes públicos.

Este é um dos aspectos mais importantes: não existe uma rede cruzada de transportes públicos dentro de cada concelhos, e muito menos entre concelhos vizinhos.
A linha da Beira Alta corta o Planalto Beirão na sua zona mais central, e de uma ponta à outra. São muito poucas as regiões do país nas quais a administração central se tem dado ao luxo de manter uma linha onde funciona um serviço Intercidades que serve 7 sedes de concelho de dimensão relativamente reduzida. Pode não servir eficazmente (directamente) muitas sedes de concelho, como é o caso de Oliveira do Hospital, mas da mesma forma se constata que uma capital, Viseu, igualmente é servida apenas muito indirectamente.

É pouco credível afirmar-se que tanto Planalto como interior do distrito estão numa situação de carência de infraestruturas ferroviárias, nomeadamente quando comparamos estas zonas muito concretas da região Centro, com o panorama ferroviário de uma região inteira como é, por exemplo, a de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Last edited by Sesnando; June 21st, 2009 at 06:20 PM.
Old June 21st, 2009, 03:34 AM   #135
Sesnando
Registered User

O rpc preocupa-se com Seia, o mveloso com Oliveira do Hospital. Faz sentido. Mas o meu argumento é o da relatividade. Se o quiserem explorar, este argumento pode dar azo a constatações como, por exemplo, a constatação de que no interior de Coimbra, o concelho de Arganil é um fim de linha. Ou a constatação de que Pampilhosa da Serra é um buraco.

Vocês não estão em condições de advogar nenhum tipo de situação especial para cada um dos vossos casos concretos. O cenário rodoviário da região como um todo, é actualmente marcado por um fenómeno específico, através do qual é possível catalogar todas essas situações. Esse fenómeno é a centrifugação da estrutura da região, associado à hierarquia de prioridades enviesada à luz da qual os vários investimentos têm sido concretizados nos últimos 30 anos.

Essa centrifugação é muito acarinhada por foristas como o Viriatuus, que advogam fervorosamente a prioridade nas ligações inter-regionais, nomeadamente mais ligações a norte do Centro, preterindo a coesão interna da região. Pergunto-vos o que seria preferível para o vale do Alva: uma aproximação estratégica ao seu centro de funções especializadas e a procura de complementaridades com esse centro que lhes está próximo ou, pelo contrário, a transformação da zona numa espécie de ultra-periferia da região Norte?
Old June 21st, 2009, 03:38 AM   #136
Viriatuus
Registered User

Sesnando, TMAD é indubitavelmente a região portuguesa pior servida pelo CF. Mas isso não significa que o planalto beirão (eufemismo para Beira Alta?) esteja bem servido quando só uma linha o cruza. A única cidade que se pode considerar razoavelmente servida é a Guarda - esperando que a linha da Beira Baixa até à Covilhã não seja para desmantelar -.

Quote:
Essa centrifugação é muito acarinhada por foristas como o Viriatuus, que advogam fervorosamente a prioridade nas ligações inter-regionais, nomeadamente mais ligações a norte do Centro, preterindo a coesão interna da região. Pergunto-vos o que seria preferível para o vale do Alva: uma aproximação estratégica ao seu centro de funções especializadas e a procura de complementaridades com esse centro que lhes está próximo ou, pelo contrário, a transformação da zona numa espécie de ultra-periferia da região Norte?
Já te deste ao trabalho para ver o que eu defendo em termos de infraestrutras rodoviárias e ferroviárias para a região Centro? É que parece que não... E quanto ao vale do Alva basta ver que eu sou defensor duma linha ferroviária e duma ligação rodoviária de alta capacidade em simultâneo entre Coimbra e a Covilhã. Ambas passando por aquele vale.

Last edited by Viriatuus; June 21st, 2009 at 03:46 AM.
Old June 21st, 2009, 04:33 AM   #137
Sesnando
Registered User

Quote:
Focando em termos de vias rodoviárias, neste momento O.Hospital está muito mal servido. Existe, basicamente, a N17, densamente "povoada", especialmente em períodos como 8h-10h e 18h-19h, onde muitos pesados impedem a circulação fluída, sendo difícil escorar produtos, ou mesmo importá-los. A situação torna-se tão caricata que muitos preferem realizar um percurso de quase 20km por estradas municipais e cruzando localidades com ruas estreitas, até Tábua (e então apanhar a IP3 a partir do IC12) do que percorrer a N17.

Assim, o concelho de OHP está mal servido tanto a nível ferroviário como rodoviário, e a IC6 justifica-se. Podem existir argumentos contra, mas os a favor são largamente superiores.
O que em nada refuta aquilo que eu disse, pelo contrário, até reforça. Existe uma diferença substancial entre os dois conceitos, o de Planalto Beirão e o de "interior de Coimbra" e creio que será essa a sua confusão. Oliveira do Hospital encaixa-se nas duas definições. Quais são esses argumentos contra a construção do IC6, os quais nunca ouvi falar?

Uma coisa é concentrar o investimento em infraestruturas rodoviárias no Planalto Beirão, como tem sido feito até aqui. Outra coisa muito diferente é tentar criar uma via estruturante para o interior de Coimbra (expressão minha), como me parece que está a ser feito com o IC6.
Old June 21st, 2009, 04:44 AM   #138
Sesnando
Registered User

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
algumas zonas do mesmo Planalto Beirão já têm boas estradas para Coimbras, as zonas que não as têm são precisamente aquelas que não as têm para lado nenhum...
Esta frase fez-me lembrar o que Eduardo Brito disse na imprensa como contra-ataque aos preponentes da opção túnel (Gouveia e Manteigas essencialmente)
Old June 21st, 2009, 11:42 PM   #139
Viriatuus
Registered User

Não percebo esta última...
Old June 22nd, 2009, 12:24 AM   #140
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
Vocês não estão em condições de advogar nenhum tipo de situação especial para cada um dos vossos casos concretos.
Nem ninguém a está a pedir. Nós sabemos muito bem que existem situações piores que a nossa em termos de acessibilidades; Trás-os-Montes é um exemplo flagrante, a zona da Pampilhosa a que te referes também. Agora, dizer que estamos numa melhor situação que a de outros não quer de todo dizer que estamos numa situação boa - porque não estamos, os acessos que temos às cidades mais importantes da região não passam de medíocres, quando não são más (caso da ligação à Covilhã).

Para além do mais, aquilo que estamos a pedir para nós também estamos a pedir para outras regiões, às vezes até em maiores quantidades (podes ver os meus posts nos tópicos do IP2, A4, ou mesmo da ligação Coimbra-Castelo Branco; apesar de não postar nesses tópicos, parece-me que o mveloso tem a mesma opinião). Portanto o que se trata aqui não é de situações especiais, é de coesão territorial para as áreas necessitadas do país...

Quote:
Esta frase fez-me lembrar o que Eduardo Brito disse na imprensa como contra-ataque aos preponentes da opção túnel (Gouveia e Manteigas essencialmente)
Não sabia que tinha dito isso...mas, de qualquer das formas, não é verdade?

Last edited by rpc08; June 22nd, 2009 at 12:30 AM.
rpc08 no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
arganil, estrela, seia, serra

Thread Tools

Posting Rules